MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: HISTÓRIA LICENCIATURA - VESPERTINO - (1530)
Matriz: 000001 - EM EXTINÇÃO
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2279 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
2269 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I | 51 | 9 | 60 | - | |
2266 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I | 51 | 9 | 60 | - | |
2271 | [HIS] HISTÓRIA MODERNA I | 51 | 9 | 60 | - | |
2268 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS | 51 | 9 | 60 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 390 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2442 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II | 51 | 9 | 60 | - | |
2443 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II | 51 | 9 | 60 | - | |
2444 | [HIS] HISTÓRIA MODERNA II | 51 | 9 | 60 | - | |
2445 | [HIS] LABORATORIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA I | 50 | 100 | 150 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 390 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2557 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I | 51 | 9 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
3258 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA | 51 | 9 | 60 | - | |
2556 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL III | 51 | 9 | 60 | - | |
2558 | [HIS] LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA II | 50 | 100 | 150 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 390 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2706 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II | 51 | 9 | 60 | - | |
2713 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV | 51 | 9 | 60 | - | |
4272 | [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO | 51 | 9 | 60 | - | |
4237 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 51 | 9 | 60 | - | |
2707 | [HIS] LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA III | 50 | 100 | 150 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2905 | [HIS] ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 0 | 120 | 120 | - | |
2896 | [HIS] HISTÓRIA ANTIGA | 60 | 0 | 60 | - | |
2895 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III | 60 | 0 | 60 | - | |
2901 | [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I | 60 | 0 | 60 | - |
6º Termo
Carga horária UC's: 260 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
3014 | [HIS] ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 0 | 140 | 140 | - | |
3017 | [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3015 | [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA II | 60 | 0 | 60 | - |
7º Termo
Carga horária UC's: 290 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
3259 | [HIS] ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 0 | 140 | 140 | - | |
3257 | [HIS] MONOGRAFIA I | 50 | 100 | 150 | - |
8º Termo
Carga horária UC's: 180 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
3596 | [HIS] MONOGRAFIA II | 50 | 100 | 150 | - | |
3909 | [LET] LIBRAS | 30 | 0 | 30 | - |
Formação complementar
Carga horária UC's: 19009 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
4752 | DOMÍNIO CONEXO I | 60 | 0 | 60 | - | |
5230 | DOMÍNIO CONEXO II | 60 | 0 | 60 | - | |
4742 | ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4815 | ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
5071 | ELETIVA III | 60 | 0 | 60 | - | |
4212 | ELETIVA MOBILIDADE ACADÊMICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4244 | ELETIVA MOBILIDADE ACADÊMICA II | 60 | 0 | 60 | - | |
4245 | ELETIVA MOBILIDADE ACADÊMICA III | 60 | 0 | 60 | - | |
3932 | INTRODUÇÃO À LIBRAS | 0 | 60 | 60 | - | |
4617 | O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA | 60 | 0 | 60 | - | |
8901 | OFICINA DE DESENHO DE HUMOR, QUADRINHOS E CARICATURAS | 36 | 0 | 36 | - | |
5909 | [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
2447 | [CSO] ANTROPOLOGIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2600 | [CSO] ANTROPOLOGIA II | 60 | 0 | 60 | - | |
2727 | [CSO] ANTROPOLOGIA III | 60 | 0 | 60 | - | |
3322 | [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2448 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2601 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II : TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
2725 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III : POLÍTICA BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
3923 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 90 | 0 | 90 | - | |
3075 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 60 | 0 | 60 | - | |
4253 | [CSO] CULTURA AFRO-BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
4442 | [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM | 60 | 0 | 60 | - | |
5003 | [CSO] CULTURA, COTIDIANO E SENSIBILIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
5001 | [CSO] ESTADO E RELIGIÃO NA TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
3073 | [CSO] FORMAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
5405 | [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA | 60 | 0 | 60 | - | |
5201 | [CSO] INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA POLÍTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
3930 | [CSO] INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA (O MARXISMO OCIDENTAL) | 60 | 0 | 60 | - | |
2344 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2343 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2345 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3324 | [CSO] LEITURAS DO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
3325 | [CSO] LITERATURA, CINEMA E POLÍTICA NO MUNDO IBÉRICO | 60 | 0 | 60 | - | |
7686 | [CSO] LUTAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3326 | [CSO] MARKETING ELEITORAL | 60 | 0 | 60 | - | |
5733 | [CSO] MEIO AMBIENTE, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA | 60 | 0 | 60 | - | |
5198 | [CSO] MODERNIDADE, RELIGIÃO E ESPAÇO PÚBLICO | 60 | 0 | 60 | - | |
4999 | [CSO] MOVIMENTOS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 | 60 | 0 | 60 | - | |
4578 | [CSO] NOÇÃO DE PESSOA E CORPO NAS SOCIEDADES INDÍGENAS | 60 | 0 | 60 | - | |
2908 | [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
8614 | [CSO] O PENSAMENTO ARQUEOLÓGICO DE FOUCAULT: PARA UMA EPISTEMOLOGIA MENOR | 60 | 0 | 60 | - | |
8832 | [CSO] OP - A ESPERA DO FIM DO MUNDO: LEITURAS SOBRE APOCALIPSE E SALVAÇÃO | 24 | 0 | 24 | - | |
8835 | [CSO] OP - FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES | 30 | 0 | 30 | - | |
8836 | [CSO] OP - GRANDES MOMENTOS DA POLÍTICA INDIGENISTA E INDÍGENA NO PERÍODO REPUBLICANO | 18 | 0 | 18 | - | |
8844 | [CSO] OP - PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 36 | 0 | 36 | - | |
8840 | [CSO] OP - PUNIÇÃO E SOCIEDADE: LEITURAS DO ATLÂNTICO NORTE | 30 | 0 | 30 | - | |
8841 | [CSO] OP - SEMINÁRIOS MAX WEBER | 18 | 0 | 18 | - | |
2914 | [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
2603 | [CSO] PESQUISA I : EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
2909 | [CSO] PESQUISA III : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
3734 | [CSO] POLÍTICA E DIREITOS HUMANOS | 60 | 0 | 60 | - | |
4592 | [CSO] RELIGIÕES EM FOCO | 60 | 0 | 60 | - | |
5403 | [CSO] SOCIEDADES AFRICANAS: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DAS AFRICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7685 | [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
5199 | [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3922 | [CSO] SOCIOLOGIA E CINEMA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2449 | [CSO] SOCIOLOGIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2602 | [CSO] SOCIOLOGIA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6996 | [CSO] SOCIOLOGIA II | 60 | 0 | 60 | - | |
2726 | [CSO] SOCIOLOGIA III | 60 | 0 | 60 | - | |
4595 | [CSO] TEORIA POLÍTICA E FEMINISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
5473 | [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO | 60 | 0 | 60 | - | |
6694 | [CSO] VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 60 | 0 | 60 | - | |
5009 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: CINEMA E FILOSOFIA: AS BELAS TAMBÉM CHORAM | 60 | 0 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
4581 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V | 60 | 0 | 60 | - | |
4234 | [FIL] ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
2692 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
7562 | [FIL] ETICA E FILOSOFIA POLÍTICA II: DA GUERRA DAS RAÇAS (FOUCAULT) AO QUILOMBISMO (NASCIMENTO) | 90 | 0 | 90 | - | |
5146 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA IV: NATUREZA E CULTURA: OS FENÔMENOS DA ALIENAÇÃO E A SOCIEDADE TECNOLÓGICA | 60 | 0 | 60 | - | |
4587 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA V | 60 | 0 | 60 | - | |
5749 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA V: HANNAH ARENDT - DO MAL RADICAL À BANALIDADE DO MAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2890 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 90 | 0 | 90 | - | |
3040 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS | 90 | 0 | 90 | - | |
3041 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II | 60 | 0 | 60 | - | |
5345 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: MELANCOLIA E EXÍLIO - EM BUSCA DO ESPAÇO PERDIDO | 60 | 0 | 60 | - | |
3774 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS IV | 60 | 0 | 60 | - | |
5091 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS V: FANTASIA, DESEJO E NEGATIVIDADE EM FREUD | 60 | 0 | 60 | - | |
4878 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS V: HENRY BERGSON | 60 | 0 | 60 | - | |
6141 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO I | 90 | 0 | 90 | - | |
2551 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I | 90 | 0 | 90 | - | |
3275 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
3043 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I | 90 | 0 | 90 | - | |
2894 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III | 60 | 0 | 60 | - | |
4877 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA IV: HISTÓRIA, MEMÓRIA E TESTEMUNHO | 60 | 0 | 60 | - | |
3045 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA II | 60 | 0 | 60 | - | |
2893 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DO DIREITO I | 60 | 0 | 60 | - | |
3771 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL | 90 | 0 | 90 | - | |
3046 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE II | 60 | 0 | 60 | - | |
3522 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE III | 60 | 0 | 60 | - | |
4236 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA III | 60 | 0 | 60 | - | |
2312 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I | 90 | 0 | 90 | - | |
2891 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II | 90 | 0 | 90 | - | |
3350 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA V | 60 | 0 | 60 | - | |
3781 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA VI | 60 | 0 | 60 | - | |
2311 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSÍCOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
2773 | [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
4879 | [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: LEITURAS DO FORA | 60 | 0 | 60 | - | |
5094 | [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
8850 | [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA | 36 | 0 | 36 | - | |
8855 | [FIL] OP - POESIA E JUSTIÇA NA REPÚBLICA DE PLATÃO | 20 | 0 | 20 | - | |
2315 | [FIL] TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II | 60 | 0 | 60 | - | |
2275 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I | 90 | 0 | 90 | - | |
5742 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO II: INTELECÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E O PROBLEMA DA VERDADE EM ARISTÓTELES | 60 | 0 | 60 | - | |
3284 | [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3928 | [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
4243 | [HAR] ARTE DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4604 | [HAR] ARTE DO ISLÃ E DO MUNDO ÁRABE | 60 | 0 | 60 | - | |
3927 | [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
8036 | [HAR] ARTE E POLÍTICA HOJE | 60 | 0 | 60 | - | |
3591 | [HAR] ARTE INDÍGENA E PRÉ-COLONIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2990 | [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
3282 | [HAR] ARTE OCIDENTAL III: ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3589 | [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO | 60 | 0 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
4182 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3587 | [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
6162 | [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3020 | [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
3286 | [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
5116 | [HAR] IMAGEM, MEMÓRIA E TESTEMUNHO (CINEMA, FOTOGRAFIA, ARTES PLÁSTICAS) | 60 | 0 | 60 | - | |
4993 | [HAR] IMAGENS NO OCIDENTE MEDIEVAL: MATERIALIDADE E LUGAR | 60 | 0 | 60 | - | |
2989 | [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
5729 | [HAR] MEMÓRIA VISUAL DE SÃO PAULO | 60 | 0 | 60 | - | |
3285 | [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO | 60 | 0 | 60 | - | |
8859 | [HAR] OP - CINEMA JAPONÊS EM DIÁLOGO | 20 | 0 | 20 | - | |
3590 | [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3256 | [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
4691 | [HIS] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - HISTÓRIA | 0 | 200 | 200 | - | |
9263 | [HIS] CRUZADAS E ORDENS MILITARES NO PORTUGAL MEDIEVAL - SÉCS. XII A XV | 60 | 0 | 60 | - | |
9008 | [HIS] FASCISMO - HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7919 | [HIS] FONTES E NARRATIVAS PARA A PESQUISA HISTÓRICA DO SÉC. XIX NO BRASIL - LITERATURA DE VIAGEM, IMPRENSA E ICONOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7398 | [HIS] HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO: TEORIAS, FONTES E PROBLEMAS | 60 | 0 | 60 | - | |
3016 | [HIS] HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
9436 | [HIS] HISTÓRIA DA RÚSSIA - URSS - RÚSSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7920 | [HIS] HISTÓRIA DO NORTE DO BRASIL E DAS GUIANAS | 60 | 0 | 60 | - | |
4034 | [HIS] HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3253 | [HIS] HISTÓRIA E ARQUIVOS | 60 | 0 | 60 | - | |
8099 | [HIS] HISTÓRIA E CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
3594 | [HIS] HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7276 | [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
3252 | [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3593 | [HIS] HISTÓRIA, ESPAÇO E PATRIMÔNIO EDIFICADO | 60 | 0 | 60 | - | |
7277 | [HIS] HISTÓRIA, MAPAS E COMPUTADORES | 60 | 0 | 60 | - | |
3595 | [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
5310 | [HIS] LEITORES E LEITURAS DO BRASIL: QUESTÕES DE CULTURA E EDUCAÇÃO (XIX - XX) | 75 | 0 | 75 | - | |
5720 | [HIS] MEMÓRIA E HISTÓRIA NA IDADE MÉDIA OCIDENTAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9261 | [HIS] MUNDOS DO TRABALHO NO BRASIL DO SÉC. XX | 60 | 0 | 60 | - | |
8867 | [HIS] OP - ÁFRICAS EM MOVIMENTO: SONS, TEXTOS E IMAGENS | 36 | 0 | 36 | - | |
8869 | [HIS] OP - INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA DA ÉPOCA MODERNA | 24 | 0 | 24 | - | |
8807 | [HIS] OP - PROBLEMAS DE HISTÓRIA MODERNA | 36 | 0 | 36 | - | |
8870 | [HIS] OP - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MODERNA | 20 | 0 | 20 | - | |
7015 | [HIS] PATRIMÔNIO, PRÁTICA E PESQUISA | 60 | 0 | 60 | - | |
2742 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS I: HISTÓRIA DOS IMPÉRIOS NA ÉPOCA MODERNA | 60 | 0 | 60 | - | |
2743 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS II: ÉTICA E POLÍTICA NA MODERNIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
2902 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS IV: HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
6525 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS L: HISTÓRIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
6526 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LI: MUNDO IBÉRICO NA MODERNIDADE: A PENÍNSULA, O IMPÉRIO E AS GUERRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7013 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LII: HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE ISLÂMICO | 60 | 0 | 60 | - | |
7014 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LIII: O CONTEMPORÂNEO NO ENSINO DE HISTÓRIA - PRESSUPOSTOS E LINGUAGENS | 60 | 0 | 60 | - | |
7036 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LIV: CONSTRUINDO E DESCONSTRUINDO HISTÓRIAS SOBRE SÃO PAULO | 60 | 0 | 60 | - | |
7016 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LV: ÁFRICA REVISITADA: CONCEITOS, FONTES E MÉTODOS | 60 | 0 | 60 | - | |
7037 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LVI: CONSUMO E URBANIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO IMPERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7481 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LVIII: QUESTÕES DA PRESERVAÇÃO - MEMORIAIS, ENOBRECIMENTO E MERCADO IMOBILIÁRIO | 60 | 0 | 60 | - | |
7616 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LX: MESSIANISMO E MILENARISMO NA ÉPOCA MODERNA | 60 | 0 | 60 | - | |
7617 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXI: TRABALHO, SINDICALISMO E CORPORATIVISMO EM DIMENSÃO TRANSNACIONAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7618 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXII: HISTÓRIA E JUSTIÇA NO MUNDO IBÉRICO (SÉC. XV A XVIII) | 60 | 0 | 60 | - | |
7619 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXIII: A CERÂMICA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DAS SOCIEDADES | 60 | 0 | 60 | - | |
8396 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXIX: HISTÓRIA COLONIAL DA CAPITANIA DE SÃO VICENTE E SÃO PAULO | 60 | 0 | 60 | - | |
7974 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXV: LEITURAS DO BRASIL - DOS SERTÕES ÀS CARAVANAS | 60 | 0 | 60 | - | |
8098 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXVI: HIERARQUIAS SOCIAIS NA IDADE MÉDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
8397 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXX: PENSAMENTO NEGRO-AFRICANO NOS SÉCS. XIX E XX - DO PANAFRICANISMO ÀS LUTAS COLONIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
8569 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXXII: HISTÓRIA DE ANGOLA - FONTES, TEMAS E PERSPECTIVAS DE PESQUISA | 60 | 0 | 60 | - | |
8572 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXXV: RÚSSIA, URSS, RÚSSIA - A HISTÓRIA DE UM POVO | 60 | 0 | 60 | - | |
2903 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS V: RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2904 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS VI: HISTÓRIA MEDIEVAL I | 60 | 0 | 60 | - | |
3012 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS VII: - HISTORIOGRAFIA E FONTES DAS MIGRAÇÕES NAS AMÉRICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
3013 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS VIII: "DE AMOR E TREVAS": MODERNIDADES, UTOPIAS E TERRORISMOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3254 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XI: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | 60 | 0 | 60 | - | |
3255 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XII: INTERPRETAÇÃO DA AMÉRICA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
3592 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XIV: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4036 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XIX: HISTÓRIA E IMPRENSA | 60 | 0 | 60 | - | |
5905 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XL: HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO | 60 | 0 | 60 | - | |
5906 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLI: PRATICAS DE ESPAÇO E LUGARES DE PODER: HISTÓRIA, ESCOLA E CIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
5907 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLII: ÁFRICA - HISTÓRIAS CRUZADAS, TEMAS TRANSVERSAIS, INTERDISCIPLINARIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
5908 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLIII: MIGRAÇÕES NAS AMÉRICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
6142 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLIV: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
6524 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLIX: HISTÓRIA DAS ESQUERDAS NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
6143 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLV: HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA - DEBATES, HISTORIOGRAFIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
6158 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVI: PRÉ-HISTÓRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5716 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVII: ENGAJAMENTO POLÍTICO E EXPERIMENTALISMO ESTÉTICO NA AMÉRICA LATINA, NO SÉCULO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
5728 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVIII: HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA NA IDADE MÉDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4033 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA - TEORIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
4032 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
4035 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXI: PENSAR NAS IGREJAS NA PASSAGEM DA ANTIGUIDADE TARDIA PARA A IDADE MÉDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4274 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXII: EXPERIÊNCIAS DE AFRICANOS NA DIÁSPORA: O CONTEXTO AMERICANO (SÉCULOS XVI AO XX) | 60 | 0 | 60 | - | |
4275 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIII: NARRATIVAS DE VIAGEM SOBRE O BRASIL - HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4276 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIV: HISTORIOGRAFIA DOS PROCESSOS DE DESCOLONIZAÇÃO EM ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
4954 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIX: HISTÓRIA AMBIENTAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4571 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXV: SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO - HABITAÇÃO E CIDADE NOS SÉCS XIX E XX | 60 | 0 | 60 | - | |
4572 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVI: ENSINO E PESQUISA DA HISTÓRIA DA ÁFRICA - DIRETRIZES TEMÁTICAS E CURRICULARES | 60 | 0 | 60 | - | |
4574 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVII: AS EXPEDIÇÕES GUERREIRAS E A CRISTANDADE LATINA NO MEDITERRÂNEO ORIENTAL (SÉCS XI A XV) | 60 | 0 | 60 | - | |
4575 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVIII: CULTURAS AFRO-AMERICANAS E CARIBENHAS | 60 | 0 | 60 | - | |
4955 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXX: CURRÍCULO, HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA - POSSIBILIDADES E PRÁTICAS ESCOLARES | 60 | 0 | 60 | - | |
4956 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXI: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO CONSUMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
4957 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXII: HISTÓRIA DA JUSTIÇA - INSTITUIÇÕES E PRÁTICAS (SÉCS XVI A XIX) | 60 | 0 | 60 | - | |
5107 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXIII: MOMENTOS E MOVIMENTOS DA HISTÓRIA DO LIVRO E DA EDIÇÃO NA AMÉRICA LATINA DO SÉCULO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
5108 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXIV: O PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO 1902-1980 | 60 | 0 | 60 | - | |
5904 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXIX: HISTÓRIA MARÍTIMA | 60 | 0 | 60 | - | |
5109 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXV: REVOLUÇÃO INGLESA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5110 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXVI: HISTÓRIA SOCIAL DO CAMPO BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
5382 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXVII: RELIGIÕES AFRICANAS NO SÉCULO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
5383 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXVIII: HISTÓRIA DO IMPÉRIO PORTUGUÊS | 60 | 0 | 60 | - | |
5719 | [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
6340 | [LET] ANÁLISE DO DISCURSO | 60 | 0 | 60 | - | |
5197 | [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
6321 | [LET] CÂNONE E ESCOLA | 60 | 0 | 60 | - | |
4979 | [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3095 | [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA I | 60 | 0 | 60 | - | |
5202 | [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
5981 | [LET] DELEUZE E A LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
3023 | [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA | 60 | 0 | 60 | - | |
6325 | [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
3083 | [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3082 | [LET] INTRODUÇÃO À PROSA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
2994 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 60 | 0 | 60 | - | |
3760 | [LET] LEITURAS DE SHAKESPEARE | 60 | 0 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 60 | 0 | 60 | - | |
2346 | [LET] LÍNGUAS : FRANCÊS I | 60 | 0 | 60 | - | |
2451 | [LET] LÍNGUAS : FRANCÊS II | 60 | 0 | 60 | - | |
2452 | [LET] LÍNGUAS : INGLÊS II | 60 | 0 | 60 | - | |
2554 | [LET] LINGUAS: FRANCÊS I | 60 | 0 | 60 | - | |
2277 | [LET] LÍNGUAS: INGLÊS I | 60 | 0 | 60 | - | |
3876 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3622 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA III | 60 | 0 | 60 | - | |
3941 | [LET] LITERATURA ESPANHOLA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4226 | [LET] LITERATURA ESPANHOLA II | 60 | 0 | 60 | - | |
4227 | [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULOS XVII E XVIII | 60 | 0 | 60 | - | |
5754 | [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL | 60 | 0 | 60 | - | |
3355 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3380 | [LET] RETRATOS LITERÁRIOS DA DITADURA ARGENTINA E BRASILEIRA NOS ANOS DE 1960 E 1970 | 60 | 0 | 60 | - | |
5415 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
5150 | [PED] AÇÕES AFIRMATIVAS E DIREITOS HUMANOS | 75 | 0 | 75 | - | |
2717 | [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 75 | 0 | 75 | - | |
5314 | [PED] ASPECTOS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO GEORGE STEINER E EDWARD SAID | 75 | 0 | 75 | - | |
3548 | [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2715 | [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
2897 | [PED] DIDÁTICA GERAL | 75 | 0 | 75 | - | |
3320 | [PED] EDUCAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA | 75 | 0 | 75 | - | |
3394 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 75 | 0 | 75 | - | |
6233 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS | 75 | 0 | 75 | - | |
3738 | [PED] EDUCAÇÃO ESCOLAR E CULTURA | 75 | 0 | 75 | - | |
3037 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6224 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | - | |
4266 | [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA | 75 | 0 | 75 | - | |
5757 | [PED] ENSINO E VULNERABILIDADES INFANTIS: PERSPECTIVAS SÓCIO ANTROPOLÓGICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2272 | [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
3395 | [PED] EXCLUSÃO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA SOCIO-HISTORICA | 75 | 0 | 75 | - | |
4268 | [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES PLÁSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
4729 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I | 60 | 0 | 60 | - | |
4835 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
2576 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA | 60 | 0 | 60 | - | |
2714 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO NO MUNDO MODERNO | 60 | 0 | 60 | - | |
3319 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE | 75 | 0 | 75 | - | |
3318 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA | 75 | 0 | 75 | - | |
3034 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA II | 75 | 0 | 75 | - | |
2646 | [PED] FUNDAMENTOS TEORICO-PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA | 75 | 0 | 75 | - | |
3033 | [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES | 75 | 0 | 75 | - | |
2270 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2301 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - | |
5311 | [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2267 | [PED] INTRODUÇÃO AO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3393 | [PED] LEITURAS E LEITORES DE MICHEL FOUCAULT | 75 | 0 | 75 | - | |
3736 | [PED] LITERATURA, INFÂNCIA E ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
5313 | [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL | 75 | 0 | 75 | - | |
6504 | [PED] NEGROS, INDÍGENAS E CONFLITOS: NARRATIVAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA | 75 | 0 | 75 | - | |
8878 | [PED] OP - TEMAS CLÁSSICOS E EMERGENTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 20 | 0 | 20 | - | |
8584 | [PED] PENSAMENTOS MARGINAIS E MICROREVOLUÇÕES DO DESEJO PARA A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2302 | [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
2300 | [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
3036 | [PED] POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TRABALHO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR | 75 | 0 | 75 | - | |
2575 | [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
2574 | [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3737 | [PED] PSICANÁLISE, INFÂNCIA E MAL-ESTAR NA ATUALIDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
2273 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
3314 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
4267 | [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2898 | [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2900 | [PED] RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
4264 | [PED] RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
5312 | [PED] REPRESENTAÇÕES IDEOLÓGICAS EM ANIMAÇÕES DE LONGA-METRAGEM | 75 | 0 | 75 | - | |
4270 | [PED] SABER HISTÓRICO E SABER HISTÓRICO ESCOLAR: SUJEITOS E PRÁTICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
5315 | [PED] SUJEITO, SABER E EXPERIÊNCIA: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3735 | [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Não há critérios de integralização configurados para a matriz.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |