Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: ABI CIÊNCIAS SOCIAIS - NOTURNO - (1910)

Matriz: 000003 - ATIVA

Estrutura Curricular
1º Termo

Carga horária UC's: 300 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
9852 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA 60 15 75 -
9853 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: CIÊNCIA POLÍTICA 60 15 75 -
9854 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: SOCIOLOGIA 60 15 75 -
9855 [CSO] PESQUISA I: EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 60 15 75 -
2º Termo

Carga horária UC's: 225 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
9856 [CSO] ANTROPOLOGIA I 60 15 75 -
9857 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 60 15 75 -
9858 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 15 75 -
3º Termo

Carga horária UC's: 335 hora(s)

Carga horária extensão: 70 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
9859 [CSO] ANTROPOLOGIA II 60 15 75 -
9860 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II 60 15 75 -
6752 [CSO] PESQUISA II : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS 40 70 110 70
9861 [CSO] SOCIOLOGIA II 60 15 75 -
4º Termo

Carga horária UC's: 335 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
9862 [CSO] ANTROPOLOGIA III 60 15 75 -
9863 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III 60 15 75 -
6988 [CSO] PESQUISA III : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS 60 50 110 -
9864 [CSO] SOCIOLOGIA III 60 15 75 -
Formação complementar

Carga horária UC's: 4644 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
7046 [CSO] ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS 50 10 60 -
3322 [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL 50 10 60 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 50 40 90 -
3075 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE 50 10 60 -
9364 [CSO] DOMÍNIO CONEXO I 60 0 60 -
9365 [CSO] DOMÍNIO CONEXO II 60 0 60 -
9356 [CSO] ELETIVA I 60 0 60 -
9357 [CSO] ELETIVA II 60 0 60 -
9358 [CSO] ELETIVA III 50 10 60 -
9359 [CSO] ELETIVA IV 50 10 60 -
9666 [CSO] ELETIVA IX 50 10 60 -
9360 [CSO] ELETIVA V 50 10 60 -
9361 [CSO] ELETIVA VI 50 10 60 -
9362 [CSO] ELETIVA VII 50 10 60 -
9363 [CSO] ELETIVA VIII 50 10 60 -
10116 [CSO] ELETIVA X 60 0 60 -
10117 [CSO] ELETIVA XI 60 0 60 -
9373 [CSO] ELETIVA/UCFP I 60 0 60 -
9376 [CSO] ELETIVA/UCFP II 60 0 60 -
10134 [CSO] FUTEBOL, POLÍTICA E SOCIEDADE NO BRASIL 50 10 60 -
9487 [CSO] INTRODUÇÃO À ECONOMIA 50 10 60 -
7044 [CSO] LAICIDADE, TOLERÂNCIA E RAZÃO PÚBLICA NO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO 50 10 60 -
8121 [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS E PROTESTOS NA SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA 50 10 60 -
6533 [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA 50 10 60 -
9997 [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE ESPINOSA 50 10 60 -
9710 [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE KARL MARX 60 0 60 -
9537 [CSO] O PODER DOMÉSTICO NA ÓTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 60 0 60 -
10133 [CSO] O SUPREMO NO SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO 50 10 60 -
9711 [CSO] OFICINA ETNOGRÁFICA: O RELIGIOSO COMO UMA EXPERIÊNCIA COMUNICATIVA 60 0 60 -
3728 [CSO] PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORANEO NA OBRA DE MICHEL FOUCAULT 50 10 60 -
9539 [CSO] RELIGIÃO E ESPAÇO PÚBLICO: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS 60 0 60 -
7680 [CSO] SOCIOLOGIA DO CAMPO CIENTÍFICO E DOS INTELECTUAIS 50 10 60 -
9415 [CSO] SOCIOLOGIA DO CINEMA: MÉTODOS E TÉCNICAS 60 0 60 -
3921 [CSO] SOCIOLOGIA DO TRABALHO 60 0 60 -
8505 [CSO] TEORIA CRÍTICA, PSICANÁLISE E RECONHECIMENTO 50 10 60 -
7376 [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA 50 10 60 -
9998 [CSO] TÓPICOS EM ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS 50 10 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
3916 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III 60 0 60 -
9908 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: 1506: O LAOCOONTE E A INVENÇÃO DA ARTE MODERNA 90 0 90 -
10143 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: 20 ANOS DO CONCEITO DE "NECROPOLÍTICA", DE ACHILLE MBEMBE 90 0 90 -
2890 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA 90 0 90 -
9698 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FEMINISMOS DECOLONIAIS DO SUL GLOBAL 90 0 90 -
9913 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: LEITURAS DA MEMÓRIA EM BERGSON E FREUD 90 0 90 -
3284 [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE 60 0 60 -
4603 [HAR] ARTE DA ÁFRICA 60 0 60 -
7707 [HAR] ARTE DO ISLÃ 60 0 60 -
10129 [HAR] ARTE E PODER: TEORIAS, IMAGENS, MATERIALIDADES 60 0 60 -
7696 [HAR] ARTE NO BRASIL I 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
9673 [HAR] GUERRAS CULTURAIS - REGIMES VISUAIS DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
9687 [HAR] HISTÓRIA MODERNA DO ORIENTE MÉDIO 60 0 60 -
3285 [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
3256 [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA 60 0 60 -
2895 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III 60 0 60 -
2555 [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 0 60 -
3258 [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA 60 0 60 -
3594 [HIS] HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 60 0 60 -
9494 [HIS] MEMÓRIA E HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO TERRITÓRIO PAULISTA 60 0 60 -
10153 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS: GUERRA CIVIL ESPANHOLA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA E HISTORIOGRÁFICA 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 60 0 60 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 60 0 60 -
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 60 0 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 60 0 60 -
10030 [MULTICAMPI] A QUÍMICA E A ARTE 36 0 36 -
9621 [MULTICAMPI] ARQUIVOS URBANOS: DO ACERVO À HISTÓRIA PÚBLICA 30 30 60 -
10176 [MULTICAMPI] ASPECTOS GLOBAIS DA CRIANÇA NO PÓS-PANDEMIA 18 0 18 -
9725 [MULTICAMPI] PESQUISA EM PÚBLICO: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS 60 0 60 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 75 0 75 -
7291 [PED] FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 75 0 75 -
6223 [PED] LEITURA DE CLÁSSICOS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL 75 0 75 -
8582 [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
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Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS