Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS (LICENCIATURA) - VESPERTINO - (1611)

Matriz: 000003 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 6285 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
6375 ASPECTOS DA FRANCOFONIA NO ESPAÇO AFRICANO E AFRO-ANTILHANO 60 0 60 -
6383 TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS 60 0 60 -
5909 [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA 60 0 60 -
3073 [CSO] FORMAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL 40 20 60 -
2345 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA 40 20 60 -
2914 [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 60 0 60 -
7376 [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA 60 0 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 60 0 60 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 60 0 60 -
6374 [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE 60 0 60 -
6339 [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 60 0 60 -
6340 [LET] ANÁLISE DO DISCURSO 60 0 60 -
6352 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
5076 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 40 40 -
6373 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA 0 200 200 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 60 0 60 -
6321 [LET] CÂNONE E ESCOLA 60 0 60 -
6345 [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS 60 0 60 -
6353 [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 60 0 60 -
6298 [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
6354 [LET] DISCIPLINA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
6376 [LET] ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS 60 0 60 -
3023 [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA 30 0 30 -
6325 [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 60 0 60 -
4792 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS I 0 135 135 -
4793 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 0 135 135 -
5054 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS III 0 135 135 -
4238 [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA 60 0 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 60 0 60 -
6377 [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 60 0 60 -
7957 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 40 20 60 -
6355 [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 45 15 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 40 20 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 40 20 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 40 20 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 40 20 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 30 30 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 30 30 60 -
6378 [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS 60 0 60 -
6356 [LET] LETRAS NO ANTIGO ESTADO EM PORTUGAL 60 0 60 -
3909 [LET] LIBRAS 30 0 30 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 40 20 60 -
6289 [LET] LÍNGUA GREGA II 40 20 60 -
6338 [LET] LÍNGUA GREGA III 60 0 60 -
6311 [LET] LÍNGUA GREGA IV 60 0 60 -
3880 [LET] LÍNGUA INGLESA I 40 20 60 -
3392 [LET] LÍNGUA INGLESA II 40 20 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 30 30 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 60 0 60 -
6290 [LET] LÍNGUA LATINA III 40 20 60 -
6346 [LET] LÍNGUA LATINA IV 60 0 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 40 20 60 -
6384 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I 60 0 60 -
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 60 0 60 -
6341 [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO 60 0 60 -
6286 [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO 40 20 60 -
6294 [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL 40 20 60 -
3024 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 40 20 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 40 20 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 40 20 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 40 20 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 60 0 60 -
6317 [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE 40 20 60 -
6379 [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE 60 0 60 -
6357 [LET] MITOS FUNDADORES NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
6342 [LET] MORFOLOGIA 60 0 60 -
6380 [LET] MULTIMODALIDADE E ENSINO 60 0 60 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 60 0 60 -
6343 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
6300 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 40 20 60 -
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 40 20 60 -
6381 [LET] POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 60 0 60 -
4223 [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE 30 0 30 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 40 20 60 -
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 60 0 60 -
6541 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - SÉCULO XX AO XXI 40 20 60 -
6358 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL 60 0 60 -
6348 [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO 60 0 60 -
6295 [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 40 20 60 -
6349 [LET] SEMIÓTICA 60 0 60 -
6285 [LET] SINTAXE 40 20 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 60 0 60 -
6292 [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA 40 20 60 -
6293 [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA 40 20 60 -
6359 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
6382 [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 60 0 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 60 0 60 -
7362 [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE 40 20 60 -
6350 [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE 60 0 60 -
6291 [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA 40 20 60 -
6288 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA 40 20 60 -
6297 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA 40 20 60 -
6347 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA 60 0 60 -
6320 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA 60 0 60 -
6351 [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS 60 0 60 -
6316 [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA 60 0 60 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 40 20 60 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
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Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS