MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: HISTÓRIA LICENCIATURA - VESPERTINO - (1530)
Matriz: 000002 - EM EXTINÇÃO
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2279 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
2269 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I | 51 | 9 | 60 | - | |
2266 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I | 51 | 9 | 60 | - | |
2271 | [HIS] HISTÓRIA MODERNA I | 51 | 9 | 60 | - | |
2268 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS | 51 | 9 | 60 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 390 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2442 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II | 51 | 9 | 60 | - | |
2443 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II | 51 | 9 | 60 | - | |
2444 | [HIS] HISTÓRIA MODERNA II | 51 | 9 | 60 | - | |
2445 | [HIS] LABORATORIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA I | 50 | 100 | 150 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 390 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2557 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I | 51 | 9 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
3258 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA | 51 | 9 | 60 | - | |
2556 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL III | 51 | 9 | 60 | - | |
2558 | [HIS] LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA II | 50 | 100 | 150 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 390 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2706 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II | 51 | 9 | 60 | - | |
2713 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV | 51 | 9 | 60 | - | |
4272 | [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO | 51 | 9 | 60 | - | |
4237 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 51 | 9 | 60 | - | |
2707 | [HIS] LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA III | 50 | 100 | 150 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7278 | [HIS] ENSINO DE HISTÓRIA: ESTÁGIO E PESQUISA | 0 | 120 | 120 | - | |
2896 | [HIS] HISTÓRIA ANTIGA | 60 | 0 | 60 | - | |
2895 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III | 60 | 0 | 60 | - | |
2901 | [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I | 60 | 0 | 60 | - |
6º Termo
Carga horária UC's: 260 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7421 | [HIS] ENSINO DE HISTÓRIA: ESTÁGIO E METODOLOGIAS | 0 | 140 | 140 | - | |
3017 | [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3015 | [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA II | 60 | 0 | 60 | - |
7º Termo
Carga horária UC's: 275 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7422 | [HIS] ENSINO DE HISTÓRIA: ESTÁGIO E PRÁTICAS | 0 | 140 | 140 | - | |
8801 | [HIS] MONOGRAFIA I | 50 | 85 | 135 | - |
8º Termo
Carga horária UC's: 225 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7420 | [HIS] DEFESA DE MONOGRAFIA | 0 | 30 | 30 | - | |
8802 | [HIS] MONOGRAFIA II | 50 | 85 | 135 | - | |
8368 | [LET] LIBRAS | 60 | 0 | 60 | - |
Formação complementar
Carga horária UC's: 16429 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7135 | DOMÍNIO CONEXO / FORMAÇÃO DE PROFESSORES I | 60 | 0 | 60 | - | |
7395 | DOMÍNIO CONEXO / FORMAÇÃO DE PROFESSORES II | 60 | 0 | 60 | - | |
7396 | DOMÍNIO CONEXO / FORMAÇÃO DE PROFESSORES III | 60 | 0 | 60 | - | |
4752 | DOMÍNIO CONEXO I | 60 | 0 | 60 | - | |
5230 | DOMÍNIO CONEXO II | 60 | 0 | 60 | - | |
6225 | DOMÍNIO CONEXO III | 60 | 0 | 60 | - | |
6229 | DOMÍNIO CONEXO IV | 60 | 0 | 60 | - | |
6867 | DOMÍNIO CONEXO V | 60 | 0 | 60 | - | |
7128 | ELETIVA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES I | 60 | 0 | 60 | - | |
7129 | ELETIVA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES II | 60 | 0 | 60 | - | |
4742 | ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4815 | ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
5071 | ELETIVA III | 60 | 0 | 60 | - | |
5509 | ELETIVA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
8901 | OFICINA DE DESENHO DE HUMOR, QUADRINHOS E CARICATURAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8409 | UNIDADE ZONA LESTE - CARTOGRAFIAS E REPRESENTAÇÕES DO MUNDO (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8252 | UNIDADE ZONA LESTE - REALIDADE BRASILEIRA: FORMAÇÃO SOCIAL, GEOGRÁFICA E ECONÔMICA | 60 | 0 | 60 | - | |
8503 | [CSO] A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA NA PERSPECTIVA MARXISTA | 60 | 0 | 60 | - | |
9304 | [CSO] A INDÚSTRIA CULTURAL BRASILEIRA - SÉC. XX | 60 | 0 | 60 | - | |
8615 | [CSO] ANTROPOLOGIA E CINEMA INDÍGENA | 60 | 0 | 60 | - | |
5909 | [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
3919 | [CSO] ANTROPOLOGIA E RELIGIÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
2447 | [CSO] ANTROPOLOGIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
8047 | [CSO] ANTROPOLOGIA PÓS-HUMANA E ECOLOGIAS COMPARADAS | 60 | 0 | 60 | - | |
3322 | [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2448 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
7060 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III | 60 | 0 | 60 | - | |
7003 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
3923 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3075 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 60 | 0 | 60 | - | |
7998 | [CSO] CLÁSSICOS DO MARXISMO BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
7678 | [CSO] DIREITO, GÊNERO E SEXUALIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
7997 | [CSO] ECONOMIA POLÍTICA: ESTADO, MERCADO, IDEOLOGIAS | 60 | 0 | 60 | - | |
4250 | [CSO] ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROTEÇÃO SOCIAL NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
3733 | [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3073 | [CSO] FORMAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
8504 | [CSO] FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO | 60 | 0 | 60 | - | |
8049 | [CSO] FRONTEIRAS E MOBILIDADES | 60 | 0 | 60 | - | |
8122 | [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
6178 | [CSO] IMAGEM, SUBJETIVIDADE E TEORIA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2344 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2343 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
9296 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS PÓS E DECOLONIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
7207 | [CSO] LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO I | 135 | 0 | 135 | - | |
8441 | [CSO] LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DEMOCRACIA | 60 | 0 | 60 | - | |
8127 | [CSO] LUTAS SOCIAIS E O DIREITO À CIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
5733 | [CSO] MEIO AMBIENTE, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA | 60 | 0 | 60 | - | |
5198 | [CSO] MODERNIDADE, RELIGIÃO E ESPAÇO PÚBLICO | 60 | 0 | 60 | - | |
8121 | [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS E PROTESTOS NA SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
6533 | [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
8616 | [CSO] MÚSICA E DISCO, CULTURA E SOCIEDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
9042 | [CSO] NEOLIBERALISMO E CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
8614 | [CSO] O PENSAMENTO ARQUEOLÓGICO DE FOUCAULT: PARA UMA EPISTEMOLOGIA MENOR | 60 | 0 | 60 | - | |
8832 | [CSO] OP - A ESPERA DO FIM DO MUNDO: LEITURAS SOBRE APOCALIPSE E SALVAÇÃO | 24 | 0 | 24 | - | |
8835 | [CSO] OP - FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES | 30 | 0 | 30 | - | |
8836 | [CSO] OP - GRANDES MOMENTOS DA POLÍTICA INDIGENISTA E INDÍGENA NO PERÍODO REPUBLICANO | 18 | 0 | 18 | - | |
8844 | [CSO] OP - PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 36 | 0 | 36 | - | |
8840 | [CSO] OP - PUNIÇÃO E SOCIEDADE: LEITURAS DO ATLÂNTICO NORTE | 30 | 0 | 30 | - | |
8841 | [CSO] OP - SEMINÁRIOS MAX WEBER | 18 | 0 | 18 | - | |
2914 | [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
3734 | [CSO] POLÍTICA E DIREITOS HUMANOS | 60 | 0 | 60 | - | |
9414 | [CSO] POLÍTICA INDIGENISTA E INDIGENISMO: DA DITADURA MILITAR AO GOVERNO BOLSONARO | 60 | 0 | 60 | - | |
7676 | [CSO] POVOS INDÍGENAS E A CONDIÇÃO COLONIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
8463 | [CSO] SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA:LEITURAS DE PIERRE BOURDIEU | 60 | 0 | 60 | - | |
7685 | [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
7043 | [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA E DO CONFLITO | 60 | 0 | 60 | - | |
7680 | [CSO] SOCIOLOGIA DO CAMPO CIENTÍFICO E DOS INTELECTUAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
8000 | [CSO] SOCIOLOGIA DO DIREITO | 60 | 0 | 60 | - | |
6996 | [CSO] SOCIOLOGIA II | 60 | 0 | 60 | - | |
7547 | [CSO] TEORIA CRÍTICA E FEMINISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
8505 | [CSO] TEORIA CRÍTICA, PSICANÁLISE E RECONHECIMENTO | 60 | 0 | 60 | - | |
7719 | [CSO] VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 60 | 0 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
2692 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
7562 | [FIL] ETICA E FILOSOFIA POLÍTICA II: DA GUERRA DAS RAÇAS (FOUCAULT) AO QUILOMBISMO (NASCIMENTO) | 90 | 0 | 90 | - | |
9399 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | 90 | 0 | 90 | - | |
9272 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: GENEALOGIA DO CONCEITO DE NECROPOLÍTICA: ARENDT, FOUCAULT E AGAMBEN LIDOS POR ACHILLE MBEMBE. | 90 | 0 | 90 | - | |
8594 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: NATUREZA E CULTURA: OS FENÔMENOS DA ALIENAÇÃO E A SOCIEDADE TECNOLÓGICA | 90 | 0 | 90 | - | |
2890 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 90 | 0 | 90 | - | |
8418 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: ABORDAGENS FILOSÓFICAS SOBRE A TECNOLOGIA | 90 | 0 | 90 | - | |
9036 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, NEUROTECNOLOGIAS E TRANSHUMANISMO: DESAFIOS ÉTICOS E GOVERNANÇA. | 90 | 0 | 90 | - | |
8426 | [FIL] FILOSOFIA DA RENASCENÇA: COPÉRNICO E A NOVA RAZÃO DO MUNDO | 60 | 0 | 60 | - | |
6141 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO I | 90 | 0 | 90 | - | |
8556 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO II: FILOSOFIA NO BRASIL | 90 | 0 | 90 | - | |
9402 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO III: NATUREZA E CULTURA: RELIGIÃO E SOCIEDADE EM TEXTOS FILOSÓFICOS E NA LITERATURA DE DIDEROT E FLAUBERT | 90 | 0 | 90 | - | |
2551 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I | 90 | 0 | 90 | - | |
8595 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: CONCEPÇÕES DA FELICIDADE NO MUNDO GRECO-ROMANO | 90 | 0 | 90 | - | |
3043 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I | 90 | 0 | 90 | - | |
9031 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FEMINISMO E FILOSOFIA | 90 | 0 | 90 | - | |
8142 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: PERSPECTIVAS FEMINISTAS EM HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2889 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I | 90 | 0 | 90 | - | |
9276 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA: COPÉRNICO E A NOVA RAZÃO DO MUNDO. | 90 | 0 | 90 | - | |
3771 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL | 90 | 0 | 90 | - | |
8028 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE: A FILOSOFIA TRANSCENDENTE DE MULL¿ ¿ADR¿.(1572-1640) | 60 | 0 | 60 | - | |
8550 | [FIL] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 90 | 0 | 90 | - | |
2311 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSÍCOS II | 90 | 0 | 90 | - | |
8850 | [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA | 36 | 0 | 36 | - | |
8855 | [FIL] OP - POESIA E JUSTIÇA NA REPÚBLICA DE PLATÃO | 20 | 0 | 20 | - | |
3280 | [FIL] SEMINÁRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA | 90 | 0 | 90 | - | |
2275 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I | 90 | 0 | 90 | - | |
8103 | [HAR] A FOTOGRAFIA NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
3284 | [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
4243 | [HAR] ARTE DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7707 | [HAR] ARTE DO ISLÃ | 60 | 0 | 60 | - | |
4604 | [HAR] ARTE DO ISLÃ E DO MUNDO ÁRABE | 60 | 0 | 60 | - | |
7699 | [HAR] ARTE E CULTURA DO RENASCIMENTO | 60 | 0 | 60 | - | |
3927 | [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
5722 | [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX | 60 | 0 | 60 | - | |
7697 | [HAR] ARTE MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7696 | [HAR] ARTE NO BRASIL I | 60 | 0 | 60 | - | |
7704 | [HAR] ARTE NO BRASIL II | 60 | 0 | 60 | - | |
3589 | [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO | 60 | 0 | 60 | - | |
7700 | [HAR] ARTES AMERÍNDIAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7706 | [HAR] ARTES DAS ÁFRICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7701 | [HAR] BARROCO E CLASSICISMOS: SÉCS. XVII E XVIII | 60 | 0 | 60 | - | |
9450 | [HAR] CULTURA MATERIAL, ARTEFATOS, PROVENIÊNCIA ENTRE ROUBO E RESTITUIÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
7281 | [HAR] DIÁLOGO ENTRE ORIENTE E OCIDENTE | 60 | 0 | 60 | - | |
7702 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
7482 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE GREGA ROMANA E ARQUEOLOGIA CLÁSSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
3587 | [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
6162 | [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO | 60 | 0 | 60 | - | |
7279 | [HAR] HISTÓRIA DAS ARTES NO SÉCULO XVIII | 60 | 0 | 60 | - | |
7705 | [HAR] HISTÓRIA DO DESIGN | 60 | 0 | 60 | - | |
9024 | [HAR] HISTORIOGRAFIA DA ARQUITETURA: O PATRIMÔNIO COMO NARRATIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
7485 | [HAR] INTERCÂMBIO ARTÍSTICO ENTRE A FRANÇA E O BRASIL: SÉCULOS XIX E XX | 60 | 0 | 60 | - | |
9289 | [HAR] O RISO E A COMÉDIA CINEMATOGRÁFICA NA AMÉRICA LATINA II | 60 | 0 | 60 | - | |
8859 | [HAR] OP - CINEMA JAPONÊS EM DIÁLOGO | 20 | 0 | 20 | - | |
9448 | [HAR] TEMAS EM HISTÓRIA E CULTURA DO ORIENTE MÉDIO | 60 | 0 | 60 | - | |
3256 | [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
9262 | [HIS] ARQUEOLOGIA PRÉ-COLONIAL BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
9433 | [HIS] ARTES NO ISLÃ NÃO-ÁRABE: DA HÉGIRA AO IMPÉRIO MUGHAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4691 | [HIS] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - HISTÓRIA | 0 | 200 | 200 | - | |
9263 | [HIS] CRUZADAS E ORDENS MILITARES NO PORTUGAL MEDIEVAL - SÉCS. XII A XV | 60 | 0 | 60 | - | |
9008 | [HIS] FASCISMO - HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7919 | [HIS] FONTES E NARRATIVAS PARA A PESQUISA HISTÓRICA DO SÉC. XIX NO BRASIL - LITERATURA DE VIAGEM, IMPRENSA E ICONOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
9437 | [HIS] HISTÓRIA DA JUSTIÇA NO MUNDO IBÉRICO | 60 | 0 | 60 | - | |
9436 | [HIS] HISTÓRIA DA RÚSSIA - URSS - RÚSSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
9011 | [HIS] HISTÓRIA DAS ARTES POÉTICAS NO ISLÃ MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9006 | [HIS] HISTÓRIA DAS PRÁTICAS MÉDICAS E DA SAÚDE PÚBLICA | 60 | 0 | 60 | - | |
7920 | [HIS] HISTÓRIA DO NORTE DO BRASIL E DAS GUIANAS | 60 | 0 | 60 | - | |
4034 | [HIS] HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3253 | [HIS] HISTÓRIA E ARQUIVOS | 60 | 0 | 60 | - | |
8099 | [HIS] HISTÓRIA E CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
3594 | [HIS] HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9435 | [HIS] HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO CONSUMO NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O XX | 60 | 0 | 60 | - | |
9438 | [HIS] HISTÓRIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
7276 | [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
3252 | [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9007 | [HIS] HISTÓRIA ECONÔMICA E FISCALIDADE - TEMAS E ABORDAGENS (BRASIL, SÉCS. XVIII A XIX) | 60 | 0 | 60 | - | |
3593 | [HIS] HISTÓRIA, ESPAÇO E PATRIMÔNIO EDIFICADO | 60 | 0 | 60 | - | |
7277 | [HIS] HISTÓRIA, MAPAS E COMPUTADORES | 60 | 0 | 60 | - | |
3595 | [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9439 | [HIS] HISTORIOGRAFIA AMBIENTAL NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9009 | [HIS] INQUISIÇÃO E SOCIEDADE NO MUNDO IBÉRICO | 60 | 0 | 60 | - | |
9440 | [HIS] MEDIEVISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
9261 | [HIS] MUNDOS DO TRABALHO NO BRASIL DO SÉC. XX | 60 | 0 | 60 | - | |
9434 | [HIS] O IHGB E A ESCRITA DA HISTÓRIA NO BRASIL DO SÉCULO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
8867 | [HIS] OP - ÁFRICAS EM MOVIMENTO: SONS, TEXTOS E IMAGENS | 36 | 0 | 36 | - | |
8869 | [HIS] OP - INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA DA ÉPOCA MODERNA | 24 | 0 | 24 | - | |
8807 | [HIS] OP - PROBLEMAS DE HISTÓRIA MODERNA | 36 | 0 | 36 | - | |
8870 | [HIS] OP - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MODERNA | 20 | 0 | 20 | - | |
9260 | [HIS] PAN AFRICANISMO, NEGRITUDE E PAN ARABISMO: A DIMENSÃO LOCAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7015 | [HIS] PATRIMÔNIO, PRÁTICA E PESQUISA | 60 | 0 | 60 | - | |
9010 | [HIS] TÓPICOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
7013 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LII: HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE ISLÂMICO | 60 | 0 | 60 | - | |
7014 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LIII: O CONTEMPORÂNEO NO ENSINO DE HISTÓRIA - PRESSUPOSTOS E LINGUAGENS | 60 | 0 | 60 | - | |
7036 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LIV: CONSTRUINDO E DESCONSTRUINDO HISTÓRIAS SOBRE SÃO PAULO | 60 | 0 | 60 | - | |
7538 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LIX: HISTÓRIA DOS CONCEITOS | 60 | 0 | 60 | - | |
7016 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LV: ÁFRICA REVISITADA: CONCEITOS, FONTES E MÉTODOS | 60 | 0 | 60 | - | |
7481 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LVIII: QUESTÕES DA PRESERVAÇÃO - MEMORIAIS, ENOBRECIMENTO E MERCADO IMOBILIÁRIO | 60 | 0 | 60 | - | |
7616 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LX: MESSIANISMO E MILENARISMO NA ÉPOCA MODERNA | 60 | 0 | 60 | - | |
7617 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXI: TRABALHO, SINDICALISMO E CORPORATIVISMO EM DIMENSÃO TRANSNACIONAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7618 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXII: HISTÓRIA E JUSTIÇA NO MUNDO IBÉRICO (SÉC. XV A XVIII) | 60 | 0 | 60 | - | |
7619 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXIII: A CERÂMICA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DAS SOCIEDADES | 60 | 0 | 60 | - | |
7620 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXIV: ESCRAVIZAÇÃO E TRÁFICO DE ESCRAVOS NO MUNDO ATLÂNTICO - PROBLEMAS DE HISTÓRIA ECONÔMICA | 60 | 0 | 60 | - | |
8396 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXIX: HISTÓRIA COLONIAL DA CAPITANIA DE SÃO VICENTE E SÃO PAULO | 60 | 0 | 60 | - | |
7974 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXV: LEITURAS DO BRASIL - DOS SERTÕES ÀS CARAVANAS | 60 | 0 | 60 | - | |
8098 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXVI: HIERARQUIAS SOCIAIS NA IDADE MÉDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
8100 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXVIII: HISTÓRIA DO TEATRO NEGRO E INDÍGENA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
8397 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXX: PENSAMENTO NEGRO-AFRICANO NOS SÉCS. XIX E XX - DO PANAFRICANISMO ÀS LUTAS COLONIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
8412 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXXI: DITADURAS E GOLPES DE ESTADO | 60 | 0 | 60 | - | |
8569 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXXII: HISTÓRIA DE ANGOLA - FONTES, TEMAS E PERSPECTIVAS DE PESQUISA | 60 | 0 | 60 | - | |
8570 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXXIII: HISTÓRIA GLOBAL DO PODER E DOMINAÇÃO SOCIAL NA ALTA IDADE MÉDIA (SÉCS. IV - VIII) | 60 | 0 | 60 | - | |
8571 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXXIV: REPRESENTAÇÕES DOS SERTÕES - DEBATES E NARRATIVAS SOBRE A VIDA MATERIAL E AS CONSTRUÇÕES CULTURAIS NO INTERIOR DO BRASIL DO SÉC. XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
8572 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXXV: RÚSSIA, URSS, RÚSSIA - A HISTÓRIA DE UM POVO | 60 | 0 | 60 | - | |
4036 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XIX: HISTÓRIA E IMPRENSA | 60 | 0 | 60 | - | |
5907 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLII: ÁFRICA - HISTÓRIAS CRUZADAS, TEMAS TRANSVERSAIS, INTERDISCIPLINARIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
6143 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLV: HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA - DEBATES, HISTORIOGRAFIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
6158 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVI: PRÉ-HISTÓRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4033 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA - TEORIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
4954 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIX: HISTÓRIA AMBIENTAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4571 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXV: SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO - HABITAÇÃO E CIDADE NOS SÉCS XIX E XX | 60 | 0 | 60 | - | |
4955 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXX: CURRÍCULO, HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA - POSSIBILIDADES E PRÁTICAS ESCOLARES | 60 | 0 | 60 | - | |
5110 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXVI: HISTÓRIA SOCIAL DO CAMPO BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
6340 | [LET] ANÁLISE DO DISCURSO | 60 | 0 | 60 | - | |
8561 | [LET] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE SÉCULO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
3768 | [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6298 | [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
7957 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
3083 | [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
6355 | [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 60 | 0 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6284 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 60 | 0 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 60 | 0 | 60 | - | |
5442 | [LET] LÍNGUA GREGA I | 40 | 20 | 60 | - | |
6289 | [LET] LÍNGUA GREGA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6361 | [LET] LITERATURAS CONTEMPORÂNEAS EM CASTELHANO | 60 | 0 | 60 | - | |
6312 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - PROSA | 60 | 0 | 60 | - | |
6538 | [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
8393 | [LET] MOVIMENTOS DO TEATRO E DA PERFORMANCE DE LÍNGUA INGLESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6539 | [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6543 | [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
6288 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
6219 | [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
5150 | [PED] AÇÕES AFIRMATIVAS E DIREITOS HUMANOS | 75 | 0 | 75 | - | |
8117 | [PED] ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: O PAPEL DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA | 75 | 0 | 75 | - | |
6753 | [PED] BRINCAR E EDUCAÇÃO: TEORIAS, EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS | 75 | 0 | 75 | - | |
7039 | [PED] COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 75 | 0 | 75 | - | |
3548 | [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2715 | [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
9447 | [PED] DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ASTRONOMIA PARA CRIANÇAS | 75 | 0 | 75 | - | |
6233 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS | 75 | 0 | 75 | - | |
7543 | [PED] EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
6224 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | - | |
8632 | [PED] ESTADO, ESCOLA E CURRICULO | 75 | 0 | 75 | - | |
2272 | [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
4729 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
3319 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE | 75 | 0 | 75 | - | |
3318 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA | 75 | 0 | 75 | - | |
3317 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS I | 75 | 0 | 75 | - | |
3546 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS II | 75 | 0 | 75 | - | |
2646 | [PED] FUNDAMENTOS TEORICO-PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA | 75 | 0 | 75 | - | |
2270 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2301 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - | |
7359 | [PED] INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
6223 | [PED] LEITURA DE CLÁSSICOS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
7935 | [PED] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
8878 | [PED] OP - TEMAS CLÁSSICOS E EMERGENTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 20 | 0 | 20 | - | |
8584 | [PED] PENSAMENTOS MARGINAIS E MICROREVOLUÇÕES DO DESEJO PARA A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2302 | [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
8579 | [PED] POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL | 75 | 0 | 75 | - | |
2300 | [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
3036 | [PED] POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TRABALHO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR | 75 | 0 | 75 | - | |
2575 | [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
2574 | [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2273 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
2303 | [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO | 75 | 0 | 75 | - | |
8582 | [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Não há critérios de integralização configurados para a matriz.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |