MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: ABI CIÊNCIAS SOCIAIS - NOTURNO - (1910)
Matriz: 000003 - ATIVA
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9852 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA | 60 | 15 | 75 | - | |
9853 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: CIÊNCIA POLÍTICA | 60 | 15 | 75 | - | |
9854 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: SOCIOLOGIA | 60 | 15 | 75 | - | |
9855 | [CSO] PESQUISA I: EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 15 | 75 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 225 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9856 | [CSO] ANTROPOLOGIA I | 60 | 15 | 75 | - | |
9857 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I | 60 | 15 | 75 | - | |
9858 | [CSO] SOCIOLOGIA I | 60 | 15 | 75 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 335 hora(s)
Carga horária extensão: 70 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9859 | [CSO] ANTROPOLOGIA II | 60 | 15 | 75 | - | |
9860 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II | 60 | 15 | 75 | - | |
6752 | [CSO] PESQUISA II : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 40 | 70 | 110 | 70 | |
9861 | [CSO] SOCIOLOGIA II | 60 | 15 | 75 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 335 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9862 | [CSO] ANTROPOLOGIA III | 60 | 15 | 75 | - | |
9863 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III | 60 | 15 | 75 | - | |
6988 | [CSO] PESQUISA III : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 50 | 110 | - | |
9864 | [CSO] SOCIOLOGIA III | 60 | 15 | 75 | - |
Formação complementar
Carga horária UC's: 4644 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7046 | [CSO] ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
3322 | [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL | 50 | 10 | 60 | - | |
3923 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 50 | 40 | 90 | - | |
3075 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 50 | 10 | 60 | - | |
9364 | [CSO] DOMÍNIO CONEXO I | 60 | 0 | 60 | - | |
9365 | [CSO] DOMÍNIO CONEXO II | 60 | 0 | 60 | - | |
9356 | [CSO] ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
9357 | [CSO] ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
9358 | [CSO] ELETIVA III | 50 | 10 | 60 | - | |
9359 | [CSO] ELETIVA IV | 50 | 10 | 60 | - | |
9666 | [CSO] ELETIVA IX | 50 | 10 | 60 | - | |
9360 | [CSO] ELETIVA V | 50 | 10 | 60 | - | |
9361 | [CSO] ELETIVA VI | 50 | 10 | 60 | - | |
9362 | [CSO] ELETIVA VII | 50 | 10 | 60 | - | |
9363 | [CSO] ELETIVA VIII | 50 | 10 | 60 | - | |
10116 | [CSO] ELETIVA X | 60 | 0 | 60 | - | |
10117 | [CSO] ELETIVA XI | 60 | 0 | 60 | - | |
9373 | [CSO] ELETIVA/UCFP I | 60 | 0 | 60 | - | |
9376 | [CSO] ELETIVA/UCFP II | 60 | 0 | 60 | - | |
10134 | [CSO] FUTEBOL, POLÍTICA E SOCIEDADE NO BRASIL | 50 | 10 | 60 | - | |
9487 | [CSO] INTRODUÇÃO À ECONOMIA | 50 | 10 | 60 | - | |
7044 | [CSO] LAICIDADE, TOLERÂNCIA E RAZÃO PÚBLICA NO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO | 50 | 10 | 60 | - | |
8121 | [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS E PROTESTOS NA SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA | 50 | 10 | 60 | - | |
6533 | [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA | 50 | 10 | 60 | - | |
9997 | [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE ESPINOSA | 50 | 10 | 60 | - | |
9710 | [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE KARL MARX | 60 | 0 | 60 | - | |
9537 | [CSO] O PODER DOMÉSTICO NA ÓTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
10133 | [CSO] O SUPREMO NO SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO | 50 | 10 | 60 | - | |
9711 | [CSO] OFICINA ETNOGRÁFICA: O RELIGIOSO COMO UMA EXPERIÊNCIA COMUNICATIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
3728 | [CSO] PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORANEO NA OBRA DE MICHEL FOUCAULT | 50 | 10 | 60 | - | |
9539 | [CSO] RELIGIÃO E ESPAÇO PÚBLICO: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7680 | [CSO] SOCIOLOGIA DO CAMPO CIENTÍFICO E DOS INTELECTUAIS | 50 | 10 | 60 | - | |
9415 | [CSO] SOCIOLOGIA DO CINEMA: MÉTODOS E TÉCNICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
3921 | [CSO] SOCIOLOGIA DO TRABALHO | 60 | 0 | 60 | - | |
8505 | [CSO] TEORIA CRÍTICA, PSICANÁLISE E RECONHECIMENTO | 50 | 10 | 60 | - | |
7376 | [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA | 50 | 10 | 60 | - | |
9998 | [CSO] TÓPICOS EM ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
3916 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III | 60 | 0 | 60 | - | |
9908 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: 1506: O LAOCOONTE E A INVENÇÃO DA ARTE MODERNA | 90 | 0 | 90 | - | |
10143 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: 20 ANOS DO CONCEITO DE "NECROPOLÍTICA", DE ACHILLE MBEMBE | 90 | 0 | 90 | - | |
2890 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 90 | 0 | 90 | - | |
9698 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FEMINISMOS DECOLONIAIS DO SUL GLOBAL | 90 | 0 | 90 | - | |
9913 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: LEITURAS DA MEMÓRIA EM BERGSON E FREUD | 90 | 0 | 90 | - | |
3284 | [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
4603 | [HAR] ARTE DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
7707 | [HAR] ARTE DO ISLÃ | 60 | 0 | 60 | - | |
10129 | [HAR] ARTE E PODER: TEORIAS, IMAGENS, MATERIALIDADES | 60 | 0 | 60 | - | |
7696 | [HAR] ARTE NO BRASIL I | 60 | 0 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
9673 | [HAR] GUERRAS CULTURAIS - REGIMES VISUAIS DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
3020 | [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
9687 | [HAR] HISTÓRIA MODERNA DO ORIENTE MÉDIO | 60 | 0 | 60 | - | |
3285 | [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO | 60 | 0 | 60 | - | |
3590 | [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3256 | [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2895 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III | 60 | 0 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
3258 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3594 | [HIS] HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9494 | [HIS] MEMÓRIA E HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO TERRITÓRIO PAULISTA | 60 | 0 | 60 | - | |
10153 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS: GUERRA CIVIL ESPANHOLA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA E HISTORIOGRÁFICA | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6287 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
6344 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
10030 | [MULTICAMPI] A QUÍMICA E A ARTE | 36 | 0 | 36 | - | |
9621 | [MULTICAMPI] ARQUIVOS URBANOS: DO ACERVO À HISTÓRIA PÚBLICA | 30 | 30 | 60 | - | |
10176 | [MULTICAMPI] ASPECTOS GLOBAIS DA CRIANÇA NO PÓS-PANDEMIA | 18 | 0 | 18 | - | |
9725 | [MULTICAMPI] PESQUISA EM PÚBLICO: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
7291 | [PED] FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | - | |
6223 | [PED] LEITURA DE CLÁSSICOS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
8582 | [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |