Cursos e Matrizes Curriculares

DETALHES DO CURSO

Campus: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Curso: MATEMÁTICA COMPUTACIONAL - INTEGRAL (1673)

Detalhes gerais
Modalidade / Turno Ingresso Grau Conferido Vagas Duração Ano de Criação
PRESENCIAL / INTEGRAL PROGRESSÃO BI BACHARELADO 50 8 SEMESTRES 2010
Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 300 de 14/04/2015, publicada no D.O.U. nº 72 de 16/04/2015, Pág. 17, Seção 1. Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 921 de 27/12/2018, publicada no D.O.U. nº 249 de 28/12/2018, Pág. 272, Seção 1.

Perfil Profissional

O profissional formado pelo curso de Bacharelado em Matemática Computacional terá competência para atuar também fora da área acadêmica, tais como aplicações matemáticas na área industrial, no mercado financeiro e no desenvolvimento de produtos tecnológicos e de tecnologias. O ambiente acadêmico do curso propiciará o desenvolvimento das habilidades e das competências, bem como, das características desejáveis ao profissional egresso, conforme elencadas a seguir, de modo que ele possa contribuir para o avanço da pesquisa e participar do processo de desenvolvimento e inovação científica do país. Para tanto, o curso tem como objetivo promover uma formação ampla, voltada para a valorização das seguintes aptidões como: Concentração, paciência, dedicação, persistência e raciocínio lógico e abstrato; Interesse para desvendar novas possibilidades e Capacidade de análise e síntese. Atitudes e posturas como: atuação profissional baseada em sólidos princípios éticos, sociais e legais, com atenção especial para o cumprimento da legislação específica da área; pró - atividade, colaboração e espírito crítico; valorização da qualidade em sua atuação profissional; compromisso e disposição para manter-se sempre atualizado; espírito transformador e inovador. Habilidades e competências como: expressar-se escrita e oralmente com clareza, precisão e objetividade; compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas; capacidade de aprendizagem continuada, e de aquisição de novas ideias e tecnologias, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento; realizar pesquisa científica e tecnológica; trabalhar na interface da Matemática e da Computação, com outros campos do saber; capacidade de análise e de síntese; habilidades relacionadas à concentração, à dedicação, à determinação e ao raciocínio lógico/abstrato; trabalhar em equipes multidisciplinares.

Descrição

No Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), em São José dos Campos, todo estudante que desejar realizar o curso de Matemática Computacional deverá primeiramente ingressar e concluir o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT). O objetivo do curso de Matemática Computacional /bacharelado é formar profissionais com sólido conhecimento matemático e computacional, preparados para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. Isso será feito oferecendo ao aluno unidades curriculares em Matemática e em Computação, bem como em: Matemática Aplicada, Métodos Numéricos, Física e Estatística, de modo que desenvolvam, entre outras habilidades, o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de modelar e resolver problemas, assim como, competências técnicas para o conhecimento de questões científicas contemporâneas, educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social, identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico científico na análise da situação-problema, estabelecer relações entre a Matemática, a Computação e outras áreas do conhecimento, para propor modelos matemáticos para o problema em análise, para encontrar soluções matemáticas e/ou numéricas para modelos matemáticos e propor soluções computacionais para simular modelos matemáticos.

Coordenador(a)
Nome E-mail
Dr Thiago Castilho de Mello Não Informado
Indicadores de avaliação externa
Lista de ofertas para UC's
Matriz Curricular
Projeto Pedagógico