Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS (LICENCIATURA) - NOTURNO - (1614)

Matriz: 000005 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 12957 hora(s)

Carga horária extensão: 447 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4752 DOMÍNIO CONEXO I 45 15 60 -
5230 DOMÍNIO CONEXO II 45 15 60 -
6225 DOMÍNIO CONEXO III 45 15 60 -
6899 JOGOS, GAMES E GAMIFICAÇÃO 40 0 40 -
8901 OFICINA DE DESENHO DE HUMOR, QUADRINHOS E CARICATURAS 36 0 36 -
8253 SISTEMAS COGNITIVOS ARTIFICIAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM 40 0 40 -
3733 [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA 40 20 60 -
8832 [CSO] OP - A ESPERA DO FIM DO MUNDO: LEITURAS SOBRE APOCALIPSE E SALVAÇÃO 24 0 24 -
8833 [CSO] OP - ÁLBUNS FONOGRÁFICOS NA CULTURA BRASILEIRA - OS ANOS 1960 20 0 20 -
8834 [CSO] OP - CIÊNCIAS SOCIAIS E LITERATURA 30 0 30 -
8835 [CSO] OP - FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES 30 0 30 -
8836 [CSO] OP - GRANDES MOMENTOS DA POLÍTICA INDIGENISTA E INDÍGENA NO PERÍODO REPUBLICANO 18 0 18 -
8837 [CSO] OP - INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA: UM PANORAMA HISTÓRICO 24 0 24 -
8838 [CSO] OP - INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE: ATÉ ONDE VÃO AS CONVERSAÇÕES E OS DIÁLOGOS? 24 0 24 -
8844 [CSO] OP - PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 36 0 36 -
8839 [CSO] OP - PSICANÁLISE E POLÍTICA: SUBJETIVAÇÃO E CRÍTICA EM SIGMUND FREUD 36 0 36 -
8840 [CSO] OP - PUNIÇÃO E SOCIEDADE: LEITURAS DO ATLÂNTICO NORTE 30 0 30 -
8841 [CSO] OP - SEMINÁRIOS MAX WEBER 18 0 18 -
8842 [CSO] OP - SOCIOLOGIA DAS DISTINÇÕES SOCIAIS: PROBLEMAS DE PESQUISA & COLETA/TRATAMENTO DE DADOS 36 0 36 -
8843 [CSO] OP - UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA - DOWNS E A TEORIA DEMOCRÁTICA 20 0 20 -
7043 [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA E DO CONFLITO 40 20 60 -
7719 [CSO] VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES 40 20 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 73 17 90 -
9030 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: A FILOSOFIA DO ROMANCE: HEGEL, LUKÁCS, RANCIÈRE 90 0 90 -
8425 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: TEORIA CRÍTICA E LITERATURA: ADORNO, KAFKA, BECKETT. 90 0 90 -
2890 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA 90 0 90 -
9516 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: A HISTÓRIA DA HISTERIA E O NASCIMENTO DA PSICANÁLISE 73 17 90 -
2688 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA A 60 0 60 -
2689 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA B 60 0 60 -
2690 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA C 60 0 60 -
3039 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA E 60 0 60 -
3048 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA F 60 0 60 -
2551 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I 90 0 90 -
2889 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I 90 0 90 -
6714 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA A 60 0 60 -
2621 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA B 60 0 60 -
6715 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA B 60 0 60 -
2622 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA C 60 0 60 -
2682 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA D 60 0 60 -
2624 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA E 60 0 60 -
2628 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA F 60 0 60 -
2626 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA G 60 0 60 -
8846 [FIL] OP - ELEMENTOS DE PSICANÁLISE E POLÍTICA 24 0 24 -
8805 [FIL] OP - FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA - "WITTGENSTEIN E A REVISÃO DO CONCEITO DE `OBJETIVIDADE`". 24 0 24 -
8847 [FIL] OP - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 18 0 18 -
8848 [FIL] OP - FILÓSOFOS E SEUS ESCRITOS VISIONÁRIOS 30 0 30 -
8850 [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA 36 0 36 -
8851 [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA (NIETZSCHE: TEORIA DO CONHECIMENTO E MORAL) 36 0 36 -
8806 [FIL] OP - HISTÓRIA DO CETICISMO ANTIGO 36 0 36 -
8852 [FIL] OP - INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA RAZÃO PURA, DE KANT 18 0 18 -
8804 [FIL] OP - JUSTIÇA E PSICOLOGIA NA REPÚBLICA DE PLATÃO 20 0 20 -
8853 [FIL] OP - MATEMÁTICA E FILOSOFIA: UMA INTRODUÇÃO 36 0 36 -
8854 [FIL] OP - MICHELANGELO E A ESTÉTICA DO RENASCIMENTO 20 0 20 -
8855 [FIL] OP - POESIA E JUSTIÇA NA REPÚBLICA DE PLATÃO 20 0 20 -
4243 [HAR] ARTE DA ÁSIA 40 20 60 -
7706 [HAR] ARTES DAS ÁFRICAS 45 15 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 45 15 60 -
8417 [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS VII 60 0 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 60 0 60 -
3286 [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE 45 15 60 -
9688 [HAR] METAMORFOSES DO MODERNO NA ARTE 60 0 60 -
3285 [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO 40 20 60 -
8856 [HAR] OP - ANTROPOLOGIA DAS COISAS: MERCADORIAS, OBRAS DE ARTE E OUTROS OBJETOS 18 0 18 -
8857 [HAR] OP - ARTE, VIOLÊNCIA, AUTORITARISMO E TOTALITARISMO 24 0 24 -
8859 [HAR] OP - CINEMA JAPONÊS EM DIÁLOGO 20 0 20 -
8808 [HAR] OP - CONSTRUINDO PONTES: DA ACADEMIA PARA O INSTAGRAM 36 0 36 -
8865 [HAR] OP - CURADORIA DIGITAL: LIMITES, POSSIBILIDADES, DESAFIOS. 36 0 36 -
8860 [HAR] OP - ETNOGRAFIAS PERFORMATIVAS EM ISOLAMENTO: INVESTIGAÇÕES MUSICAIS SOBRE O MUNDO TÃO DESIGUAL 36 0 36 -
8861 [HAR] OP - FOTOGRAFIA NO MÉXICO ¿ INSTITUIÇÕES, DISCURSOS E ALTERIDADES 20 0 20 -
8809 [HAR] OP - GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE NA CULTURA DE MASSAS 36 0 36 -
8810 [HAR] OP - HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES - LEITURAS E DEBATES 24 0 24 -
8866 [HAR] OP - O CLAUSTRO E OUTROS TEMAS ATUAIS A PARTIR DA DRAMATURGIA BRASILEIRA 36 0 36 -
8862 [HAR] OP - OLHAR, DESCREVER, ANALISAR ¿ ESTUDO DIRIGIDO SOBRE OS GÊNEROS ARTÍSTICOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX 36 0 36 -
8863 [HAR] OP - PATRIMÔNIO E RESISTÊNCIA: ENTRE DISCURSOS E POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO 36 0 36 -
8864 [HAR] OP - REPRESENTAÇÕES GENÉRICO-SEXUAIS NOS VIDEOCLIPES: HISTÓRIA, CONTEXTO PRODUTIVO E ANÁLISE 20 0 20 -
8811 [HAR] OP - RISO, POLÍTICA E AFETOS 20 0 20 -
7698 [HAR] PATRIMÔNIO E MUSEUS: PRESERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO 45 15 60 -
2555 [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 0 60 -
7276 [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE 60 0 60 -
9261 [HIS] MUNDOS DO TRABALHO NO BRASIL DO SÉC. XX 60 0 60 -
8867 [HIS] OP - ÁFRICAS EM MOVIMENTO: SONS, TEXTOS E IMAGENS 36 0 36 -
8868 [HIS] OP - HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE-ISLÂMICO: OS SÉCULOS INICIAIS (VII-VIII) 36 0 36 -
8869 [HIS] OP - INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA DA ÉPOCA MODERNA 24 0 24 -
8807 [HIS] OP - PROBLEMAS DE HISTÓRIA MODERNA 36 0 36 -
8870 [HIS] OP - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MODERNA 20 0 20 -
7013 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LII: HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE ISLÂMICO 40 20 60 -
8110 [LET] ABORDAGENS TEÓRICAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA 45 15 60 -
6534 [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE 45 15 60 -
9303 [LET] ADAPTAÇÕES NARRATIVAS E MULTIMODALIDADE 45 15 60 -
6339 [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 45 15 60 -
6340 [LET] ANÁLISE DO DISCURSO 45 15 60 -
9720 [LET] ASPECTOS DA FRANCOFONIA NO ESPAÇO AFRICANO E AFRO-ANTILHANO 40 20 60 -
6352 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 45 15 60 -
9309 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 200 200 -
9310 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA (APP) 0 100 100 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 45 15 60 -
9721 [LET] BILINGUISMO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM 40 20 60 -
6321 [LET] CÂNONE E ESCOLA 45 15 60 -
5189 [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA 45 15 60 -
6315 [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 60 0 60 -
6345 [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS 45 15 60 15
6353 [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 60
6298 [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 40 20 60 -
5981 [LET] DELEUZE E A LITERATURA 45 15 60 -
6325 [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 45 15 60 -
8265 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA FRANCESA I 0 80 80 -
8266 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA FRANCESA II 0 80 80 -
8260 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS I 0 170 170 -
8261 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 0 170 170 -
7576 [LET] ESTRATÉGIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM - DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM FLE 60 0 60 -
4238 [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA 45 15 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 45 15 60 60
6377 [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 45 15 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 30 30 60 -
7957 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 60 0 60 -
6324 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA I 30 30 60 -
6442 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA II 30 30 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 45 15 60 -
6355 [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL 45 15 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 30 30 60 60
7213 [LET] INICIAÇÃO À PRÁTICA DA TRADUÇÃO FRANCÊS-PORTUGUÊS 45 15 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 45 15 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 45 15 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 45 15 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 45 15 60 -
8566 [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇOES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (HISTÓRIA, LITERATURA, ARTES VISUAIS) 60 0 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 45 15 60 60
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 45 15 60 -
6378 [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS 45 15 60 -
8109 [LET] LIBRAS PARA LETRAS 15 45 60 -
3879 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 30 30 60 -
3391 [LET] LÍNGUA FRANCESA II 30 30 60 -
3619 [LET] LÍNGUA FRANCESA III 30 30 60 -
3942 [LET] LÍNGUA FRANCESA IV 30 30 60 -
4230 [LET] LÍNGUA FRANCESA V 30 30 60 -
4610 [LET] LÍNGUA FRANCESA VI 30 30 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
6289 [LET] LÍNGUA GREGA II 45 15 60 -
6338 [LET] LÍNGUA GREGA III 45 15 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 30 30 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 30 30 60 -
6290 [LET] LÍNGUA LATINA III 30 30 60 -
6346 [LET] LÍNGUA LATINA IV 45 15 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 45 15 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 45 15 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 45 15 60 -
6384 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I 30 30 60 -
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 30 30 60 60
6341 [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO 45 15 60 -
6286 [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO 45 15 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 45 15 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 45 15 60 -
6294 [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL 45 15 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 45 15 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 45 15 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 45 15 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 45 15 60 -
6329 [LET] LITERATURA E HISTÓRIA: A POÉTICA DOS LUGARES IDEAIS NA LITERATURA FRANCESA 45 15 60 -
8112 [LET] LITERATURA FRANCESA I - PANORAMA 45 15 60 -
8264 [LET] LITERATURA FRANCESA II: SÉCULOS XVII E XVIII 45 15 60 -
8113 [LET] LITERATURA FRANCESA III - SÉCULO XIX 45 15 60 -
4851 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX 45 15 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 45 15 60 -
6317 [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE 45 15 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 45 15 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 45 15 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 45 15 60 -
6379 [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE 45 15 60 -
9386 [LET] LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA 40 20 60 -
6538 [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
4978 [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA 45 15 60 -
6342 [LET] MORFOLOGIA 45 15 60 -
9397 [LET] O UNIVERSO FANTÁSTICO PELO OLHAR FRANCÊS 60 0 60 -
8106 [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE GREGO 60 0 60 -
8107 [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE LATIM 30 30 60 -
8845 [LET] OP - DISCURSO E TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL 30 0 30 -
8812 [LET] OP - EDUCAÇÃO DE SURDOS: O FAZER PEDAGÓGICO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO BILINGUE 20 0 20 -
8871 [LET] OP - LETRAS À MESA: AS DIMENSÕES DO ATO DE COMER NA LITERATURA 36 0 36 -
8872 [LET] OP - VOZ NEGRA NA LITERATURA E NA POLÍTICA : LUIZ GAMA (1830-1882), DE EX-ESCRAVO A ¿AUTOR¿ 20 0 20 -
7020 [LET] PESQUISA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
6300 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 60
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 45 15 60 -
5407 [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA 45 15 60 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 45 15 60 -
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 45 15 60 -
6358 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL 60 0 60 -
5723 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA 45 15 60 -
6348 [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO 60 0 60 -
6295 [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 45 15 60 -
6285 [LET] SINTAXE 45 15 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 45 15 60 -
6292 [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 45 15 60 -
6293 [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
6542 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉCULO XIX AO XXI 45 15 60 12
6543 [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 45 15 60 -
8573 [LET] TÓPICOS EM CULTURA ANTIGA 60 0 60 -
8108 [LET] TÓPICOS EM EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA 45 15 60 60
6382 [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 60 0 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 45 15 60 -
7362 [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE 45 15 60 -
6350 [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE 45 15 60 -
6291 [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA 60 0 60 -
6288 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA 45 15 60 -
6297 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA 45 15 60 -
7442 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA - CONTOS FANTÁSTICOS 45 15 60 -
7675 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA FRANCESA 45 15 60 -
6347 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA 45 15 60 -
6351 [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS 60 0 60 -
6316 [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 75 0 75 -
6233 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS 75 0 75 -
8633 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 60 15 75 -
5897 [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL 60 15 75 -
3318 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA 60 15 75 -
2646 [PED] FUNDAMENTOS TEORICO-PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 75 0 75 -
8873 [PED] OP - ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: DESAFIO, LIMITES E PERSPECTIVAS 36 0 36 -
8874 [PED] OP - ARQUITETURA ESCOLAR E A DIMENSÃO EDUCATIVA DO ESPAÇO 20 0 20 -
8813 [PED] OP - DESENVOLVIMENTO MORAL: SEGUNDO A PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET (PRIMEIROS ESTUDOS) 20 0 20 -
8875 [PED] OP - ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DAS ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL 32 0 32 -
8876 [PED] OP - FEMINISMOS CONTRA-HEGEMÔNICOS: RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES NUMA NAÇÃO PRETENSAMENTE EMBRANQUECIDA 32 0 32 -
8815 [PED] OP - INTRODUÇÃO À TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON 20 0 20 -
8814 [PED] OP - O PROCESSO DE REESCRITA COMO ESTÍMULO PARA REFLEXÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE DE LINGUAGEM 20 0 20 -
8877 [PED] OP - QUESTÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO CULTURAL PARA CRIANÇAS 36 0 36 -
8878 [PED] OP - TEMAS CLÁSSICOS E EMERGENTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO 20 0 20 -
6230 [PED] ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
2302 [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 60 15 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS