MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: LETRAS - PORTUGUÊS (BACHARELADO) - VESPERTINO - (1045)
Matriz: 000003 - INATIVA
Estrutura Curricular
Formação complementar
Carga horária UC's: 6375 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
6450 | UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA BRASILEIRA I | 40 | 20 | 60 | - | |
6447 | UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PORTUGUESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
6448 | UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PORTUGUESA II | 40 | 20 | 60 | - | |
6449 | UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - TEORIA LITERÁRIA | 40 | 20 | 60 | - | |
6452 | UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA I | 40 | 20 | 60 | - | |
6453 | UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6454 | UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA III | 60 | 0 | 60 | - | |
6455 | UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
3921 | [CSO] SOCIOLOGIA DO TRABALHO | 40 | 20 | 60 | - | |
5736 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III: TEORIA CRITICA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
5753 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V: A CONSTELAÇÃO BARTLEBY: O OUTRO DA ESCRITA | 40 | 20 | 60 | - | |
7625 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: GÊNEROS LITERÁRIOS E MEIOS DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA EM SAMUEL BECKETT | 60 | 0 | 60 | - | |
3044 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA II | 60 | 0 | 60 | - | |
4589 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III | 60 | 0 | 60 | - | |
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
6141 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
2279 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
2713 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV | 40 | 20 | 60 | - | |
7016 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LV: ÁFRICA REVISITADA: CONCEITOS, FONTES E MÉTODOS | 40 | 20 | 60 | - | |
8110 | [LET] ABORDAGENS TEÓRICAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA | 40 | 20 | 60 | - | |
6339 | [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6340 | [LET] ANÁLISE DO DISCURSO | 60 | 0 | 60 | - | |
6352 | [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
5076 | [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS | 0 | 40 | 40 | - | |
6373 | [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA | 0 | 200 | 200 | - | |
6299 | [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
6315 | [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
6345 | [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6353 | [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
6298 | [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6354 | [LET] DISCIPLINA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6633 | [LET] DO AUTOR AOS LEITORES: PERCURSOS DOS LIVROS NOS OITOCENTOS BRASILEIROS | 40 | 20 | 60 | - | |
3023 | [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA | 30 | 0 | 30 | - | |
4238 | [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 40 | 20 | 60 | - | |
6355 | [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 40 | 20 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 40 | 20 | 60 | - | |
6284 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 40 | 20 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 40 | 20 | 60 | - | |
3725 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II | 40 | 20 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 30 | 30 | 60 | - | |
3021 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II | 30 | 30 | 60 | - | |
6356 | [LET] LETRAS NO ANTIGO ESTADO EM PORTUGAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3909 | [LET] LIBRAS | 30 | 0 | 30 | - | |
8109 | [LET] LIBRAS PARA LETRAS | 30 | 30 | 60 | - | |
3879 | [LET] LÍNGUA FRANCESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3391 | [LET] LÍNGUA FRANCESA II | 60 | 0 | 60 | - | |
5442 | [LET] LÍNGUA GREGA I | 40 | 20 | 60 | - | |
6289 | [LET] LÍNGUA GREGA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6338 | [LET] LÍNGUA GREGA III | 60 | 0 | 60 | - | |
6311 | [LET] LÍNGUA GREGA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
3880 | [LET] LÍNGUA INGLESA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6290 | [LET] LÍNGUA LATINA III | 30 | 30 | 60 | - | |
6346 | [LET] LÍNGUA LATINA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
6341 | [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6286 | [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3352 | [LET] LINGUISTICA I | 40 | 20 | 60 | - | |
6294 | [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3876 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3622 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA III | 40 | 20 | 60 | - | |
6329 | [LET] LITERATURA E HISTÓRIA: A POÉTICA DOS LUGARES IDEAIS NA LITERATURA FRANCESA | 40 | 20 | 60 | - | |
3943 | [LET] LITERATURA FRANCESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
4227 | [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULOS XVII E XVIII | 40 | 20 | 60 | - | |
5754 | [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL | 40 | 20 | 60 | - | |
6317 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
6379 | [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE | 40 | 20 | 60 | - | |
6536 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS | 40 | 20 | 60 | - | |
6538 | [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA | 40 | 20 | 60 | - | |
6357 | [LET] MITOS FUNDADORES NA LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6342 | [LET] MORFOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7020 | [LET] PESQUISA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA | 40 | 20 | 60 | - | |
6343 | [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6300 | [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
6540 | [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI | 40 | 20 | 60 | - | |
6287 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
6344 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6541 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - SÉCULO XX AO XXI | 40 | 20 | 60 | - | |
6358 | [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL | 60 | 0 | 60 | - | |
6348 | [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6295 | [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6349 | [LET] SEMIÓTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6285 | [LET] SINTAXE | 60 | 0 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6292 | [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
4840 | [LET] TEORIA LITERARIA II | 40 | 20 | 60 | - | |
6293 | [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6359 | [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6542 | [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉCULO XIX AO XXI | 40 | 20 | 60 | - | |
6350 | [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
6288 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
6297 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
7442 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA - CONTOS FANTÁSTICOS | 40 | 20 | 60 | - | |
6347 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA | 60 | 0 | 60 | - | |
6320 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
6351 | [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
6546 | [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS (UCLE) | 40 | 20 | 60 | - | |
6316 | [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2715 | [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
3319 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE | 75 | 0 | 75 | - | |
2885 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA | 75 | 0 | 75 | - | |
2301 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |