MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: HISTÓRIA DA ARTE - NOTURNO - (1048)
Matriz: 000003 - INATIVA
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2279 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
7694 | [HAR] ARTE ANTIGA | 60 | 0 | 60 | - | |
3928 | [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
7693 | [HAR] ARTE MODERNA I: SÉC. XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
2989 | [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 333 hora(s)
Carga horária extensão: 93 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7695 | [HAR] ARTE MODERNA II: VANGUARDAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7696 | [HAR] ARTE NO BRASIL I | 60 | 0 | 60 | - | |
3020 | [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
7710 | [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE I: DESCRIÇÃO E LINGUAGENS VISUAIS | 0 | 93 | 93 | 93 |
3º Termo
Carga horária UC's: 333 hora(s)
Carga horária extensão: 93 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
3284 | [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
7697 | [HAR] ARTE MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3286 | [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
7711 | [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE II: INSTITUIÇÕES E ACERVOS | 0 | 93 | 93 | 93 | |
7698 | [HAR] PATRIMÔNIO E MUSEUS: PRESERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 333 hora(s)
Carga horária extensão: 93 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7699 | [HAR] ARTE E CULTURA DO RENASCIMENTO | 60 | 0 | 60 | - | |
7700 | [HAR] ARTES AMERÍNDIAS | 60 | 0 | 60 | - | |
3587 | [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7712 | [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE III: CURADORIA E MEDIAÇÃO | 0 | 93 | 93 | 93 | |
3590 | [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 240 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7704 | [HAR] ARTE NO BRASIL II | 60 | 0 | 60 | - | |
7701 | [HAR] BARROCO E CLASSICISMOS: SÉCS. XVII E XVIII | 60 | 0 | 60 | - | |
7703 | [HAR] ESTUDO DAS EXPOSIÇÕES | 60 | 0 | 60 | - | |
7702 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - |
6º Termo
Carga horária UC's: 240 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
4243 | [HAR] ARTE DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7706 | [HAR] ARTES DAS ÁFRICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
7705 | [HAR] HISTÓRIA DO DESIGN | 60 | 0 | 60 | - |
7º Termo
Carga horária UC's: 120 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7707 | [HAR] ARTE DO ISLÃ | 60 | 0 | 60 | - | |
2988 | [HAR] FILOSOFIA DA ARTE E ESTÉTICA | 60 | 0 | 60 | - |
8º Termo
Carga horária UC's: 60 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7708 | [HAR] TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60 | 0 | 60 | - |
Formação complementar
Carga horária UC's: 6363 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
4752 | DOMÍNIO CONEXO I | 60 | 0 | 60 | - | |
5230 | DOMÍNIO CONEXO II | 60 | 0 | 60 | - | |
6225 | DOMÍNIO CONEXO III | 60 | 0 | 60 | - | |
6229 | DOMÍNIO CONEXO IV | 60 | 0 | 60 | - | |
4742 | ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4815 | ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
5071 | ELETIVA III | 60 | 0 | 60 | - | |
5233 | ELETIVA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
5234 | ELETIVA V | 60 | 0 | 60 | - | |
7614 | PROCESSO DE CRIAÇÃO E DESIGN EDUCACIONAL | 40 | 0 | 40 | - | |
4751 | UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I | 60 | 15 | 75 | - | |
4754 | UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II | 60 | 15 | 75 | - | |
8402 | UNIDADE ZONA LESTE - LUTA DE CLASSES, POLÍTICA E UTOPIA (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
2913 | [CSO] ANTROPOLOGIA URBANA | 60 | 0 | 60 | - | |
3322 | [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL | 60 | 0 | 60 | - | |
6533 | [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
8832 | [CSO] OP - A ESPERA DO FIM DO MUNDO: LEITURAS SOBRE APOCALIPSE E SALVAÇÃO | 24 | 0 | 24 | - | |
8833 | [CSO] OP - ÁLBUNS FONOGRÁFICOS NA CULTURA BRASILEIRA - OS ANOS 1960 | 20 | 0 | 20 | - | |
8834 | [CSO] OP - CIÊNCIAS SOCIAIS E LITERATURA | 30 | 0 | 30 | - | |
8835 | [CSO] OP - FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES | 30 | 0 | 30 | - | |
8836 | [CSO] OP - GRANDES MOMENTOS DA POLÍTICA INDIGENISTA E INDÍGENA NO PERÍODO REPUBLICANO | 18 | 0 | 18 | - | |
8837 | [CSO] OP - INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA: UM PANORAMA HISTÓRICO | 24 | 0 | 24 | - | |
8838 | [CSO] OP - INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE: ATÉ ONDE VÃO AS CONVERSAÇÕES E OS DIÁLOGOS? | 24 | 0 | 24 | - | |
8844 | [CSO] OP - PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 36 | 0 | 36 | - | |
8839 | [CSO] OP - PSICANÁLISE E POLÍTICA: SUBJETIVAÇÃO E CRÍTICA EM SIGMUND FREUD | 36 | 0 | 36 | - | |
8840 | [CSO] OP - PUNIÇÃO E SOCIEDADE: LEITURAS DO ATLÂNTICO NORTE | 30 | 0 | 30 | - | |
8841 | [CSO] OP - SEMINÁRIOS MAX WEBER | 18 | 0 | 18 | - | |
8842 | [CSO] OP - SOCIOLOGIA DAS DISTINÇÕES SOCIAIS: PROBLEMAS DE PESQUISA & COLETA/TRATAMENTO DE DADOS | 36 | 0 | 36 | - | |
8843 | [CSO] OP - UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA - DOWNS E A TEORIA DEMOCRÁTICA | 20 | 0 | 20 | - | |
2914 | [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
8505 | [CSO] TEORIA CRÍTICA, PSICANÁLISE E RECONHECIMENTO | 60 | 0 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
9405 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: TEORIA CRÍTICA DA CULTURA E PSICANÁLISE | 77 | 13 | 90 | - | |
9399 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | 73 | 17 | 90 | - | |
9402 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO III: NATUREZA E CULTURA: RELIGIÃO E SOCIEDADE EM TEXTOS FILOSÓFICOS E NA LITERATURA DE DIDEROT E FLAUBERT | 73 | 17 | 90 | - | |
7627 | [FIL] HISTORIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA: MAIMÔNIDES E A TEORIA DO CONHECIMENTO PROFÉTICO | 90 | 0 | 90 | - | |
8805 | [FIL] OP - FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA - "WITTGENSTEIN E A REVISÃO DO CONCEITO DE `OBJETIVIDADE`". | 24 | 0 | 24 | - | |
8847 | [FIL] OP - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 | 18 | 0 | 18 | - | |
8848 | [FIL] OP - FILÓSOFOS E SEUS ESCRITOS VISIONÁRIOS | 30 | 0 | 30 | - | |
8850 | [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA | 36 | 0 | 36 | - | |
8851 | [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA (NIETZSCHE: TEORIA DO CONHECIMENTO E MORAL) | 36 | 0 | 36 | - | |
8806 | [FIL] OP - HISTÓRIA DO CETICISMO ANTIGO | 36 | 0 | 36 | - | |
8852 | [FIL] OP - INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA RAZÃO PURA, DE KANT | 18 | 0 | 18 | - | |
8804 | [FIL] OP - JUSTIÇA E PSICOLOGIA NA REPÚBLICA DE PLATÃO | 20 | 0 | 20 | - | |
8853 | [FIL] OP - MATEMÁTICA E FILOSOFIA: UMA INTRODUÇÃO | 36 | 0 | 36 | - | |
8854 | [FIL] OP - MICHELANGELO E A ESTÉTICA DO RENASCIMENTO | 20 | 0 | 20 | - | |
8855 | [FIL] OP - POESIA E JUSTIÇA NA REPÚBLICA DE PLATÃO | 20 | 0 | 20 | - | |
9035 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO À "CRÍTICA DA RAZÃO PURA" DE IMMANUEL KANT | 73 | 17 | 90 | - | |
9451 | [HAR] A CULTURA VISUAL DAS EXPEDIÇÕES DE NATURALISTAS NO SÉCULO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
8103 | [HAR] A FOTOGRAFIA NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
9021 | [HAR] A OBRA DE ARTE NA ERA DOS ALGORITMOS:TÉCNICA, ESTÉTICA E POLÍTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
9259 | [HAR] ABY WARBURG: HISTÓRIA DA ARTE E ANTROPOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
8577 | [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA, GÊNERO E SEXUALIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
7934 | [HAR] ARTE E ARQUITETURA: DIÁLOGOS E DISSONÂNCIAS II | 60 | 0 | 60 | - | |
8415 | [HAR] ARTE E MITOLOGIA CLÁSSICA: DO MUNDO ANTIGO AO MODERNO | 60 | 0 | 60 | - | |
8036 | [HAR] ARTE E POLÍTICA HOJE | 60 | 0 | 60 | - | |
8414 | [HAR] ARTE E QUESTÕES COLONIAIS, PÓS-COLONIAIS E NEOCOLONIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
9025 | [HAR] ARTE E VISÕES DA NATUREZA | 60 | 0 | 60 | - | |
9452 | [HAR] ARTE RUPESTRE BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
9026 | [HAR] ARTE RUPESTRE: AS PINTURAS RUPESTRES NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA - PI | 60 | 0 | 60 | - | |
8416 | [HAR] ARTES NA ITÁLIA, SÉCS. IV - XIV: NOVOS ESTUDOS E PERSPECTIVAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7709 | [HAR] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - HISTÓRIA DA ARTE | 0 | 291 | 291 | - | |
9450 | [HAR] CULTURA MATERIAL, ARTEFATOS, PROVENIÊNCIA ENTRE ROUBO E RESTITUIÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
8575 | [HAR] DOM QUIXOTE E O RISO: ROMANCE, ARTES PLÁSTICAS E CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
8105 | [HAR] HISTÓRIA DA CRÍTICA DE ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
6162 | [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO | 60 | 0 | 60 | - | |
8576 | [HAR] HISTÓRIA DO VIDEOCLIPE NO CAMPO AUDIOVISUAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9024 | [HAR] HISTORIOGRAFIA DA ARQUITETURA: O PATRIMÔNIO COMO NARRATIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
9022 | [HAR] O ARTISTA E A VIAGEM | 60 | 0 | 60 | - | |
9289 | [HAR] O RISO E A COMÉDIA CINEMATOGRÁFICA NA AMÉRICA LATINA II | 60 | 0 | 60 | - | |
8102 | [HAR] O SIMBOLISMO NAS ARTES: 1880 - 1930 | 60 | 0 | 60 | - | |
8856 | [HAR] OP - ANTROPOLOGIA DAS COISAS: MERCADORIAS, OBRAS DE ARTE E OUTROS OBJETOS | 18 | 0 | 18 | - | |
8857 | [HAR] OP - ARTE, VIOLÊNCIA, AUTORITARISMO E TOTALITARISMO | 24 | 0 | 24 | - | |
8859 | [HAR] OP - CINEMA JAPONÊS EM DIÁLOGO | 20 | 0 | 20 | - | |
8808 | [HAR] OP - CONSTRUINDO PONTES: DA ACADEMIA PARA O INSTAGRAM | 36 | 0 | 36 | - | |
8865 | [HAR] OP - CURADORIA DIGITAL: LIMITES, POSSIBILIDADES, DESAFIOS. | 36 | 0 | 36 | - | |
8860 | [HAR] OP - ETNOGRAFIAS PERFORMATIVAS EM ISOLAMENTO: INVESTIGAÇÕES MUSICAIS SOBRE O MUNDO TÃO DESIGUAL | 36 | 0 | 36 | - | |
8861 | [HAR] OP - FOTOGRAFIA NO MÉXICO ¿ INSTITUIÇÕES, DISCURSOS E ALTERIDADES | 20 | 0 | 20 | - | |
8809 | [HAR] OP - GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE NA CULTURA DE MASSAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8810 | [HAR] OP - HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES - LEITURAS E DEBATES | 24 | 0 | 24 | - | |
8866 | [HAR] OP - O CLAUSTRO E OUTROS TEMAS ATUAIS A PARTIR DA DRAMATURGIA BRASILEIRA | 36 | 0 | 36 | - | |
8862 | [HAR] OP - OLHAR, DESCREVER, ANALISAR ¿ ESTUDO DIRIGIDO SOBRE OS GÊNEROS ARTÍSTICOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX | 36 | 0 | 36 | - | |
8863 | [HAR] OP - PATRIMÔNIO E RESISTÊNCIA: ENTRE DISCURSOS E POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO | 36 | 0 | 36 | - | |
8864 | [HAR] OP - REPRESENTAÇÕES GENÉRICO-SEXUAIS NOS VIDEOCLIPES: HISTÓRIA, CONTEXTO PRODUTIVO E ANÁLISE | 20 | 0 | 20 | - | |
8811 | [HAR] OP - RISO, POLÍTICA E AFETOS | 20 | 0 | 20 | - | |
9020 | [HAR] ORIGENS DOS MUSEUS E EXPOSIÇÕES DE ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
9448 | [HAR] TEMAS EM HISTÓRIA E CULTURA DO ORIENTE MÉDIO | 60 | 0 | 60 | - | |
9023 | [HAR] TRANSFERÊNCIA, CIRCULAÇÃO, MOBILIDADE, PORTABILIDADE, ARTE GLOBAL E A VIDA GLOBAL DOS OBJETOS ENTRE OS SÉCULOS XII E XVIII | 60 | 0 | 60 | - | |
8578 | [HAR] UM ESTUDO DECOLONIAL DA ARTE NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9449 | [HAR] VISUALIDADES E POLÍTICAS DO CORPO II | 60 | 0 | 60 | - | |
3253 | [HIS] HISTÓRIA E ARQUIVOS | 60 | 0 | 60 | - | |
7276 | [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
3252 | [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3017 | [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3595 | [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
8867 | [HIS] OP - ÁFRICAS EM MOVIMENTO: SONS, TEXTOS E IMAGENS | 36 | 0 | 36 | - | |
8868 | [HIS] OP - HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE-ISLÂMICO: OS SÉCULOS INICIAIS (VII-VIII) | 36 | 0 | 36 | - | |
8869 | [HIS] OP - INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA DA ÉPOCA MODERNA | 24 | 0 | 24 | - | |
8807 | [HIS] OP - PROBLEMAS DE HISTÓRIA MODERNA | 36 | 0 | 36 | - | |
8870 | [HIS] OP - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MODERNA | 20 | 0 | 20 | - | |
9260 | [HIS] PAN AFRICANISMO, NEGRITUDE E PAN ARABISMO: A DIMENSÃO LOCAL | 60 | 0 | 60 | - | |
6352 | [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
6299 | [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
7957 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
3083 | [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 60 | 0 | 60 | - | |
5442 | [LET] LÍNGUA GREGA I | 60 | 0 | 60 | - | |
5754 | [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9397 | [LET] O UNIVERSO FANTÁSTICO PELO OLHAR FRANCÊS | 60 | 0 | 60 | - | |
8845 | [LET] OP - DISCURSO E TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL | 30 | 0 | 30 | - | |
8812 | [LET] OP - EDUCAÇÃO DE SURDOS: O FAZER PEDAGÓGICO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO BILINGUE | 20 | 0 | 20 | - | |
8871 | [LET] OP - LETRAS À MESA: AS DIMENSÕES DO ATO DE COMER NA LITERATURA | 36 | 0 | 36 | - | |
8872 | [LET] OP - VOZ NEGRA NA LITERATURA E NA POLÍTICA : LUIZ GAMA (1830-1882), DE EX-ESCRAVO A ¿AUTOR¿ | 20 | 0 | 20 | - | |
6540 | [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6350 | [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
6288 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
3319 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE | 75 | 0 | 75 | - | |
8873 | [PED] OP - ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: DESAFIO, LIMITES E PERSPECTIVAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8874 | [PED] OP - ARQUITETURA ESCOLAR E A DIMENSÃO EDUCATIVA DO ESPAÇO | 20 | 0 | 20 | - | |
8813 | [PED] OP - DESENVOLVIMENTO MORAL: SEGUNDO A PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET (PRIMEIROS ESTUDOS) | 20 | 0 | 20 | - | |
8875 | [PED] OP - ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DAS ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 32 | 0 | 32 | - | |
8876 | [PED] OP - FEMINISMOS CONTRA-HEGEMÔNICOS: RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES NUMA NAÇÃO PRETENSAMENTE EMBRANQUECIDA | 32 | 0 | 32 | - | |
8815 | [PED] OP - INTRODUÇÃO À TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON | 20 | 0 | 20 | - | |
8814 | [PED] OP - O PROCESSO DE REESCRITA COMO ESTÍMULO PARA REFLEXÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE DE LINGUAGEM | 20 | 0 | 20 | - | |
8877 | [PED] OP - QUESTÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO CULTURAL PARA CRIANÇAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8878 | [PED] OP - TEMAS CLÁSSICOS E EMERGENTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 20 | 0 | 20 | - | |
2574 | [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Não há critérios de integralização configurados para a matriz.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |