MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: ABI FILOSOFIA - NOTURNO - (1908)
Matriz: 000002 - INATIVA
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 360 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8550 | [FIL] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 73 | 17 | 90 | - | |
8551 | [FIL] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS E PRÁTICAS ACADÊMICAS I | 73 | 17 | 90 | - | |
8553 | [FIL] LEITURA FILOSÓFICA DE TEXTOS CLÁSSICOS | 73 | 17 | 90 | - | |
8554 | [FIL] TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA I | 73 | 17 | 90 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 270 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2312 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I | 90 | 0 | 90 | - | |
8552 | [FIL] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS E PRÁTICAS ACADÊMICAS II | 73 | 17 | 90 | - | |
8555 | [FIL] TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA II | 73 | 17 | 90 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 270 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
2551 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I | 90 | 0 | 90 | - | |
2275 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I | 90 | 0 | 90 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 270 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2692 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
2694 | [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
3771 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL | 90 | 0 | 90 | - |
Formação complementar
Carga horária UC's: 3500 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2914 | [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
4692 | [FIL] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - FILOSOFIA | 0 | 200 | 200 | - | |
9388 | [FIL] DOMÍNIO CONEXO / UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR - UCFP I (CH 60) | 60 | 0 | 60 | - | |
9377 | [FIL] DOMÍNIO CONEXO I | 60 | 0 | 60 | - | |
9378 | [FIL] DOMÍNIO CONEXO II | 60 | 0 | 60 | - | |
9379 | [FIL] DOMÍNIO CONEXO III | 60 | 0 | 60 | - | |
9380 | [FIL] DOMÍNIO CONEXO IV | 60 | 0 | 60 | - | |
9381 | [FIL] DOMÍNIO CONEXO V | 60 | 0 | 60 | - | |
9382 | [FIL] ELETIVA FILOSOFIA / UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR - UCFP I (CH 90) | 60 | 0 | 60 | - | |
9297 | [FIL] ELETIVA FILOSOFIA I (CH 90) | 73 | 17 | 90 | - | |
9298 | [FIL] ELETIVA FILOSOFIA II (CH 90) | 73 | 17 | 90 | - | |
9299 | [FIL] ELETIVA FILOSOFIA III (CH 90) | 73 | 17 | 90 | - | |
9300 | [FIL] ELETIVA FILOSOFIA IV (CH 90) | 73 | 17 | 90 | - | |
9301 | [FIL] ELETIVA FILOSOFIA V (CH 90) | 73 | 17 | 90 | - | |
9672 | [FIL] ELETIVA FILOSOFIA VI (CH 90) | 73 | 17 | 90 | - | |
9510 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: LITERATURA E FOTOGRAFIA EM WALTER BENJAMIN E W. G. SEBALD | 73 | 17 | 90 | - | |
9701 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: O FUROR: UM MITO PLATÔNICO NA POESIA E NA ARTE QUINHENTISTA | 73 | 17 | 90 | - | |
9700 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: HEGEL, MORALIDADE MODERNA E FIGURAS DO CINISMO CONTEMPORÂNEO | 73 | 17 | 90 | - | |
9512 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DO CAPÍTULO I DE O CAPITAL, DE KARL MARX | 73 | 17 | 90 | - | |
2890 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 73 | 17 | 90 | - | |
3040 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS | 73 | 17 | 90 | - | |
9516 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: A HISTÓRIA DA HISTERIA E O NASCIMENTO DA PSICANÁLISE | 73 | 17 | 90 | - | |
9704 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: FREUD E A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS | 73 | 17 | 90 | - | |
8557 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO I | 73 | 17 | 90 | - | |
8556 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO II: FILOSOFIA NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9519 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: ANÁLISE DE FALÁCIAS E A NOÇÃO DE INFERÊNCIA EM ARISTÓTELES | 73 | 17 | 90 | - | |
9697 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: O AMOR E A RETÓRICA NO FEDRO DE PLATÃO | 73 | 17 | 90 | - | |
3043 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I | 73 | 17 | 90 | - | |
9699 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: AS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS DE WITTGENSTEIN, EM CONTRAPOSIÇÃO A PLATÃO, DESCARTES E KANT | 73 | 17 | 90 | - | |
9518 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FILOSOFIA BERGSONIANA: INCURSÕES | 73 | 17 | 90 | - | |
9703 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA: GALILEU GALILEI, FILOSOFIA E CIÊNCIA | 73 | 17 | 90 | - | |
9513 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL: A QUESTÃO DA MATÉRIA NO PENSAMENTO JUDAICO MEDIEVAL | 73 | 17 | 90 | - | |
9705 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL: IBN GABIROL E A MEDICINA DA ALMA | 73 | 17 | 90 | - | |
9517 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: MÚSICA E LINGUAGEM EM J.-J. ROUSSEAU | 73 | 17 | 90 | - | |
3280 | [FIL] SEMINÁRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA | 73 | 17 | 90 | - | |
9695 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO: ANÁLISE CONCEITUAL DO CONHECIMENTO | 73 | 17 | 90 | - | |
3284 | [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3258 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4272 | [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 60 | 0 | 60 | - | |
8368 | [LET] LIBRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 60 | 0 | 60 | - | |
6341 | [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 60 | 0 | 60 | - |
Critérios de integralização
Não há critérios de integralização configurados para a matriz.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |