Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS (LICENCIATURA) - NOTURNO - (1615)

Matriz: 000002 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 16236 hora(s)

Carga horária extensão: 120 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
6375 ASPECTOS DA FRANCOFONIA NO ESPAÇO AFRICANO E AFRO-ANTILHANO 60 0 60 -
4752 DOMÍNIO CONEXO I 60 0 60 -
5230 DOMÍNIO CONEXO II 60 0 60 -
4753 ELETIVA 60 0 60 -
5556 ELETIVA (2 CRÉDITOS) 30 0 30 -
4815 ELETIVA II 60 0 60 -
5509 ELETIVA IV 60 0 60 -
4607 ÉPICA QUINHENTISTA E POESIA NARRATIVA: DOIS POEMAS, DUAS ÍNDIAS 60 0 60 -
5440 ESTUDOS DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO 60 0 60 -
4277 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISES DE GÊNEROS DE HUMOR 60 0 60 -
3616 LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA 30 0 30 -
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 60 0 60 -
4347 LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL 30 30 60 -
3606 LITERATURA E IDEIAS: PHILOSOPHES FRANCESES NO SÉCULO XVIII E ESCRITORES BRASILEIROS NO SÉCULO XIX 60 0 60 -
4980 O ROMANCE E A MODERNIDADE - DE DIDEROT AO SEC XX 60 0 60 -
4617 O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA 60 0 60 -
4846 TEORIA LITERARIA II 40 20 60 -
6372 TÓPICOS EM LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA 60 0 60 -
6425 TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA 60 0 60 -
6383 TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS 60 0 60 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 60 0 60 -
4754 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II 60 0 60 -
6452 UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA I 40 20 60 -
6453 UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA II 40 20 60 -
6454 UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA III 60 0 60 -
3070 [CSO] ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL : HISTÓRIA, POLÍTICA E TEORIA 60 0 60 -
7109 [CSO] ANTROPOLOGIA DO CORPO 60 0 60 -
2447 [CSO] ANTROPOLOGIA I 60 0 60 -
7042 [CSO] ANTROPOLOGIA, HISTÓRIA E LITERATURA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES 60 0 60 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 90 0 90 -
3075 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE 60 0 60 -
4442 [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM 60 0 60 -
5404 [CSO] DIREITOS HUMANOS 60 0 60 -
5405 [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA 60 0 60 -
3930 [CSO] INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA (O MARXISMO OCIDENTAL) 60 0 60 -
2344 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA 60 0 60 -
2343 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA 60 0 60 -
2345 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA 60 0 60 -
4999 [CSO] MOVIMENTOS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 60 0 60 -
5927 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS 60 0 60 -
4594 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS - ESTUDO EM CIBERCULTURA 60 0 60 -
2449 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
5473 [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO 60 0 60 -
5348 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE IV: PENSAMENTO E IMAGEM 60 0 60 -
3040 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 90 0 90 -
5167 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II: PSICANÁLISE COMO CIÊNCIA 60 0 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 60 0 60 -
5100 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III: A FILOSOFIA E O AVESSO DAS PALAVRAS 60 0 60 -
2312 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I 90 0 90 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 60 0 60 -
4879 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: LEITURAS DO FORA 60 0 60 -
5094 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA 60 0 60 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 90 0 90 -
5147 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO III: QUESTÕES METODOLÓGICAS EM HISTÓRIA DA FILOSOFIA 60 0 60 -
4996 [HAR] ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO URBANA NO BRASIL: TÓPICOS DE ESTUDOS ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO 60 0 60 -
5722 [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
4242 [HAR] DESIGN E PROPAGANDA 60 0 60 -
4182 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA 60 0 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 60 0 60 -
6162 [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
3286 [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE 60 0 60 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
5376 [HAR] UMA BREVE HISTÓRIA DO RETRATO: DO MUNDO ANTIGO AO SÉCULO XX 60 0 60 -
3017 [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL 60 0 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60 0 60 -
4954 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIX: HISTÓRIA AMBIENTAL 60 0 60 -
5107 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXIII: MOMENTOS E MOVIMENTOS DA HISTÓRIA DO LIVRO E DA EDIÇÃO NA AMÉRICA LATINA DO SÉCULO XX 60 0 60 -
5719 [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA 60 0 60 -
4608 [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM 60 0 60 -
4981 [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS 60 0 60 -
6374 [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE 60 0 60 -
6534 [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE 60 0 60 -
6339 [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 60 0 60 -
6340 [LET] ANÁLISE DO DISCURSO 60 0 60 -
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 60 0 60 -
4341 [LET] ASPECTOS DE LÍNGUA E LITERATURA GREGAS 60 0 60 -
6352 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
5076 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 40 40 -
6373 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA 0 200 200 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 60 0 60 -
3617 [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS 60 0 60 -
6321 [LET] CÂNONE E ESCOLA 60 0 60 -
5189 [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA 60 0 60 -
4979 [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS 60 0 60 -
3768 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA 60 0 60 -
4441 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO 60 0 60 -
6315 [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA 60 0 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 60 0 60 -
6345 [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS 60 0 60 -
6353 [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 60 0 60 -
6298 [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
5981 [LET] DELEUZE E A LITERATURA 60 0 60 -
6354 [LET] DISCIPLINA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
3615 [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO 60 0 60 -
6376 [LET] ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS 60 0 60 -
6325 [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 60 0 60 -
5271 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA I 0 70 70 -
5273 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA II 0 65 65 30
4792 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS I 135 0 135 -
4793 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 0 135 135 -
4238 [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA 60 0 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 60 0 60 -
6377 [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 60 0 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 60 0 60 -
6323 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA I 60 0 60 60
6458 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA II 60 0 60 30
5755 [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) 60 0 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 60 0 60 -
6355 [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 60 0 60 -
3025 [LET] INTRODUÇÃO À LITERATURA PORTUGUESA 30 0 30 -
3082 [LET] INTRODUÇÃO À PROSA LATINA 60 0 60 -
5194 [LET] INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA 60 0 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 60 0 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 40 20 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 40 20 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 40 20 60 -
4845 [LET] LABORATÓRIO DE LÍNGUA - LÍNGUA INGLESA 60 0 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 30 30 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 30 30 60 -
5980 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO 40 20 60 -
5450 [LET] LEITURA LITERÁRIA: SUBJETIVAÇÃO, ENSINO, MEDIAÇÃO 60 0 60 -
6378 [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS 60 0 60 -
6356 [LET] LETRAS NO ANTIGO ESTADO EM PORTUGAL 60 0 60 -
3909 [LET] LIBRAS 30 0 30 -
3624 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I 60 0 60 -
3879 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 30 30 60 -
3391 [LET] LÍNGUA FRANCESA II 30 30 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
6289 [LET] LÍNGUA GREGA II 60 0 60 -
6338 [LET] LÍNGUA GREGA III 60 0 60 -
6311 [LET] LÍNGUA GREGA IV 30 30 60 -
3880 [LET] LÍNGUA INGLESA I 30 30 60 -
3392 [LET] LÍNGUA INGLESA II 30 30 60 -
3620 [LET] LÍNGUA INGLESA III 30 30 60 -
3944 [LET] LÍNGUA INGLESA IV 30 30 60 -
4231 [LET] LÍNGUA INGLESA V 30 30 60 -
4611 [LET] LÍNGUA INGLESA VI 30 30 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 60 0 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 60 0 60 -
6290 [LET] LÍNGUA LATINA III 60 0 60 -
6346 [LET] LÍNGUA LATINA IV 60 0 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 60 0 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 60 0 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 60 0 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 60 0 60 -
6384 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I 60 0 60 -
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 60 0 60 -
6341 [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO 60 0 60 -
6286 [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO 60 0 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 60 0 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 60 0 60 -
4841 [LET] LINGUISTICA III 60 0 60 -
6294 [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL 60 0 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 60 0 60 -
3024 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 36 0 36 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 60 0 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 60 0 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 60 0 60 -
5768 [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA 30 0 30 -
4226 [LET] LITERATURA ESPANHOLA II 30 30 60 -
3943 [LET] LITERATURA FRANCESA I 60 0 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 60 0 60 -
4852 [LET] LITERATURA INGLESA IV 30 30 60 -
6317 [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE 60 0 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 60 0 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 60 0 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 60 0 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 60 0 60 -
6379 [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE 60 0 60 -
6313 [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA I 40 20 60 -
6413 [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA II 40 20 60 -
6319 [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA III 40 20 60 -
6370 [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA IV 30 30 60 -
3603 [LET] MITO E LITERATURA CLÁSSICA 60 0 60 -
6357 [LET] MITOS FUNDADORES NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
4978 [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA 60 0 60 -
6342 [LET] MORFOLOGIA 60 0 60 -
6380 [LET] MULTIMODALIDADE E ENSINO 60 0 60 -
6539 [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO 40 20 60 -
5443 [LET] O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL- LÍNGUA ESTRANGEIRA 30 0 30 -
7020 [LET] PESQUISA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
6343 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
6300 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 60 0 60 -
6381 [LET] POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 60 0 60 -
4223 [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE 30 0 30 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 60 0 60 -
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 60 0 60 -
6541 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - SÉCULO XX AO XXI 40 20 60 -
6358 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL 60 0 60 -
5723 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA 60 0 60 -
6348 [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO 60 0 60 -
5184 [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS 60 0 60 -
6295 [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 60 0 60 -
6349 [LET] SEMIÓTICA 60 0 60 -
6285 [LET] SINTAXE 60 0 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 60 0 60 -
6292 [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 60 0 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 60 0 60 -
6293 [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
6359 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
6543 [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 40 20 60 -
5986 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III 40 20 60 -
5735 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III 60 0 60 -
4598 [LET] TÓPICOS DE POÉTICA LATINA 60 0 60 -
6382 [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 60 0 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 60 0 60 -
7362 [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE 40 20 60 -
6350 [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE 60 0 60 -
6291 [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA 60 0 60 -
6371 [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA DO INGLÊS 60 0 60 -
6288 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA 60 0 60 -
6297 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA 60 0 60 -
5467 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: O ÍON DE PLATÃO 60 0 60 -
5415 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA 60 0 60 -
7442 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA - CONTOS FANTÁSTICOS 60 0 60 -
6347 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA 60 0 60 -
6320 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA 60 0 60 -
6544 [LET] TÓPICOS EM LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA (UCLE) 60 0 60 -
6351 [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS 60 0 60 -
6316 [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA 60 0 60 -
5987 [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA 30 0 30 -
4239 [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS 60 0 60 -
3727 [LET] TRÊS POETAS PORTUGUESAS: SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN, LUIZA NETO JORGE, ADÍLIA LOPES 60 0 60 -
5150 [PED] AÇÕES AFIRMATIVAS E DIREITOS HUMANOS 75 0 75 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
5314 [PED] ASPECTOS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO GEORGE STEINER E EDWARD SAID 75 0 75 -
7039 [PED] COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
4265 [PED] DESENVOLVIMENTO MORAL: DA REGULAÇÃO EXTERNA À AUTORREGULAÇÃO 75 0 75 -
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
6233 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS 75 0 75 -
3037 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO 75 0 75 -
4266 [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA 75 0 75 -
2272 [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA 75 0 75 -
3726 [PED] ESTUDOS DO LETRAMENTO E ENSINO 75 0 75 -
4268 [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES PLÁSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO 75 0 75 -
4729 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I 60 15 75 -
4835 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
2883 [PED] FUNDAMENTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL I 60 15 75 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 75 0 75 -
2885 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3033 [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 75 0 75 -
2301 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA 75 0 75 -
5311 [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS 75 0 75 -
2267 [PED] INTRODUÇÃO AO CAMPO DA EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2302 [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
2300 [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
4271 [PED] PROJETOS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM INTEGRADOS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
3314 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
4267 [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA 75 0 75 -
5312 [PED] REPRESENTAÇÕES IDEOLÓGICAS EM ANIMAÇÕES DE LONGA-METRAGEM 75 0 75 -
5315 [PED] SUJEITO, SABER E EXPERIÊNCIA: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
5758 [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS