Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS (BACHARELADO) - VESPERTINO - (1051)

Matriz: 000004 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 9435 hora(s)

Carga horária extensão: 16 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 40 20 60 -
6450 UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA BRASILEIRA I 45 15 60 -
6451 UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA BRASILEIRA II 40 20 60 -
6447 UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PORTUGUESA I 40 20 60 -
6448 UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PORTUGUESA II 40 20 60 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 40 20 60 -
4754 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II 40 20 60 -
6452 UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA I 40 20 60 -
8503 [CSO] A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA NA PERSPECTIVA MARXISTA 40 20 60 -
6527 [CSO] ANTROPOLOGIA DA NATUREZA 40 20 60 -
2911 [CSO] ANTROPOLOGIA POLÍTICA 60 0 60 -
3733 [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA 40 20 60 -
8127 [CSO] LUTAS SOCIAIS E O DIREITO À CIDADE 60 0 60 -
7685 [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60 0 60 -
5473 [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO 40 20 60 -
4248 [CSO] TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS 40 20 60 -
7376 [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA 60 0 60 -
7562 [FIL] ETICA E FILOSOFIA POLÍTICA II: DA GUERRA DAS RAÇAS (FOUCAULT) AO QUILOMBISMO (NASCIMENTO) 40 20 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 45 15 60 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 45 15 60 -
2990 [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 40 20 60 -
7589 [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS V 40 20 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 40 20 60 -
6162 [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO 40 20 60 -
2557 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I 40 20 60 -
6525 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS L: HISTÓRIA E LITERATURA 40 20 60 -
6524 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLIX: HISTÓRIA DAS ESQUERDAS NO BRASIL 40 20 60 -
4955 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXX: CURRÍCULO, HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA - POSSIBILIDADES E PRÁTICAS ESCOLARES 40 20 60 -
4608 [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM 45 15 60 -
8110 [LET] ABORDAGENS TEÓRICAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA 45 15 60 -
6534 [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE 45 15 60 -
6339 [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 45 15 60 -
6340 [LET] ANÁLISE DO DISCURSO 45 15 60 -
8258 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES (LETRAS) 0 100 100 -
6373 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA 0 200 200 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 45 15 60 -
6321 [LET] CÂNONE E ESCOLA 45 15 60 -
3768 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA 45 15 60 -
6315 [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
6345 [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS 45 15 60 -
6353 [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 -
6298 [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 45 15 60 -
6325 [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 45 15 60 -
7576 [LET] ESTRATÉGIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM - DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM FLE 45 15 60 -
4238 [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA 45 15 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 45 15 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 45 15 60 -
7957 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 45 15 60 -
6324 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA I 40 20 60 -
6442 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA II 45 15 60 -
6355 [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL 45 15 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 30 30 60 -
7213 [LET] INICIAÇÃO À PRÁTICA DA TRADUÇÃO FRANCÊS-PORTUGUÊS 45 15 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 45 15 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 45 15 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 45 15 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 45 15 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 45 15 60 16
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 45 15 60 -
6378 [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS 45 15 60 -
3879 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 30 30 60 -
3391 [LET] LÍNGUA FRANCESA II 30 30 60 -
3619 [LET] LÍNGUA FRANCESA III 30 30 60 -
3942 [LET] LÍNGUA FRANCESA IV 30 30 60 -
4230 [LET] LÍNGUA FRANCESA V 30 30 60 -
4610 [LET] LÍNGUA FRANCESA VI 30 30 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
6289 [LET] LÍNGUA GREGA II 30 30 60 -
6338 [LET] LÍNGUA GREGA III 30 30 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 30 30 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 30 30 60 -
6290 [LET] LÍNGUA LATINA III 30 30 60 -
6346 [LET] LÍNGUA LATINA IV 30 30 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 45 15 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 45 15 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 45 15 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 45 15 60 -
6384 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I 45 15 60 -
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 45 15 60 -
6341 [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO 45 15 60 -
6286 [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO 45 15 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 45 15 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 45 15 60 -
4841 [LET] LINGUISTICA III 45 15 60 -
6294 [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL 45 15 60 -
3024 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 45 15 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 45 15 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 45 15 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 45 15 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 45 15 60 -
6329 [LET] LITERATURA E HISTÓRIA: A POÉTICA DOS LUGARES IDEAIS NA LITERATURA FRANCESA 45 15 60 -
8112 [LET] LITERATURA FRANCESA I - PANORAMA 45 15 60 -
8264 [LET] LITERATURA FRANCESA II: SÉCULOS XVII E XVIII 45 15 60 -
8113 [LET] LITERATURA FRANCESA III - SÉCULO XIX 45 15 60 -
6369 [LET] LITERATURA FRANCESA IV: SÉCULOS XX E XXI 45 15 60 -
4851 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX 45 15 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 45 15 60 -
6317 [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE 45 15 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 45 15 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 45 15 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 45 15 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 45 15 60 -
6379 [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE 45 15 60 -
6537 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: POESIA 45 15 60 -
6538 [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
6342 [LET] MORFOLOGIA 45 15 60 -
6539 [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO 45 15 60 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 45 15 60 -
8107 [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE LATIM 30 30 60 -
6300 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 -
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 45 15 60 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 45 15 60 -
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 45 15 60 -
6358 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL 45 15 60 -
6348 [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO 45 15 60 -
6295 [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 45 15 60 -
6349 [LET] SEMIÓTICA 45 15 60 -
6285 [LET] SINTAXE 45 15 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 45 15 60 -
6292 [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 45 15 60 -
6293 [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA 40 20 60 -
6359 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI 45 15 60 -
6543 [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 45 15 60 -
8573 [LET] TÓPICOS EM CULTURA ANTIGA 45 15 60 -
6382 [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 45 15 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 45 15 60 -
7362 [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE 45 15 60 -
6291 [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA 30 30 60 -
6288 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA 45 15 60 -
6297 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA 45 15 60 -
7442 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA - CONTOS FANTÁSTICOS 45 15 60 -
7675 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA FRANCESA 45 15 60 -
6320 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA 45 15 60 -
6316 [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
4239 [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS 45 15 60 -
6219 [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE 75 0 75 -
7039 [PED] COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 60 15 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 75 0 75 -
6233 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS 75 0 75 -
7357 [PED] EDUCAÇÃO E TRABALHO 75 0 75 -
6224 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 75 0 75 -
5897 [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL 75 0 75 -
5896 [PED] HISTÓRIA DAS CULTURAS E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2301 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 60 15 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS