MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: LETRAS - PORTUGUÊS (LICENCIATURA) - NOTURNO - (1610)
Matriz: 000003 - INATIVA
Estrutura Curricular
Formação complementar
Carga horária UC's: 5685 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
6375 | ASPECTOS DA FRANCOFONIA NO ESPAÇO AFRICANO E AFRO-ANTILHANO | 60 | 0 | 60 | - | |
6383 | TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7625 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: GÊNEROS LITERÁRIOS E MEIOS DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA EM SAMUEL BECKETT | 60 | 0 | 60 | - | |
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2280 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSICOS I | 40 | 20 | 60 | - | |
3927 | [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3286 | [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE | 40 | 20 | 60 | - | |
6534 | [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE | 40 | 20 | 60 | - | |
6374 | [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
6339 | [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6340 | [LET] ANÁLISE DO DISCURSO | 60 | 0 | 60 | - | |
6352 | [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
5076 | [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS | 0 | 40 | 40 | - | |
6373 | [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA | 0 | 200 | 200 | - | |
6299 | [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
6321 | [LET] CÂNONE E ESCOLA | 60 | 0 | 60 | - | |
6315 | [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA | 40 | 20 | 60 | - | |
6345 | [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6353 | [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
6298 | [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6354 | [LET] DISCIPLINA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6376 | [LET] ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3023 | [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA | 30 | 0 | 30 | - | |
6325 | [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
4792 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS I | 0 | 135 | 135 | - | |
4793 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II | 0 | 135 | 135 | - | |
5054 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS III | 0 | 135 | 135 | - | |
4238 | [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
6377 | [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6355 | [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 40 | 20 | 60 | - | |
6284 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 40 | 20 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 40 | 20 | 60 | - | |
3725 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II | 40 | 20 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 30 | 30 | 60 | - | |
3021 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II | 30 | 30 | 60 | - | |
6378 | [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS | 60 | 0 | 60 | - | |
6356 | [LET] LETRAS NO ANTIGO ESTADO EM PORTUGAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3909 | [LET] LIBRAS | 30 | 0 | 30 | - | |
3624 | [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3390 | [LET] LÍNGUA ESPANHOLA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3618 | [LET] LÍNGUA ESPANHOLA III | 40 | 20 | 60 | - | |
5442 | [LET] LÍNGUA GREGA I | 40 | 20 | 60 | - | |
6289 | [LET] LÍNGUA GREGA II | 40 | 20 | 60 | - | |
6338 | [LET] LÍNGUA GREGA III | 60 | 0 | 60 | - | |
6311 | [LET] LÍNGUA GREGA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6290 | [LET] LÍNGUA LATINA III | 40 | 20 | 60 | - | |
6346 | [LET] LÍNGUA LATINA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
3354 | [LET] LINGUA PORTUGUESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3623 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II | 40 | 20 | 60 | - | |
6384 | [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
6314 | [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
6341 | [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3352 | [LET] LINGUISTICA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3876 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3351 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA II | 40 | 20 | 60 | - | |
5754 | [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL | 60 | 0 | 60 | - | |
6379 | [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
6312 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - PROSA | 40 | 20 | 60 | - | |
6538 | [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA | 40 | 20 | 60 | - | |
6357 | [LET] MITOS FUNDADORES NA LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6342 | [LET] MORFOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
6380 | [LET] MULTIMODALIDADE E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
6343 | [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6300 | [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 40 | 20 | 60 | - | |
6381 | [LET] POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
4223 | [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE | 30 | 0 | 30 | - | |
6344 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6541 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - SÉCULO XX AO XXI | 40 | 20 | 60 | - | |
6358 | [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL | 60 | 0 | 60 | - | |
6348 | [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6349 | [LET] SEMIÓTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6285 | [LET] SINTAXE | 40 | 20 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6292 | [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA | 40 | 20 | 60 | - | |
6293 | [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA | 40 | 20 | 60 | - | |
6359 | [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6382 | [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
6350 | [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
6297 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA | 40 | 20 | 60 | - | |
6347 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA | 60 | 0 | 60 | - | |
6320 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
6351 | [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
6316 | [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2717 | [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 75 | 0 | 75 | - | |
3735 | [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |