MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA - NOTURNO - (1528)
Matriz: 000005 - ATIVA
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9852 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA | 60 | 15 | 75 | - | |
9853 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: CIÊNCIA POLÍTICA | 60 | 15 | 75 | - | |
9854 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: SOCIOLOGIA | 60 | 15 | 75 | - | |
9855 | [CSO] PESQUISA I: EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 15 | 75 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 225 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9856 | [CSO] ANTROPOLOGIA I | 60 | 15 | 75 | - | |
9857 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I | 60 | 15 | 75 | - | |
9858 | [CSO] SOCIOLOGIA I | 60 | 15 | 75 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 335 hora(s)
Carga horária extensão: 70 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9859 | [CSO] ANTROPOLOGIA II | 60 | 15 | 75 | - | |
9860 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II | 60 | 15 | 75 | - | |
6752 | [CSO] PESQUISA II : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 40 | 70 | 110 | 70 | |
9861 | [CSO] SOCIOLOGIA II | 60 | 15 | 75 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 335 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9862 | [CSO] ANTROPOLOGIA III | 60 | 15 | 75 | - | |
9863 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III | 60 | 15 | 75 | - | |
6988 | [CSO] PESQUISA III : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 50 | 110 | - | |
9864 | [CSO] SOCIOLOGIA III | 60 | 15 | 75 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 435 hora(s)
Carga horária extensão: 30 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9865 | [CSO] ANTROPOLOGIA IV | 60 | 15 | 75 | - | |
9866 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA IV | 60 | 15 | 75 | - | |
3923 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 50 | 40 | 90 | - | |
9872 | [CSO] LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO I | 0 | 120 | 120 | 30 | |
9867 | [CSO] SOCIOLOGIA IV | 60 | 15 | 75 | - |
6º Termo
Carga horária UC's: 405 hora(s)
Carga horária extensão: 90 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
6997 | [CSO] ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS I / ESTÁGIO I | 30 | 135 | 165 | - | |
9873 | [CSO] LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO II | 0 | 120 | 120 | 30 | |
9869 | [CSO] PESQUISA IV: PROJETO DE PESQUISA | 30 | 30 | 60 | - | |
9868 | [CSO] PRÁTICAS DE EXTENSÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 0 | 60 | 60 | 60 |
7º Termo
Carga horária UC's: 285 hora(s)
Carga horária extensão: 70 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
6998 | [CSO] ENSINO DE CIENCIAS SOCIAIS II / ESTÁGIO II | 30 | 135 | 165 | - | |
9870 | [CSO] PESQUISA V: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 0 | 120 | 120 | 70 |
8º Termo
Carga horária UC's: 345 hora(s)
Carga horária extensão: 70 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
6999 | [CSO] ENSINO DE CIENCIAS SOCIAIS III / ESTÁGIO III | 30 | 135 | 165 | - | |
9871 | [CSO] PESQUISA VI: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 0 | 120 | 120 | 70 | |
8368 | [LET] LIBRAS | 60 | 0 | 60 | - |
Formação complementar
Carga horária UC's: 19513 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7472 | DOMÍNIO CONEXO I | 60 | 0 | 60 | - | |
7473 | DOMÍNIO CONEXO II | 60 | 0 | 60 | - | |
7475 | DOMÍNIO CONEXO III | 60 | 0 | 60 | - | |
7474 | DOMÍNIO CONEXO IV | 60 | 0 | 60 | - | |
8246 | ELETIVA - CIDADANIA, ESPAÇO E CORPOREIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
7665 | ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
7857 | ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4815 | ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
7858 | ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
7859 | ELETIVA III | 60 | 0 | 60 | - | |
7666 | ELETIVA III | 60 | 0 | 60 | - | |
7136 | ELETIVA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
5509 | ELETIVA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
5513 | ELETIVA V | 60 | 0 | 60 | - | |
8409 | UNIDADE ZONA LESTE - CARTOGRAFIAS E REPRESENTAÇÕES DO MUNDO (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8405 | UNIDADE ZONA LESTE - CIDADE E SUBJETIVIDADE (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8400 | UNIDADE ZONA LESTE - DESIGUALDADE E PRIVATIZAÇÃO DA DEMOCRACIA (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8249 | UNIDADE ZONA LESTE - EMERGÊNCIA URBANA: DEBATES SOBRE AS CIDADES (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8401 | UNIDADE ZONA LESTE - ESPAÇO E RELAÇÕES SOCIAIS (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8404 | UNIDADE ZONA LESTE - ESTADO E POLÍTICAS MUNICIPAIS (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8406 | UNIDADE ZONA LESTE - FORMAS E MODOS DE VIVER E MORAR NAS CIDADES BRASILEIRAS (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8250 | UNIDADE ZONA LESTE - GESTÃO E PREVENÇÃO DE RISCOS URBANOS (AULAS PRESENCIAIS) | 30 | 0 | 30 | - | |
8402 | UNIDADE ZONA LESTE - LUTA DE CLASSES, POLÍTICA E UTOPIA (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8407 | UNIDADE ZONA LESTE - MEGACIDADES: URBANIZAÇÃO PRECÁRIA E CONEXÕES GLOBAIS (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8251 | UNIDADE ZONA LESTE - MOBILIDADE URBANA (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8408 | UNIDADE ZONA LESTE - POLÍTICAS NACIONAIS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E DE SANEAMENTO BÁSICO E SUA IMPLANTAÇÃO (AULAS PRESENCIAIS) | 30 | 0 | 30 | - | |
8252 | UNIDADE ZONA LESTE - REALIDADE BRASILEIRA: FORMAÇÃO SOCIAL, GEOGRÁFICA E ECONÔMICA | 60 | 0 | 60 | - | |
7375 | [CSO] A EXPERIÊNCIA DO PÚBLICO: INTERFACES ENTRE ANTROPOLOGIA E TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 50 | 10 | 60 | - | |
8503 | [CSO] A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA NA PERSPECTIVA MARXISTA | 50 | 10 | 60 | - | |
9304 | [CSO] A INDÚSTRIA CULTURAL BRASILEIRA - SÉC. XX | 50 | 10 | 60 | - | |
7046 | [CSO] ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
6527 | [CSO] ANTROPOLOGIA DA NATUREZA | 60 | 0 | 60 | - | |
7109 | [CSO] ANTROPOLOGIA DO CORPO | 50 | 10 | 60 | - | |
8615 | [CSO] ANTROPOLOGIA E CINEMA INDÍGENA | 50 | 10 | 60 | - | |
2912 | [CSO] ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA: UM DIÁLOGO NO CAMPO DAS PRÁTICAS SOCIAIS E SIMBÓLICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
5909 | [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
3919 | [CSO] ANTROPOLOGIA E RELIGIÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
8047 | [CSO] ANTROPOLOGIA PÓS-HUMANA E ECOLOGIAS COMPARADAS | 50 | 10 | 60 | - | |
2913 | [CSO] ANTROPOLOGIA URBANA | 60 | 0 | 60 | - | |
3322 | [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7042 | [CSO] ANTROPOLOGIA, HISTÓRIA E LITERATURA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES | 50 | 10 | 60 | - | |
9411 | [CSO] AS LÓGICAS SOCIAIS DA ARQUITETURA DOMÉSTICA | 50 | 10 | 60 | - | |
4677 | [CSO] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - CIÊNCIAS SOCIAIS | 0 | 200 | 200 | - | |
9541 | [CSO] CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO, FINANCEIRIZAÇÃO E POLÍTICA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3075 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 60 | 0 | 60 | - | |
7998 | [CSO] CLÁSSICOS DO MARXISMO BRASILEIRO | 50 | 10 | 60 | - | |
8126 | [CSO] COMUNICAÇÃO E DISPUTAS DE PODER NO BRASIL | 50 | 10 | 60 | - | |
8439 | [CSO] COMUNICAÇÃO E MÍDIA EM PESQUISAS SOCIOLÓGICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
9540 | [CSO] CRISES DA DEMOCRACIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4253 | [CSO] CULTURA AFRO-BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
10445 | [CSO] CULTURA E SOCIEDADE: A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (1980-2010) | 48 | 12 | 60 | - | |
10447 | [CSO] CULTURA E SOCIEDADE: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E CIENTÍFICAS | 48 | 12 | 60 | - | |
5003 | [CSO] CULTURA, COTIDIANO E SENSIBILIDADE | 50 | 10 | 60 | - | |
9041 | [CSO] CULTURAS E MUSICALIDADES AFRO-DIASPÓRICAS NO BRASIL | 50 | 10 | 60 | - | |
8125 | [CSO] DEBATES DE TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA | 50 | 10 | 60 | - | |
7678 | [CSO] DIREITO, GÊNERO E SEXUALIDADE | 50 | 10 | 60 | - | |
5404 | [CSO] DIREITOS HUMANOS | 50 | 10 | 60 | - | |
9364 | [CSO] DOMÍNIO CONEXO I | 60 | 0 | 60 | - | |
9365 | [CSO] DOMÍNIO CONEXO II | 60 | 0 | 60 | - | |
9369 | [CSO] DOMÍNIO CONEXO/UCFP I | 60 | 0 | 60 | - | |
9370 | [CSO] DOMÍNIO CONEXO/UCFP II | 60 | 0 | 60 | - | |
10135 | [CSO] ECOLOGIAS AFROINDÍGENAS | 48 | 12 | 60 | - | |
7997 | [CSO] ECONOMIA POLÍTICA: ESTADO, MERCADO, IDEOLOGIAS | 50 | 10 | 60 | - | |
9356 | [CSO] ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
9357 | [CSO] ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
9358 | [CSO] ELETIVA III | 60 | 0 | 60 | - | |
9359 | [CSO] ELETIVA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
9360 | [CSO] ELETIVA V | 60 | 0 | 60 | - | |
9361 | [CSO] ELETIVA VI | 60 | 0 | 60 | - | |
9999 | [CSO] ESCRITA COMO MÉTODO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 48 | 12 | 60 | - | |
4250 | [CSO] ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROTEÇÃO SOCIAL NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9410 | [CSO] ESTRUTURALISMO E PÓS ESTRUTURALISMO EM CIÊNCIAS HUMANAS | 50 | 10 | 60 | - | |
2906 | [CSO] ESTUDOS LEGISLATIVOS | 60 | 0 | 60 | - | |
9714 | [CSO] ESTUDOS PÓS/DECOLONIAIS E RESISTÊNCIA | 50 | 10 | 60 | - | |
9412 | [CSO] ETNOGRAFIAS, LETRAS E SONS: ESCUTAS E NARRATIVAS PAULISTANAS | 50 | 10 | 60 | - | |
3733 | [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3073 | [CSO] FORMAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
8504 | [CSO] FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO | 50 | 10 | 60 | - | |
8049 | [CSO] FRONTEIRAS E MOBILIDADES | 50 | 10 | 60 | - | |
10134 | [CSO] FUTEBOL, POLÍTICA E SOCIEDADE NO BRASIL | 48 | 12 | 60 | - | |
10446 | [CSO] GÊNERO E FEMINISMO NA ANTROPOLOGIA | 48 | 12 | 60 | - | |
5405 | [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA | 50 | 10 | 60 | - | |
8122 | [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO | 50 | 10 | 60 | - | |
6178 | [CSO] IMAGEM, SUBJETIVIDADE E TEORIA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7679 | [CSO] INSTITUIÇÕES JURÍDICAS EM SÃO PAULO | 50 | 10 | 60 | - | |
9487 | [CSO] INTRODUÇÃO À ECONOMIA | 50 | 10 | 60 | - | |
9040 | [CSO] INTRODUÇÃO AO DIREITO PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
9296 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS PÓS E DECOLONIAIS | 50 | 10 | 60 | - | |
8123 | [CSO] LABORATÓRIOS DO COMUM: TECNOPOLÍTICA E MODOS DE CONHECER | 50 | 10 | 60 | - | |
7044 | [CSO] LAICIDADE, TOLERÂNCIA E RAZÃO PÚBLICA NO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
9416 | [CSO] LIBERALISMO E ANTILIBERALISMO NA TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA: 50 ANOS DE "UMA TEORIA DA JUSTIÇA" | 50 | 10 | 60 | - | |
8441 | [CSO] LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DEMOCRACIA | 50 | 10 | 60 | - | |
7686 | [CSO] LUTAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 50 | 10 | 60 | - | |
8127 | [CSO] LUTAS SOCIAIS E O DIREITO À CIDADE | 50 | 10 | 60 | - | |
3326 | [CSO] MARKETING ELEITORAL | 60 | 0 | 60 | - | |
5733 | [CSO] MEIO AMBIENTE, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA | 60 | 0 | 60 | - | |
8120 | [CSO] METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES E EPISTEMOLÓGICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
5198 | [CSO] MODERNIDADE, RELIGIÃO E ESPAÇO PÚBLICO | 60 | 0 | 60 | - | |
4999 | [CSO] MOVIMENTOS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 | 60 | 0 | 60 | - | |
6532 | [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
8121 | [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS E PROTESTOS NA SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA | 50 | 10 | 60 | - | |
6533 | [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
8616 | [CSO] MÚSICA E DISCO, CULTURA E SOCIEDADE | 50 | 10 | 60 | - | |
7045 | [CSO] NAÇÃO, MIGRAÇÃO E FRONTEIRA | 50 | 10 | 60 | - | |
9042 | [CSO] NEOLIBERALISMO E CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO | 50 | 10 | 60 | - | |
8048 | [CSO] NEOLIBERALISMO, POBREZA E POLÍTICAS PÚBLICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
4578 | [CSO] NOÇÃO DE PESSOA E CORPO NAS SOCIEDADES INDÍGENAS | 50 | 10 | 60 | - | |
9737 | [CSO] O FEMINISMO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA | 50 | 10 | 60 | - | |
2908 | [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
8614 | [CSO] O PENSAMENTO ARQUEOLÓGICO DE FOUCAULT: PARA UMA EPISTEMOLOGIA MENOR | 50 | 10 | 60 | - | |
9997 | [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE ESPINOSA | 48 | 12 | 60 | - | |
9710 | [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE KARL MARX | 50 | 10 | 60 | - | |
9537 | [CSO] O PODER DOMÉSTICO NA ÓTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
10133 | [CSO] O SUPREMO NO SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO | 48 | 12 | 60 | - | |
9711 | [CSO] OFICINA ETNOGRÁFICA: O RELIGIOSO COMO UMA EXPERIÊNCIA COMUNICATIVA | 50 | 10 | 60 | - | |
8833 | [CSO] OP - ÁLBUNS FONOGRÁFICOS NA CULTURA BRASILEIRA - OS ANOS 1960 | 20 | 0 | 20 | - | |
8835 | [CSO] OP - FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES | 30 | 0 | 30 | - | |
8836 | [CSO] OP - GRANDES MOMENTOS DA POLÍTICA INDIGENISTA E INDÍGENA NO PERÍODO REPUBLICANO | 18 | 0 | 18 | - | |
8840 | [CSO] OP - PUNIÇÃO E SOCIEDADE: LEITURAS DO ATLÂNTICO NORTE | 30 | 0 | 30 | - | |
9713 | [CSO] OS MILITARES E A POLÍTICA BRASILEIRA | 50 | 10 | 60 | - | |
6695 | [CSO] PENSAMENTO MÍTICO E A PRODUÇÃO DA DIFERENÇA | 60 | 0 | 60 | - | |
2914 | [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
3728 | [CSO] PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORANEO NA OBRA DE MICHEL FOUCAULT | 50 | 10 | 60 | - | |
7283 | [CSO] POLÍTICA E COMUNICAÇÃO | 50 | 10 | 60 | - | |
3734 | [CSO] POLÍTICA E DIREITOS HUMANOS | 60 | 0 | 60 | - | |
9414 | [CSO] POLÍTICA INDIGENISTA E INDIGENISMO: DA DITADURA MILITAR AO GOVERNO BOLSONARO | 50 | 10 | 60 | - | |
7999 | [CSO] POLÍTICA, SOCIEDADE E DIREITO EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO | 50 | 10 | 60 | - | |
5200 | [CSO] POLÍTICA, SOCIEDADE E DIREITO NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9043 | [CSO] POPULISMO, AUTORITARISMO E CRISE DEMOCRÁTICA POLÍTICA | 50 | 10 | 60 | - | |
7676 | [CSO] POVOS INDÍGENAS E A CONDIÇÃO COLONIAL | 50 | 10 | 60 | - | |
9538 | [CSO] RAÇA, POVOS INDÍGENAS E MISCIGENAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
10261 | [CSO] RELAÇÕES EXECUTIVO-LEGISLATIVO | 60 | 0 | 60 | - | |
9539 | [CSO] RELIGIÃO E ESPAÇO PÚBLICO: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS | 60 | 0 | 60 | - | |
5403 | [CSO] SOCIEDADES AFRICANAS: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DAS AFRICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
8463 | [CSO] SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA:LEITURAS DE PIERRE BOURDIEU | 50 | 10 | 60 | - | |
3072 | [CSO] SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E DOS MEDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
8124 | [CSO] SOCIOLOGIA DA CULTURA E DAS DISTINÇÕES SOCIAIS | 50 | 10 | 60 | - | |
7685 | [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 50 | 10 | 60 | - | |
7043 | [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA E DO CONFLITO | 50 | 10 | 60 | - | |
7680 | [CSO] SOCIOLOGIA DO CAMPO CIENTÍFICO E DOS INTELECTUAIS | 50 | 10 | 60 | - | |
9415 | [CSO] SOCIOLOGIA DO CINEMA: MÉTODOS E TÉCNICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
8000 | [CSO] SOCIOLOGIA DO DIREITO | 50 | 10 | 60 | - | |
6529 | [CSO] SOCIOLOGIA DO GOSTO | 40 | 20 | 60 | - | |
3921 | [CSO] SOCIOLOGIA DO TRABALHO | 60 | 0 | 60 | - | |
7282 | [CSO] SOCIOLOGIA E CINEMA | 50 | 10 | 60 | - | |
9413 | [CSO] SOCIOLOGIA FIGURACIONAL DE NORBERT ELIAS | 50 | 10 | 60 | - | |
9712 | [CSO] TECNOPOLÍTICAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE | 50 | 10 | 60 | - | |
7547 | [CSO] TEORIA CRÍTICA E FEMINISMO | 50 | 10 | 60 | - | |
8505 | [CSO] TEORIA CRÍTICA, PSICANÁLISE E RECONHECIMENTO | 50 | 10 | 60 | - | |
6688 | [CSO] TEORIA DAS CONSTITUIÇÕES | 60 | 0 | 60 | - | |
5473 | [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO | 50 | 10 | 60 | - | |
4248 | [CSO] TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
7376 | [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA | 50 | 10 | 60 | - | |
7677 | [CSO] TOLERÂNCIA, LIBERDADE E RECONHECIMENTO NO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO | 50 | 10 | 60 | - | |
9998 | [CSO] TÓPICOS EM ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS | 48 | 12 | 60 | - | |
6694 | [CSO] VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 60 | 0 | 60 | - | |
7719 | [CSO] VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 50 | 10 | 60 | - | |
10444 | [CSO] VIOLÊNCIA SEXUAL, MERCADO DO SEXO, IDADE: DEBATES CONTEMPORÂNEOS E PESQUISA | 48 | 12 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
2692 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
10143 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: 20 ANOS DO CONCEITO DE "NECROPOLÍTICA", DE ACHILLE MBEMBE | 90 | 0 | 90 | - | |
8027 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: DO INIMIGO E DA PRODUÇÃO DOS CORPOS SEM MUNDO E SEM TERRA: ACHILLE MBEMBE | 90 | 0 | 90 | - | |
9910 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: UMA INTRODUÇÃO À LEITURA DE O CAPITAL, DE KARL MARX | 90 | 0 | 90 | - | |
2890 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 90 | 0 | 90 | - | |
9702 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DIREITOS HUMANOS E GOVERNANÇA | 90 | 0 | 90 | - | |
9511 | [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: COMO A MATEMÁTICA DESCREVE O MUNDO: O DIFÍCIL CAMINHO DA REGRA AO EMPÍRICO | 90 | 0 | 90 | - | |
10138 | [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, UMA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA | 90 | 0 | 90 | - | |
3040 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS | 90 | 0 | 90 | - | |
9406 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIEDADE E POLÍTICA NA FILOSOFIA DA VIDA | 90 | 0 | 90 | - | |
9905 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: TEORIA CRÍTICA E PSICANÁLISE | 90 | 0 | 90 | - | |
2464 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2446 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2441 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2299 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2688 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA A | 60 | 0 | 60 | - | |
2689 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA B | 60 | 0 | 60 | - | |
2690 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA C | 60 | 0 | 60 | - | |
2691 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA D | 60 | 0 | 60 | - | |
3039 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA E | 60 | 0 | 60 | - | |
3048 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA F | 60 | 0 | 60 | - | |
3776 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA G | 60 | 0 | 60 | - | |
6141 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
8557 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO I | 90 | 0 | 90 | - | |
8556 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO II: FILOSOFIA NO BRASIL | 90 | 0 | 90 | - | |
9698 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FEMINISMOS DECOLONIAIS DO SUL GLOBAL | 90 | 0 | 90 | - | |
9403 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: LIBERDADE E ALTERIDADE EM SIMONE DE BEAUVOIR | 90 | 0 | 90 | - | |
10148 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: O SER E O NADA DE J.-P. SARTRE | 90 | 0 | 90 | - | |
2312 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I | 90 | 0 | 90 | - | |
10150 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: INTRODUÇÃO AO IDEALISMO ALEMÃO | 90 | 0 | 90 | - | |
9517 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: MÚSICA E LINGUAGEM EM J.-J. ROUSSEAU | 90 | 0 | 90 | - | |
9914 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: O DEUS DE ESPINOSA | 90 | 0 | 90 | - | |
2275 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I | 90 | 0 | 90 | - | |
9695 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO: ANÁLISE CONCEITUAL DO CONHECIMENTO | 90 | 0 | 90 | - | |
9259 | [HAR] ABY WARBURG: HISTÓRIA DA ARTE E ANTROPOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3284 | [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3928 | [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
4243 | [HAR] ARTE DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7707 | [HAR] ARTE DO ISLÃ | 60 | 0 | 60 | - | |
7699 | [HAR] ARTE E CULTURA DO RENASCIMENTO | 60 | 0 | 60 | - | |
10129 | [HAR] ARTE E PODER: TEORIAS, IMAGENS, MATERIALIDADES | 60 | 0 | 60 | - | |
7695 | [HAR] ARTE MODERNA II: VANGUARDAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7696 | [HAR] ARTE NO BRASIL I | 60 | 0 | 60 | - | |
10264 | [HAR] ARTE, POLÍTICA E HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
7706 | [HAR] ARTES DAS ÁFRICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
10128 | [HAR] BIENAL DE SÃO PAULO: UMA OCORRÊNCIA RECORRENTE | 60 | 0 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
4242 | [HAR] DESIGN E PROPAGANDA | 60 | 0 | 60 | - | |
9673 | [HAR] GUERRAS CULTURAIS - REGIMES VISUAIS DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
7702 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
8105 | [HAR] HISTÓRIA DA CRÍTICA DE ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
6162 | [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3020 | [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
9687 | [HAR] HISTÓRIA MODERNA DO ORIENTE MÉDIO | 60 | 0 | 60 | - | |
9024 | [HAR] HISTORIOGRAFIA DA ARQUITETURA: O PATRIMÔNIO COMO NARRATIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
10130 | [HAR] IMAGENS DA MODA E DO VESTIR NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
2989 | [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3285 | [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO | 60 | 0 | 60 | - | |
3590 | [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
9674 | [HAR] TRANSFERÊNCIAS ARTÍSTICAS NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9262 | [HIS] ARQUEOLOGIA PRÉ-COLONIAL BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
2896 | [HIS] HISTÓRIA ANTIGA | 60 | 0 | 60 | - | |
10315 | [HIS] HISTÓRIA ANTIGA AFRO-CONECTADA | 60 | 0 | 60 | - | |
9990 | [HIS] HISTÓRIA COMPARADA DOS IMPÉRIOS | 60 | 0 | 60 | - | |
2557 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2706 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II | 60 | 0 | 60 | - | |
2895 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III | 60 | 0 | 60 | - | |
9641 | [HIS] HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA NO MUNDO IBÉRICO | 60 | 0 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2442 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II | 60 | 0 | 60 | - | |
3258 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2443 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II | 60 | 0 | 60 | - | |
2556 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL III | 60 | 0 | 60 | - | |
2713 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV | 60 | 0 | 60 | - | |
9988 | [HIS] HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA: DEBATES, HISTORIOGRAFIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3594 | [HIS] HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9435 | [HIS] HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO CONSUMO NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O XX | 60 | 0 | 60 | - | |
9438 | [HIS] HISTÓRIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
7276 | [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
3252 | [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3017 | [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9498 | [HIS] HISTÓRIA, ARTE E CULTURA AFRO-AMERICANA, INDÍGENA E CARIBENHA | 60 | 0 | 60 | - | |
3595 | [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9439 | [HIS] HISTORIOGRAFIA AMBIENTAL NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
4237 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9494 | [HIS] MEMÓRIA E HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO TERRITÓRIO PAULISTA | 60 | 0 | 60 | - | |
9497 | [HIS] MODOS DE VIDA E DE LUTA NO BRASIL DO XIX: MULHERES, ESCRAVIZADOS, HOMENS LIVRES E POBRES E INDÍGENAS | 60 | 0 | 60 | - | |
9434 | [HIS] O IHGB E A ESCRITA DA HISTÓRIA NO BRASIL DO SÉCULO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
9992 | [HIS] O PENSAMENTO DE EDWARD SAID E O DEBATES PÓS-COLONIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
9989 | [HIS] RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES AFRICANAS NO SÉCULO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
9010 | [HIS] TÓPICOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
5110 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXVI: HISTÓRIA SOCIAL DO CAMPO BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
9680 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS: HISTÓRIA DE ANGOLA: TEMAS, FONTES E PERSPECTIVAS DE PESQUISA | 60 | 0 | 60 | - | |
6339 | [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 60 | 0 | 60 | - | |
9386 | [LET] LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6342 | [LET] MORFOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
8393 | [LET] MOVIMENTOS DO TEATRO E DA PERFORMANCE DE LÍNGUA INGLESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6344 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6348 | [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6292 | [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6293 | [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6542 | [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉCULO XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
9621 | [MULTICAMPI] ARQUIVOS URBANOS: DO ACERVO À HISTÓRIA PÚBLICA | 30 | 30 | 60 | - | |
8403 | [MULTICAMPI] AUTOGESTÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
9724 | [MULTICAMPI] PRODUÇÃO NEOLIBERAL DAS PERIFERIAS E DAS QUEBRADAS CONTEMPORÂNEAS | 60 | 0 | 60 | - | |
10092 | [MULTICAMPI] SUJEITAS E SUJEITOS PERIFÉRICOS: PRODUÇÃO DE CIDADE, DE CULTURA E DE LUTAS A PARTIR DAS PERIFERIAS URBANAS | 50 | 10 | 60 | - | |
6219 | [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
5150 | [PED] AÇÕES AFIRMATIVAS E DIREITOS HUMANOS | 75 | 0 | 75 | - | |
10155 | [PED] ADORNO E A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2717 | [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 75 | 0 | 75 | - | |
3548 | [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2715 | [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
8580 | [PED] EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | 75 | 0 | 75 | - | |
6233 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS | 75 | 0 | 75 | - | |
8633 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | - | |
9500 | [PED] EDUCAÇÃO POPULAR: REFLEXÃO E AÇÃO TRANSFORMADORA | 75 | 0 | 75 | - | |
8632 | [PED] ESTADO, ESCOLA E CURRICULO | 75 | 0 | 75 | - | |
9047 | [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES E PROCESSOS DE CRIAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
4729 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
4835 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
7291 | [PED] FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | - | |
3319 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE | 75 | 0 | 75 | - | |
3318 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA | 75 | 0 | 75 | - | |
2646 | [PED] FUNDAMENTOS TEORICO-PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA | 75 | 0 | 75 | - | |
6221 | [PED] GESTÃO EDUCACIONAL: ENTRE PRESCRIÇÕES, FORMAÇÃO DE QUADROS E COTIDIANO ESCOLAR | 75 | 0 | 75 | - | |
2270 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2301 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - | |
9715 | [PED] INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS | 75 | 0 | 75 | - | |
6223 | [PED] LEITURA DE CLÁSSICOS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
9501 | [PED] LEITURAS DE POLÍTICA EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
9283 | [PED] MOVIMENTO NEGRO E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
9502 | [PED] PAULO FREIRE, CULTURA DIGITAL E EMPODERAMENTO: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
2575 | [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
2574 | [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2273 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
8581 | [PED] SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: AÇÃO DA ESCOLA NO BRASIL | 75 | 0 | 75 | - | |
2303 | [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO | 75 | 0 | 75 | - | |
8582 | [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Não há critérios de integralização configurados para a matriz.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |