Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL (BACHARELADO) - VESPERTINO - (1049)

Matriz: 000004 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 9090 hora(s)

Carga horária extensão: 281 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8247 MEMORIAL DE PERCURSO FORMATIVO I PARA BACHARELADO 60 0 60 -
6452 UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA I 40 20 60 -
8407 UNIDADE ZONA LESTE - MEGACIDADES: URBANIZAÇÃO PRECÁRIA E CONEXÕES GLOBAIS (AULAS PRESENCIAIS) 60 0 60 -
3322 [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL 45 15 60 -
2345 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA 40 20 60 -
6533 [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
2914 [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 40 20 60 -
7685 [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 40 20 60 -
7282 [CSO] SOCIOLOGIA E CINEMA 40 20 60 -
7376 [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA 40 20 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 45 15 60 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 45 15 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
2442 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II 45 15 60 -
8110 [LET] ABORDAGENS TEÓRICAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA 40 20 60 -
6339 [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 45 15 60 -
6340 [LET] ANÁLISE DO DISCURSO 45 15 60 -
8561 [LET] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE SÉCULO XX 45 15 60 10
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 45 15 60 -
6352 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 45 15 60 -
6535 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA (UCLE) 45 15 60 -
8258 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES (LETRAS) 0 100 100 -
6373 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA 0 200 200 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 45 15 60 -
3617 [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS 45 15 60 -
6321 [LET] CÂNONE E ESCOLA 45 15 60 -
6315 [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
6345 [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS 45 15 60 -
6353 [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 -
6298 [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 45 15 60 -
6325 [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 45 15 60 -
4238 [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA 45 15 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 45 15 60 -
6377 [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 45 15 60 15
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 40 20 60 -
7957 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 40 20 60 -
6322 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA I 40 20 60 60
6441 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA II 40 20 60 -
6355 [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL 45 15 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 40 20 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 45 15 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 45 15 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 45 15 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 45 15 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 45 15 60 16
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 45 15 60 -
6378 [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS 45 15 60 -
6356 [LET] LETRAS NO ANTIGO ESTADO EM PORTUGAL 45 15 60 -
3624 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I 30 30 60 20
3390 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA II 30 30 60 20
3618 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA III 30 30 60 20
3940 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA IV 30 30 60 20
4229 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA V 30 30 60 20
4609 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA VI 40 20 60 -
3879 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 40 20 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
6289 [LET] LÍNGUA GREGA II 30 30 60 -
6338 [LET] LÍNGUA GREGA III 30 30 60 -
6311 [LET] LÍNGUA GREGA IV 45 15 60 -
3880 [LET] LÍNGUA INGLESA I 40 20 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 30 30 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 30 30 60 -
6290 [LET] LÍNGUA LATINA III 30 30 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 45 15 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 45 15 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 45 15 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 45 15 60 -
6384 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I 40 20 60 -
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 40 20 60 -
6341 [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO 45 15 60 -
6286 [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO 45 15 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 45 15 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 45 15 60 -
6294 [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL 45 15 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 45 15 60 -
3024 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 45 15 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 45 15 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 45 15 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 45 15 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 45 15 60 -
6317 [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE 45 15 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 45 15 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 45 15 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 45 15 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 45 15 60 -
6361 [LET] LITERATURAS CONTEMPORÂNEAS EM CASTELHANO 45 15 60 -
6318 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - ESTUDOS TEMÁTICOS 45 15 60 10
6312 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - PROSA 45 15 60 10
6536 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS 45 15 60 10
7577 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS (NARRATIVAS DA MEMÓRIA) 45 15 60 -
7643 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS (TEATRO) 45 15 60 -
6537 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: POESIA 40 20 60 10
6538 [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
6342 [LET] MORFOLOGIA 45 15 60 -
6539 [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO 45 15 60 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 45 15 60 10
8106 [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE GREGO 45 15 60 -
8107 [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE LATIM 30 30 60 -
7020 [LET] PESQUISA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
6300 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 -
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 45 15 60 -
6362 [LET] PRÁTICAS DE TRADUÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA 45 15 60 20
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 45 15 60 -
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 45 15 60 -
6358 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL 45 15 60 -
6348 [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO 45 15 60 -
6295 [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 45 15 60 -
6349 [LET] SEMIÓTICA 45 15 60 -
6285 [LET] SINTAXE 45 15 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 45 15 60 -
6292 [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 45 15 60 -
6293 [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
6359 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI 45 15 60 -
6543 [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 45 15 60 -
5718 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II 30 30 60 -
5735 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III 30 30 60 -
6545 [LET] TÓPICOS DE LITERATURA GREGA (UCLE) 45 15 60 -
8573 [LET] TÓPICOS EM CULTURA ANTIGA 45 15 60 -
8108 [LET] TÓPICOS EM EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA 45 15 60 -
6382 [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 45 15 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 45 15 60 -
7362 [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE 45 15 60 -
6350 [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE 45 15 60 -
6288 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA 45 15 60 -
6297 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA 45 15 60 -
5415 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA 45 15 60 -
6347 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA 45 15 60 -
6320 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA 45 15 60 -
6351 [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS 45 15 60 -
6316 [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
5987 [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA 30 30 60 10
6753 [PED] BRINCAR E EDUCAÇÃO: TEORIAS, EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS 75 0 75 -
6217 [PED] BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 75 0 75 -
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
6233 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS 75 0 75 -
5897 [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL 75 0 75 -
2885 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
2303 [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS