Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: HISTÓRIA DA ARTE - NOTURNO - (1048)

Matriz: 000003 - INATIVA

Estrutura Curricular
1º Termo

Carga horária UC's: 300 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 60 0 60 -
7694 [HAR] ARTE ANTIGA 60 0 60 -
3928 [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
7693 [HAR] ARTE MODERNA I: SÉC. XIX 60 0 60 -
2989 [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
2º Termo

Carga horária UC's: 333 hora(s)

Carga horária extensão: 93 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 60 0 60 -
7695 [HAR] ARTE MODERNA II: VANGUARDAS 60 0 60 -
7696 [HAR] ARTE NO BRASIL I 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
7710 [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE I: DESCRIÇÃO E LINGUAGENS VISUAIS 0 93 93 93
3º Termo

Carga horária UC's: 333 hora(s)

Carga horária extensão: 93 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
3284 [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE 60 0 60 -
7697 [HAR] ARTE MEDIEVAL 60 0 60 -
3286 [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE 60 0 60 -
7711 [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE II: INSTITUIÇÕES E ACERVOS 0 93 93 93
7698 [HAR] PATRIMÔNIO E MUSEUS: PRESERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO 60 0 60 -
4º Termo

Carga horária UC's: 333 hora(s)

Carga horária extensão: 93 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
7699 [HAR] ARTE E CULTURA DO RENASCIMENTO 60 0 60 -
7700 [HAR] ARTES AMERÍNDIAS 60 0 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 60 0 60 -
7712 [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE III: CURADORIA E MEDIAÇÃO 0 93 93 93
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
5º Termo

Carga horária UC's: 240 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
7704 [HAR] ARTE NO BRASIL II 60 0 60 -
7701 [HAR] BARROCO E CLASSICISMOS: SÉCS. XVII E XVIII 60 0 60 -
7703 [HAR] ESTUDO DAS EXPOSIÇÕES 60 0 60 -
7702 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE E EDUCAÇÃO 60 0 60 -
6º Termo

Carga horária UC's: 240 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4243 [HAR] ARTE DA ÁSIA 60 0 60 -
7706 [HAR] ARTES DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
7705 [HAR] HISTÓRIA DO DESIGN 60 0 60 -
7º Termo

Carga horária UC's: 120 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
7707 [HAR] ARTE DO ISLÃ 60 0 60 -
2988 [HAR] FILOSOFIA DA ARTE E ESTÉTICA 60 0 60 -
8º Termo

Carga horária UC's: 60 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
7708 [HAR] TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 60 0 60 -
Formação complementar

Carga horária UC's: 6363 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4752 DOMÍNIO CONEXO I 60 0 60 -
5230 DOMÍNIO CONEXO II 60 0 60 -
6225 DOMÍNIO CONEXO III 60 0 60 -
6229 DOMÍNIO CONEXO IV 60 0 60 -
4742 ELETIVA I 60 0 60 -
4815 ELETIVA II 60 0 60 -
5071 ELETIVA III 60 0 60 -
5233 ELETIVA IV 60 0 60 -
5234 ELETIVA V 60 0 60 -
7614 PROCESSO DE CRIAÇÃO E DESIGN EDUCACIONAL 40 0 40 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 60 15 75 -
4754 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II 60 15 75 -
8402 UNIDADE ZONA LESTE - LUTA DE CLASSES, POLÍTICA E UTOPIA (AULAS PRESENCIAIS) 60 0 60 -
2913 [CSO] ANTROPOLOGIA URBANA 60 0 60 -
3322 [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL 60 0 60 -
6533 [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
8832 [CSO] OP - A ESPERA DO FIM DO MUNDO: LEITURAS SOBRE APOCALIPSE E SALVAÇÃO 24 0 24 -
8833 [CSO] OP - ÁLBUNS FONOGRÁFICOS NA CULTURA BRASILEIRA - OS ANOS 1960 20 0 20 -
8834 [CSO] OP - CIÊNCIAS SOCIAIS E LITERATURA 30 0 30 -
8835 [CSO] OP - FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES 30 0 30 -
8836 [CSO] OP - GRANDES MOMENTOS DA POLÍTICA INDIGENISTA E INDÍGENA NO PERÍODO REPUBLICANO 18 0 18 -
8837 [CSO] OP - INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA: UM PANORAMA HISTÓRICO 24 0 24 -
8838 [CSO] OP - INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE: ATÉ ONDE VÃO AS CONVERSAÇÕES E OS DIÁLOGOS? 24 0 24 -
8844 [CSO] OP - PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 36 0 36 -
8839 [CSO] OP - PSICANÁLISE E POLÍTICA: SUBJETIVAÇÃO E CRÍTICA EM SIGMUND FREUD 36 0 36 -
8840 [CSO] OP - PUNIÇÃO E SOCIEDADE: LEITURAS DO ATLÂNTICO NORTE 30 0 30 -
8841 [CSO] OP - SEMINÁRIOS MAX WEBER 18 0 18 -
8842 [CSO] OP - SOCIOLOGIA DAS DISTINÇÕES SOCIAIS: PROBLEMAS DE PESQUISA & COLETA/TRATAMENTO DE DADOS 36 0 36 -
8843 [CSO] OP - UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA - DOWNS E A TEORIA DEMOCRÁTICA 20 0 20 -
2914 [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 60 0 60 -
8505 [CSO] TEORIA CRÍTICA, PSICANÁLISE E RECONHECIMENTO 60 0 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
9405 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: TEORIA CRÍTICA DA CULTURA E PSICANÁLISE 77 13 90 -
9399 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 73 17 90 -
9402 [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO III: NATUREZA E CULTURA: RELIGIÃO E SOCIEDADE EM TEXTOS FILOSÓFICOS E NA LITERATURA DE DIDEROT E FLAUBERT 73 17 90 -
7627 [FIL] HISTORIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA: MAIMÔNIDES E A TEORIA DO CONHECIMENTO PROFÉTICO 90 0 90 -
8805 [FIL] OP - FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA - "WITTGENSTEIN E A REVISÃO DO CONCEITO DE `OBJETIVIDADE`". 24 0 24 -
8847 [FIL] OP - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 18 0 18 -
8848 [FIL] OP - FILÓSOFOS E SEUS ESCRITOS VISIONÁRIOS 30 0 30 -
8850 [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA 36 0 36 -
8851 [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA (NIETZSCHE: TEORIA DO CONHECIMENTO E MORAL) 36 0 36 -
8806 [FIL] OP - HISTÓRIA DO CETICISMO ANTIGO 36 0 36 -
8852 [FIL] OP - INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA RAZÃO PURA, DE KANT 18 0 18 -
8804 [FIL] OP - JUSTIÇA E PSICOLOGIA NA REPÚBLICA DE PLATÃO 20 0 20 -
8853 [FIL] OP - MATEMÁTICA E FILOSOFIA: UMA INTRODUÇÃO 36 0 36 -
8854 [FIL] OP - MICHELANGELO E A ESTÉTICA DO RENASCIMENTO 20 0 20 -
8855 [FIL] OP - POESIA E JUSTIÇA NA REPÚBLICA DE PLATÃO 20 0 20 -
9035 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO À "CRÍTICA DA RAZÃO PURA" DE IMMANUEL KANT 73 17 90 -
9451 [HAR] A CULTURA VISUAL DAS EXPEDIÇÕES DE NATURALISTAS NO SÉCULO XIX 60 0 60 -
8103 [HAR] A FOTOGRAFIA NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE 60 0 60 -
9021 [HAR] A OBRA DE ARTE NA ERA DOS ALGORITMOS:TÉCNICA, ESTÉTICA E POLÍTICA 60 0 60 -
9259 [HAR] ABY WARBURG: HISTÓRIA DA ARTE E ANTROPOLOGIA 60 0 60 -
8577 [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA, GÊNERO E SEXUALIDADE 60 0 60 -
7934 [HAR] ARTE E ARQUITETURA: DIÁLOGOS E DISSONÂNCIAS II 60 0 60 -
8415 [HAR] ARTE E MITOLOGIA CLÁSSICA: DO MUNDO ANTIGO AO MODERNO 60 0 60 -
8036 [HAR] ARTE E POLÍTICA HOJE 60 0 60 -
8414 [HAR] ARTE E QUESTÕES COLONIAIS, PÓS-COLONIAIS E NEOCOLONIAIS 60 0 60 -
9025 [HAR] ARTE E VISÕES DA NATUREZA 60 0 60 -
9452 [HAR] ARTE RUPESTRE BRASILEIRA 60 0 60 -
9026 [HAR] ARTE RUPESTRE: AS PINTURAS RUPESTRES NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA - PI 60 0 60 -
8416 [HAR] ARTES NA ITÁLIA, SÉCS. IV - XIV: NOVOS ESTUDOS E PERSPECTIVAS 60 0 60 -
7709 [HAR] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - HISTÓRIA DA ARTE 0 291 291 -
9450 [HAR] CULTURA MATERIAL, ARTEFATOS, PROVENIÊNCIA ENTRE ROUBO E RESTITUIÇÃO 60 0 60 -
8575 [HAR] DOM QUIXOTE E O RISO: ROMANCE, ARTES PLÁSTICAS E CINEMA 60 0 60 -
8105 [HAR] HISTÓRIA DA CRÍTICA DE ARTE 60 0 60 -
6162 [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO 60 0 60 -
8576 [HAR] HISTÓRIA DO VIDEOCLIPE NO CAMPO AUDIOVISUAL 60 0 60 -
9024 [HAR] HISTORIOGRAFIA DA ARQUITETURA: O PATRIMÔNIO COMO NARRATIVA 60 0 60 -
9022 [HAR] O ARTISTA E A VIAGEM 60 0 60 -
9289 [HAR] O RISO E A COMÉDIA CINEMATOGRÁFICA NA AMÉRICA LATINA II 60 0 60 -
8102 [HAR] O SIMBOLISMO NAS ARTES: 1880 - 1930 60 0 60 -
8856 [HAR] OP - ANTROPOLOGIA DAS COISAS: MERCADORIAS, OBRAS DE ARTE E OUTROS OBJETOS 18 0 18 -
8857 [HAR] OP - ARTE, VIOLÊNCIA, AUTORITARISMO E TOTALITARISMO 24 0 24 -
8859 [HAR] OP - CINEMA JAPONÊS EM DIÁLOGO 20 0 20 -
8808 [HAR] OP - CONSTRUINDO PONTES: DA ACADEMIA PARA O INSTAGRAM 36 0 36 -
8865 [HAR] OP - CURADORIA DIGITAL: LIMITES, POSSIBILIDADES, DESAFIOS. 36 0 36 -
8860 [HAR] OP - ETNOGRAFIAS PERFORMATIVAS EM ISOLAMENTO: INVESTIGAÇÕES MUSICAIS SOBRE O MUNDO TÃO DESIGUAL 36 0 36 -
8861 [HAR] OP - FOTOGRAFIA NO MÉXICO ¿ INSTITUIÇÕES, DISCURSOS E ALTERIDADES 20 0 20 -
8809 [HAR] OP - GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE NA CULTURA DE MASSAS 36 0 36 -
8810 [HAR] OP - HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES - LEITURAS E DEBATES 24 0 24 -
8866 [HAR] OP - O CLAUSTRO E OUTROS TEMAS ATUAIS A PARTIR DA DRAMATURGIA BRASILEIRA 36 0 36 -
8862 [HAR] OP - OLHAR, DESCREVER, ANALISAR ¿ ESTUDO DIRIGIDO SOBRE OS GÊNEROS ARTÍSTICOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX 36 0 36 -
8863 [HAR] OP - PATRIMÔNIO E RESISTÊNCIA: ENTRE DISCURSOS E POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO 36 0 36 -
8864 [HAR] OP - REPRESENTAÇÕES GENÉRICO-SEXUAIS NOS VIDEOCLIPES: HISTÓRIA, CONTEXTO PRODUTIVO E ANÁLISE 20 0 20 -
8811 [HAR] OP - RISO, POLÍTICA E AFETOS 20 0 20 -
9020 [HAR] ORIGENS DOS MUSEUS E EXPOSIÇÕES DE ARTE 60 0 60 -
9448 [HAR] TEMAS EM HISTÓRIA E CULTURA DO ORIENTE MÉDIO 60 0 60 -
9023 [HAR] TRANSFERÊNCIA, CIRCULAÇÃO, MOBILIDADE, PORTABILIDADE, ARTE GLOBAL E A VIDA GLOBAL DOS OBJETOS ENTRE OS SÉCULOS XII E XVIII 60 0 60 -
8578 [HAR] UM ESTUDO DECOLONIAL DA ARTE NO BRASIL 60 0 60 -
9449 [HAR] VISUALIDADES E POLÍTICAS DO CORPO II 60 0 60 -
3253 [HIS] HISTÓRIA E ARQUIVOS 60 0 60 -
7276 [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE 60 0 60 -
3252 [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL 60 0 60 -
3017 [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL 60 0 60 -
3595 [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL 60 0 60 -
8867 [HIS] OP - ÁFRICAS EM MOVIMENTO: SONS, TEXTOS E IMAGENS 36 0 36 -
8868 [HIS] OP - HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE-ISLÂMICO: OS SÉCULOS INICIAIS (VII-VIII) 36 0 36 -
8869 [HIS] OP - INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA DA ÉPOCA MODERNA 24 0 24 -
8807 [HIS] OP - PROBLEMAS DE HISTÓRIA MODERNA 36 0 36 -
8870 [HIS] OP - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MODERNA 20 0 20 -
9260 [HIS] PAN AFRICANISMO, NEGRITUDE E PAN ARABISMO: A DIMENSÃO LOCAL 60 0 60 -
6352 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 60 0 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 60 0 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 60 0 60 -
7957 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 60 0 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 60 0 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 60 0 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 60 0 60 -
9397 [LET] O UNIVERSO FANTÁSTICO PELO OLHAR FRANCÊS 60 0 60 -
8845 [LET] OP - DISCURSO E TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL 30 0 30 -
8812 [LET] OP - EDUCAÇÃO DE SURDOS: O FAZER PEDAGÓGICO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO BILINGUE 20 0 20 -
8871 [LET] OP - LETRAS À MESA: AS DIMENSÕES DO ATO DE COMER NA LITERATURA 36 0 36 -
8872 [LET] OP - VOZ NEGRA NA LITERATURA E NA POLÍTICA : LUIZ GAMA (1830-1882), DE EX-ESCRAVO A ¿AUTOR¿ 20 0 20 -
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 60 0 60 -
6350 [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE 60 0 60 -
6288 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA 60 0 60 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 75 0 75 -
8873 [PED] OP - ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: DESAFIO, LIMITES E PERSPECTIVAS 36 0 36 -
8874 [PED] OP - ARQUITETURA ESCOLAR E A DIMENSÃO EDUCATIVA DO ESPAÇO 20 0 20 -
8813 [PED] OP - DESENVOLVIMENTO MORAL: SEGUNDO A PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET (PRIMEIROS ESTUDOS) 20 0 20 -
8875 [PED] OP - ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DAS ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL 32 0 32 -
8876 [PED] OP - FEMINISMOS CONTRA-HEGEMÔNICOS: RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES NUMA NAÇÃO PRETENSAMENTE EMBRANQUECIDA 32 0 32 -
8815 [PED] OP - INTRODUÇÃO À TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON 20 0 20 -
8814 [PED] OP - O PROCESSO DE REESCRITA COMO ESTÍMULO PARA REFLEXÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE DE LINGUAGEM 20 0 20 -
8877 [PED] OP - QUESTÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO CULTURAL PARA CRIANÇAS 36 0 36 -
8878 [PED] OP - TEMAS CLÁSSICOS E EMERGENTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO 20 0 20 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
Critérios de integralização

Não há critérios de integralização configurados para a matriz.

Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS