MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: ABI CIÊNCIAS SOCIAIS - VESPERTINO - (1911)
Matriz: 000003 - ATIVA
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9852 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA | 60 | 15 | 75 | - | |
9853 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: CIÊNCIA POLÍTICA | 60 | 15 | 75 | - | |
9854 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: SOCIOLOGIA | 60 | 15 | 75 | - | |
9855 | [CSO] PESQUISA I: EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 15 | 75 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 225 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9856 | [CSO] ANTROPOLOGIA I | 60 | 15 | 75 | - | |
9857 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I | 60 | 15 | 75 | - | |
9858 | [CSO] SOCIOLOGIA I | 60 | 15 | 75 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 335 hora(s)
Carga horária extensão: 70 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9859 | [CSO] ANTROPOLOGIA II | 60 | 15 | 75 | - | |
9860 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II | 60 | 15 | 75 | - | |
6752 | [CSO] PESQUISA II : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 40 | 70 | 110 | 70 | |
9861 | [CSO] SOCIOLOGIA II | 60 | 15 | 75 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 335 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9862 | [CSO] ANTROPOLOGIA III | 60 | 15 | 75 | - | |
9863 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III | 60 | 15 | 75 | - | |
6988 | [CSO] PESQUISA III : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 50 | 110 | - | |
9864 | [CSO] SOCIOLOGIA III | 60 | 15 | 75 | - |
Formação complementar
Carga horária UC's: 4570 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7046 | [CSO] ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
3919 | [CSO] ANTROPOLOGIA E RELIGIÃO | 50 | 10 | 60 | - | |
3322 | [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL | 50 | 10 | 60 | - | |
3923 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 50 | 40 | 90 | - | |
3075 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 50 | 10 | 60 | - | |
9540 | [CSO] CRISES DA DEMOCRACIA | 60 | 0 | 60 | - | |
9364 | [CSO] DOMÍNIO CONEXO I | 60 | 0 | 60 | - | |
9365 | [CSO] DOMÍNIO CONEXO II | 60 | 0 | 60 | - | |
9366 | [CSO] DOMÍNIO CONEXO III | 60 | 0 | 60 | - | |
9356 | [CSO] ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
9357 | [CSO] ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
9358 | [CSO] ELETIVA III | 60 | 0 | 60 | - | |
9359 | [CSO] ELETIVA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
9666 | [CSO] ELETIVA IX | 60 | 0 | 60 | - | |
9360 | [CSO] ELETIVA V | 50 | 10 | 60 | - | |
9361 | [CSO] ELETIVA VI | 50 | 10 | 60 | - | |
9362 | [CSO] ELETIVA VII | 60 | 0 | 60 | - | |
9363 | [CSO] ELETIVA VIII | 60 | 0 | 60 | - | |
9714 | [CSO] ESTUDOS PÓS/DECOLONIAIS E RESISTÊNCIA | 60 | 0 | 60 | - | |
10134 | [CSO] FUTEBOL, POLÍTICA E SOCIEDADE NO BRASIL | 50 | 10 | 60 | - | |
9487 | [CSO] INTRODUÇÃO À ECONOMIA | 50 | 10 | 60 | - | |
7044 | [CSO] LAICIDADE, TOLERÂNCIA E RAZÃO PÚBLICA NO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO | 50 | 10 | 60 | - | |
8121 | [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS E PROTESTOS NA SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA | 50 | 10 | 60 | - | |
6533 | [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA | 50 | 10 | 60 | - | |
9997 | [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE ESPINOSA | 50 | 10 | 60 | - | |
9710 | [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE KARL MARX | 50 | 10 | 60 | - | |
9537 | [CSO] O PODER DOMÉSTICO NA ÓTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
3728 | [CSO] PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORANEO NA OBRA DE MICHEL FOUCAULT | 50 | 10 | 60 | - | |
7680 | [CSO] SOCIOLOGIA DO CAMPO CIENTÍFICO E DOS INTELECTUAIS | 50 | 10 | 60 | - | |
3921 | [CSO] SOCIOLOGIA DO TRABALHO | 60 | 0 | 60 | - | |
7376 | [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA | 50 | 10 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
9908 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: 1506: O LAOCOONTE E A INVENÇÃO DA ARTE MODERNA | 90 | 0 | 90 | - | |
10140 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: NIETZSCHE, WAGNER, PRIMO LEVI E O LEGADO DE BAYREUTH | 90 | 0 | 90 | - | |
9512 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DO CAPÍTULO I DE O CAPITAL, DE KARL MARX | 60 | 0 | 60 | - | |
2890 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 90 | 0 | 90 | - | |
3771 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL | 90 | 0 | 90 | - | |
8555 | [FIL] TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA II | 90 | 0 | 90 | - | |
3284 | [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
7697 | [HAR] ARTE MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9536 | [HAR] ARTES INDÍGENAS | 60 | 0 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 60 | 10 | 70 | - | |
9673 | [HAR] GUERRAS CULTURAIS - REGIMES VISUAIS DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
3020 | [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
7705 | [HAR] HISTÓRIA DO DESIGN | 60 | 0 | 60 | - | |
9687 | [HAR] HISTÓRIA MODERNA DO ORIENTE MÉDIO | 60 | 0 | 60 | - | |
3285 | [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO | 60 | 0 | 60 | - | |
3590 | [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
10152 | [HIS] CIDADE, GÊNERO E PATRIMÔNIO | 60 | 0 | 60 | - | |
2557 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
3258 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
9988 | [HIS] HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA: DEBATES, HISTORIOGRAFIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3594 | [HIS] HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3252 | [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3017 | [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9498 | [HIS] HISTÓRIA, ARTE E CULTURA AFRO-AMERICANA, INDÍGENA E CARIBENHA | 60 | 0 | 60 | - | |
4237 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9494 | [HIS] MEMÓRIA E HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO TERRITÓRIO PAULISTA | 60 | 0 | 60 | - | |
9989 | [HIS] RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES AFRICANAS NO SÉCULO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 60 | 0 | 60 | - | |
6344 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6291 | [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA | 60 | 0 | 60 | - | |
10092 | [MULTICAMPI] SUJEITAS E SUJEITOS PERIFÉRICOS: PRODUÇÃO DE CIDADE, DE CULTURA E DE LUTAS A PARTIR DAS PERIFERIAS URBANAS | 50 | 10 | 60 | - | |
6219 | [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
7291 | [PED] FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | - | |
9502 | [PED] PAULO FREIRE, CULTURA DIGITAL E EMPODERAMENTO: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
9017 | [PED] PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E POLÍTICA | 75 | 0 | 75 | - | |
8582 | [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Não há critérios de integralização configurados para a matriz.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |