Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: ABI CIÊNCIAS SOCIAIS - VESPERTINO - (1911)

Matriz: 000003 - ATIVA

Estrutura Curricular
1º Termo

Carga horária UC's: 300 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
9852 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA 60 15 75 -
9853 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: CIÊNCIA POLÍTICA 60 15 75 -
9854 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: SOCIOLOGIA 60 15 75 -
9855 [CSO] PESQUISA I: EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 60 15 75 -
2º Termo

Carga horária UC's: 225 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
9856 [CSO] ANTROPOLOGIA I 60 15 75 -
9857 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 60 15 75 -
9858 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 15 75 -
3º Termo

Carga horária UC's: 335 hora(s)

Carga horária extensão: 70 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
9859 [CSO] ANTROPOLOGIA II 60 15 75 -
9860 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II 60 15 75 -
6752 [CSO] PESQUISA II : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS 40 70 110 70
9861 [CSO] SOCIOLOGIA II 60 15 75 -
4º Termo

Carga horária UC's: 335 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
9862 [CSO] ANTROPOLOGIA III 60 15 75 -
9863 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III 60 15 75 -
6988 [CSO] PESQUISA III : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS 60 50 110 -
9864 [CSO] SOCIOLOGIA III 60 15 75 -
Formação complementar

Carga horária UC's: 4570 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
7046 [CSO] ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS 60 0 60 -
3919 [CSO] ANTROPOLOGIA E RELIGIÃO 50 10 60 -
3322 [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL 50 10 60 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 50 40 90 -
3075 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE 50 10 60 -
9540 [CSO] CRISES DA DEMOCRACIA 60 0 60 -
9364 [CSO] DOMÍNIO CONEXO I 60 0 60 -
9365 [CSO] DOMÍNIO CONEXO II 60 0 60 -
9366 [CSO] DOMÍNIO CONEXO III 60 0 60 -
9356 [CSO] ELETIVA I 60 0 60 -
9357 [CSO] ELETIVA II 60 0 60 -
9358 [CSO] ELETIVA III 60 0 60 -
9359 [CSO] ELETIVA IV 60 0 60 -
9666 [CSO] ELETIVA IX 60 0 60 -
9360 [CSO] ELETIVA V 50 10 60 -
9361 [CSO] ELETIVA VI 50 10 60 -
9362 [CSO] ELETIVA VII 60 0 60 -
9363 [CSO] ELETIVA VIII 60 0 60 -
9714 [CSO] ESTUDOS PÓS/DECOLONIAIS E RESISTÊNCIA 60 0 60 -
10134 [CSO] FUTEBOL, POLÍTICA E SOCIEDADE NO BRASIL 50 10 60 -
9487 [CSO] INTRODUÇÃO À ECONOMIA 50 10 60 -
7044 [CSO] LAICIDADE, TOLERÂNCIA E RAZÃO PÚBLICA NO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO 50 10 60 -
8121 [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS E PROTESTOS NA SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA 50 10 60 -
6533 [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA 50 10 60 -
9997 [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE ESPINOSA 50 10 60 -
9710 [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE KARL MARX 50 10 60 -
9537 [CSO] O PODER DOMÉSTICO NA ÓTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 60 0 60 -
3728 [CSO] PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORANEO NA OBRA DE MICHEL FOUCAULT 50 10 60 -
7680 [CSO] SOCIOLOGIA DO CAMPO CIENTÍFICO E DOS INTELECTUAIS 50 10 60 -
3921 [CSO] SOCIOLOGIA DO TRABALHO 60 0 60 -
7376 [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA 50 10 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
9908 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: 1506: O LAOCOONTE E A INVENÇÃO DA ARTE MODERNA 90 0 90 -
10140 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: NIETZSCHE, WAGNER, PRIMO LEVI E O LEGADO DE BAYREUTH 90 0 90 -
9512 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DO CAPÍTULO I DE O CAPITAL, DE KARL MARX 60 0 60 -
2890 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA 90 0 90 -
3771 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL 90 0 90 -
8555 [FIL] TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA II 90 0 90 -
3284 [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE 60 0 60 -
7697 [HAR] ARTE MEDIEVAL 60 0 60 -
9536 [HAR] ARTES INDÍGENAS 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 10 70 -
9673 [HAR] GUERRAS CULTURAIS - REGIMES VISUAIS DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
7705 [HAR] HISTÓRIA DO DESIGN 60 0 60 -
9687 [HAR] HISTÓRIA MODERNA DO ORIENTE MÉDIO 60 0 60 -
3285 [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
10152 [HIS] CIDADE, GÊNERO E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
2557 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I 60 0 60 -
2555 [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 0 60 -
3258 [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA 60 0 60 -
9988 [HIS] HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA: DEBATES, HISTORIOGRAFIA E ENSINO 60 0 60 -
3594 [HIS] HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 60 0 60 -
3252 [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL 60 0 60 -
3017 [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL 60 0 60 -
9498 [HIS] HISTÓRIA, ARTE E CULTURA AFRO-AMERICANA, INDÍGENA E CARIBENHA 60 0 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60 0 60 -
9494 [HIS] MEMÓRIA E HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO TERRITÓRIO PAULISTA 60 0 60 -
9989 [HIS] RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES AFRICANAS NO SÉCULO XX 60 0 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 60 0 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 60 0 60 -
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 60 0 60 -
6291 [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA 60 0 60 -
10092 [MULTICAMPI] SUJEITAS E SUJEITOS PERIFÉRICOS: PRODUÇÃO DE CIDADE, DE CULTURA E DE LUTAS A PARTIR DAS PERIFERIAS URBANAS 50 10 60 -
6219 [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE 75 0 75 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 75 0 75 -
7291 [PED] FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 75 0 75 -
9502 [PED] PAULO FREIRE, CULTURA DIGITAL E EMPODERAMENTO: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
9017 [PED] PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E POLÍTICA 75 0 75 -
8582 [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS 75 0 75 -
Critérios de integralização

Não há critérios de integralização configurados para a matriz.

Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS