Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS (LICENCIATURA) - VESPERTINO - (1616)

Matriz: 000006 - ATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 13747 hora(s)

Carga horária extensão: 2372 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8895 DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE 30 0 30 -
7135 DOMÍNIO CONEXO / FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 75 0 75 -
7863 DOMÍNIO CONEXO I 40 20 60 -
8905 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POLÍTICAS PÚBLICAS E OS ODS DA ONU 36 0 36 -
8375 UCCF - ESTUDOS DA LINGUAGEM I 45 15 60 -
8376 UCCF - ESTUDOS DA LINGUAGEM II 45 15 60 -
9383 UCCF - ESTUDOS DA LINGUAGEM III 45 15 60 -
6447 UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PORTUGUESA I 45 15 60 -
6449 UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 60 0 60 -
6452 UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA I 45 15 60 -
6453 UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA II 45 15 60 -
6454 UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA III 45 15 60 -
5909 [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA 60 0 60 -
2913 [CSO] ANTROPOLOGIA URBANA 45 15 60 -
8832 [CSO] OP - A ESPERA DO FIM DO MUNDO: LEITURAS SOBRE APOCALIPSE E SALVAÇÃO 24 0 24 -
8833 [CSO] OP - ÁLBUNS FONOGRÁFICOS NA CULTURA BRASILEIRA - OS ANOS 1960 20 0 20 -
8834 [CSO] OP - CIÊNCIAS SOCIAIS E LITERATURA 30 0 30 -
8835 [CSO] OP - FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES 30 0 30 -
8836 [CSO] OP - GRANDES MOMENTOS DA POLÍTICA INDIGENISTA E INDÍGENA NO PERÍODO REPUBLICANO 18 0 18 -
8837 [CSO] OP - INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA: UM PANORAMA HISTÓRICO 24 0 24 -
8838 [CSO] OP - INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE: ATÉ ONDE VÃO AS CONVERSAÇÕES E OS DIÁLOGOS? 24 0 24 -
8844 [CSO] OP - PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 36 0 36 -
8839 [CSO] OP - PSICANÁLISE E POLÍTICA: SUBJETIVAÇÃO E CRÍTICA EM SIGMUND FREUD 36 0 36 -
8840 [CSO] OP - PUNIÇÃO E SOCIEDADE: LEITURAS DO ATLÂNTICO NORTE 30 0 30 -
8841 [CSO] OP - SEMINÁRIOS MAX WEBER 18 0 18 -
8842 [CSO] OP - SOCIOLOGIA DAS DISTINÇÕES SOCIAIS: PROBLEMAS DE PESQUISA & COLETA/TRATAMENTO DE DADOS 36 0 36 -
8843 [CSO] OP - UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA - DOWNS E A TEORIA DEMOCRÁTICA 20 0 20 -
7376 [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA 60 0 60 -
2890 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA 90 0 90 -
2688 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA A 60 0 60 -
2690 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA C 60 0 60 -
2691 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA D 60 0 60 -
3039 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA E 60 0 60 -
3048 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA F 60 0 60 -
8556 [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO II: FILOSOFIA NO BRASIL 90 0 90 -
10139 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: A POÉTICA DE ARISTÓTELES 90 0 90 -
2889 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I 90 0 90 -
6714 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA A 60 0 60 -
6715 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA B 60 0 60 -
2622 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA C 60 0 60 -
2682 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA D 60 0 60 -
2624 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA E 60 0 60 -
2628 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA F 60 0 60 -
2626 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA G 60 0 60 -
8846 [FIL] OP - ELEMENTOS DE PSICANÁLISE E POLÍTICA 24 0 24 -
8805 [FIL] OP - FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA - "WITTGENSTEIN E A REVISÃO DO CONCEITO DE `OBJETIVIDADE`". 24 0 24 -
8847 [FIL] OP - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 18 0 18 -
8848 [FIL] OP - FILÓSOFOS E SEUS ESCRITOS VISIONÁRIOS 30 0 30 -
8850 [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA 36 0 36 -
8851 [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA (NIETZSCHE: TEORIA DO CONHECIMENTO E MORAL) 36 0 36 -
8806 [FIL] OP - HISTÓRIA DO CETICISMO ANTIGO 36 0 36 -
8852 [FIL] OP - INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA RAZÃO PURA, DE KANT 18 0 18 -
8804 [FIL] OP - JUSTIÇA E PSICOLOGIA NA REPÚBLICA DE PLATÃO 20 0 20 -
8853 [FIL] OP - MATEMÁTICA E FILOSOFIA: UMA INTRODUÇÃO 36 0 36 -
8854 [FIL] OP - MICHELANGELO E A ESTÉTICA DO RENASCIMENTO 20 0 20 -
8855 [FIL] OP - POESIA E JUSTIÇA NA REPÚBLICA DE PLATÃO 20 0 20 -
7694 [HAR] ARTE ANTIGA 60 0 60 -
7693 [HAR] ARTE MODERNA I: SÉC. XIX 40 20 60 -
7706 [HAR] ARTES DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
4242 [HAR] DESIGN E PROPAGANDA 40 20 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 40 20 60 -
8856 [HAR] OP - ANTROPOLOGIA DAS COISAS: MERCADORIAS, OBRAS DE ARTE E OUTROS OBJETOS 18 0 18 -
8857 [HAR] OP - ARTE, VIOLÊNCIA, AUTORITARISMO E TOTALITARISMO 24 0 24 -
8859 [HAR] OP - CINEMA JAPONÊS EM DIÁLOGO 20 0 20 -
8808 [HAR] OP - CONSTRUINDO PONTES: DA ACADEMIA PARA O INSTAGRAM 36 0 36 -
8865 [HAR] OP - CURADORIA DIGITAL: LIMITES, POSSIBILIDADES, DESAFIOS. 36 0 36 -
8860 [HAR] OP - ETNOGRAFIAS PERFORMATIVAS EM ISOLAMENTO: INVESTIGAÇÕES MUSICAIS SOBRE O MUNDO TÃO DESIGUAL 36 0 36 -
8861 [HAR] OP - FOTOGRAFIA NO MÉXICO ¿ INSTITUIÇÕES, DISCURSOS E ALTERIDADES 20 0 20 -
8809 [HAR] OP - GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE NA CULTURA DE MASSAS 36 0 36 -
8810 [HAR] OP - HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES - LEITURAS E DEBATES 24 0 24 -
8866 [HAR] OP - O CLAUSTRO E OUTROS TEMAS ATUAIS A PARTIR DA DRAMATURGIA BRASILEIRA 36 0 36 -
8862 [HAR] OP - OLHAR, DESCREVER, ANALISAR ¿ ESTUDO DIRIGIDO SOBRE OS GÊNEROS ARTÍSTICOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX 36 0 36 -
8863 [HAR] OP - PATRIMÔNIO E RESISTÊNCIA: ENTRE DISCURSOS E POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO 36 0 36 -
8864 [HAR] OP - REPRESENTAÇÕES GENÉRICO-SEXUAIS NOS VIDEOCLIPES: HISTÓRIA, CONTEXTO PRODUTIVO E ANÁLISE 20 0 20 -
8811 [HAR] OP - RISO, POLÍTICA E AFETOS 20 0 20 -
2896 [HIS] HISTÓRIA ANTIGA 60 0 60 -
8867 [HIS] OP - ÁFRICAS EM MOVIMENTO: SONS, TEXTOS E IMAGENS 36 0 36 -
8868 [HIS] OP - HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE-ISLÂMICO: OS SÉCULOS INICIAIS (VII-VIII) 36 0 36 -
8869 [HIS] OP - INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA DA ÉPOCA MODERNA 24 0 24 -
8807 [HIS] OP - PROBLEMAS DE HISTÓRIA MODERNA 36 0 36 -
8870 [HIS] OP - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MODERNA 20 0 20 -
8110 [LET] ABORDAGENS TEÓRICAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA 45 15 60 -
9303 [LET] ADAPTAÇÕES NARRATIVAS E MULTIMODALIDADE 45 15 60 -
6339 [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 45 15 60 60
6340 [LET] ANÁLISE DO DISCURSO 45 15 60 -
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 45 15 60 -
6352 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 45 15 60 60
9309 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 200 200 -
9310 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA (APP) 0 100 100 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 45 15 60 60
9721 [LET] BILINGUISMO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM 45 15 60 60
6321 [LET] CÂNONE E ESCOLA 45 15 60 -
6315 [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 60
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 45 15 60 -
6345 [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS 45 15 60 60
6353 [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 -
6298 [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 45 15 60 -
6325 [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 45 15 60 -
10137 [LET] ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS: TEORIA E PRÁTICA (UCLE) 45 15 60 -
8262 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INGLÊS I 0 80 80 80
8263 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INGLÊS II 0 80 80 -
8260 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS I 0 170 170 -
8261 [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 0 170 170 -
4238 [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA 45 15 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 45 15 60 60
6377 [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 45 15 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 30 30 60 -
7957 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 30 30 60 -
6323 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA I 30 30 60 60
6458 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA II 30 30 60 60
9816 [LET] HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: LINGUAGEM, GÊNEROS E ENSINO 45 15 60 -
6355 [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL 45 15 60 12
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 30 30 60 60
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 45 15 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 45 15 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 45 15 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 45 15 60 -
8566 [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇOES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (HISTÓRIA, LITERATURA, ARTES VISUAIS) 45 15 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 45 15 60 60
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 45 15 60 60
6378 [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS 45 15 60 -
8109 [LET] LIBRAS PARA LETRAS 15 45 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
6289 [LET] LÍNGUA GREGA II 30 30 60 -
6338 [LET] LÍNGUA GREGA III 30 30 60 60
6311 [LET] LÍNGUA GREGA IV 30 30 60 -
3880 [LET] LÍNGUA INGLESA I 30 30 60 -
3392 [LET] LÍNGUA INGLESA II 30 30 60 -
3620 [LET] LÍNGUA INGLESA III 30 30 60 -
3944 [LET] LÍNGUA INGLESA IV 30 30 60 -
4231 [LET] LÍNGUA INGLESA V 30 30 60 -
4611 [LET] LÍNGUA INGLESA VI 30 30 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 30 30 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 30 30 60 -
6290 [LET] LÍNGUA LATINA III 30 30 60 60
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 45 15 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 45 15 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 45 15 60 -
6384 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I 30 30 60 60
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 30 30 60 60
6341 [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO 45 15 60 60
6286 [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO 45 15 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 45 15 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 45 15 60 -
6294 [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL 45 15 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 45 15 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 45 15 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 45 15 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 45 15 60 -
5768 [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA 45 15 60 -
6369 [LET] LITERATURA FRANCESA IV: SÉCULOS XX E XXI 45 15 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 45 15 60 60
9815 [LET] LITERATURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA 45 15 60 60
9813 [LET] LITERATURA PORTUGUESA DO SÉCULO XIX 45 15 60 60
9814 [LET] LITERATURA PORTUGUESA DO SÉCULO XX 45 15 60 60
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 45 15 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 45 15 60 -
6379 [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE 45 15 60 -
9386 [LET] LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA 45 15 60 60
9994 [LET] LITERATURAS COMPARADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (UCLE) 45 15 60 -
6370 [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA IV 45 15 60 -
6536 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS 45 15 60 -
6538 [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
6342 [LET] MORFOLOGIA 45 15 60 -
8393 [LET] MOVIMENTOS DO TEATRO E DA PERFORMANCE DE LÍNGUA INGLESA 45 15 60 -
6539 [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO 45 15 60 60
8115 [LET] NARRATIVAS EM PROSA DE LÍNGUA INGLESA 45 15 60 -
8116 [LET] NARRATIVAS PÓS-COLONIAIS DE LÍNGUA INGLESA 45 15 60 60
9397 [LET] O UNIVERSO FANTÁSTICO PELO OLHAR FRANCÊS 45 15 60 -
8106 [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE GREGO 30 30 60 -
8107 [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE LATIM 30 30 60 -
8845 [LET] OP - DISCURSO E TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL 30 0 30 -
8812 [LET] OP - EDUCAÇÃO DE SURDOS: O FAZER PEDAGÓGICO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO BILINGUE 20 0 20 -
8871 [LET] OP - LETRAS À MESA: AS DIMENSÕES DO ATO DE COMER NA LITERATURA 36 0 36 -
8872 [LET] OP - VOZ NEGRA NA LITERATURA E NA POLÍTICA : LUIZ GAMA (1830-1882), DE EX-ESCRAVO A ¿AUTOR¿ 20 0 20 -
8114 [LET] PANORAMA DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA 45 15 60 -
8257 [LET] POESIA E POÉTICA DE LÍNGUA INGLESA 45 15 60 -
6300 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 60
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 45 15 60 60
9811 [LET] POESIA PORTUGUESA ATÉ O SÉCULO XVIII 45 15 60 60
6381 [LET] POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 45 15 60 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 45 15 60 60
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 45 15 60 60
9812 [LET] PROSA PORTUGUESA ATÉ O SÉCULO XVIII 45 15 60 60
6348 [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO 45 15 60 -
6295 [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 45 15 60 -
6349 [LET] SEMIÓTICA 45 15 60 60
6285 [LET] SINTAXE 45 15 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 45 15 60 -
6542 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉCULO XIX AO XXI 45 15 60 -
6543 [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 45 15 60 -
8573 [LET] TÓPICOS EM CULTURA ANTIGA 45 15 60 60
8108 [LET] TÓPICOS EM EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA 45 15 60 60
6382 [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 45 15 60 60
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 45 15 60 60
7362 [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE 45 15 60 -
6350 [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE 45 15 60 -
6291 [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA 45 15 60 60
6288 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA 45 15 60 60
6297 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA 45 15 60 -
5415 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA 45 15 60 -
6347 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA 45 15 60 -
6320 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA 45 15 60 -
6351 [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS 45 15 60 -
6316 [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 60
9723 [MULTICAMPI] FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA E LUTAS POPULARES: LITERATURA, ORALIDADE E MEMÓRIA 40 20 60 -
9725 [MULTICAMPI] PESQUISA EM PÚBLICO: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS 40 20 60 -
9724 [MULTICAMPI] PRODUÇÃO NEOLIBERAL DAS PERIFERIAS E DAS QUEBRADAS CONTEMPORÂNEAS 40 20 60 -
10092 [MULTICAMPI] SUJEITAS E SUJEITOS PERIFÉRICOS: PRODUÇÃO DE CIDADE, DE CULTURA E DE LUTAS A PARTIR DAS PERIFERIAS URBANAS 60 0 60 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
6753 [PED] BRINCAR E EDUCAÇÃO: TEORIAS, EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 60 15 75 -
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
6233 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS 75 0 75 -
5897 [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL 75 0 75 -
2272 [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA 75 0 75 -
4835 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 75 0 75 -
2885 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3546 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS II 75 0 75 -
3033 [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 75 0 75 -
2270 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA 75 0 75 -
2301 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA 75 0 75 -
2267 [PED] INTRODUÇÃO AO CAMPO DA EDUCAÇÃO 75 0 75 -
7935 [PED] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA 60 15 75 -
8873 [PED] OP - ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: DESAFIO, LIMITES E PERSPECTIVAS 36 0 36 -
8874 [PED] OP - ARQUITETURA ESCOLAR E A DIMENSÃO EDUCATIVA DO ESPAÇO 20 0 20 -
8813 [PED] OP - DESENVOLVIMENTO MORAL: SEGUNDO A PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET (PRIMEIROS ESTUDOS) 20 0 20 -
8875 [PED] OP - ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DAS ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL 32 0 32 -
8876 [PED] OP - FEMINISMOS CONTRA-HEGEMÔNICOS: RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES NUMA NAÇÃO PRETENSAMENTE EMBRANQUECIDA 32 0 32 -
8815 [PED] OP - INTRODUÇÃO À TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON 20 0 20 -
8814 [PED] OP - O PROCESSO DE REESCRITA COMO ESTÍMULO PARA REFLEXÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE DE LINGUAGEM 20 0 20 -
8877 [PED] OP - QUESTÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO CULTURAL PARA CRIANÇAS 36 0 36 -
8878 [PED] OP - TEMAS CLÁSSICOS E EMERGENTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO 20 0 20 -
2302 [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
2575 [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 75 0 75 -
6218 [PED] PRÁTICAS DE LETRAMENTO E INFÂNCIA 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 60 15 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 60 15 75 -
2303 [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO 75 0 75 -
8582 [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS