MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS (LICENCIATURA) - VESPERTINO - (1616)
Matriz: 000004 - INATIVA
Estrutura Curricular
Formação complementar
Carga horária UC's: 8045 hora(s)
Carga horária extensão: 246 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2913 | [CSO] ANTROPOLOGIA URBANA | 45 | 15 | 60 | - | |
7376 | [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 45 | 15 | 60 | - | |
2279 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I | 45 | 15 | 60 | - | |
5722 | [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX | 60 | 0 | 60 | - | |
4242 | [HAR] DESIGN E PROPAGANDA | 40 | 20 | 60 | - | |
3587 | [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 40 | 20 | 60 | - | |
8110 | [LET] ABORDAGENS TEÓRICAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA | 45 | 15 | 60 | - | |
6339 | [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
6340 | [LET] ANÁLISE DO DISCURSO | 45 | 15 | 60 | - | |
5197 | [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO | 45 | 15 | 60 | - | |
6352 | [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 45 | 15 | 60 | - | |
8258 | [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES (LETRAS) | 0 | 100 | 100 | - | |
6373 | [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA | 0 | 200 | 200 | - | |
6321 | [LET] CÂNONE E ESCOLA | 45 | 15 | 60 | - | |
6315 | [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA | 45 | 15 | 60 | - | |
6345 | [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 45 | 15 | 60 | - | |
6353 | [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
6298 | [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
6325 | [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS | 45 | 15 | 60 | - | |
8262 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INGLÊS I | 0 | 80 | 80 | 15 | |
8263 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INGLÊS II | 0 | 80 | 80 | 40 | |
8260 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS I | 0 | 170 | 170 | - | |
8261 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II | 0 | 170 | 170 | - | |
4238 | [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA | 45 | 15 | 60 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 45 | 15 | 60 | - | |
6377 | [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 30 | 30 | 60 | - | |
6323 | [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA I | 30 | 30 | 60 | 60 | |
6458 | [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA II | 30 | 30 | 60 | 30 | |
3083 | [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO | 45 | 15 | 60 | - | |
6355 | [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL | 45 | 15 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 30 | 30 | 60 | 60 | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 45 | 15 | 60 | - | |
6284 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 45 | 15 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 45 | 15 | 60 | - | |
3725 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II | 45 | 15 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 45 | 15 | 60 | 16 | |
3021 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II | 45 | 15 | 60 | - | |
6378 | [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS | 45 | 15 | 60 | 15 | |
8109 | [LET] LIBRAS PARA LETRAS | 15 | 45 | 60 | - | |
5442 | [LET] LÍNGUA GREGA I | 30 | 30 | 60 | - | |
6289 | [LET] LÍNGUA GREGA II | 30 | 30 | 60 | - | |
6338 | [LET] LÍNGUA GREGA III | 30 | 30 | 60 | - | |
3880 | [LET] LÍNGUA INGLESA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3392 | [LET] LÍNGUA INGLESA II | 30 | 30 | 60 | 10 | |
3620 | [LET] LÍNGUA INGLESA III | 30 | 30 | 60 | - | |
3944 | [LET] LÍNGUA INGLESA IV | 30 | 30 | 60 | - | |
4231 | [LET] LÍNGUA INGLESA V | 30 | 30 | 60 | - | |
4611 | [LET] LÍNGUA INGLESA VI | 30 | 30 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 30 | 30 | 60 | - | |
6290 | [LET] LÍNGUA LATINA III | 30 | 30 | 60 | - | |
3354 | [LET] LINGUA PORTUGUESA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3623 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II | 45 | 15 | 60 | - | |
4224 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV | 45 | 15 | 60 | - | |
6384 | [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I | 30 | 30 | 60 | - | |
6314 | [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II | 30 | 30 | 60 | - | |
6341 | [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
6286 | [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
3352 | [LET] LINGUISTICA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3614 | [LET] LINGUÍSTICA II | 45 | 15 | 60 | - | |
6294 | [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL | 45 | 15 | 60 | - | |
3876 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3351 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA II | 45 | 15 | 60 | - | |
3622 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA III | 45 | 15 | 60 | - | |
3936 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV | 45 | 15 | 60 | - | |
5768 | [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA | 45 | 15 | 60 | - | |
5754 | [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL | 45 | 15 | 60 | - | |
6317 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
3355 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA I | 45 | 15 | 60 | - | |
4225 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV | 45 | 15 | 60 | - | |
6379 | [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
6370 | [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA IV | 45 | 15 | 60 | - | |
6538 | [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6342 | [LET] MORFOLOGIA | 45 | 15 | 60 | - | |
6539 | [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO | 45 | 15 | 60 | - | |
8115 | [LET] NARRATIVAS EM PROSA DE LÍNGUA INGLESA | 45 | 15 | 60 | - | |
8116 | [LET] NARRATIVAS PÓS-COLONIAIS DE LÍNGUA INGLESA | 45 | 15 | 60 | - | |
8107 | [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE LATIM | 30 | 30 | 60 | - | |
8114 | [LET] PANORAMA DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA | 45 | 15 | 60 | - | |
8257 | [LET] POESIA E POÉTICA DE LÍNGUA INGLESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6300 | [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
6540 | [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
6287 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
6344 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
6348 | [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
6295 | [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
6349 | [LET] SEMIÓTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
6285 | [LET] SINTAXE | 45 | 15 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
6292 | [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6293 | [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6359 | [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
6382 | [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA | 45 | 15 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 45 | 15 | 60 | - | |
7362 | [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
6288 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA | 45 | 15 | 60 | - | |
6297 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA | 45 | 15 | 60 | - | |
5415 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA | 45 | 15 | 60 | - | |
7442 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA - CONTOS FANTÁSTICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6320 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA | 45 | 15 | 60 | - | |
6316 | [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA | 45 | 15 | 60 | - | |
2717 | [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 75 | 0 | 75 | - | |
6753 | [PED] BRINCAR E EDUCAÇÃO: TEORIAS, EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS | 75 | 0 | 75 | - | |
3548 | [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 60 | 15 | 75 | - | |
6233 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS | 75 | 0 | 75 | - | |
5897 | [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL | 75 | 0 | 75 | - | |
2272 | [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
3319 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE | 75 | 0 | 75 | - | |
2885 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA | 75 | 0 | 75 | - | |
3546 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS II | 75 | 0 | 75 | - | |
3033 | [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES | 75 | 0 | 75 | - | |
2270 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2301 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - | |
2267 | [PED] INTRODUÇÃO AO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2302 | [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
2575 | [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
6218 | [PED] PRÁTICAS DE LETRAMENTO E INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - | |
2303 | [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |