MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS (LICENCIATURA) - NOTURNO - (1614)
Matriz: 000005 - INATIVA
Estrutura Curricular
Formação complementar
Carga horária UC's: 12957 hora(s)
Carga horária extensão: 447 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
4752 | DOMÍNIO CONEXO I | 45 | 15 | 60 | - | |
5230 | DOMÍNIO CONEXO II | 45 | 15 | 60 | - | |
6225 | DOMÍNIO CONEXO III | 45 | 15 | 60 | - | |
6899 | JOGOS, GAMES E GAMIFICAÇÃO | 40 | 0 | 40 | - | |
8901 | OFICINA DE DESENHO DE HUMOR, QUADRINHOS E CARICATURAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8253 | SISTEMAS COGNITIVOS ARTIFICIAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM | 40 | 0 | 40 | - | |
3733 | [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA | 40 | 20 | 60 | - | |
8832 | [CSO] OP - A ESPERA DO FIM DO MUNDO: LEITURAS SOBRE APOCALIPSE E SALVAÇÃO | 24 | 0 | 24 | - | |
8833 | [CSO] OP - ÁLBUNS FONOGRÁFICOS NA CULTURA BRASILEIRA - OS ANOS 1960 | 20 | 0 | 20 | - | |
8834 | [CSO] OP - CIÊNCIAS SOCIAIS E LITERATURA | 30 | 0 | 30 | - | |
8835 | [CSO] OP - FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES | 30 | 0 | 30 | - | |
8836 | [CSO] OP - GRANDES MOMENTOS DA POLÍTICA INDIGENISTA E INDÍGENA NO PERÍODO REPUBLICANO | 18 | 0 | 18 | - | |
8837 | [CSO] OP - INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA: UM PANORAMA HISTÓRICO | 24 | 0 | 24 | - | |
8838 | [CSO] OP - INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE: ATÉ ONDE VÃO AS CONVERSAÇÕES E OS DIÁLOGOS? | 24 | 0 | 24 | - | |
8844 | [CSO] OP - PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 36 | 0 | 36 | - | |
8839 | [CSO] OP - PSICANÁLISE E POLÍTICA: SUBJETIVAÇÃO E CRÍTICA EM SIGMUND FREUD | 36 | 0 | 36 | - | |
8840 | [CSO] OP - PUNIÇÃO E SOCIEDADE: LEITURAS DO ATLÂNTICO NORTE | 30 | 0 | 30 | - | |
8841 | [CSO] OP - SEMINÁRIOS MAX WEBER | 18 | 0 | 18 | - | |
8842 | [CSO] OP - SOCIOLOGIA DAS DISTINÇÕES SOCIAIS: PROBLEMAS DE PESQUISA & COLETA/TRATAMENTO DE DADOS | 36 | 0 | 36 | - | |
8843 | [CSO] OP - UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA - DOWNS E A TEORIA DEMOCRÁTICA | 20 | 0 | 20 | - | |
7043 | [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA E DO CONFLITO | 40 | 20 | 60 | - | |
7719 | [CSO] VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 40 | 20 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 73 | 17 | 90 | - | |
9030 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: A FILOSOFIA DO ROMANCE: HEGEL, LUKÁCS, RANCIÈRE | 90 | 0 | 90 | - | |
8425 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: TEORIA CRÍTICA E LITERATURA: ADORNO, KAFKA, BECKETT. | 90 | 0 | 90 | - | |
2890 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 90 | 0 | 90 | - | |
9516 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: A HISTÓRIA DA HISTERIA E O NASCIMENTO DA PSICANÁLISE | 73 | 17 | 90 | - | |
2688 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA A | 60 | 0 | 60 | - | |
2689 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA B | 60 | 0 | 60 | - | |
2690 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA C | 60 | 0 | 60 | - | |
3039 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA E | 60 | 0 | 60 | - | |
3048 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA F | 60 | 0 | 60 | - | |
2551 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I | 90 | 0 | 90 | - | |
2889 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I | 90 | 0 | 90 | - | |
6714 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA A | 60 | 0 | 60 | - | |
2621 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA B | 60 | 0 | 60 | - | |
6715 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA B | 60 | 0 | 60 | - | |
2622 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA C | 60 | 0 | 60 | - | |
2682 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA D | 60 | 0 | 60 | - | |
2624 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA E | 60 | 0 | 60 | - | |
2628 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA F | 60 | 0 | 60 | - | |
2626 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA G | 60 | 0 | 60 | - | |
8846 | [FIL] OP - ELEMENTOS DE PSICANÁLISE E POLÍTICA | 24 | 0 | 24 | - | |
8805 | [FIL] OP - FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA - "WITTGENSTEIN E A REVISÃO DO CONCEITO DE `OBJETIVIDADE`". | 24 | 0 | 24 | - | |
8847 | [FIL] OP - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 | 18 | 0 | 18 | - | |
8848 | [FIL] OP - FILÓSOFOS E SEUS ESCRITOS VISIONÁRIOS | 30 | 0 | 30 | - | |
8850 | [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA | 36 | 0 | 36 | - | |
8851 | [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA (NIETZSCHE: TEORIA DO CONHECIMENTO E MORAL) | 36 | 0 | 36 | - | |
8806 | [FIL] OP - HISTÓRIA DO CETICISMO ANTIGO | 36 | 0 | 36 | - | |
8852 | [FIL] OP - INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA RAZÃO PURA, DE KANT | 18 | 0 | 18 | - | |
8804 | [FIL] OP - JUSTIÇA E PSICOLOGIA NA REPÚBLICA DE PLATÃO | 20 | 0 | 20 | - | |
8853 | [FIL] OP - MATEMÁTICA E FILOSOFIA: UMA INTRODUÇÃO | 36 | 0 | 36 | - | |
8854 | [FIL] OP - MICHELANGELO E A ESTÉTICA DO RENASCIMENTO | 20 | 0 | 20 | - | |
8855 | [FIL] OP - POESIA E JUSTIÇA NA REPÚBLICA DE PLATÃO | 20 | 0 | 20 | - | |
4243 | [HAR] ARTE DA ÁSIA | 40 | 20 | 60 | - | |
7706 | [HAR] ARTES DAS ÁFRICAS | 45 | 15 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 45 | 15 | 60 | - | |
8417 | [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS VII | 60 | 0 | 60 | - | |
3587 | [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3286 | [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE | 45 | 15 | 60 | - | |
9688 | [HAR] METAMORFOSES DO MODERNO NA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3285 | [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO | 40 | 20 | 60 | - | |
8856 | [HAR] OP - ANTROPOLOGIA DAS COISAS: MERCADORIAS, OBRAS DE ARTE E OUTROS OBJETOS | 18 | 0 | 18 | - | |
8857 | [HAR] OP - ARTE, VIOLÊNCIA, AUTORITARISMO E TOTALITARISMO | 24 | 0 | 24 | - | |
8859 | [HAR] OP - CINEMA JAPONÊS EM DIÁLOGO | 20 | 0 | 20 | - | |
8808 | [HAR] OP - CONSTRUINDO PONTES: DA ACADEMIA PARA O INSTAGRAM | 36 | 0 | 36 | - | |
8865 | [HAR] OP - CURADORIA DIGITAL: LIMITES, POSSIBILIDADES, DESAFIOS. | 36 | 0 | 36 | - | |
8860 | [HAR] OP - ETNOGRAFIAS PERFORMATIVAS EM ISOLAMENTO: INVESTIGAÇÕES MUSICAIS SOBRE O MUNDO TÃO DESIGUAL | 36 | 0 | 36 | - | |
8861 | [HAR] OP - FOTOGRAFIA NO MÉXICO ¿ INSTITUIÇÕES, DISCURSOS E ALTERIDADES | 20 | 0 | 20 | - | |
8809 | [HAR] OP - GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE NA CULTURA DE MASSAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8810 | [HAR] OP - HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES - LEITURAS E DEBATES | 24 | 0 | 24 | - | |
8866 | [HAR] OP - O CLAUSTRO E OUTROS TEMAS ATUAIS A PARTIR DA DRAMATURGIA BRASILEIRA | 36 | 0 | 36 | - | |
8862 | [HAR] OP - OLHAR, DESCREVER, ANALISAR ¿ ESTUDO DIRIGIDO SOBRE OS GÊNEROS ARTÍSTICOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX | 36 | 0 | 36 | - | |
8863 | [HAR] OP - PATRIMÔNIO E RESISTÊNCIA: ENTRE DISCURSOS E POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO | 36 | 0 | 36 | - | |
8864 | [HAR] OP - REPRESENTAÇÕES GENÉRICO-SEXUAIS NOS VIDEOCLIPES: HISTÓRIA, CONTEXTO PRODUTIVO E ANÁLISE | 20 | 0 | 20 | - | |
8811 | [HAR] OP - RISO, POLÍTICA E AFETOS | 20 | 0 | 20 | - | |
7698 | [HAR] PATRIMÔNIO E MUSEUS: PRESERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
7276 | [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
9261 | [HIS] MUNDOS DO TRABALHO NO BRASIL DO SÉC. XX | 60 | 0 | 60 | - | |
8867 | [HIS] OP - ÁFRICAS EM MOVIMENTO: SONS, TEXTOS E IMAGENS | 36 | 0 | 36 | - | |
8868 | [HIS] OP - HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE-ISLÂMICO: OS SÉCULOS INICIAIS (VII-VIII) | 36 | 0 | 36 | - | |
8869 | [HIS] OP - INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA DA ÉPOCA MODERNA | 24 | 0 | 24 | - | |
8807 | [HIS] OP - PROBLEMAS DE HISTÓRIA MODERNA | 36 | 0 | 36 | - | |
8870 | [HIS] OP - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MODERNA | 20 | 0 | 20 | - | |
7013 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LII: HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE ISLÂMICO | 40 | 20 | 60 | - | |
8110 | [LET] ABORDAGENS TEÓRICAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA | 45 | 15 | 60 | - | |
6534 | [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
9303 | [LET] ADAPTAÇÕES NARRATIVAS E MULTIMODALIDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
6339 | [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
6340 | [LET] ANÁLISE DO DISCURSO | 45 | 15 | 60 | - | |
9720 | [LET] ASPECTOS DA FRANCOFONIA NO ESPAÇO AFRICANO E AFRO-ANTILHANO | 40 | 20 | 60 | - | |
6352 | [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 45 | 15 | 60 | - | |
9309 | [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS | 0 | 200 | 200 | - | |
9310 | [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA (APP) | 0 | 100 | 100 | - | |
6299 | [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL | 45 | 15 | 60 | - | |
9721 | [LET] BILINGUISMO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM | 40 | 20 | 60 | - | |
6321 | [LET] CÂNONE E ESCOLA | 45 | 15 | 60 | - | |
5189 | [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA | 45 | 15 | 60 | - | |
6315 | [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA | 45 | 15 | 60 | - | |
5202 | [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
6345 | [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 45 | 15 | 60 | 15 | |
6353 | [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 45 | 15 | 60 | 60 | |
6298 | [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 40 | 20 | 60 | - | |
5981 | [LET] DELEUZE E A LITERATURA | 45 | 15 | 60 | - | |
6325 | [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS | 45 | 15 | 60 | - | |
8265 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA FRANCESA I | 0 | 80 | 80 | - | |
8266 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA FRANCESA II | 0 | 80 | 80 | - | |
8260 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS I | 0 | 170 | 170 | - | |
8261 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II | 0 | 170 | 170 | - | |
7576 | [LET] ESTRATÉGIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM - DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM FLE | 60 | 0 | 60 | - | |
4238 | [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA | 45 | 15 | 60 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 45 | 15 | 60 | 60 | |
6377 | [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 30 | 30 | 60 | - | |
7957 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
6324 | [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA I | 30 | 30 | 60 | - | |
6442 | [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA II | 30 | 30 | 60 | - | |
3083 | [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO | 45 | 15 | 60 | - | |
6355 | [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL | 45 | 15 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 30 | 30 | 60 | 60 | |
7213 | [LET] INICIAÇÃO À PRÁTICA DA TRADUÇÃO FRANCÊS-PORTUGUÊS | 45 | 15 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 45 | 15 | 60 | - | |
6284 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 45 | 15 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 45 | 15 | 60 | - | |
3725 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II | 45 | 15 | 60 | - | |
8566 | [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇOES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (HISTÓRIA, LITERATURA, ARTES VISUAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 45 | 15 | 60 | 60 | |
3021 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II | 45 | 15 | 60 | - | |
6378 | [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS | 45 | 15 | 60 | - | |
8109 | [LET] LIBRAS PARA LETRAS | 15 | 45 | 60 | - | |
3879 | [LET] LÍNGUA FRANCESA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3391 | [LET] LÍNGUA FRANCESA II | 30 | 30 | 60 | - | |
3619 | [LET] LÍNGUA FRANCESA III | 30 | 30 | 60 | - | |
3942 | [LET] LÍNGUA FRANCESA IV | 30 | 30 | 60 | - | |
4230 | [LET] LÍNGUA FRANCESA V | 30 | 30 | 60 | - | |
4610 | [LET] LÍNGUA FRANCESA VI | 30 | 30 | 60 | - | |
5442 | [LET] LÍNGUA GREGA I | 30 | 30 | 60 | - | |
6289 | [LET] LÍNGUA GREGA II | 45 | 15 | 60 | - | |
6338 | [LET] LÍNGUA GREGA III | 45 | 15 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 30 | 30 | 60 | - | |
6290 | [LET] LÍNGUA LATINA III | 30 | 30 | 60 | - | |
6346 | [LET] LÍNGUA LATINA IV | 45 | 15 | 60 | - | |
3354 | [LET] LINGUA PORTUGUESA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3623 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II | 45 | 15 | 60 | - | |
3935 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III | 45 | 15 | 60 | - | |
6384 | [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I | 30 | 30 | 60 | - | |
6314 | [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II | 30 | 30 | 60 | 60 | |
6341 | [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
6286 | [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
3352 | [LET] LINGUISTICA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3614 | [LET] LINGUÍSTICA II | 45 | 15 | 60 | - | |
6294 | [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL | 45 | 15 | 60 | - | |
3876 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3351 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA II | 45 | 15 | 60 | - | |
3622 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA III | 45 | 15 | 60 | - | |
3936 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV | 45 | 15 | 60 | - | |
6329 | [LET] LITERATURA E HISTÓRIA: A POÉTICA DOS LUGARES IDEAIS NA LITERATURA FRANCESA | 45 | 15 | 60 | - | |
8112 | [LET] LITERATURA FRANCESA I - PANORAMA | 45 | 15 | 60 | - | |
8264 | [LET] LITERATURA FRANCESA II: SÉCULOS XVII E XVIII | 45 | 15 | 60 | - | |
8113 | [LET] LITERATURA FRANCESA III - SÉCULO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
4851 | [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX | 45 | 15 | 60 | - | |
5754 | [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL | 45 | 15 | 60 | - | |
6317 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
3355 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3682 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA II | 45 | 15 | 60 | - | |
4225 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV | 45 | 15 | 60 | - | |
6379 | [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
9386 | [LET] LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA | 40 | 20 | 60 | - | |
6538 | [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
4978 | [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA | 45 | 15 | 60 | - | |
6342 | [LET] MORFOLOGIA | 45 | 15 | 60 | - | |
9397 | [LET] O UNIVERSO FANTÁSTICO PELO OLHAR FRANCÊS | 60 | 0 | 60 | - | |
8106 | [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE GREGO | 60 | 0 | 60 | - | |
8107 | [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE LATIM | 30 | 30 | 60 | - | |
8845 | [LET] OP - DISCURSO E TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL | 30 | 0 | 30 | - | |
8812 | [LET] OP - EDUCAÇÃO DE SURDOS: O FAZER PEDAGÓGICO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO BILINGUE | 20 | 0 | 20 | - | |
8871 | [LET] OP - LETRAS À MESA: AS DIMENSÕES DO ATO DE COMER NA LITERATURA | 36 | 0 | 36 | - | |
8872 | [LET] OP - VOZ NEGRA NA LITERATURA E NA POLÍTICA : LUIZ GAMA (1830-1882), DE EX-ESCRAVO A ¿AUTOR¿ | 20 | 0 | 20 | - | |
7020 | [LET] PESQUISA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6300 | [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 45 | 15 | 60 | 60 | |
6540 | [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
5407 | [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA | 45 | 15 | 60 | - | |
6287 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
6344 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
6358 | [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL | 60 | 0 | 60 | - | |
5723 | [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA | 45 | 15 | 60 | - | |
6348 | [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6295 | [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
6285 | [LET] SINTAXE | 45 | 15 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
6292 | [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
4605 | [LET] TEORIA LITERÁRIA | 45 | 15 | 60 | - | |
4840 | [LET] TEORIA LITERARIA II | 45 | 15 | 60 | - | |
6293 | [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6542 | [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉCULO XIX AO XXI | 45 | 15 | 60 | 12 | |
6543 | [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA | 45 | 15 | 60 | - | |
8573 | [LET] TÓPICOS EM CULTURA ANTIGA | 60 | 0 | 60 | - | |
8108 | [LET] TÓPICOS EM EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA | 45 | 15 | 60 | 60 | |
6382 | [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 45 | 15 | 60 | - | |
7362 | [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
6350 | [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
6291 | [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA | 60 | 0 | 60 | - | |
6288 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA | 45 | 15 | 60 | - | |
6297 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA | 45 | 15 | 60 | - | |
7442 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA - CONTOS FANTÁSTICOS | 45 | 15 | 60 | - | |
7675 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA FRANCESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6347 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA | 45 | 15 | 60 | - | |
6351 | [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
6316 | [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA | 45 | 15 | 60 | - | |
2717 | [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 75 | 0 | 75 | - | |
3548 | [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
6233 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS | 75 | 0 | 75 | - | |
8633 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 60 | 15 | 75 | - | |
5897 | [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL | 60 | 15 | 75 | - | |
3318 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA | 60 | 15 | 75 | - | |
2646 | [PED] FUNDAMENTOS TEORICO-PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA | 75 | 0 | 75 | - | |
8873 | [PED] OP - ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: DESAFIO, LIMITES E PERSPECTIVAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8874 | [PED] OP - ARQUITETURA ESCOLAR E A DIMENSÃO EDUCATIVA DO ESPAÇO | 20 | 0 | 20 | - | |
8813 | [PED] OP - DESENVOLVIMENTO MORAL: SEGUNDO A PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET (PRIMEIROS ESTUDOS) | 20 | 0 | 20 | - | |
8875 | [PED] OP - ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DAS ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 32 | 0 | 32 | - | |
8876 | [PED] OP - FEMINISMOS CONTRA-HEGEMÔNICOS: RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES NUMA NAÇÃO PRETENSAMENTE EMBRANQUECIDA | 32 | 0 | 32 | - | |
8815 | [PED] OP - INTRODUÇÃO À TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON | 20 | 0 | 20 | - | |
8814 | [PED] OP - O PROCESSO DE REESCRITA COMO ESTÍMULO PARA REFLEXÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE DE LINGUAGEM | 20 | 0 | 20 | - | |
8877 | [PED] OP - QUESTÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO CULTURAL PARA CRIANÇAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8878 | [PED] OP - TEMAS CLÁSSICOS E EMERGENTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 20 | 0 | 20 | - | |
6230 | [PED] ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 75 | 0 | 75 | - | |
2302 | [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 60 | 15 | 75 | - | |
2574 | [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2898 | [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |