MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: ABI LETRAS PORTUGUÊS - VESPERTINO - (1901)
Matriz: 000003 - ATIVA
Estrutura Curricular
Formação complementar
Carga horária UC's: 8055 hora(s)
Carga horária extensão: 120 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
3070 | [CSO] ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL : HISTÓRIA, POLÍTICA E TEORIA | 40 | 20 | 60 | - | |
4246 | [CSO] ANÁLISE DE CONJUNTURA POLÍTICA | 40 | 20 | 60 | - | |
3073 | [CSO] FORMAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9415 | [CSO] SOCIOLOGIA DO CINEMA: MÉTODOS E TÉCNICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
6547 | [CSO] SOCIOLOGIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 60 | 0 | 60 | - | |
2692 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
2551 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I | 90 | 0 | 90 | - | |
7631 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA II: FELICIDADE E VIRTUDE (TEMAS DE PSICOLOGIA E ÉTICA NO MUNDO GRECO-ROMANO) | 45 | 15 | 60 | - | |
10139 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: A POÉTICA DE ARISTÓTELES | 90 | 0 | 90 | - | |
10147 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: FORMA, MATÉRIA E NATUREZA EM ARISTÓTELES | 90 | 0 | 90 | - | |
8430 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: HILEMORFISMO E TELEOLOGIA EM ARISTÓTELES | 45 | 15 | 60 | - | |
8135 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: SOLUÇÃO DE FALÁCIAS E ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM ARISTÓTELES | 45 | 15 | 60 | - | |
2624 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA E | 60 | 0 | 60 | - | |
7009 | [HAR] A PINTURA DA CERÂMICA ÁTICA: OFICINAS, ARTISTAS, COMITENTES E ICONOGRAFIAS | 40 | 20 | 60 | - | |
8415 | [HAR] ARTE E MITOLOGIA CLÁSSICA: DO MUNDO ANTIGO AO MODERNO | 45 | 15 | 60 | - | |
4242 | [HAR] DESIGN E PROPAGANDA | 60 | 0 | 60 | - | |
7702 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
2269 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3258 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA | 45 | 15 | 60 | - | |
2443 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II | 45 | 15 | 60 | - | |
2556 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL III | 45 | 15 | 60 | - | |
2713 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV | 45 | 15 | 60 | - | |
2444 | [HIS] HISTÓRIA MODERNA II | 45 | 15 | 60 | - | |
9498 | [HIS] HISTÓRIA, ARTE E CULTURA AFRO-AMERICANA, INDÍGENA E CARIBENHA | 60 | 0 | 60 | - | |
4237 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 45 | 15 | 60 | - | |
2268 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS | 45 | 15 | 60 | - | |
2901 | [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I | 45 | 15 | 60 | - | |
9684 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS: HISTÓRIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
6339 | [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
6340 | [LET] ANÁLISE DO DISCURSO | 45 | 15 | 60 | - | |
6352 | [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 45 | 15 | 60 | - | |
6299 | [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL | 45 | 15 | 60 | - | |
6321 | [LET] CÂNONE E ESCOLA | 45 | 15 | 60 | - | |
3768 | [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6315 | [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA | 45 | 15 | 60 | - | |
5202 | [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA | 45 | 15 | 60 | - | |
6345 | [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 45 | 15 | 60 | - | |
6353 | [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
6298 | [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
6354 | [LET] DISCIPLINA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
4238 | [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA | 45 | 15 | 60 | - | |
6355 | [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL | 45 | 15 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 40 | 20 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 45 | 15 | 60 | - | |
6284 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 45 | 15 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 45 | 15 | 60 | - | |
3725 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II | 45 | 15 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 45 | 15 | 60 | 60 | |
3021 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II | 45 | 15 | 60 | 60 | |
6356 | [LET] LETRAS NO ANTIGO ESTADO EM PORTUGAL | 45 | 15 | 60 | - | |
8109 | [LET] LIBRAS PARA LETRAS | 30 | 30 | 60 | - | |
3879 | [LET] LÍNGUA FRANCESA I | 45 | 15 | 60 | - | |
5442 | [LET] LÍNGUA GREGA I | 30 | 30 | 60 | - | |
6289 | [LET] LÍNGUA GREGA II | 30 | 30 | 60 | - | |
6338 | [LET] LÍNGUA GREGA III | 30 | 30 | 60 | - | |
6311 | [LET] LÍNGUA GREGA IV | 30 | 30 | 60 | - | |
3880 | [LET] LÍNGUA INGLESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3392 | [LET] LÍNGUA INGLESA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3620 | [LET] LÍNGUA INGLESA III | 40 | 20 | 60 | - | |
3944 | [LET] LÍNGUA INGLESA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
4231 | [LET] LÍNGUA INGLESA V | 40 | 20 | 60 | - | |
4611 | [LET] LÍNGUA INGLESA VI | 40 | 20 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 30 | 30 | 60 | - | |
6290 | [LET] LÍNGUA LATINA III | 30 | 30 | 60 | - | |
6346 | [LET] LÍNGUA LATINA IV | 30 | 30 | 60 | - | |
3354 | [LET] LINGUA PORTUGUESA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3623 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II | 45 | 15 | 60 | - | |
6341 | [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
6286 | [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
3352 | [LET] LINGUISTICA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3614 | [LET] LINGUÍSTICA II | 45 | 15 | 60 | - | |
6294 | [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL | 45 | 15 | 60 | - | |
3876 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 45 | 15 | 60 | - | |
3351 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA II | 45 | 15 | 60 | - | |
3622 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA III | 45 | 15 | 60 | - | |
3945 | [LET] LITERATURA INGLESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
4228 | [LET] LITERATURA INGLESA II | 40 | 20 | 60 | - | |
4852 | [LET] LITERATURA INGLESA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
9815 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA | 45 | 15 | 60 | - | |
9813 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA DO SÉCULO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
9814 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA DO SÉCULO XX | 45 | 15 | 60 | - | |
3682 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3937 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA III | 40 | 20 | 60 | - | |
9386 | [LET] LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
9994 | [LET] LITERATURAS COMPARADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (UCLE) | 45 | 15 | 60 | - | |
6319 | [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA III | 40 | 20 | 60 | - | |
6538 | [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6342 | [LET] MORFOLOGIA | 45 | 15 | 60 | - | |
8393 | [LET] MOVIMENTOS DO TEATRO E DA PERFORMANCE DE LÍNGUA INGLESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6300 | [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
6540 | [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
9811 | [LET] POESIA PORTUGUESA ATÉ O SÉCULO XVIII | 45 | 15 | 60 | - | |
6287 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
6344 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
9812 | [LET] PROSA PORTUGUESA ATÉ O SÉCULO XVIII | 45 | 15 | 60 | - | |
6348 | [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO | 45 | 15 | 60 | - | |
6295 | [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
6349 | [LET] SEMIÓTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
6285 | [LET] SINTAXE | 45 | 15 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
6359 | [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI | 45 | 15 | 60 | - | |
8573 | [LET] TÓPICOS EM CULTURA ANTIGA | 45 | 15 | 60 | - | |
8108 | [LET] TÓPICOS EM EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA | 45 | 15 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 45 | 15 | 60 | - | |
7362 | [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
6350 | [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
6288 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA | 45 | 15 | 60 | - | |
6297 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA | 45 | 15 | 60 | - | |
7675 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA FRANCESA | 45 | 15 | 60 | - | |
6347 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA | 45 | 15 | 60 | - | |
6320 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA | 45 | 15 | 60 | - | |
6351 | [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS | 45 | 15 | 60 | - | |
6316 | [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA | 45 | 15 | 60 | - | |
5987 | [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA | 45 | 15 | 60 | - | |
2717 | [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2715 | [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
4729 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
4835 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
3033 | [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
7937 | [PED] PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE SONORO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS - PESQUISA, ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS | 75 | 0 | 75 | - | |
6232 | [PED] POLITICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 75 | 0 | 75 | - | |
8118 | [PED] PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2273 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
3314 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
8582 | [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |