Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL (BACHARELADO) - VESPERTINO - (1049)

Matriz: 000002 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 21390 hora(s)

Carga horária extensão: 140 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
6375 ASPECTOS DA FRANCOFONIA NO ESPAÇO AFRICANO E AFRO-ANTILHANO 60 0 60 -
4752 DOMÍNIO CONEXO I 60 0 60 -
5230 DOMÍNIO CONEXO II 60 0 60 -
6225 DOMÍNIO CONEXO III 60 0 60 -
6229 DOMÍNIO CONEXO IV 60 0 60 -
4753 ELETIVA 60 0 60 -
5556 ELETIVA (2 CRÉDITOS) 30 0 30 -
4815 ELETIVA II 60 0 60 -
5509 ELETIVA IV 60 0 60 -
6000 ELETIVA VI 60 0 60 -
6226 ELETIVA VII 60 0 60 -
4607 ÉPICA QUINHENTISTA E POESIA NARRATIVA: DOIS POEMAS, DUAS ÍNDIAS 60 0 60 -
5440 ESTUDOS DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO 60 0 60 -
4277 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISES DE GÊNEROS DE HUMOR 60 0 60 -
3932 INTRODUÇÃO À LIBRAS 60 0 60 -
3616 LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA 60 0 60 -
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 60 0 60 -
5203 LITERATURA DE TESTEMUNHO E CINEMA DOCUMENTÁRIO: REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DITATORIAL 60 0 60 -
4347 LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL 20 10 30 -
4980 O ROMANCE E A MODERNIDADE - DE DIDEROT AO SEC XX 60 0 60 -
4617 O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA 60 0 60 -
4614 POESIA DO SEISCENTOS IBÉRICO 60 0 60 -
6383 TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS 60 0 60 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 60 0 60 -
4754 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II 60 0 60 -
2447 [CSO] ANTROPOLOGIA I 60 0 60 -
2600 [CSO] ANTROPOLOGIA II 60 0 60 -
7042 [CSO] ANTROPOLOGIA, HISTÓRIA E LITERATURA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES 60 0 60 -
2448 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 40 20 60 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 90 0 90 -
4253 [CSO] CULTURA AFRO-BRASILEIRA 60 0 60 -
4442 [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM 60 0 60 -
5003 [CSO] CULTURA, COTIDIANO E SENSIBILIDADE 75 0 75 -
5195 [CSO] DIFERENÇA, DESIGUALDADE E DISTINÇÃO: USOS SOCIAIS DA CULTURA E FORMAÇÃO DE BARREIRAS SIMBÓLICAS 75 0 75 -
7678 [CSO] DIREITO, GÊNERO E SEXUALIDADE 60 0 60 -
5405 [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA 60 0 60 -
6178 [CSO] IMAGEM, SUBJETIVIDADE E TEORIA SOCIAL 60 0 60 -
3930 [CSO] INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA (O MARXISMO OCIDENTAL) 60 0 60 -
2344 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA 60 0 60 -
2343 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA 60 0 60 -
2345 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA 60 0 60 -
3324 [CSO] LEITURAS DO BRASIL 60 0 60 -
6532 [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS 40 20 60 -
2908 [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL 60 0 60 -
2914 [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 60 0 60 -
5732 [CSO] POBREZA, CLASSES, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS 60 0 60 -
5000 [CSO] POLÍTICA E TEORIA CRÍTICA 60 0 60 -
4185 [CSO] SEMINÁRIOS DE LEITURA DIRIGIDA 60 0 60 -
4254 [CSO] SEMINÁRIOS DE LEITURA DIRIGIDA II 60 0 60 -
5927 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS 60 0 60 -
4594 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS - ESTUDO EM CIBERCULTURA 60 0 60 -
7685 [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60 0 60 -
7282 [CSO] SOCIOLOGIA E CINEMA 60 0 60 -
2449 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
5473 [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO 60 0 60 -
7376 [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA 60 0 60 -
5009 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: CINEMA E FILOSOFIA: AS BELAS TAMBÉM CHORAM 60 0 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
3773 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE II 60 0 60 -
4581 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V 60 0 60 -
4234 [FIL] ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
2890 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA 90 0 90 -
2694 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA I 90 0 90 -
3040 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 90 0 90 -
5747 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: FREUD E O LIVRO DOS SONHOS - UMA INCURSÃO 60 0 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 60 0 60 -
2276 [FIL] FILOSOFIA GERAL I 60 0 60 -
6141 [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO I 60 0 60 -
7018 [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO II 75 0 75 -
2551 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I 90 0 90 -
7631 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA II: FELICIDADE E VIRTUDE (TEMAS DE PSICOLOGIA E ÉTICA NO MUNDO GRECO-ROMANO) 60 0 60 -
7567 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA II: INTRODUÇÃO Á FILOSOFIA DE PLOTINO 60 0 60 -
2760 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA III 60 0 60 -
5166 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA III: INTRODUÇÃO AO NEOPLATONISMO - DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO 60 0 60 -
3275 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA IV 60 0 60 -
3043 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 90 0 90 -
2894 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III 60 0 60 -
4877 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA IV: HISTÓRIA, MEMÓRIA E TESTEMUNHO 60 0 60 -
7019 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: GÊNERO E SUBJETIVIDADE 60 0 60 -
2889 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I 90 0 90 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 60 0 60 -
2311 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSÍCOS II 60 0 60 -
2773 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
5094 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA 60 0 60 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 90 0 90 -
3928 [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
4604 [HAR] ARTE DO ISLÃ E DO MUNDO ÁRABE 60 0 60 -
3927 [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO 60 0 60 -
5722 [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX 60 0 60 -
7693 [HAR] ARTE MODERNA I: SÉC. XIX 60 0 60 -
2990 [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX 60 0 60 -
3589 [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
5925 [HAR] CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ARTES DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA 60 0 60 -
4242 [HAR] DESIGN E PROPAGANDA 60 0 60 -
7281 [HAR] DIÁLOGO ENTRE ORIENTE E OCIDENTE 60 0 60 -
5375 [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
4182 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA 60 0 60 -
6531 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE NA AMÉRICA DO SUL 60 0 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 60 0 60 -
6162 [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
7008 [HAR] HISTÓRIA DO DESENHO E DA GRAVURA 40 20 60 -
4997 [HAR] HISTÓRIA E ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LINGUAS DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
3286 [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE 60 0 60 -
5729 [HAR] MEMÓRIA VISUAL DE SÃO PAULO 60 0 60 -
2896 [HIS] HISTÓRIA ANTIGA 60 0 60 -
2555 [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 0 60 -
2269 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I 60 0 60 -
2442 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II 60 0 60 -
2266 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I 60 0 60 -
2443 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II 60 0 60 -
7276 [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE 40 20 60 -
2271 [HIS] HISTÓRIA MODERNA I 60 0 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60 0 60 -
2268 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS 60 0 60 -
2901 [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I 60 0 60 -
7538 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LIX: HISTÓRIA DOS CONCEITOS 60 0 60 -
5908 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLIII: MIGRAÇÕES NAS AMÉRICAS 60 0 60 -
5716 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVII: ENGAJAMENTO POLÍTICO E EXPERIMENTALISMO ESTÉTICO NA AMÉRICA LATINA, NO SÉCULO XX 60 0 60 -
4032 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 60 0 60 -
5719 [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA 60 0 60 -
4608 [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM 60 0 60 -
4981 [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS 60 0 60 -
6534 [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE 40 20 60 -
6374 [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE 60 0 60 -
6339 [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 60 0 60 -
6340 [LET] ANÁLISE DO DISCURSO 60 0 60 -
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 60 0 60 -
4341 [LET] ASPECTOS DE LÍNGUA E LITERATURA GREGAS 30 0 30 -
6352 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
5076 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 40 40 -
6373 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA 0 200 200 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 60 0 60 -
3617 [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS 60 0 60 -
6321 [LET] CÂNONE E ESCOLA 60 0 60 -
5189 [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA 60 0 60 -
4979 [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS 60 0 60 -
3095 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA I 60 0 60 -
4441 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO 60 0 60 -
6315 [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA 60 0 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 60 0 60 -
6345 [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS 60 0 60 -
6353 [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 60 0 60 -
6298 [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
5981 [LET] DELEUZE E A LITERATURA 60 0 60 -
6354 [LET] DISCIPLINA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
3615 [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO 60 0 60 -
6376 [LET] ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS 60 0 60 -
3023 [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA 30 0 30 -
6325 [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 60 0 60 -
4238 [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA 60 0 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 60 0 60 -
6377 [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 60 0 60 80
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 60 0 60 -
7957 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 40 20 60 -
6322 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA I 60 0 60 -
6441 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA II 40 20 60 -
5172 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA I 30 0 30 -
5266 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA II 30 0 30 -
4222 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS 30 0 30 -
4615 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 30 0 30 -
4842 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METÓDOLÓGICOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS III 30 0 30 -
5755 [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) 60 0 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 60 0 60 -
6355 [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 60 0 60 -
3025 [LET] INTRODUÇÃO À LITERATURA PORTUGUESA 30 0 30 -
5194 [LET] INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA 60 0 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 60 0 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 40 20 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 40 20 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 40 20 60 -
3938 [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇÕES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (DO SÉCULO XVI A 1945) 40 20 60 -
4843 [LET] LABORATÓRIO DE LINGUA - LINGUA ESPANHOLA 60 0 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 30 30 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 30 30 60 -
5980 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO 60 0 60 -
5450 [LET] LEITURA LITERÁRIA: SUBJETIVAÇÃO, ENSINO, MEDIAÇÃO 60 0 60 -
3760 [LET] LEITURAS DE SHAKESPEARE 60 0 60 -
6378 [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS 60 0 60 -
6356 [LET] LETRAS NO ANTIGO ESTADO EM PORTUGAL 60 0 60 -
3909 [LET] LIBRAS 30 0 30 -
3624 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I 30 30 60 -
3390 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA II 30 30 60 10
3618 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA III 60 0 60 -
3940 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA IV 30 30 60 20
4229 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA V 30 30 60 -
4609 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA VI 30 30 60 10
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
6289 [LET] LÍNGUA GREGA II 60 0 60 -
6338 [LET] LÍNGUA GREGA III 60 0 60 -
6311 [LET] LÍNGUA GREGA IV 60 0 60 -
3880 [LET] LÍNGUA INGLESA I 30 30 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 60 0 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 60 0 60 -
6290 [LET] LÍNGUA LATINA III 60 0 60 -
6346 [LET] LÍNGUA LATINA IV 60 0 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 40 20 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
6384 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I 60 0 60 -
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 60 0 60 -
6341 [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO 60 0 60 -
6286 [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO 60 0 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 40 20 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 20 10 30 -
4841 [LET] LINGUISTICA III 40 20 60 -
6294 [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL 60 0 60 -
3024 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 20 10 30 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 40 20 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 60 0 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 40 20 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 40 20 60 -
5768 [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA 30 0 30 -
6329 [LET] LITERATURA E HISTÓRIA: A POÉTICA DOS LUGARES IDEAIS NA LITERATURA FRANCESA 60 0 60 -
4616 [LET] LITERATURA ESPANHOLA III 40 20 60 -
4850 [LET] LITERATURA ESPANHOLA IV 40 20 60 -
3943 [LET] LITERATURA FRANCESA I 60 0 60 -
4851 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX 60 0 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 60 0 60 -
6317 [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE 60 0 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 60 0 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 60 0 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 60 0 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 60 0 60 -
5979 [LET] LITERATURA: LEITURA, ENSINO, MEDIAÇÃO 60 0 60 -
6379 [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE 60 0 60 -
6361 [LET] LITERATURAS CONTEMPORÂNEAS EM CASTELHANO 60 0 60 -
6318 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - ESTUDOS TEMÁTICOS 60 0 60 -
6385 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - POESIA 60 0 60 -
6312 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO - PROSA 60 0 60 10
6536 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS 40 20 60 -
7577 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS (NARRATIVAS DA MEMÓRIA) 60 0 60 -
7643 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: ESTUDOS TEMÁTICOS (TEATRO) 40 20 60 10
3603 [LET] MITO E LITERATURA CLÁSSICA 60 0 60 -
6538 [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA 40 20 60 -
6357 [LET] MITOS FUNDADORES NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
4978 [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA 60 0 60 -
6342 [LET] MORFOLOGIA 60 0 60 -
6380 [LET] MULTIMODALIDADE E ENSINO 60 0 60 -
6539 [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO 40 20 60 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 60 0 60 -
5443 [LET] O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL- LÍNGUA ESTRANGEIRA 30 0 30 -
7020 [LET] PESQUISA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
6343 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
6300 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 60 0 60 -
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 40 20 60 -
6381 [LET] POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
5407 [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
4223 [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE 30 0 30 -
6362 [LET] PRÁTICAS DE TRADUÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA 60 0 60 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 60 0 60 -
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 60 0 60 -
6541 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - SÉCULO XX AO XXI 40 20 60 -
6358 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL 60 0 60 -
5723 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA 60 0 60 -
6348 [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO 60 0 60 -
5184 [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS 60 0 60 -
3939 [LET] ROMANCE DE FORMAÇÃO E BIOGRAFISMO - DO SÉCULO XVIII EUROPEU AO BRASIL DO XX 60 0 60 -
6295 [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 60 0 60 -
6349 [LET] SEMIÓTICA 60 0 60 -
6285 [LET] SINTAXE 60 0 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 60 0 60 -
6292 [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
5978 [LET] TEORIA E ANÁLISE DA NARRATIVA 60 0 60 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 40 20 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 60 0 60 -
6293 [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
6359 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
6542 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉCULO XIX AO XXI 40 20 60 -
6543 [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 40 20 60 -
5718 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II 60 0 60 -
5986 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III 60 0 60 -
5735 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III 60 0 60 -
5976 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA IV 60 0 60 -
6545 [LET] TÓPICOS DE LITERATURA GREGA (UCLE) 40 20 60 -
4598 [LET] TÓPICOS DE POÉTICA LATINA 60 0 60 -
6382 [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 60 0 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 60 0 60 -
7362 [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE 40 20 60 -
6350 [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE 60 0 60 -
6291 [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA 60 0 60 -
6288 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA 60 0 60 -
6297 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA 60 0 60 -
5467 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: O ÍON DE PLATÃO 60 0 60 -
5415 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA 60 0 60 -
6347 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA 60 0 60 -
6320 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA 60 0 60 -
6351 [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS 60 0 60 -
6546 [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS (UCLE) 40 20 60 -
6316 [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA 60 0 60 -
5987 [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA 60 0 60 -
4239 [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS 60 0 60 -
6219 [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE 75 0 75 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
6503 [PED] AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA INTRODUÇÃO 40 35 75 -
6753 [PED] BRINCAR E EDUCAÇÃO: TEORIAS, EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS 75 0 75 -
6217 [PED] BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
7656 [PED] CAPITALISMO, ESQUIZOFRENIA E EDUCAÇÃO: O PENSAMENTO DE FELIX GUATTARI 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 75 0 75 -
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
3320 [PED] EDUCAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
6233 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS 75 0 75 -
3037 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO 75 0 75 -
3933 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA 75 0 75 -
6224 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 75 0 75 -
4266 [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA 75 0 75 -
5757 [PED] ENSINO E VULNERABILIDADES INFANTIS: PERSPECTIVAS SÓCIO ANTROPOLÓGICAS 75 0 75 -
5897 [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL 75 0 75 -
2272 [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA 75 0 75 -
3726 [PED] ESTUDOS DO LETRAMENTO E ENSINO 75 0 75 -
4268 [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES PLÁSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO 75 0 75 -
4729 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
4835 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 60 0 60 -
2885 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3033 [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 75 0 75 -
2270 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA 75 0 75 -
2301 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA 75 0 75 -
5311 [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS 75 0 75 -
6223 [PED] LEITURA DE CLÁSSICOS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL 75 0 75 -
3393 [PED] LEITURAS E LEITORES DE MICHEL FOUCAULT 75 0 75 -
3736 [PED] LITERATURA, INFÂNCIA E ESCOLA 75 0 75 -
5313 [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
2302 [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
7938 [PED] POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA 75 0 75 -
2300 [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
2575 [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 75 0 75 -
6218 [PED] PRÁTICAS DE LETRAMENTO E INFÂNCIA 60 0 60 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3737 [PED] PSICANÁLISE, INFÂNCIA E MAL-ESTAR NA ATUALIDADE 75 0 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
3314 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
4267 [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA 75 0 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
4264 [PED] RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO 75 0 75 -
5149 [PED] REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E ENVELHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE 75 0 75 -
5315 [PED] SUJEITO, SABER E EXPERIÊNCIA: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3735 [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2303 [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO 75 0 75 -
5758 [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS