MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: HISTÓRIA LICENCIATURA - NOTURNO - (1531)
Matriz: 000002 - EM EXTINÇÃO
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2279 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
2269 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I | 51 | 9 | 60 | - | |
2266 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I | 51 | 9 | 60 | - | |
2271 | [HIS] HISTÓRIA MODERNA I | 51 | 9 | 60 | - | |
2268 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS | 51 | 9 | 60 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 390 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2442 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II | 51 | 9 | 60 | - | |
2443 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II | 51 | 9 | 60 | - | |
2444 | [HIS] HISTÓRIA MODERNA II | 51 | 9 | 60 | - | |
2445 | [HIS] LABORATORIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA I | 50 | 100 | 150 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 390 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2557 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I | 51 | 9 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
3258 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA | 51 | 9 | 60 | - | |
2556 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL III | 51 | 9 | 60 | - | |
2558 | [HIS] LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA II | 50 | 100 | 150 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 390 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2706 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II | 51 | 9 | 60 | - | |
2713 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV | 51 | 9 | 60 | - | |
4272 | [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO | 51 | 9 | 60 | - | |
4237 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 51 | 9 | 60 | - | |
2707 | [HIS] LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA III | 50 | 100 | 150 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7278 | [HIS] ENSINO DE HISTÓRIA: ESTÁGIO E PESQUISA | 0 | 120 | 120 | - | |
2896 | [HIS] HISTÓRIA ANTIGA | 60 | 0 | 60 | - | |
2895 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III | 60 | 0 | 60 | - | |
2901 | [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I | 60 | 0 | 60 | - |
6º Termo
Carga horária UC's: 260 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7421 | [HIS] ENSINO DE HISTÓRIA: ESTÁGIO E METODOLOGIAS | 0 | 140 | 140 | - | |
3017 | [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3015 | [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA II | 60 | 0 | 60 | - |
7º Termo
Carga horária UC's: 275 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7422 | [HIS] ENSINO DE HISTÓRIA: ESTÁGIO E PRÁTICAS | 0 | 140 | 140 | - | |
8801 | [HIS] MONOGRAFIA I | 50 | 85 | 135 | - |
8º Termo
Carga horária UC's: 225 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7420 | [HIS] DEFESA DE MONOGRAFIA | 0 | 30 | 30 | - | |
8802 | [HIS] MONOGRAFIA II | 50 | 85 | 135 | - | |
8368 | [LET] LIBRAS | 60 | 0 | 60 | - |
Formação complementar
Carga horária UC's: 16064 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7135 | DOMÍNIO CONEXO / FORMAÇÃO DE PROFESSORES I | 60 | 0 | 60 | - | |
7395 | DOMÍNIO CONEXO / FORMAÇÃO DE PROFESSORES II | 60 | 0 | 60 | - | |
7396 | DOMÍNIO CONEXO / FORMAÇÃO DE PROFESSORES III | 60 | 0 | 60 | - | |
4752 | DOMÍNIO CONEXO I | 60 | 0 | 60 | - | |
5230 | DOMÍNIO CONEXO II | 60 | 0 | 60 | - | |
6225 | DOMÍNIO CONEXO III | 60 | 0 | 60 | - | |
6229 | DOMÍNIO CONEXO IV | 60 | 0 | 60 | - | |
7128 | ELETIVA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES I | 60 | 0 | 60 | - | |
4742 | ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4815 | ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
5071 | ELETIVA III | 60 | 0 | 60 | - | |
8409 | UNIDADE ZONA LESTE - CARTOGRAFIAS E REPRESENTAÇÕES DO MUNDO (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8503 | [CSO] A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA NA PERSPECTIVA MARXISTA | 60 | 0 | 60 | - | |
8615 | [CSO] ANTROPOLOGIA E CINEMA INDÍGENA | 60 | 0 | 60 | - | |
2912 | [CSO] ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA: UM DIÁLOGO NO CAMPO DAS PRÁTICAS SOCIAIS E SIMBÓLICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
5909 | [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
3919 | [CSO] ANTROPOLOGIA E RELIGIÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
2447 | [CSO] ANTROPOLOGIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
7058 | [CSO] ANTROPOLOGIA II | 60 | 0 | 60 | - | |
7059 | [CSO] ANTROPOLOGIA III | 60 | 0 | 60 | - | |
7002 | [CSO] ANTROPOLOGIA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
2911 | [CSO] ANTROPOLOGIA POLÍTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2913 | [CSO] ANTROPOLOGIA URBANA | 60 | 0 | 60 | - | |
3322 | [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9411 | [CSO] AS LÓGICAS SOCIAIS DA ARQUITETURA DOMÉSTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2448 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2601 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II : TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
7060 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III | 60 | 0 | 60 | - | |
7003 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
3923 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3075 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 60 | 0 | 60 | - | |
7998 | [CSO] CLÁSSICOS DO MARXISMO BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
8126 | [CSO] COMUNICAÇÃO E DISPUTAS DE PODER NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9041 | [CSO] CULTURAS E MUSICALIDADES AFRO-DIASPÓRICAS NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
4250 | [CSO] ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROTEÇÃO SOCIAL NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9412 | [CSO] ETNOGRAFIAS, LETRAS E SONS: ESCUTAS E NARRATIVAS PAULISTANAS | 60 | 0 | 60 | - | |
3733 | [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3073 | [CSO] FORMAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
8504 | [CSO] FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO | 60 | 0 | 60 | - | |
8049 | [CSO] FRONTEIRAS E MOBILIDADES | 60 | 0 | 60 | - | |
8122 | [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
6178 | [CSO] IMAGEM, SUBJETIVIDADE E TEORIA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2344 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2343 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
9296 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS PÓS E DECOLONIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
8127 | [CSO] LUTAS SOCIAIS E O DIREITO À CIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
5733 | [CSO] MEIO AMBIENTE, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA | 60 | 0 | 60 | - | |
8120 | [CSO] METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES E EPISTEMOLÓGICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
8121 | [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS E PROTESTOS NA SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
6533 | [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
8616 | [CSO] MÚSICA E DISCO, CULTURA E SOCIEDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
9042 | [CSO] NEOLIBERALISMO E CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
8048 | [CSO] NEOLIBERALISMO, POBREZA E POLÍTICAS PÚBLICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
2908 | [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
8832 | [CSO] OP - A ESPERA DO FIM DO MUNDO: LEITURAS SOBRE APOCALIPSE E SALVAÇÃO | 24 | 0 | 24 | - | |
8835 | [CSO] OP - FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES | 30 | 0 | 30 | - | |
8837 | [CSO] OP - INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA: UM PANORAMA HISTÓRICO | 24 | 0 | 24 | - | |
8844 | [CSO] OP - PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 36 | 0 | 36 | - | |
8840 | [CSO] OP - PUNIÇÃO E SOCIEDADE: LEITURAS DO ATLÂNTICO NORTE | 30 | 0 | 30 | - | |
2914 | [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
9414 | [CSO] POLÍTICA INDIGENISTA E INDIGENISMO: DA DITADURA MILITAR AO GOVERNO BOLSONARO | 60 | 0 | 60 | - | |
8463 | [CSO] SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA:LEITURAS DE PIERRE BOURDIEU | 60 | 0 | 60 | - | |
8124 | [CSO] SOCIOLOGIA DA CULTURA E DAS DISTINÇÕES SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
7685 | [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
7043 | [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA E DO CONFLITO | 60 | 0 | 60 | - | |
8000 | [CSO] SOCIOLOGIA DO DIREITO | 60 | 0 | 60 | - | |
6547 | [CSO] SOCIOLOGIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
6996 | [CSO] SOCIOLOGIA II | 60 | 0 | 60 | - | |
2726 | [CSO] SOCIOLOGIA III | 60 | 0 | 60 | - | |
7004 | [CSO] SOCIOLOGIA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
7547 | [CSO] TEORIA CRÍTICA E FEMINISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
8505 | [CSO] TEORIA CRÍTICA, PSICANÁLISE E RECONHECIMENTO | 60 | 0 | 60 | - | |
7376 | [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
7719 | [CSO] VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 60 | 0 | 60 | - | |
7562 | [FIL] ETICA E FILOSOFIA POLÍTICA II: DA GUERRA DAS RAÇAS (FOUCAULT) AO QUILOMBISMO (NASCIMENTO) | 90 | 0 | 90 | - | |
8140 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: DO ESPARTAQUISMO AO QUILOMBISMO: A SUSPENSÃO DO TEMPO E DO FORD | 90 | 0 | 90 | - | |
9399 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | 90 | 0 | 90 | - | |
9272 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: GENEALOGIA DO CONCEITO DE NECROPOLÍTICA: ARENDT, FOUCAULT E AGAMBEN LIDOS POR ACHILLE MBEMBE. | 90 | 0 | 90 | - | |
2890 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 90 | 0 | 90 | - | |
8597 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, NEUROTECNOLOGIAS E TRANSHUMANISMO: DESAFIOS ÉTICOS E GOVERNANÇA | 90 | 0 | 90 | - | |
9275 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: PÓS-HUMANISMO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ÉTICA E GOVERNANÇA | 90 | 0 | 90 | - | |
8426 | [FIL] FILOSOFIA DA RENASCENÇA: COPÉRNICO E A NOVA RAZÃO DO MUNDO | 90 | 0 | 90 | - | |
6141 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO I | 90 | 0 | 90 | - | |
7018 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO II | 90 | 0 | 90 | - | |
8556 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO II: FILOSOFIA NO BRASIL | 90 | 0 | 90 | - | |
9402 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO III: NATUREZA E CULTURA: RELIGIÃO E SOCIEDADE EM TEXTOS FILOSÓFICOS E NA LITERATURA DE DIDEROT E FLAUBERT | 90 | 0 | 90 | - | |
9037 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: FIGURAÇÕES DA MORTE NO MITO, NA POESIA E NA FILOSOFIA GREGA ANTIGA | 90 | 0 | 90 | - | |
8135 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: SOLUÇÃO DE FALÁCIAS E ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM ARISTÓTELES | 90 | 0 | 90 | - | |
3043 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I | 90 | 0 | 90 | - | |
9031 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FEMINISMO E FILOSOFIA | 90 | 0 | 90 | - | |
8590 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: HUMANO, DEMASIADO HUMANO E PARA ALÉM DE BEM E MAL DE NIETZSCHE | 90 | 0 | 90 | - | |
8142 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: PERSPECTIVAS FEMINISTAS EM HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
8596 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA: DOS DEVERES DE CÍCERO E DA INCOMODIDADE DA GRANDEZA DE MONTAIGNE | 90 | 0 | 90 | - | |
3771 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL | 90 | 0 | 90 | - | |
9400 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL: AVERRÓIS E SUA OBRA ¿DISCURSO DECISIVO¿ | 90 | 0 | 90 | - | |
2312 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I | 90 | 0 | 90 | - | |
8848 | [FIL] OP - FILÓSOFOS E SEUS ESCRITOS VISIONÁRIOS | 30 | 0 | 30 | - | |
8850 | [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA | 36 | 0 | 36 | - | |
8853 | [FIL] OP - MATEMÁTICA E FILOSOFIA: UMA INTRODUÇÃO | 36 | 0 | 36 | - | |
3280 | [FIL] SEMINÁRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA | 90 | 0 | 90 | - | |
9029 | [FIL] TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA: CAPITALISMO APOCALÍPTICO | 90 | 0 | 90 | - | |
3284 | [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
7694 | [HAR] ARTE ANTIGA | 60 | 0 | 60 | - | |
3928 | [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
7715 | [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA NÃO OCIDENTAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4603 | [HAR] ARTE DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
4243 | [HAR] ARTE DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5722 | [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX | 60 | 0 | 60 | - | |
8415 | [HAR] ARTE E MITOLOGIA CLÁSSICA: DO MUNDO ANTIGO AO MODERNO | 60 | 0 | 60 | - | |
7697 | [HAR] ARTE MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7696 | [HAR] ARTE NO BRASIL I | 60 | 0 | 60 | - | |
9452 | [HAR] ARTE RUPESTRE BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
9026 | [HAR] ARTE RUPESTRE: AS PINTURAS RUPESTRES NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA - PI | 60 | 0 | 60 | - | |
7700 | [HAR] ARTES AMERÍNDIAS | 60 | 0 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
9450 | [HAR] CULTURA MATERIAL, ARTEFATOS, PROVENIÊNCIA ENTRE ROUBO E RESTITUIÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
4242 | [HAR] DESIGN E PROPAGANDA | 60 | 0 | 60 | - | |
4182 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7702 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3587 | [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
6162 | [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3020 | [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
7705 | [HAR] HISTÓRIA DO DESIGN | 60 | 0 | 60 | - | |
9024 | [HAR] HISTORIOGRAFIA DA ARQUITETURA: O PATRIMÔNIO COMO NARRATIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
3286 | [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
7931 | [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES | 60 | 0 | 60 | - | |
9289 | [HAR] O RISO E A COMÉDIA CINEMATOGRÁFICA NA AMÉRICA LATINA II | 60 | 0 | 60 | - | |
8104 | [HAR] O RISO E A COMÉDIA CINEMATOGRÁFICA NA AMÉRICA LATINA: BRASIL E MÉXICO | 60 | 0 | 60 | - | |
8865 | [HAR] OP - CURADORIA DIGITAL: LIMITES, POSSIBILIDADES, DESAFIOS. | 36 | 0 | 36 | - | |
7698 | [HAR] PATRIMÔNIO E MUSEUS: PRESERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
9448 | [HAR] TEMAS EM HISTÓRIA E CULTURA DO ORIENTE MÉDIO | 60 | 0 | 60 | - | |
9023 | [HAR] TRANSFERÊNCIA, CIRCULAÇÃO, MOBILIDADE, PORTABILIDADE, ARTE GLOBAL E A VIDA GLOBAL DOS OBJETOS ENTRE OS SÉCULOS XII E XVIII | 60 | 0 | 60 | - | |
3256 | [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
9262 | [HIS] ARQUEOLOGIA PRÉ-COLONIAL BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
9433 | [HIS] ARTES NO ISLÃ NÃO-ÁRABE: DA HÉGIRA AO IMPÉRIO MUGHAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4691 | [HIS] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - HISTÓRIA | 0 | 200 | 200 | - | |
9263 | [HIS] CRUZADAS E ORDENS MILITARES NO PORTUGAL MEDIEVAL - SÉCS. XII A XV | 60 | 0 | 60 | - | |
9008 | [HIS] FASCISMO - HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7919 | [HIS] FONTES E NARRATIVAS PARA A PESQUISA HISTÓRICA DO SÉC. XIX NO BRASIL - LITERATURA DE VIAGEM, IMPRENSA E ICONOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
9437 | [HIS] HISTÓRIA DA JUSTIÇA NO MUNDO IBÉRICO | 60 | 0 | 60 | - | |
9436 | [HIS] HISTÓRIA DA RÚSSIA - URSS - RÚSSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
9011 | [HIS] HISTÓRIA DAS ARTES POÉTICAS NO ISLÃ MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9006 | [HIS] HISTÓRIA DAS PRÁTICAS MÉDICAS E DA SAÚDE PÚBLICA | 60 | 0 | 60 | - | |
7920 | [HIS] HISTÓRIA DO NORTE DO BRASIL E DAS GUIANAS | 60 | 0 | 60 | - | |
4034 | [HIS] HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3253 | [HIS] HISTÓRIA E ARQUIVOS | 60 | 0 | 60 | - | |
8099 | [HIS] HISTÓRIA E CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
3594 | [HIS] HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9435 | [HIS] HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO CONSUMO NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O XX | 60 | 0 | 60 | - | |
9438 | [HIS] HISTÓRIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
7276 | [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
3252 | [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9007 | [HIS] HISTÓRIA ECONÔMICA E FISCALIDADE - TEMAS E ABORDAGENS (BRASIL, SÉCS. XVIII A XIX) | 60 | 0 | 60 | - | |
3593 | [HIS] HISTÓRIA, ESPAÇO E PATRIMÔNIO EDIFICADO | 60 | 0 | 60 | - | |
7277 | [HIS] HISTÓRIA, MAPAS E COMPUTADORES | 60 | 0 | 60 | - | |
3595 | [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9439 | [HIS] HISTORIOGRAFIA AMBIENTAL NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9009 | [HIS] INQUISIÇÃO E SOCIEDADE NO MUNDO IBÉRICO | 60 | 0 | 60 | - | |
9440 | [HIS] MEDIEVISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
9261 | [HIS] MUNDOS DO TRABALHO NO BRASIL DO SÉC. XX | 60 | 0 | 60 | - | |
9434 | [HIS] O IHGB E A ESCRITA DA HISTÓRIA NO BRASIL DO SÉCULO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
8867 | [HIS] OP - ÁFRICAS EM MOVIMENTO: SONS, TEXTOS E IMAGENS | 36 | 0 | 36 | - | |
8868 | [HIS] OP - HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE-ISLÂMICO: OS SÉCULOS INICIAIS (VII-VIII) | 36 | 0 | 36 | - | |
8869 | [HIS] OP - INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA DA ÉPOCA MODERNA | 24 | 0 | 24 | - | |
8807 | [HIS] OP - PROBLEMAS DE HISTÓRIA MODERNA | 36 | 0 | 36 | - | |
8870 | [HIS] OP - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MODERNA | 20 | 0 | 20 | - | |
9260 | [HIS] PAN AFRICANISMO, NEGRITUDE E PAN ARABISMO: A DIMENSÃO LOCAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7015 | [HIS] PATRIMÔNIO, PRÁTICA E PESQUISA | 60 | 0 | 60 | - | |
9010 | [HIS] TÓPICOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
6525 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS L: HISTÓRIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
7013 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LII: HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE ISLÂMICO | 60 | 0 | 60 | - | |
7014 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LIII: O CONTEMPORÂNEO NO ENSINO DE HISTÓRIA - PRESSUPOSTOS E LINGUAGENS | 60 | 0 | 60 | - | |
7538 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LIX: HISTÓRIA DOS CONCEITOS | 60 | 0 | 60 | - | |
7016 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LV: ÁFRICA REVISITADA: CONCEITOS, FONTES E MÉTODOS | 60 | 0 | 60 | - | |
7481 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LVIII: QUESTÕES DA PRESERVAÇÃO - MEMORIAIS, ENOBRECIMENTO E MERCADO IMOBILIÁRIO | 60 | 0 | 60 | - | |
7616 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LX: MESSIANISMO E MILENARISMO NA ÉPOCA MODERNA | 60 | 0 | 60 | - | |
7617 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXI: TRABALHO, SINDICALISMO E CORPORATIVISMO EM DIMENSÃO TRANSNACIONAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7618 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXII: HISTÓRIA E JUSTIÇA NO MUNDO IBÉRICO (SÉC. XV A XVIII) | 60 | 0 | 60 | - | |
7619 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXIII: A CERÂMICA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DAS SOCIEDADES | 60 | 0 | 60 | - | |
7620 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXIV: ESCRAVIZAÇÃO E TRÁFICO DE ESCRAVOS NO MUNDO ATLÂNTICO - PROBLEMAS DE HISTÓRIA ECONÔMICA | 60 | 0 | 60 | - | |
8396 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXIX: HISTÓRIA COLONIAL DA CAPITANIA DE SÃO VICENTE E SÃO PAULO | 60 | 0 | 60 | - | |
7974 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXV: LEITURAS DO BRASIL - DOS SERTÕES ÀS CARAVANAS | 60 | 0 | 60 | - | |
8098 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXVI: HIERARQUIAS SOCIAIS NA IDADE MÉDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
8100 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXVIII: HISTÓRIA DO TEATRO NEGRO E INDÍGENA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
8397 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXX: PENSAMENTO NEGRO-AFRICANO NOS SÉCS. XIX E XX - DO PANAFRICANISMO ÀS LUTAS COLONIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
8412 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXXI: DITADURAS E GOLPES DE ESTADO | 60 | 0 | 60 | - | |
8569 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXXII: HISTÓRIA DE ANGOLA - FONTES, TEMAS E PERSPECTIVAS DE PESQUISA | 60 | 0 | 60 | - | |
8570 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXXIII: HISTÓRIA GLOBAL DO PODER E DOMINAÇÃO SOCIAL NA ALTA IDADE MÉDIA (SÉCS. IV - VIII) | 60 | 0 | 60 | - | |
8572 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LXXV: RÚSSIA, URSS, RÚSSIA - A HISTÓRIA DE UM POVO | 60 | 0 | 60 | - | |
4036 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XIX: HISTÓRIA E IMPRENSA | 60 | 0 | 60 | - | |
5907 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLII: ÁFRICA - HISTÓRIAS CRUZADAS, TEMAS TRANSVERSAIS, INTERDISCIPLINARIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
6524 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLIX: HISTÓRIA DAS ESQUERDAS NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
6143 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLV: HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA - DEBATES, HISTORIOGRAFIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
4033 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA - TEORIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
4954 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIX: HISTÓRIA AMBIENTAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4571 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXV: SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO - HABITAÇÃO E CIDADE NOS SÉCS XIX E XX | 60 | 0 | 60 | - | |
4955 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXX: CURRÍCULO, HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA - POSSIBILIDADES E PRÁTICAS ESCOLARES | 60 | 0 | 60 | - | |
5110 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXVI: HISTÓRIA SOCIAL DO CAMPO BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
6340 | [LET] ANÁLISE DO DISCURSO | 60 | 0 | 60 | - | |
5202 | [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
6298 | [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6325 | [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
4238 | [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
3083 | [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 60 | 0 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6289 | [LET] LÍNGUA GREGA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6338 | [LET] LÍNGUA GREGA III | 60 | 0 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6290 | [LET] LÍNGUA LATINA III | 60 | 0 | 60 | - | |
6341 | [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6312 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - PROSA | 60 | 0 | 60 | - | |
6536 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6539 | [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
8872 | [LET] OP - VOZ NEGRA NA LITERATURA E NA POLÍTICA : LUIZ GAMA (1830-1882), DE EX-ESCRAVO A ¿AUTOR¿ | 20 | 0 | 20 | - | |
6756 | [LET] PANORAMA DA LITERATURA FRANCESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6540 | [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6541 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - SÉCULO XX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6543 | [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
5986 | [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III | 60 | 0 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
6297 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6347 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA | 60 | 0 | 60 | - | |
6219 | [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
8589 | [PED] ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: O PAPEL DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA | 75 | 0 | 75 | - | |
6753 | [PED] BRINCAR E EDUCAÇÃO: TEORIAS, EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS | 75 | 0 | 75 | - | |
7039 | [PED] COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2715 | [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
6233 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS | 75 | 0 | 75 | - | |
7357 | [PED] EDUCAÇÃO E TRABALHO | 75 | 0 | 75 | - | |
2272 | [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
4729 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
3319 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE | 75 | 0 | 75 | - | |
3318 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA | 75 | 0 | 75 | - | |
2646 | [PED] FUNDAMENTOS TEORICO-PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA | 75 | 0 | 75 | - | |
3033 | [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES | 75 | 0 | 75 | - | |
2301 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - | |
9018 | [PED] HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA: PENSAR A ESCOLA E A PROFISSÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
6223 | [PED] LEITURA DE CLÁSSICOS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL | 90 | 0 | 90 | - | |
8878 | [PED] OP - TEMAS CLÁSSICOS E EMERGENTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 20 | 0 | 20 | - | |
2302 | [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
7937 | [PED] PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE SONORO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS - PESQUISA, ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2300 | [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
2574 | [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
9017 | [PED] PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E POLÍTICA | 75 | 0 | 75 | - | |
2273 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
3314 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
2303 | [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO | 75 | 0 | 75 | - | |
8582 | [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |