Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL (BACHARELADO) - VESPERTINO - (1049)

Matriz: 000001 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 12870 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4752 DOMÍNIO CONEXO I 40 20 60 -
5230 DOMÍNIO CONEXO II 30 30 60 -
4753 ELETIVA 30 30 60 -
5556 ELETIVA (2 CRÉDITOS) 30 0 30 -
4815 ELETIVA II 40 20 60 -
5509 ELETIVA IV 60 0 60 -
6000 ELETIVA VI 60 0 60 -
4607 ÉPICA QUINHENTISTA E POESIA NARRATIVA: DOIS POEMAS, DUAS ÍNDIAS 40 20 60 -
5440 ESTUDOS DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO 40 20 60 -
4277 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISES DE GÊNEROS DE HUMOR 60 0 60 -
3932 INTRODUÇÃO À LIBRAS 60 15 75 -
3616 LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA 20 10 30 -
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 30 30 60 -
5203 LITERATURA DE TESTEMUNHO E CINEMA DOCUMENTÁRIO: REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DITATORIAL 40 20 60 -
4347 LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL 30 30 60 -
4980 O ROMANCE E A MODERNIDADE - DE DIDEROT AO SEC XX 60 0 60 -
4617 O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA 40 20 60 -
4614 POESIA DO SEISCENTOS IBÉRICO 60 0 60 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 60 0 60 -
4754 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II 60 0 60 -
2447 [CSO] ANTROPOLOGIA I 30 30 60 -
2600 [CSO] ANTROPOLOGIA II 30 30 60 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 90 0 90 -
4442 [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM 30 30 60 -
5003 [CSO] CULTURA, COTIDIANO E SENSIBILIDADE 40 20 60 -
5195 [CSO] DIFERENÇA, DESIGUALDADE E DISTINÇÃO: USOS SOCIAIS DA CULTURA E FORMAÇÃO DE BARREIRAS SIMBÓLICAS 60 0 60 -
5405 [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA 60 0 60 -
3930 [CSO] INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA (O MARXISMO OCIDENTAL) 60 0 60 -
2344 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA 60 0 60 -
2345 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA 60 0 60 -
3324 [CSO] LEITURAS DO BRASIL 60 0 60 -
2908 [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL 60 0 60 -
5732 [CSO] POBREZA, CLASSES, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS 60 0 60 -
5000 [CSO] POLÍTICA E TEORIA CRÍTICA 60 0 60 -
4185 [CSO] SEMINÁRIOS DE LEITURA DIRIGIDA 60 0 60 -
4254 [CSO] SEMINÁRIOS DE LEITURA DIRIGIDA II 60 0 60 -
5927 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS 60 0 60 -
4594 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS - ESTUDO EM CIBERCULTURA 60 0 60 -
2449 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
5009 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: CINEMA E FILOSOFIA: AS BELAS TAMBÉM CHORAM 60 0 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
3773 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE II 60 0 60 -
4581 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V 60 0 60 -
4234 [FIL] ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
2694 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA I 90 0 90 -
3040 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 90 0 90 -
5747 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: FREUD E O LIVRO DOS SONHOS - UMA INCURSÃO 60 0 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 60 0 60 -
2551 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I 90 0 90 -
2760 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA III 60 0 60 -
5166 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA III: INTRODUÇÃO AO NEOPLATONISMO - DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO 60 0 60 -
3043 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 90 0 90 -
4877 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA IV: HISTÓRIA, MEMÓRIA E TESTEMUNHO 60 0 60 -
2889 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I 90 0 90 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 60 0 60 -
2311 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSÍCOS II 60 0 60 -
5094 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA 60 0 60 -
3928 [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
3927 [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO 60 0 60 -
5722 [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX 60 0 60 -
2990 [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX 60 0 60 -
3589 [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 30 30 60 -
5925 [HAR] CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ARTES DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA 60 0 60 -
4242 [HAR] DESIGN E PROPAGANDA 40 20 60 -
5375 [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
4182 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA 60 0 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
4997 [HAR] HISTÓRIA E ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LINGUAS DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
3286 [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE 60 0 60 -
5729 [HAR] MEMÓRIA VISUAL DE SÃO PAULO 60 0 60 -
2269 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I 60 0 60 -
2442 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II 60 0 60 -
2443 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II 60 0 60 -
2271 [HIS] HISTÓRIA MODERNA I 60 0 60 -
2268 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS 60 0 60 -
2901 [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I 60 0 60 -
5908 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLIII: MIGRAÇÕES NAS AMÉRICAS 60 0 60 -
5716 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVII: ENGAJAMENTO POLÍTICO E EXPERIMENTALISMO ESTÉTICO NA AMÉRICA LATINA, NO SÉCULO XX 60 0 60 -
4032 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 60 0 60 -
5719 [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA 60 0 60 -
4608 [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM 30 30 60 -
4981 [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS 30 30 60 -
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 30 30 60 -
4341 [LET] ASPECTOS DE LÍNGUA E LITERATURA GREGAS 30 30 60 -
5076 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 20 20 -
4620 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA I 0 95 95 -
4801 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA II 0 95 95 -
3617 [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS 30 30 60 -
5189 [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA 30 30 60 -
4979 [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS 30 30 60 -
3095 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA I 60 0 60 -
4441 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO 40 20 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 40 20 60 -
5981 [LET] DELEUZE E A LITERATURA 60 0 60 -
3615 [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO 30 30 60 -
3023 [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA 20 10 30 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 30 30 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 30 30 60 -
5172 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA I 60 0 60 -
5266 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA II 30 0 30 -
4222 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS 30 0 30 -
4615 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 20 10 30 -
4842 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METÓDOLÓGICOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS III 20 10 30 -
5755 [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) 60 0 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 30 30 60 -
3025 [LET] INTRODUÇÃO À LITERATURA PORTUGUESA 30 0 30 -
5194 [LET] INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA 60 0 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 40 20 60 -
2994 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 40 20 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 40 20 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 20 10 30 -
4843 [LET] LABORATÓRIO DE LINGUA - LINGUA ESPANHOLA 30 30 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 30 30 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 30 30 60 -
5980 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO 60 0 60 -
5450 [LET] LEITURA LITERÁRIA: SUBJETIVAÇÃO, ENSINO, MEDIAÇÃO 30 30 60 -
3760 [LET] LEITURAS DE SHAKESPEARE 60 0 60 -
3909 [LET] LIBRAS 30 0 30 -
3624 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I 30 30 60 -
3390 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA II 30 30 60 -
3618 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA III 30 30 60 -
3940 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA IV 30 30 60 -
4229 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA V 30 30 60 -
4609 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA VI 30 30 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
3880 [LET] LÍNGUA INGLESA I 40 20 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 40 20 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 40 20 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 30 30 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 40 20 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 20 10 30 -
4841 [LET] LINGUISTICA III 40 20 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 40 20 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 40 20 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 40 20 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 40 20 60 -
5768 [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA 30 0 30 -
3941 [LET] LITERATURA ESPANHOLA I 40 20 60 -
4226 [LET] LITERATURA ESPANHOLA II 40 20 60 -
4616 [LET] LITERATURA ESPANHOLA III 40 20 60 -
4850 [LET] LITERATURA ESPANHOLA IV 40 20 60 -
3943 [LET] LITERATURA FRANCESA I 60 0 60 -
4851 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX 40 20 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 60 0 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 40 20 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
5979 [LET] LITERATURA: LEITURA, ENSINO, MEDIAÇÃO 60 0 60 -
3603 [LET] MITO E LITERATURA CLÁSSICA 60 0 60 -
4978 [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA 30 0 30 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 60 0 60 -
5443 [LET] O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL- LÍNGUA ESTRANGEIRA 30 0 30 -
5407 [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
4223 [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE 30 0 30 -
5723 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA 60 0 60 -
5184 [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS 60 0 60 -
3939 [LET] ROMANCE DE FORMAÇÃO E BIOGRAFISMO - DO SÉCULO XVIII EUROPEU AO BRASIL DO XX 60 0 60 -
5978 [LET] TEORIA E ANÁLISE DA NARRATIVA 60 0 60 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 40 20 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 40 20 60 -
5718 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II 60 0 60 -
5986 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III 60 0 60 -
5735 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III 60 0 60 -
5976 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA IV 60 0 60 -
4598 [LET] TÓPICOS DE POÉTICA LATINA 48 12 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 60 0 60 -
5467 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: O ÍON DE PLATÃO 20 10 30 -
5415 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA 25 5 30 -
5987 [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA 30 0 30 -
4239 [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS 30 30 60 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
3320 [PED] EDUCAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3037 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO 75 0 75 -
3933 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA 60 0 60 -
4266 [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA 75 0 75 -
2272 [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA 75 0 75 -
3726 [PED] ESTUDOS DO LETRAMENTO E ENSINO 75 0 75 -
4729 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I 40 35 75 -
4835 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 60 15 75 -
2885 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3033 [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 75 0 75 -
2270 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA 75 0 75 -
2301 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA 75 0 75 -
5311 [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS 75 0 75 -
3393 [PED] LEITURAS E LEITORES DE MICHEL FOUCAULT 75 0 75 -
3736 [PED] LITERATURA, INFÂNCIA E ESCOLA 75 0 75 -
5313 [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
2302 [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
2300 [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
2575 [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3737 [PED] PSICANÁLISE, INFÂNCIA E MAL-ESTAR NA ATUALIDADE 75 0 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
4267 [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA 75 0 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
4264 [PED] RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO 75 0 75 -
5315 [PED] SUJEITO, SABER E EXPERIÊNCIA: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3735 [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2303 [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO 75 0 75 -
5758 [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS