Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL (LICENCIATURA) - NOTURNO - (1612)

Matriz: 000003 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 2265 hora(s)

Carga horária extensão: 350 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 40 20 60 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 40 20 60 -
5076 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 40 40 -
6373 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA 0 200 200 -
5265 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA I 0 70 70 -
5267 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA II 0 65 65 40
4792 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS I 0 135 135 -
4793 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 0 135 135 -
6377 [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 40 20 60 80
6322 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA I 40 20 60 80
6441 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA II 40 20 60 40
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 40 20 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 40 20 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 40 20 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 40 20 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 40 20 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 30 30 60 -
3909 [LET] LIBRAS 20 10 30 -
3624 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I 40 20 60 -
3390 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA II 40 20 60 10
3618 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA III 30 30 60 20
3940 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA IV 40 20 60 20
4229 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA V 40 20 60 30
4609 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA VI 30 30 60 10
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 40 20 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 40 20 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 40 20 60 -
6384 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I 40 20 60 -
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 40 20 60 -
6385 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - POESIA 40 20 60 -
6312 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - PROSA 40 20 60 10
7577 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS (NARRATIVAS DA MEMÓRIA) 60 0 60 -
7643 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS (TEATRO) 40 20 60 10
4223 [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE 30 0 30 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS