MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL (LICENCIATURA) - NOTURNO - (1612)
Matriz: 000002 - INATIVA
Estrutura Curricular
Formação complementar
Carga horária UC's: 18312 hora(s)
Carga horária extensão: 220 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
6375 | ASPECTOS DA FRANCOFONIA NO ESPAÇO AFRICANO E AFRO-ANTILHANO | 60 | 0 | 60 | - | |
4752 | DOMÍNIO CONEXO I | 60 | 0 | 60 | - | |
5230 | DOMÍNIO CONEXO II | 60 | 0 | 60 | - | |
6225 | DOMÍNIO CONEXO III | 60 | 0 | 60 | - | |
6229 | DOMÍNIO CONEXO IV | 60 | 0 | 60 | - | |
4753 | ELETIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
5556 | ELETIVA (2 CRÉDITOS) | 30 | 0 | 30 | - | |
4815 | ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
5509 | ELETIVA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
6000 | ELETIVA VI | 60 | 0 | 60 | - | |
6226 | ELETIVA VII | 60 | 0 | 60 | - | |
4607 | ÉPICA QUINHENTISTA E POESIA NARRATIVA: DOIS POEMAS, DUAS ÍNDIAS | 60 | 0 | 60 | - | |
5440 | ESTUDOS DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
4277 | HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISES DE GÊNEROS DE HUMOR | 60 | 0 | 60 | - | |
3616 | LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4982 | LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS | 60 | 0 | 60 | - | |
5721 | LETRAS PORTUGUESAS NO ANTIGO REGIME | 60 | 0 | 60 | - | |
5203 | LITERATURA DE TESTEMUNHO E CINEMA DOCUMENTÁRIO: REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DITATORIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4347 | LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3606 | LITERATURA E IDEIAS: PHILOSOPHES FRANCESES NO SÉCULO XVIII E ESCRITORES BRASILEIROS NO SÉCULO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
4980 | O ROMANCE E A MODERNIDADE - DE DIDEROT AO SEC XX | 60 | 0 | 60 | - | |
4617 | O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA | 60 | 0 | 60 | - | |
6425 | TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6383 | TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS | 60 | 0 | 60 | - | |
4751 | UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I | 60 | 0 | 60 | - | |
4754 | UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II | 60 | 0 | 60 | - | |
3322 | [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2448 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3923 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 90 | 0 | 90 | - | |
3075 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 60 | 0 | 60 | - | |
4442 | [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM | 60 | 0 | 60 | - | |
5404 | [CSO] DIREITOS HUMANOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3733 | [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5911 | [CSO] FOUCALT E A LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
5405 | [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA | 60 | 0 | 60 | - | |
2344 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2343 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2345 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3324 | [CSO] LEITURAS DO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
5733 | [CSO] MEIO AMBIENTE, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA | 60 | 0 | 60 | - | |
2908 | [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
5913 | [CSO] POVOS INDÍGENAS E POLÍTICAS DA DIFERENÇA | 60 | 0 | 60 | - | |
4594 | [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS - ESTUDO EM CIBERCULTURA | 60 | 0 | 60 | - | |
5403 | [CSO] SOCIEDADES AFRICANAS: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DAS AFRICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
5199 | [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5473 | [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO | 60 | 0 | 60 | - | |
7376 | [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA | 40 | 20 | 60 | - | |
5009 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: CINEMA E FILOSOFIA: AS BELAS TAMBÉM CHORAM | 60 | 0 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
3916 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III | 60 | 0 | 60 | - | |
5736 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III: TEORIA CRITICA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
4581 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V | 60 | 0 | 60 | - | |
5753 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V: A CONSTELAÇÃO BARTLEBY: O OUTRO DA ESCRITA | 60 | 0 | 60 | - | |
4234 | [FIL] ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
2692 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
3041 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II | 60 | 0 | 60 | - | |
5345 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: MELANCOLIA E EXÍLIO - EM BUSCA DO ESPAÇO PERDIDO | 60 | 0 | 60 | - | |
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2551 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I | 90 | 0 | 90 | - | |
5166 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA III: INTRODUÇÃO AO NEOPLATONISMO - DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO | 60 | 0 | 60 | - | |
3043 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I | 90 | 0 | 90 | - | |
5100 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III: A FILOSOFIA E O AVESSO DAS PALAVRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
2312 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I | 90 | 0 | 90 | - | |
2279 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
2311 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSÍCOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
4879 | [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: LEITURAS DO FORA | 60 | 0 | 60 | - | |
5094 | [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
3927 | [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
5722 | [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX | 60 | 0 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
4242 | [HAR] DESIGN E PROPAGANDA | 60 | 0 | 60 | - | |
7932 | [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS VI | 60 | 0 | 60 | - | |
4182 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3587 | [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3020 | [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
2989 | [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
5729 | [HAR] MEMÓRIA VISUAL DE SÃO PAULO | 60 | 0 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2269 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3016 | [HIS] HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
2266 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I | 60 | 0 | 60 | - | |
7276 | [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
2271 | [HIS] HISTÓRIA MODERNA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2268 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
5310 | [HIS] LEITORES E LEITURAS DO BRASIL: QUESTÕES DE CULTURA E EDUCAÇÃO (XIX - XX) | 60 | 0 | 60 | - | |
5905 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XL: HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO | 60 | 0 | 60 | - | |
5728 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVIII: HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA NA IDADE MÉDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4575 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVIII: CULTURAS AFRO-AMERICANAS E CARIBENHAS | 60 | 0 | 60 | - | |
5719 | [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
4608 | [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM | 60 | 0 | 60 | - | |
4981 | [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6374 | [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
6534 | [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE | 40 | 20 | 60 | - | |
6339 | [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6340 | [LET] ANÁLISE DO DISCURSO | 60 | 0 | 60 | - | |
5197 | [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
4341 | [LET] ASPECTOS DE LÍNGUA E LITERATURA GREGAS | 60 | 0 | 60 | - | |
6352 | [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
5076 | [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS | 0 | 40 | 40 | - | |
6373 | [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA | 0 | 200 | 200 | - | |
6299 | [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3617 | [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
6321 | [LET] CÂNONE E ESCOLA | 60 | 0 | 60 | - | |
5189 | [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
4979 | [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
4441 | [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO | 60 | 0 | 60 | - | |
6315 | [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5202 | [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
6345 | [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6353 | [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
6298 | [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
5981 | [LET] DELEUZE E A LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
6354 | [LET] DISCIPLINA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
3615 | [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO | 60 | 0 | 60 | - | |
6376 | [LET] ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6325 | [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
5265 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA I | 0 | 70 | 70 | - | |
5267 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA II | 0 | 65 | 65 | - | |
4792 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS I | 0 | 135 | 135 | - | |
4793 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II | 0 | 135 | 135 | - | |
6360 | [LET] FACES DA VIOLÊNCIA: REPRESENTAÇÕES NAS LITERATURAS EM CASTELHANO E OUTRAS ARTES | 60 | 0 | 60 | - | |
4238 | [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
6377 | [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 60 | 0 | 60 | 80 | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
6322 | [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA I | 60 | 0 | 60 | 80 | |
6441 | [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA II | 60 | 0 | 60 | - | |
5755 | [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) | 60 | 0 | 60 | - | |
3083 | [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
6355 | [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3025 | [LET] INTRODUÇÃO À LITERATURA PORTUGUESA | 36 | 0 | 36 | - | |
3082 | [LET] INTRODUÇÃO À PROSA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
5194 | [LET] INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6284 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 40 | 20 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
3725 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
4843 | [LET] LABORATÓRIO DE LINGUA - LINGUA ESPANHOLA | 60 | 0 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 30 | 30 | 60 | - | |
3021 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II | 30 | 30 | 60 | - | |
5980 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO | 60 | 0 | 60 | - | |
5450 | [LET] LEITURA LITERÁRIA: SUBJETIVAÇÃO, ENSINO, MEDIAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3760 | [LET] LEITURAS DE SHAKESPEARE | 60 | 0 | 60 | - | |
6378 | [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS | 60 | 0 | 60 | - | |
6356 | [LET] LETRAS NO ANTIGO ESTADO EM PORTUGAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3909 | [LET] LIBRAS | 30 | 0 | 30 | - | |
3624 | [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3390 | [LET] LÍNGUA ESPANHOLA II | 60 | 0 | 60 | 10 | |
3618 | [LET] LÍNGUA ESPANHOLA III | 60 | 0 | 60 | - | |
3940 | [LET] LÍNGUA ESPANHOLA IV | 60 | 0 | 60 | 20 | |
4229 | [LET] LÍNGUA ESPANHOLA V | 60 | 0 | 60 | - | |
4609 | [LET] LÍNGUA ESPANHOLA VI | 60 | 0 | 60 | 10 | |
5442 | [LET] LÍNGUA GREGA I | 60 | 0 | 60 | - | |
6289 | [LET] LÍNGUA GREGA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6338 | [LET] LÍNGUA GREGA III | 60 | 0 | 60 | - | |
6311 | [LET] LÍNGUA GREGA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
3880 | [LET] LÍNGUA INGLESA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3392 | [LET] LÍNGUA INGLESA II | 60 | 0 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6290 | [LET] LÍNGUA LATINA III | 60 | 0 | 60 | - | |
6346 | [LET] LÍNGUA LATINA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
3354 | [LET] LINGUA PORTUGUESA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3623 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II | 60 | 0 | 60 | - | |
3935 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III | 60 | 0 | 60 | - | |
4224 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
6384 | [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
6314 | [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
6341 | [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
2346 | [LET] LÍNGUAS : FRANCÊS I | 30 | 0 | 30 | - | |
2277 | [LET] LÍNGUAS: INGLÊS I | 30 | 0 | 30 | - | |
6286 | [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3352 | [LET] LINGUISTICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3614 | [LET] LINGUÍSTICA II | 60 | 0 | 60 | - | |
4841 | [LET] LINGUISTICA III | 60 | 0 | 60 | - | |
6294 | [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3024 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 36 | 0 | 36 | - | |
3876 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3351 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA II | 60 | 0 | 60 | - | |
3622 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA III | 60 | 0 | 60 | - | |
3936 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
5768 | [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA | 30 | 0 | 30 | - | |
6329 | [LET] LITERATURA E HISTÓRIA: A POÉTICA DOS LUGARES IDEAIS NA LITERATURA FRANCESA | 60 | 0 | 60 | - | |
4616 | [LET] LITERATURA ESPANHOLA III | 60 | 0 | 60 | - | |
4850 | [LET] LITERATURA ESPANHOLA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
5754 | [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL | 60 | 0 | 60 | - | |
6317 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
3355 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3682 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA II | 60 | 0 | 60 | - | |
3937 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA III | 60 | 0 | 60 | - | |
4225 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
5979 | [LET] LITERATURA: LEITURA, ENSINO, MEDIAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6379 | [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
6361 | [LET] LITERATURAS CONTEMPORÂNEAS EM CASTELHANO | 60 | 0 | 60 | - | |
6318 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - ESTUDOS TEMÁTICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6385 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - POESIA | 60 | 0 | 60 | - | |
6312 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - PROSA | 60 | 0 | 60 | 10 | |
6536 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS | 40 | 20 | 60 | - | |
7577 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS (NARRATIVAS DA MEMÓRIA) | 60 | 0 | 60 | - | |
7643 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS (TEATRO) | 40 | 20 | 60 | 10 | |
3603 | [LET] MITO E LITERATURA CLÁSSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6538 | [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA | 40 | 20 | 60 | - | |
6357 | [LET] MITOS FUNDADORES NA LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
4978 | [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA | 60 | 0 | 60 | - | |
6342 | [LET] MORFOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
6380 | [LET] MULTIMODALIDADE E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
6539 | [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO | 40 | 20 | 60 | - | |
5973 | [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA | 60 | 0 | 60 | - | |
5443 | [LET] O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL- LÍNGUA ESTRANGEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
6343 | [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6300 | [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
6381 | [LET] POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
5407 | [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
4223 | [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE | 30 | 0 | 30 | - | |
6362 | [LET] PRÁTICAS DE TRADUÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA | 60 | 0 | 60 | - | |
6287 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
6344 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6541 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - SÉCULO XX AO XXI | 40 | 20 | 60 | - | |
6358 | [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL | 60 | 0 | 60 | - | |
5723 | [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA | 60 | 0 | 60 | - | |
6348 | [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3380 | [LET] RETRATOS LITERÁRIOS DA DITADURA ARGENTINA E BRASILEIRA NOS ANOS DE 1960 E 1970 | 60 | 0 | 60 | - | |
5184 | [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS | 60 | 0 | 60 | - | |
6295 | [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6349 | [LET] SEMIÓTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6285 | [LET] SINTAXE | 60 | 0 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6292 | [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
5978 | [LET] TEORIA E ANÁLISE DA NARRATIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
4605 | [LET] TEORIA LITERÁRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4840 | [LET] TEORIA LITERARIA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6293 | [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6359 | [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6543 | [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA | 40 | 20 | 60 | - | |
5718 | [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II | 60 | 0 | 60 | - | |
5986 | [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III | 60 | 0 | 60 | - | |
5735 | [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III | 60 | 0 | 60 | - | |
4598 | [LET] TÓPICOS DE POÉTICA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
6382 | [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7362 | [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE | 40 | 20 | 60 | - | |
6350 | [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
6291 | [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA | 40 | 20 | 60 | - | |
6288 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
6297 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
5467 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: O ÍON DE PLATÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
5415 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6347 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA | 60 | 0 | 60 | - | |
6320 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
6544 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA (UCLE) | 60 | 0 | 60 | - | |
6351 | [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
6316 | [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5987 | [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA | 60 | 0 | 60 | - | |
4239 | [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
6222 | [PED] A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA PLANETÁRIA. | 75 | 0 | 75 | - | |
2717 | [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 75 | 0 | 75 | - | |
5314 | [PED] ASPECTOS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO GEORGE STEINER E EDWARD SAID | 75 | 0 | 75 | - | |
3548 | [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
4265 | [PED] DESENVOLVIMENTO MORAL: DA REGULAÇÃO EXTERNA À AUTORREGULAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2715 | [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
3394 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 75 | 0 | 75 | - | |
3037 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
4266 | [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA | 75 | 0 | 75 | - | |
5897 | [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL | 75 | 0 | 75 | - | |
2272 | [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
5898 | [PED] ESTUDOS SOBRE MAKARENKO E O POEMA PEDAGÓGICO | 75 | 0 | 75 | - | |
4268 | [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES PLÁSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
4729 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
4835 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
2885 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA | 75 | 0 | 75 | - | |
2646 | [PED] FUNDAMENTOS TEORICO-PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA | 75 | 0 | 75 | - | |
2270 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2301 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - | |
5311 | [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2267 | [PED] INTRODUÇÃO AO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3736 | [PED] LITERATURA, INFÂNCIA E ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
6230 | [PED] ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 75 | 0 | 75 | - | |
2302 | [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
2300 | [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
2575 | [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
2273 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
3314 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
2898 | [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
4264 | [PED] RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
5312 | [PED] REPRESENTAÇÕES IDEOLÓGICAS EM ANIMAÇÕES DE LONGA-METRAGEM | 75 | 0 | 75 | - | |
5315 | [PED] SUJEITO, SABER E EXPERIÊNCIA: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3735 | [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2303 | [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO | 75 | 0 | 75 | - | |
5758 | [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |