MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS (LICENCIATURA) - VESPERTINO - (1617)
Matriz: 000004 - INATIVA
Estrutura Curricular
Formação complementar
Carga horária UC's: 10475 hora(s)
Carga horária extensão: 16 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7135 | DOMÍNIO CONEXO / FORMAÇÃO DE PROFESSORES I | 60 | 15 | 75 | - | |
7395 | DOMÍNIO CONEXO / FORMAÇÃO DE PROFESSORES II | 60 | 15 | 75 | - | |
4982 | LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS | 45 | 15 | 60 | - | |
4347 | LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL | 40 | 20 | 60 | - | |
6450 | UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA BRASILEIRA I | 45 | 15 | 60 | - | |
6451 | UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA BRASILEIRA II | 45 | 15 | 60 | - | |
6447 | UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PORTUGUESA I | 45 | 15 | 60 | - | |
6448 | UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PORTUGUESA II | 45 | 15 | 60 | - | |
6452 | UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA I | 45 | 15 | 60 | - | |
6453 | UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA II | 45 | 15 | 60 | - | |
6454 | UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA III | 45 | 15 | 60 | - | |
6455 | UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA IV | 45 | 15 | 60 | - | |
2911 | [CSO] ANTROPOLOGIA POLÍTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
3733 | [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA | 45 | 15 | 60 | - | |
7685 | [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 20 | 60 | - | |
5473 | [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO | 45 | 15 | 60 | - | |
4248 | [CSO] TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS | 45 | 15 | 60 | - | |
7376 | [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA | 40 | 20 | 60 | - | |
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 45 | 15 | 60 | - | |
2279 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I | 45 | 15 | 60 | - | |
4243 | [HAR] ARTE DA ÁSIA | 45 | 15 | 60 | - | |
3927 | [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
2990 | [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
4242 | [HAR] DESIGN E PROPAGANDA | 45 | 15 | 60 | - | |
2896 | [HIS] HISTÓRIA ANTIGA | 45 | 15 | 60 | - | |
7276 | [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE | 45 | 15 | 60 | - | |
6525 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS L: HISTÓRIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
4955 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXX: CURRÍCULO, HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA - POSSIBILIDADES E PRÁTICAS ESCOLARES | 45 | 15 | 60 | - | |
8110 | [LET] ABORDAGENS TEÓRICAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA | 45 | 15 | 60 | - | |
6534 | [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
6339 | [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
6340 | [LET] ANÁLISE DO DISCURSO | 45 | 15 | 60 | - | |
8258 | [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES (LETRAS) | 0 | 100 | 100 | - | |
6373 | [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA | 0 | 200 | 200 | - | |
6299 | [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL | 45 | 15 | 60 | - | |
6321 | [LET] CÂNONE E ESCOLA | 45 | 15 | 60 | - | |
3768 | [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6315 | [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA | 45 | 15 | 60 | - | |
5202 | [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA | 45 | 15 | 60 | - | |
6345 | [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 45 | 15 | 60 | - | |
6353 | [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
6298 | [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
6325 | [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS | 45 | 15 | 60 | - | |
8265 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA FRANCESA I | 0 | 80 | 80 | - | |
8266 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA FRANCESA II | 0 | 80 | 80 | - | |
8260 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS I | 0 | 170 | 170 | - | |
8261 | [LET] ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II | 0 | 170 | 170 | - | |
7576 | [LET] ESTRATÉGIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM - DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM FLE | 45 | 15 | 60 | - | |
4238 | [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA | 45 | 15 | 60 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 45 | 15 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 30 | 30 | 60 | - | |
7957 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II | 30 | 30 | 60 | - | |
6324 | [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA I | 30 | 30 | 60 | - | |
6442 | [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA II | 30 | 30 | 60 | - | |
3083 | [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO | 45 | 15 | 60 | - | |
6355 | [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL | 45 | 15 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 30 | 30 | 60 | - | |
7213 | [LET] INICIAÇÃO À PRÁTICA DA TRADUÇÃO FRANCÊS-PORTUGUÊS | 45 | 15 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 45 | 15 | 60 | - | |
6284 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 45 | 15 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 45 | 15 | 60 | - | |
3725 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II | 45 | 15 | 60 | - | |
8566 | [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇOES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (HISTÓRIA, LITERATURA, ARTES VISUAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 45 | 15 | 60 | 16 | |
3021 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II | 45 | 15 | 60 | - | |
6378 | [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS | 45 | 15 | 60 | - | |
6356 | [LET] LETRAS NO ANTIGO ESTADO EM PORTUGAL | 45 | 15 | 60 | - | |
8109 | [LET] LIBRAS PARA LETRAS | 15 | 45 | 60 | - | |
3879 | [LET] LÍNGUA FRANCESA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3391 | [LET] LÍNGUA FRANCESA II | 30 | 30 | 60 | - | |
3619 | [LET] LÍNGUA FRANCESA III | 30 | 30 | 60 | - | |
3942 | [LET] LÍNGUA FRANCESA IV | 30 | 30 | 60 | - | |
4230 | [LET] LÍNGUA FRANCESA V | 30 | 30 | 60 | - | |
4610 | [LET] LÍNGUA FRANCESA VI | 45 | 15 | 60 | - | |
5442 | [LET] LÍNGUA GREGA I | 30 | 30 | 60 | - | |
6289 | [LET] LÍNGUA GREGA II | 30 | 30 | 60 | - | |
6338 | [LET] LÍNGUA GREGA III | 30 | 30 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 30 | 30 | 60 | - | |
6290 | [LET] LÍNGUA LATINA III | 30 | 30 | 60 | - | |
6346 | [LET] LÍNGUA LATINA IV | 30 | 30 | 60 | - | |
3354 | [LET] LINGUA PORTUGUESA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3623 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II | 45 | 15 | 60 | - | |
3935 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III | 45 | 15 | 60 | - | |
4224 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV | 45 | 15 | 60 | - | |
6384 | [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I | 30 | 30 | 60 | - | |
6314 | [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II | 30 | 30 | 60 | - | |
6341 | [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
6286 | [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
3352 | [LET] LINGUISTICA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3614 | [LET] LINGUÍSTICA II | 45 | 15 | 60 | - | |
4841 | [LET] LINGUISTICA III | 45 | 15 | 60 | - | |
6294 | [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL | 45 | 15 | 60 | - | |
3024 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3876 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3351 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA II | 45 | 15 | 60 | - | |
3622 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA III | 45 | 15 | 60 | - | |
3936 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV | 45 | 15 | 60 | - | |
6329 | [LET] LITERATURA E HISTÓRIA: A POÉTICA DOS LUGARES IDEAIS NA LITERATURA FRANCESA | 45 | 15 | 60 | - | |
8112 | [LET] LITERATURA FRANCESA I - PANORAMA | 45 | 15 | 60 | - | |
8264 | [LET] LITERATURA FRANCESA II: SÉCULOS XVII E XVIII | 45 | 15 | 60 | - | |
8113 | [LET] LITERATURA FRANCESA III - SÉCULO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
4851 | [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX | 45 | 15 | 60 | - | |
5754 | [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL | 45 | 15 | 60 | - | |
6317 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
3355 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3682 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA II | 45 | 15 | 60 | - | |
3937 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA III | 45 | 15 | 60 | - | |
4225 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV | 45 | 15 | 60 | - | |
6379 | [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
6538 | [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6342 | [LET] MORFOLOGIA | 45 | 15 | 60 | - | |
6539 | [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO | 45 | 15 | 60 | - | |
5973 | [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA | 40 | 20 | 60 | - | |
8107 | [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE LATIM | 30 | 30 | 60 | - | |
6300 | [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
6540 | [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
6287 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
6344 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
6358 | [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL | 45 | 15 | 60 | - | |
6295 | [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
6285 | [LET] SINTAXE | 45 | 15 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
6292 | [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
4605 | [LET] TEORIA LITERÁRIA | 45 | 15 | 60 | - | |
4840 | [LET] TEORIA LITERARIA II | 45 | 15 | 60 | - | |
6293 | [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6359 | [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
6543 | [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA | 45 | 15 | 60 | - | |
8573 | [LET] TÓPICOS EM CULTURA ANTIGA | 45 | 15 | 60 | - | |
6382 | [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA | 45 | 15 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 45 | 15 | 60 | - | |
7362 | [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
6350 | [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
6291 | [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA | 30 | 30 | 60 | - | |
6288 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA | 45 | 15 | 60 | - | |
6297 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA | 45 | 15 | 60 | - | |
7675 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA FRANCESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6347 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA | 45 | 15 | 60 | - | |
6351 | [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS | 45 | 15 | 60 | - | |
6316 | [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA | 45 | 15 | 60 | - | |
4239 | [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS | 45 | 15 | 60 | - | |
6219 | [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
2717 | [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 75 | 0 | 75 | - | |
7039 | [PED] COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 75 | 0 | 75 | - | |
3548 | [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2715 | [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
6233 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS | 75 | 0 | 75 | - | |
7357 | [PED] EDUCAÇÃO E TRABALHO | 75 | 0 | 75 | - | |
6224 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | - | |
5897 | [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL | 75 | 0 | 75 | - | |
2885 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA | 75 | 0 | 75 | - | |
3033 | [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES | 60 | 15 | 75 | - | |
5896 | [PED] HISTÓRIA DAS CULTURAS E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2301 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 45 | 15 | 60 | - | |
7938 | [PED] POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA | 75 | 0 | 75 | - | |
2574 | [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2273 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
2898 | [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2303 | [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |