Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS (BACHARELADO) - VESPERTINO - (1045)

Matriz: 000001 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 19746 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4752 DOMÍNIO CONEXO I 40 20 60 -
5230 DOMÍNIO CONEXO II 30 30 60 -
4753 ELETIVA 30 30 60 -
5556 ELETIVA (2 CRÉDITOS) 30 0 30 -
4815 ELETIVA II 40 20 60 -
5509 ELETIVA IV 60 0 60 -
5513 ELETIVA V 60 0 60 -
6000 ELETIVA VI 60 0 60 -
4607 ÉPICA QUINHENTISTA E POESIA NARRATIVA: DOIS POEMAS, DUAS ÍNDIAS 40 20 60 -
5440 ESTUDOS DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO 40 20 60 -
4277 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISES DE GÊNEROS DE HUMOR 60 0 60 -
3932 INTRODUÇÃO À LIBRAS 75 0 75 -
3616 LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA 20 10 30 -
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 30 0 30 -
5721 LETRAS PORTUGUESAS NO ANTIGO REGIME 60 0 60 -
4263 LINGUAGEM, GÊNEROS DO DISCURSO E MÍDIAS DIGITAIS 30 30 60 -
5203 LITERATURA DE TESTEMUNHO E CINEMA DOCUMENTÁRIO: REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DITATORIAL 40 20 60 -
4347 LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL 30 30 60 -
3606 LITERATURA E IDEIAS: PHILOSOPHES FRANCESES NO SÉCULO XVIII E ESCRITORES BRASILEIROS NO SÉCULO XIX 60 0 60 -
4980 O ROMANCE E A MODERNIDADE - DE DIDEROT AO SEC XX 60 0 60 -
4617 O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA 40 20 60 -
4614 POESIA DO SEISCENTOS IBÉRICO 60 0 60 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 60 0 60 -
4754 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II 60 0 60 -
3920 [CSO] ANTROPOLOGIA E CORPO 60 0 60 -
5909 [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA 60 0 60 -
2447 [CSO] ANTROPOLOGIA I 30 30 60 -
3322 [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL 30 30 60 -
2448 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 30 30 60 -
2601 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II : TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 90 0 90 -
4253 [CSO] CULTURA AFRO-BRASILEIRA 40 20 60 -
4442 [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM 30 30 60 -
5003 [CSO] CULTURA, COTIDIANO E SENSIBILIDADE 40 20 60 -
5195 [CSO] DIFERENÇA, DESIGUALDADE E DISTINÇÃO: USOS SOCIAIS DA CULTURA E FORMAÇÃO DE BARREIRAS SIMBÓLICAS 60 0 60 -
5001 [CSO] ESTADO E RELIGIÃO NA TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA 40 20 60 -
5911 [CSO] FOUCALT E A LITERATURA 60 0 60 -
5405 [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA 60 0 60 -
3930 [CSO] INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA (O MARXISMO OCIDENTAL) 60 0 60 -
2344 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA 60 0 60 -
2343 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA 60 0 60 -
2345 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA 60 0 60 -
3324 [CSO] LEITURAS DO BRASIL 60 0 60 -
5196 [CSO] MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL 60 0 60 -
4999 [CSO] MOVIMENTOS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 60 0 60 -
2908 [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL 60 0 60 -
5000 [CSO] POLÍTICA E TEORIA CRÍTICA 60 0 60 -
4593 [CSO] REPRESENTAÇÃO EM PARTIDOS POLÍTICOS 60 0 60 -
4185 [CSO] SEMINÁRIOS DE LEITURA DIRIGIDA 60 0 60 -
4254 [CSO] SEMINÁRIOS DE LEITURA DIRIGIDA II 60 0 60 -
4594 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS - ESTUDO EM CIBERCULTURA 60 0 60 -
5403 [CSO] SOCIEDADES AFRICANAS: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DAS AFRICAS 60 0 60 -
4252 [CSO] SOCIOLOGIA DA CULTURA: TEORIAS CONTEMPORÂNEAS 60 0 60 -
2449 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
2602 [CSO] SOCIOLOGIA II 60 0 60 -
4595 [CSO] TEORIA POLÍTICA E FEMINISMO 60 0 60 -
5473 [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO 60 0 60 -
5009 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: CINEMA E FILOSOFIA: AS BELAS TAMBÉM CHORAM 60 0 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
3773 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE II 60 0 60 -
5736 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III: TEORIA CRITICA E LITERATURA 30 30 60 -
4581 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V 60 0 60 -
4234 [FIL] ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
5146 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA IV: NATUREZA E CULTURA: OS FENÔMENOS DA ALIENAÇÃO E A SOCIEDADE TECNOLÓGICA 40 20 60 -
4587 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA V 60 0 60 -
2694 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA I 90 0 90 -
5747 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: FREUD E O LIVRO DOS SONHOS - UMA INCURSÃO 60 0 60 -
5091 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS V: FANTASIA, DESEJO E NEGATIVIDADE EM FREUD 40 20 60 -
3042 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS II 60 0 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 60 0 60 -
2551 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I 90 0 90 -
3275 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA IV 60 0 60 -
3043 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 90 0 90 -
5100 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III: A FILOSOFIA E O AVESSO DAS PALAVRAS 60 0 60 -
5097 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORANEA IV: FILOSOFIA E POLÍTICA EM NIETZSCHE 60 0 60 -
4877 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA IV: HISTÓRIA, MEMÓRIA E TESTEMUNHO 60 0 60 -
2889 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I 90 0 90 -
5347 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA III: A DIVERSÃO DE MONTAIGNE A PASCAL - RETÓRICA, SUBJETIVIDADE E A FORMAÇÃO DO MUNDO MODERNO 60 0 60 -
3771 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL 90 0 90 -
3775 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA I 60 0 60 -
5752 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA V 60 0 60 -
2312 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I 90 0 90 -
2891 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II 90 0 90 -
3277 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA IV 60 0 60 -
2280 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSICOS I 60 0 60 -
2311 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSÍCOS II 60 0 60 -
4879 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: LEITURAS DO FORA 60 0 60 -
5094 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA 60 0 60 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 90 0 90 -
5147 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO III: QUESTÕES METODOLÓGICAS EM HISTÓRIA DA FILOSOFIA 60 0 60 -
3284 [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE 30 30 60 -
4603 [HAR] ARTE DA ÁFRICA 60 0 60 -
4243 [HAR] ARTE DA ÁSIA 60 0 60 -
4604 [HAR] ARTE DO ISLÃ E DO MUNDO ÁRABE 60 0 60 -
3927 [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO 60 0 60 -
3929 [HAR] ARTE E FOTOGRAFIA 60 0 60 -
5722 [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX 60 0 60 -
2990 [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX 60 0 60 -
3019 [HAR] ARTE OCIDENTAL II: SÉCULO XX 60 0 60 -
3282 [HAR] ARTE OCIDENTAL III: ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA 30 30 60 -
3589 [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 30 30 60 -
4242 [HAR] DESIGN E PROPAGANDA 40 20 60 -
5730 [HAR] ENTRE ORIENTE E OCIDENTE 60 0 60 -
4182 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA 60 0 60 -
5113 [HAR] HISTORIA DA CRITICA DE ARTE NO BRASIL 60 0 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 60 0 60 -
4600 [HAR] HISTÓRIA DA NOUVELLE VAGUE FRANCESA 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
4997 [HAR] HISTÓRIA E ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LINGUAS DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
3286 [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE 60 0 60 -
3926 [HAR] IMAGEM E CIÊNCIA 60 0 60 -
5116 [HAR] IMAGEM, MEMÓRIA E TESTEMUNHO (CINEMA, FOTOGRAFIA, ARTES PLÁSTICAS) 60 0 60 -
2989 [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
3018 [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE I 60 0 60 -
4995 [HAR] MOVIMENTO E ESPAÇO URBANO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
5376 [HAR] UMA BREVE HISTÓRIA DO RETRATO: DO MUNDO ANTIGO AO SÉCULO XX 60 0 60 -
3256 [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA 60 0 60 -
2896 [HIS] HISTÓRIA ANTIGA 60 0 60 -
2557 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I 60 0 60 -
2555 [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 0 60 -
2269 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I 60 0 60 -
2442 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II 60 0 60 -
3016 [HIS] HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
3258 [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA 60 0 60 -
2266 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I 60 0 60 -
2443 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II 60 0 60 -
3252 [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL 60 0 60 -
3017 [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL 60 0 60 -
2271 [HIS] HISTÓRIA MODERNA I 60 0 60 -
3595 [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL 60 0 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60 0 60 -
2268 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS 60 0 60 -
5310 [HIS] LEITORES E LEITURAS DO BRASIL: QUESTÕES DE CULTURA E EDUCAÇÃO (XIX - XX) 60 0 60 -
3381 [HIS] REPRESENTAÇÕES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA: DIÁLOGOS ENTRE ÉTICAS E ESTÉTICAS 60 0 60 -
2901 [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I 60 0 60 -
5906 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLI: PRATICAS DE ESPAÇO E LUGARES DE PODER: HISTÓRIA, ESCOLA E CIDADE 60 0 60 -
4032 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 60 0 60 -
4574 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVII: AS EXPEDIÇÕES GUERREIRAS E A CRISTANDADE LATINA NO MEDITERRÂNEO ORIENTAL (SÉCS XI A XV) 60 0 60 -
5107 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXIII: MOMENTOS E MOVIMENTOS DA HISTÓRIA DO LIVRO E DA EDIÇÃO NA AMÉRICA LATINA DO SÉCULO XX 60 0 60 -
5108 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXIV: O PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO 1902-1980 60 0 60 -
5109 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXV: REVOLUÇÃO INGLESA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA 60 0 60 -
5382 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXVII: RELIGIÕES AFRICANAS NO SÉCULO XX 60 0 60 -
5719 [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA 60 0 60 -
4608 [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM 30 30 60 -
4981 [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS 30 30 60 -
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 30 30 60 -
4341 [LET] ASPECTOS DE LÍNGUA E LITERATURA GREGAS 30 0 30 -
5076 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 20 20 -
4620 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA I 0 95 95 -
4801 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA II 0 95 95 -
3617 [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS 30 30 60 -
5189 [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA 30 30 60 -
4979 [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS 30 30 60 -
3768 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA 60 0 60 -
3095 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA I 60 0 60 -
4441 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO 40 20 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 40 20 60 -
5981 [LET] DELEUZE E A LITERATURA 60 0 60 -
3615 [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO 30 0 30 -
3023 [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA 20 10 30 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 30 30 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 30 30 60 -
5174 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA I 40 20 60 -
5172 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA I 40 20 60 -
5266 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA II 30 0 30 -
5272 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA II 30 0 30 -
4222 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS 30 0 30 -
4615 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 20 10 30 -
4842 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METÓDOLÓGICOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS III 20 10 30 -
5755 [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) 60 0 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 30 30 60 -
3025 [LET] INTRODUÇÃO À LITERATURA PORTUGUESA 36 0 36 -
3082 [LET] INTRODUÇÃO À PROSA LATINA 60 0 60 -
5194 [LET] INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA 60 0 60 -
5406 [LET] INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO GÊNERO SERMÃO (SÉCULO XVII): LEITURA E INTERPRETAÇÃO 60 0 60 -
5977 [LET] INTRODUÇÃO AO TEATRO PORTUGUÊS 60 0 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 40 20 60 -
2994 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 40 20 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 40 20 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 40 20 60 -
3938 [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇÕES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (DO SÉCULO XVI A 1945) 60 0 60 -
4843 [LET] LABORATÓRIO DE LINGUA - LINGUA ESPANHOLA 30 30 60 -
4845 [LET] LABORATÓRIO DE LÍNGUA - LÍNGUA INGLESA 30 30 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 30 30 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 30 30 60 -
5980 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO 60 0 60 -
5450 [LET] LEITURA LITERÁRIA: SUBJETIVAÇÃO, ENSINO, MEDIAÇÃO 30 30 60 -
3760 [LET] LEITURAS DE SHAKESPEARE 60 0 60 -
3909 [LET] LIBRAS 30 0 30 -
3624 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I 30 30 60 -
3390 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA II 30 30 60 -
3618 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA III 40 20 60 -
3940 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA IV 40 20 60 -
4229 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA V 40 20 60 -
4609 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA VI 40 20 60 -
3027 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 30 30 60 -
3879 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 40 20 60 -
3391 [LET] LÍNGUA FRANCESA II 40 20 60 -
3619 [LET] LÍNGUA FRANCESA III 40 20 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
3028 [LET] LÍNGUA INGLESA I 30 30 60 -
3880 [LET] LÍNGUA INGLESA I 40 20 60 -
3392 [LET] LÍNGUA INGLESA II 30 30 60 -
3620 [LET] LÍNGUA INGLESA III 40 20 60 -
3944 [LET] LÍNGUA INGLESA IV 40 20 60 -
4231 [LET] LÍNGUA INGLESA V 40 20 60 -
4611 [LET] LÍNGUA INGLESA VI 40 20 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 40 20 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 40 20 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 30 30 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 40 20 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 20 10 30 -
4841 [LET] LINGUISTICA III 40 20 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 40 20 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 40 20 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 40 20 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 40 20 60 -
5768 [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA 30 0 30 -
3941 [LET] LITERATURA ESPANHOLA I 40 20 60 -
4226 [LET] LITERATURA ESPANHOLA II 40 20 60 -
4616 [LET] LITERATURA ESPANHOLA III 40 20 60 -
4850 [LET] LITERATURA ESPANHOLA IV 40 20 60 -
3943 [LET] LITERATURA FRANCESA I 40 20 60 -
4851 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX 40 20 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 60 0 60 -
3945 [LET] LITERATURA INGLESA I 40 20 60 -
4228 [LET] LITERATURA INGLESA II 40 20 60 -
4619 [LET] LITERATURA INGLESA III 40 20 60 -
4852 [LET] LITERATURA INGLESA IV 40 20 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 40 20 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
5979 [LET] LITERATURA: LEITURA, ENSINO, MEDIAÇÃO 60 0 60 -
3603 [LET] MITO E LITERATURA CLÁSSICA 60 0 60 -
4978 [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA 30 0 30 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 60 0 60 -
5443 [LET] O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL- LÍNGUA ESTRANGEIRA 30 0 30 -
5407 [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
4223 [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE 30 0 30 -
5723 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA 60 0 60 -
3380 [LET] RETRATOS LITERÁRIOS DA DITADURA ARGENTINA E BRASILEIRA NOS ANOS DE 1960 E 1970 60 0 60 -
5184 [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS 60 0 60 -
3939 [LET] ROMANCE DE FORMAÇÃO E BIOGRAFISMO - DO SÉCULO XVIII EUROPEU AO BRASIL DO XX 60 0 60 -
5978 [LET] TEORIA E ANÁLISE DA NARRATIVA 60 0 60 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 40 20 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 40 20 60 -
5718 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II 60 0 60 -
5986 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III 60 0 60 -
5735 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III 60 0 60 -
5976 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA IV 60 0 60 -
5974 [LET] TÓPICOS DE LITERATURA LATINA- INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ODE HORACIANA EM PORTUGAL: DO CLASSICISMO AO NEOCLASSICISMO 60 0 60 -
4598 [LET] TÓPICOS DE POÉTICA LATINA 48 12 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 60 0 60 -
5467 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: O ÍON DE PLATÃO 20 10 30 -
5415 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA 25 5 30 -
5987 [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA 30 0 30 -
4239 [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS 30 30 60 -
3727 [LET] TRÊS POETAS PORTUGUESAS: SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN, LUIZA NETO JORGE, ADÍLIA LOPES 60 0 60 -
5150 [PED] AÇÕES AFIRMATIVAS E DIREITOS HUMANOS 75 0 75 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
5314 [PED] ASPECTOS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO GEORGE STEINER E EDWARD SAID 75 0 75 -
4833 [PED] BRINQUEDOTECA, BRINQUEDO E CULTURA: AS POSSIBILIDADES DA BRINCADEIRA 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
4265 [PED] DESENVOLVIMENTO MORAL: DA REGULAÇÃO EXTERNA À AUTORREGULAÇÃO 75 0 75 -
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
3320 [PED] EDUCAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3394 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 75 0 75 -
3037 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO 75 0 75 -
3933 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA 45 30 75 -
4266 [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA 75 0 75 -
5756 [PED] ENTRE TEXTOS E LEITORES: A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR 75 0 75 -
2272 [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA 75 0 75 -
3726 [PED] ESTUDOS DO LETRAMENTO E ENSINO 75 0 75 -
4268 [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES PLÁSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO 75 0 75 -
4729 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I 40 35 75 -
4835 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
2576 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA 45 30 75 -
2883 [PED] FUNDAMENTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL I 75 0 75 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 60 15 75 -
3318 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA 60 15 75 -
2885 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
2646 [PED] FUNDAMENTOS TEORICO-PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 75 0 75 -
3033 [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 75 0 75 -
2270 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA 75 0 75 -
2301 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA 75 0 75 -
5311 [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS 75 0 75 -
2267 [PED] INTRODUÇÃO AO CAMPO DA EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3393 [PED] LEITURAS E LEITORES DE MICHEL FOUCAULT 75 0 75 -
3736 [PED] LITERATURA, INFÂNCIA E ESCOLA 75 0 75 -
5894 [PED] MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 45 30 75 -
5313 [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
2302 [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
2300 [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
3036 [PED] POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TRABALHO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR 75 0 75 -
2575 [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 75 0 75 -
2295 [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS I 60 15 75 -
2304 [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS II 60 15 75 -
4271 [PED] PROJETOS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM INTEGRADOS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3737 [PED] PSICANÁLISE, INFÂNCIA E MAL-ESTAR NA ATUALIDADE 75 0 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
3314 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
4267 [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA 75 0 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
4264 [PED] RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO 75 0 75 -
5312 [PED] REPRESENTAÇÕES IDEOLÓGICAS EM ANIMAÇÕES DE LONGA-METRAGEM 75 0 75 -
5895 [PED] REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS DA ESCOLA 75 0 75 -
5149 [PED] REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E ENVELHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE 75 0 75 -
5315 [PED] SUJEITO, SABER E EXPERIÊNCIA: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3735 [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2303 [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO 75 0 75 -
5758 [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS