Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: ABI FILOSOFIA - NOTURNO - (1908)

Matriz: 000003 - ATIVA

Estrutura Curricular
1º Termo

Carga horária UC's: 360 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8550 [FIL] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA 73 17 90 -
8551 [FIL] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS E PRÁTICAS ACADÊMICAS I 36 54 90 -
8553 [FIL] LEITURA FILOSÓFICA DE TEXTOS CLÁSSICOS 73 17 90 -
8554 [FIL] TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA I 73 17 90 -
2º Termo

Carga horária UC's: 270 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2312 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I 73 17 90 -
8552 [FIL] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS E PRÁTICAS ACADÊMICAS II 36 54 90 -
8555 [FIL] TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA II 73 17 90 -
3º Termo

Carga horária UC's: 270 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 73 17 90 -
2551 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I 73 17 90 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 73 17 90 -
4º Termo

Carga horária UC's: 270 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2692 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I 73 17 90 -
2694 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA I 73 17 90 -
3771 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL 73 17 90 -
Formação complementar

Carga horária UC's: 8315 hora(s)

Carga horária extensão: 180 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
7046 [CSO] ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS 60 0 60 -
9856 [CSO] ANTROPOLOGIA I 60 15 75 -
9859 [CSO] ANTROPOLOGIA II 60 15 75 -
9862 [CSO] ANTROPOLOGIA III 60 15 75 -
9865 [CSO] ANTROPOLOGIA IV 60 15 75 -
2448 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 60 0 60 -
9857 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 60 15 75 -
9860 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II 60 15 75 -
9863 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III 60 15 75 -
9866 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA IV 60 15 75 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 90 0 90 -
9852 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA 60 15 75 -
9853 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: CIÊNCIA POLÍTICA 60 15 75 -
9854 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: SOCIOLOGIA 60 15 75 -
7044 [CSO] LAICIDADE, TOLERÂNCIA E RAZÃO PÚBLICA NO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
8121 [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS E PROTESTOS NA SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
9710 [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE KARL MARX 60 0 60 -
9711 [CSO] OFICINA ETNOGRÁFICA: O RELIGIOSO COMO UMA EXPERIÊNCIA COMUNICATIVA 60 0 60 -
2914 [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 60 0 60 -
9855 [CSO] PESQUISA I: EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 60 15 75 -
9414 [CSO] POLÍTICA INDIGENISTA E INDIGENISMO: DA DITADURA MILITAR AO GOVERNO BOLSONARO 60 0 60 -
9858 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 15 75 -
9861 [CSO] SOCIOLOGIA II 60 15 75 -
9864 [CSO] SOCIOLOGIA III 60 15 75 -
9867 [CSO] SOCIOLOGIA IV 60 15 75 -
9998 [CSO] TÓPICOS EM ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS 60 0 60 -
4692 [FIL] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - FILOSOFIA 200 0 200 -
10457 [FIL] DOMÍNIO CONEXO / UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR - UCFP II (CH 60) 60 0 60 -
10458 [FIL] DOMÍNIO CONEXO / UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR - UCFP III (CH 60) 60 0 60 -
9377 [FIL] DOMÍNIO CONEXO I 60 0 60 -
9378 [FIL] DOMÍNIO CONEXO II 60 0 60 -
9379 [FIL] DOMÍNIO CONEXO III 60 0 60 -
9380 [FIL] DOMÍNIO CONEXO IV 60 0 60 -
9707 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: 18 TESES, 82 PAINÉIS: WARBURG EM BENJAMIN 73 17 90 -
10537 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: FILOSOFIA E RETÓRICA NA ARTE DO RENASCIMENTO 73 17 90 -
9510 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: LITERATURA E FOTOGRAFIA EM WALTER BENJAMIN E W. G. SEBALD 73 17 90 -
10140 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: NIETZSCHE, WAGNER, PRIMO LEVI E O LEGADO DE BAYREUTH 73 17 90 -
9701 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: O FUROR: UM MITO PLATÔNICO NA POESIA E NA ARTE QUINHENTISTA 73 17 90 -
10144 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: WUNDERKAMMER: NATURALIA, MIRABILIA E ARTIFICIALIA NAS COLEÇÕES DE ARTE 73 17 90 -
10143 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: 20 ANOS DO CONCEITO DE "NECROPOLÍTICA", DE ACHILLE MBEMBE 73 17 90 -
10539 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: A CRÍTICA DE MARX À FILOSOFIA POLÍTICA HEGELIANA 73 17 90 -
9700 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: HEGEL, MORALIDADE MODERNA E FIGURAS DO CINISMO CONTEMPORÂNEO 73 17 90 -
9512 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DO CAPÍTULO I DE O CAPITAL, DE KARL MARX 73 17 90 -
9909 [FIL] EXTENSÃO EM FILOSOFIA: A SABEDORIA PRÁTICA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS DE ENSINAMENTO 73 17 90 90
10542 [FIL] EXTENSÃO EM FILOSOFIA: INTRODUÇÃO À LEITURA DAS "CONFISSÕES" DE AGOSTINHO DE HIPONA 73 17 90 90
2890 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA 73 17 90 -
10141 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: GALILEU E O MOVIMENTO DA TERRA 73 17 90 -
9911 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIAS E GOVERNANÇA 73 17 90 -
10149 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: NEUROÉTICA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, GOVERNANÇA E DIREITOS HUMANOS 73 17 90 -
10543 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: NOVA FRONTEIRA DA MENTE: NEUROTECNOLOGIA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DIREITOS HUMANOS 73 17 90 -
9906 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: O CONCEITO DE ESPAÇO AO LONGO DA HISTÓRIA 73 17 90 -
10535 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: A FILOSOFIA MADURA DE WITTGENSTEIN (AS CRÍTICAS A DESCARTES, KANT E À FILOSOFIA ANALÍTICA) 73 17 90 -
10138 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, UMA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA 73 17 90 -
10145 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: LÓGICA FILOSÓFICA 73 17 90 -
3040 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 73 17 90 -
9516 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: A HISTÓRIA DA HISTERIA E O NASCIMENTO DA PSICANÁLISE 73 17 90 -
9704 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: FREUD E A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS 73 17 90 -
9905 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: TEORIA CRÍTICA E PSICANÁLISE 73 17 90 -
8556 [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO II: FILOSOFIA NO BRASIL 73 17 90 -
10139 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: A POÉTICA DE ARISTÓTELES 73 17 90 -
9519 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: ANÁLISE DE FALÁCIAS E A NOÇÃO DE INFERÊNCIA EM ARISTÓTELES 73 17 90 -
10147 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: FORMA, MATÉRIA E NATUREZA EM ARISTÓTELES 73 17 90 -
9697 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: O AMOR E A RETÓRICA NO FEDRO DE PLATÃO 73 17 90 -
3043 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 73 17 90 -
9699 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: AS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS DE WITTGENSTEIN, EM CONTRAPOSIÇÃO A PLATÃO, DESCARTES E KANT 73 17 90 -
10536 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: EPISTEMOLOGIAS DO SONHO, DO CONHECIMENTO DO EU AO CONHECIMENTO DO OUTRO 73 17 90 -
9518 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FILOSOFIA BERGSONIANA: INCURSÕES 73 17 90 -
10148 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: O SER E O NADA DE J.-P. SARTRE 73 17 90 -
9703 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA: GALILEU GALILEI, FILOSOFIA E CIÊNCIA 73 17 90 -
10146 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA: GALILEU GALILEI, FILOSOFIA E CIÊNCIA 73 17 90 -
10538 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL (ISLÂMICA): IBN TUFAYL - O FILÓSOFO AUTODIDATA 73 17 90 -
9513 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL: A QUESTÃO DA MATÉRIA NO PENSAMENTO JUDAICO MEDIEVAL 73 17 90 -
9705 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL: IBN GABIROL E A MEDICINA DA ALMA 73 17 90 -
10150 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: INTRODUÇÃO AO IDEALISMO ALEMÃO 73 17 90 -
9517 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: MÚSICA E LINGUAGEM EM J.-J. ROUSSEAU 73 17 90 -
10142 [FIL] PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA: A ESCOLA NÃO É UMA EMPRESA 73 17 90 -
3280 [FIL] SEMINÁRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA 73 17 90 -
9695 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO: ANÁLISE CONCEITUAL DO CONHECIMENTO 73 17 90 -
3284 [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE 60 0 60 -
4273 [HAR] AS ARTES VISUAIS NO ORIENTE ISLÂMICO ENTRE OS SÉCULOS XVI E XVIII: O CASO DO MUNDO IRANIANO 60 0 60 -
9673 [HAR] GUERRAS CULTURAIS - REGIMES VISUAIS DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
2989 [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
3256 [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA 60 0 60 -
2706 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II 60 0 60 -
2555 [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 0 60 -
3258 [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA 60 0 60 -
4272 [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60 0 60 -
9989 [HIS] RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES AFRICANAS NO SÉCULO XX 60 0 60 -
9680 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS: HISTÓRIA DE ANGOLA: TEMAS, FONTES E PERSPECTIVAS DE PESQUISA 60 0 60 -
6352 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
3768 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 60 0 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 60 0 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 60 0 60 -
6341 [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO 60 0 60 -
6369 [LET] LITERATURA FRANCESA IV: SÉCULOS XX E XXI 60 0 60 -
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 60 0 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 60 0 60 -
10092 [MULTICAMPI] SUJEITAS E SUJEITOS PERIFÉRICOS: PRODUÇÃO DE CIDADE, DE CULTURA E DE LUTAS A PARTIR DAS PERIFERIAS URBANAS 60 0 60 -
6219 [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE 75 0 75 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 75 0 75 -
8580 [PED] EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 60 0 60 -
6504 [PED] NEGROS, INDÍGENAS E CONFLITOS: NARRATIVAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA 75 0 75 -
3314 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
8582 [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS 75 0 75 -
Critérios de integralização

Não há critérios de integralização configurados para a matriz.

Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS