Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: HISTÓRIA DA ARTE - NOTURNO - (1048)

Matriz: 000001 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 21060 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
6868 DOMÍNIO CONEXO II 60 0 60 -
7110 DOMÍNIO CONEXO III 60 0 60 -
7111 DOMÍNIO CONEXO IV 60 0 60 -
6867 DOMÍNIO CONEXO V 60 0 60 -
4742 ELETIVA I 60 0 60 -
5071 ELETIVA III 60 0 60 -
5233 ELETIVA IV 60 0 60 -
5072 ELETIVA MOBILIDADE ACADÊMICA I 60 0 60 -
5073 ELETIVA MOBILIDADE ACADÊMICA II 60 0 60 -
5234 ELETIVA V 60 0 60 -
5235 ELETIVA VI 60 0 60 -
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 60 0 60 -
4263 LINGUAGEM, GÊNEROS DO DISCURSO E MÍDIAS DIGITAIS 60 0 60 -
4617 O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA 60 0 60 -
7046 [CSO] ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS 60 0 60 -
6527 [CSO] ANTROPOLOGIA DA NATUREZA 60 0 60 -
7109 [CSO] ANTROPOLOGIA DO CORPO 60 0 60 -
2447 [CSO] ANTROPOLOGIA I 60 0 60 -
2600 [CSO] ANTROPOLOGIA II 60 0 60 -
2727 [CSO] ANTROPOLOGIA III 60 0 60 -
2911 [CSO] ANTROPOLOGIA POLÍTICA 60 0 60 -
2913 [CSO] ANTROPOLOGIA URBANA 60 0 60 -
3322 [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL 60 0 60 -
7042 [CSO] ANTROPOLOGIA, HISTÓRIA E LITERATURA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES 60 0 60 -
2448 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 60 0 60 -
2601 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II : TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
7060 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III 60 0 60 -
2725 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III : POLÍTICA BRASILEIRA 60 0 60 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 90 0 90 -
3075 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE 60 0 60 -
4253 [CSO] CULTURA AFRO-BRASILEIRA 60 0 60 -
4442 [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM 60 0 60 -
5003 [CSO] CULTURA, COTIDIANO E SENSIBILIDADE 60 0 60 -
5929 [CSO] DIREITO, POLÍTICAS PÚBLICAS E JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA 60 0 60 -
5404 [CSO] DIREITOS HUMANOS 60 0 60 -
2906 [CSO] ESTUDOS LEGISLATIVOS 60 0 60 -
5911 [CSO] FOUCALT E A LITERATURA 60 0 60 -
6178 [CSO] IMAGEM, SUBJETIVIDADE E TEORIA SOCIAL 60 0 60 -
2344 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA 60 0 60 -
2343 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA 60 0 60 -
2345 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA 60 0 60 -
5912 [CSO] LEITURAS DE PIERRE BOURDIEU: OS CAMPOS DE PRODUÇÃO SIMBÓLICA 60 0 60 -
3324 [CSO] LEITURAS DO BRASIL 60 0 60 -
3326 [CSO] MARKETING ELEITORAL 60 0 60 -
5733 [CSO] MEIO AMBIENTE, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA 60 0 60 -
4999 [CSO] MOVIMENTOS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 60 0 60 -
6532 [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS 60 0 60 -
4578 [CSO] NOÇÃO DE PESSOA E CORPO NAS SOCIEDADES INDÍGENAS 60 0 60 -
2908 [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL 60 0 60 -
2914 [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 60 0 60 -
3728 [CSO] PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORANEO NA OBRA DE MICHEL FOUCAULT 60 0 60 -
5732 [CSO] POBREZA, CLASSES, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS 60 0 60 -
3734 [CSO] POLÍTICA E DIREITOS HUMANOS 60 0 60 -
5000 [CSO] POLÍTICA E TEORIA CRÍTICA 60 0 60 -
5200 [CSO] POLÍTICA, SOCIEDADE E DIREITO NO BRASIL 60 0 60 -
5913 [CSO] POVOS INDÍGENAS E POLÍTICAS DA DIFERENÇA 60 0 60 -
4185 [CSO] SEMINÁRIOS DE LEITURA DIRIGIDA 60 0 60 -
5734 [CSO] SISTEMAS ELEITORAIS E PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS NO PERÍODO DE 1988-2013 60 0 60 -
5403 [CSO] SOCIEDADES AFRICANAS: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DAS AFRICAS 60 0 60 -
3072 [CSO] SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E DOS MEDIA 60 0 60 -
4252 [CSO] SOCIOLOGIA DA CULTURA: TEORIAS CONTEMPORÂNEAS 60 0 60 -
7043 [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA E DO CONFLITO 60 0 60 -
6529 [CSO] SOCIOLOGIA DO GOSTO 60 0 60 -
7282 [CSO] SOCIOLOGIA E CINEMA 60 0 60 -
3922 [CSO] SOCIOLOGIA E CINEMA I 60 0 60 -
6547 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
4595 [CSO] TEORIA POLÍTICA E FEMINISMO 60 0 60 -
5473 [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO 60 0 60 -
5910 [CSO] TOLERÂNCIA E JUSTIÇA DISTRIBUTIVA: O LIBERALISMO IGUALITÁRIO 60 0 60 -
5009 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: CINEMA E FILOSOFIA: AS BELAS TAMBÉM CHORAM 60 0 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
3773 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE II 60 0 60 -
3916 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III 60 0 60 -
5736 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III: TEORIA CRITICA E LITERATURA 60 0 60 -
4050 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE IV 60 0 60 -
5348 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE IV: PENSAMENTO E IMAGEM 60 0 60 -
5751 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE IV: WUNDERKAMMER - NATURALIA, MIRABILIA E ARTIFICIALIA NAS COLEÇÕES DE ARTE 60 0 60 -
4581 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V 60 0 60 -
5753 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V: A CONSTELAÇÃO BARTLEBY: O OUTRO DA ESCRITA 60 0 60 -
4234 [FIL] ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
2692 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I 90 0 90 -
5745 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA III: A DOUTRINA DO DIREITO NATURAL EM TOMÁS DE AQUINO E JOÃO DUNS SCOTUS 60 0 60 -
5146 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA IV: NATUREZA E CULTURA: OS FENÔMENOS DA ALIENAÇÃO E A SOCIEDADE TECNOLÓGICA 60 0 60 -
5749 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA V: HANNAH ARENDT - DO MAL RADICAL À BANALIDADE DO MAL 60 0 60 -
2890 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA 90 0 90 -
3040 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 90 0 90 -
6706 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II: O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA PSICANÁLISE 60 0 60 -
4589 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III 60 0 60 -
6721 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III - A HISTÓRIA DA HISTERIA E A PSICANÁLISE 60 0 60 -
5747 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: FREUD E O LIVRO DOS SONHOS - UMA INCURSÃO 60 0 60 -
3774 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS IV 60 0 60 -
2464 [FIL] FILOSOFIA GERAL 60 0 60 -
2276 [FIL] FILOSOFIA GERAL I 60 0 60 -
4591 [FIL] FILOSOFIA GERAL III 60 0 60 -
7018 [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO II 60 0 60 -
2551 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I 90 0 90 -
3043 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 90 0 90 -
7041 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II: DELEUZE E O CINEMA DE GLAUBER ROCHA 60 0 60 -
2894 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III 60 0 60 -
2889 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I 90 0 90 -
3771 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL 90 0 90 -
4235 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE I 60 0 60 -
4233 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL LATINA IV 60 0 60 -
6621 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL: A EXISTÊNCIA DE DEUS E ALGUNS DE SEUS ATRIBUTOS SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO 60 0 60 -
2312 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I 90 0 90 -
2891 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II 90 0 90 -
7021 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA III: INTRODUÇÃO À FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL 60 0 60 -
2348 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 60 0 60 -
2311 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSÍCOS II 60 0 60 -
2773 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
5094 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA 60 0 60 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 90 0 90 -
2316 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO II 60 0 60 -
6678 [HAR] A CIDADE NO RENASCIMENTO 60 0 60 -
7009 [HAR] A PINTURA DA CERÂMICA ÁTICA: OFICINAS, ARTISTAS, COMITENTES E ICONOGRAFIAS 60 0 60 -
3284 [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE 60 0 60 -
4996 [HAR] ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO URBANA NO BRASIL: TÓPICOS DE ESTUDOS ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO 60 0 60 -
3928 [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
5377 [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA NO ORIENTE MÉDIO 60 0 60 -
4603 [HAR] ARTE DA ÁFRICA 60 0 60 -
4243 [HAR] ARTE DA ÁSIA 60 0 60 -
4604 [HAR] ARTE DO ISLÃ E DO MUNDO ÁRABE 60 0 60 -
3927 [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO 60 0 60 -
3929 [HAR] ARTE E FOTOGRAFIA 60 0 60 -
5722 [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX 60 0 60 -
5923 [HAR] ARTE E TRANSGRESSÃO 60 0 60 -
5926 [HAR] ARTE EM PORTUGAL 60 0 60 -
3591 [HAR] ARTE INDÍGENA E PRÉ-COLONIAL 50 10 60 -
5731 [HAR] ARTE NA INGLATERRA 60 0 60 -
6164 [HAR] ARTE NO BRASIL: HISTÓRIA DA CRÍTICA DE ARTE 60 0 60 -
6530 [HAR] ARTE NO BRASIL: SÉCULO XIX 60 0 60 -
5112 [HAR] ARTE NO BRASIL: TEMAS E ABORDAGENS 60 0 60 -
2990 [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX 60 0 60 -
3019 [HAR] ARTE OCIDENTAL II: SÉCULO XX 60 0 60 -
3282 [HAR] ARTE OCIDENTAL III: ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA 60 0 60 -
3589 [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO 60 0 60 -
5924 [HAR] ARTES NA AMÉRICA LATINA: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E MÉXICO - DO BARROCO AO SÉCULO XX 60 0 60 -
4273 [HAR] AS ARTES VISUAIS NO ORIENTE ISLÂMICO ENTRE OS SÉCULOS XVI E XVIII: O CASO DO MUNDO IRANIANO 60 0 60 -
5232 [HAR] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - HISTÓRIA DA ARTE 0 180 180 -
4261 [HAR] BARROCO GLOBAL 60 0 60 -
5274 [HAR] BARROCO, NEOBARROCO: TEMAS E REFLEXÕES 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
7280 [HAR] CINEMA, CORPO E CIDADE - UMA ABORDAGEM BIOPOLÍTICA NOS ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS 60 0 60 -
7012 [HAR] CORPO, ARTE, IMAGEM 60 0 60 -
5925 [HAR] CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ARTES DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA 60 0 60 -
4242 [HAR] DESIGN E PROPAGANDA 60 0 60 -
7281 [HAR] DIÁLOGO ENTRE ORIENTE E OCIDENTE 60 0 60 -
5730 [HAR] ENTRE ORIENTE E OCIDENTE 60 0 60 -
5375 [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
7010 [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS IV 60 0 60 -
2988 [HAR] FILOSOFIA DA ARTE E ESTÉTICA 60 0 60 -
7017 [HAR] FOTOGRAFIA E PROPAGANDA 60 0 60 -
6679 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE MODERNA NO BRASIL - 1900 A 1960 60 0 60 -
6531 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE NA AMÉRICA DO SUL 60 0 60 -
4599 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL 60 0 60 -
5113 [HAR] HISTORIA DA CRITICA DE ARTE NO BRASIL 60 0 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 60 0 60 -
6162 [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO 60 0 60 -
4600 [HAR] HISTÓRIA DA NOUVELLE VAGUE FRANCESA 60 0 60 -
7279 [HAR] HISTÓRIA DAS ARTES NO SÉCULO XVIII 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
7008 [HAR] HISTÓRIA DO DESENHO E DA GRAVURA 60 0 60 -
4994 [HAR] HISTÓRIA E ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
4997 [HAR] HISTÓRIA E ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LINGUAS DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
3286 [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE 60 0 60 -
3926 [HAR] IMAGEM E CIÊNCIA 60 0 60 -
5116 [HAR] IMAGEM, MEMÓRIA E TESTEMUNHO (CINEMA, FOTOGRAFIA, ARTES PLÁSTICAS) 60 0 60 -
4993 [HAR] IMAGENS NO OCIDENTE MEDIEVAL: MATERIALIDADE E LUGAR 60 0 60 -
2989 [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
3018 [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE I 0 150 150 -
3283 [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE II 0 150 150 -
3588 [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE III 0 150 150 -
5729 [HAR] MEMÓRIA VISUAL DE SÃO PAULO 60 0 60 -
7011 [HAR] METODOLOGIA DE PESQUISA 60 0 60 -
4601 [HAR] MONOGRAFIA I 60 0 60 -
4973 [HAR] MONOGRAFIA II 60 0 60 -
4995 [HAR] MOVIMENTO E ESPAÇO URBANO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
3285 [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
4181 [HAR] O DOCUMENTÁRIO FICÇÃO NO CINEMA ALEMÃO DOS ANOS 70 E 80 60 0 60 -
5374 [HAR] PERSISTÊNCIA DA IDADE MÉDIA NAS ARTES VISUAIS 60 0 60 -
4260 [HAR] PRESERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E ARTISTICO 60 0 60 -
4602 [HAR] PROJETO ULTRA 60 0 60 -
6163 [HAR] RENASCIMENTO E RENASCIMENTOS: A CONSTRUÇÃO DO MODERNO 60 0 60 -
6681 [HAR] REPRESENTAÇÕES DE PERÍODOS, ESPAÇOS E CULTURAS NO CINEMA E NA CULTURA DE MASSAS: MEDIEVALISMO E JAPÃO 60 0 60 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
5376 [HAR] UMA BREVE HISTÓRIA DO RETRATO: DO MUNDO ANTIGO AO SÉCULO XX 60 0 60 -
3256 [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA 60 0 60 -
2896 [HIS] HISTÓRIA ANTIGA 60 0 60 -
2557 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I 60 0 60 -
2706 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II 60 0 60 -
2895 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III 60 0 60 -
2555 [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 0 60 -
2269 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I 60 0 60 -
2442 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II 60 0 60 -
3258 [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA 60 0 60 -
2266 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I 60 0 60 -
2443 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II 60 0 60 -
2556 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL III 60 0 60 -
2713 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV 60 0 60 -
3253 [HIS] HISTÓRIA E ARQUIVOS 60 0 60 -
3594 [HIS] HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 60 0 60 -
7276 [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE 60 0 60 -
3252 [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL 60 0 60 -
3017 [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL 60 0 60 -
2271 [HIS] HISTÓRIA MODERNA I 60 0 60 -
2444 [HIS] HISTÓRIA MODERNA II 60 0 60 -
3593 [HIS] HISTÓRIA, ESPAÇO E PATRIMÔNIO EDIFICADO 60 0 60 -
4272 [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
3595 [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL 60 0 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60 0 60 -
2268 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS 60 0 60 -
2445 [HIS] LABORATORIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA I 60 0 60 -
2558 [HIS] LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA II 60 0 60 -
4251 [HIS] PATRIMONIALIZAÇÃO E ESCRITA 60 0 60 -
7015 [HIS] PATRIMÔNIO, PRÁTICA E PESQUISA 60 0 60 -
2901 [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I 60 0 60 -
7036 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LIV: CONSTRUINDO E DESCONSTRUINDO HISTÓRIAS SOBRE SÃO PAULO 60 0 60 -
7016 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LV: ÁFRICA REVISITADA: CONCEITOS, FONTES E MÉTODOS 60 0 60 -
5905 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XL: HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO 60 0 60 -
5907 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLII: ÁFRICA - HISTÓRIAS CRUZADAS, TEMAS TRANSVERSAIS, INTERDISCIPLINARIDADE 60 0 60 -
5908 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLIII: MIGRAÇÕES NAS AMÉRICAS 60 0 60 -
6524 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLIX: HISTÓRIA DAS ESQUERDAS NO BRASIL 60 0 60 -
6143 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLV: HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA - DEBATES, HISTORIOGRAFIA E ENSINO 60 0 60 -
5716 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVII: ENGAJAMENTO POLÍTICO E EXPERIMENTALISMO ESTÉTICO NA AMÉRICA LATINA, NO SÉCULO XX 60 0 60 -
5728 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVIII: HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA NA IDADE MÉDIA 60 0 60 -
4035 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXI: PENSAR NAS IGREJAS NA PASSAGEM DA ANTIGUIDADE TARDIA PARA A IDADE MÉDIA 60 0 60 -
4274 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXII: EXPERIÊNCIAS DE AFRICANOS NA DIÁSPORA: O CONTEXTO AMERICANO (SÉCULOS XVI AO XX) 60 0 60 -
4954 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIX: HISTÓRIA AMBIENTAL 60 0 60 -
4575 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVIII: CULTURAS AFRO-AMERICANAS E CARIBENHAS 60 0 60 -
5108 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXIV: O PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO 1902-1980 60 0 60 -
5904 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXIX: HISTÓRIA MARÍTIMA 60 0 60 -
5110 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXVI: HISTÓRIA SOCIAL DO CAMPO BRASILEIRO 60 0 60 -
3022 [LET ]LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO 60 0 60 -
5719 [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA 60 0 60 -
4981 [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS 60 0 60 -
6340 [LET] ANÁLISE DO DISCURSO 60 0 60 -
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 60 0 60 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 60 0 60 -
3617 [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS 60 0 60 -
6321 [LET] CÂNONE E ESCOLA 60 0 60 -
3768 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA 60 0 60 -
6315 [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA 60 0 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 60 0 60 -
6345 [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS 60 0 60 -
6298 [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
6633 [LET] DO AUTOR AOS LEITORES: PERCURSOS DOS LIVROS NOS OITOCENTOS BRASILEIROS 60 0 60 -
3615 [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO 60 0 60 -
3023 [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA 60 0 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 60 0 60 -
3766 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 60 0 60 -
5755 [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 60 0 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 60 0 60 -
2994 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 60 0 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 60 0 60 -
3938 [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇÕES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (DO SÉCULO XVI A 1945) 60 0 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 60 0 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 60 0 60 -
3624 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I 60 0 60 -
3027 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 60 0 60 -
3879 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 60 0 60 -
3391 [LET] LÍNGUA FRANCESA II 60 0 60 -
3028 [LET] LÍNGUA INGLESA I 60 0 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 60 0 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 60 0 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 60 0 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 60 0 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 60 0 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 60 0 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 60 0 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 60 0 60 -
5768 [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA 60 0 60 -
6329 [LET] LITERATURA E HISTÓRIA: A POÉTICA DOS LUGARES IDEAIS NA LITERATURA FRANCESA 60 0 60 -
3941 [LET] LITERATURA ESPANHOLA I 60 0 60 -
3943 [LET] LITERATURA FRANCESA I 60 0 60 -
4618 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XIX 60 0 60 -
4851 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX 60 0 60 -
4227 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULOS XVII E XVIII 60 0 60 -
3945 [LET] LITERATURA INGLESA I 60 0 60 -
4228 [LET] LITERATURA INGLESA II 60 0 60 -
4619 [LET] LITERATURA INGLESA III 60 0 60 -
6317 [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE 60 0 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 60 0 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 60 0 60 -
3621 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 60 0 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 60 0 60 -
6313 [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA I 60 0 60 -
6319 [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA III 60 0 60 -
6370 [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA IV 60 0 60 -
6536 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS 60 0 60 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 60 0 60 -
6300 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 60 0 60 -
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 60 0 60 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 60 0 60 -
6541 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - SÉCULO XX AO XXI 40 20 60 -
6358 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL 60 0 60 -
5723 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA 60 0 60 -
6292 [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
5978 [LET] TEORIA E ANÁLISE DA NARRATIVA 60 0 60 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 60 0 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 60 0 60 -
6542 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉCULO XIX AO XXI 60 0 60 -
5718 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II 60 0 60 -
5986 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III 60 0 60 -
6297 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA 60 0 60 -
6544 [LET] TÓPICOS EM LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA (UCLE) 60 0 60 -
6316 [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA 60 0 60 -
6219 [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE 75 0 75 -
5150 [PED] AÇÕES AFIRMATIVAS E DIREITOS HUMANOS 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
4265 [PED] DESENVOLVIMENTO MORAL: DA REGULAÇÃO EXTERNA À AUTORREGULAÇÃO 75 0 75 -
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
6233 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS 75 0 75 -
4266 [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA 75 0 75 -
2272 [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA 75 0 75 -
5898 [PED] ESTUDOS SOBRE MAKARENKO E O POEMA PEDAGÓGICO 75 0 75 -
4268 [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES PLÁSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO 75 0 75 -
4729 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I 60 0 60 -
4835 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
2576 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA 60 0 60 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 60 0 60 -
3317 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS I 75 0 75 -
5896 [PED] HISTÓRIA DAS CULTURAS E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2301 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA 75 0 75 -
2302 [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2300 [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
2575 [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
3314 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
7358 [PED] SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE CULTURA CORPORAL E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 60 0 60 -
5315 [PED] SUJEITO, SABER E EXPERIÊNCIA: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3735 [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
Critérios de integralização

Não há critérios de integralização configurados para a matriz.

Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS