Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS (BACHARELADO) - VESPERTINO - (1051)

Matriz: 000005 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 12956 hora(s)

Carga horária extensão: 447 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 40 20 60 -
6450 UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA BRASILEIRA I 45 15 60 -
6451 UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA BRASILEIRA II 40 20 60 -
6447 UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PORTUGUESA I 40 20 60 -
6448 UCCF - ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PORTUGUESA II 40 20 60 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 75 0 75 -
4754 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II 40 20 60 -
6452 UNIDADE CURRICULAR DE LIVRE ESCOLHA I 40 20 60 -
8503 [CSO] A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA NA PERSPECTIVA MARXISTA 40 20 60 -
6527 [CSO] ANTROPOLOGIA DA NATUREZA 40 20 60 -
2911 [CSO] ANTROPOLOGIA POLÍTICA 60 0 60 -
3733 [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA 40 20 60 -
2343 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA 45 15 60 -
8127 [CSO] LUTAS SOCIAIS E O DIREITO À CIDADE 60 0 60 -
8832 [CSO] OP - A ESPERA DO FIM DO MUNDO: LEITURAS SOBRE APOCALIPSE E SALVAÇÃO 24 0 24 -
8833 [CSO] OP - ÁLBUNS FONOGRÁFICOS NA CULTURA BRASILEIRA - OS ANOS 1960 20 0 20 -
8834 [CSO] OP - CIÊNCIAS SOCIAIS E LITERATURA 30 0 30 -
8835 [CSO] OP - FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES 30 0 30 -
8836 [CSO] OP - GRANDES MOMENTOS DA POLÍTICA INDIGENISTA E INDÍGENA NO PERÍODO REPUBLICANO 18 0 18 -
8837 [CSO] OP - INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA: UM PANORAMA HISTÓRICO 24 0 24 -
8838 [CSO] OP - INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE: ATÉ ONDE VÃO AS CONVERSAÇÕES E OS DIÁLOGOS? 24 0 24 -
8844 [CSO] OP - PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 36 0 36 -
8839 [CSO] OP - PSICANÁLISE E POLÍTICA: SUBJETIVAÇÃO E CRÍTICA EM SIGMUND FREUD 36 0 36 -
8840 [CSO] OP - PUNIÇÃO E SOCIEDADE: LEITURAS DO ATLÂNTICO NORTE 30 0 30 -
8841 [CSO] OP - SEMINÁRIOS MAX WEBER 18 0 18 -
8842 [CSO] OP - SOCIOLOGIA DAS DISTINÇÕES SOCIAIS: PROBLEMAS DE PESQUISA & COLETA/TRATAMENTO DE DADOS 36 0 36 -
8843 [CSO] OP - UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA - DOWNS E A TEORIA DEMOCRÁTICA 20 0 20 -
7685 [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60 0 60 -
5473 [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO 40 20 60 -
4248 [CSO] TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS 40 20 60 -
7376 [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA 60 0 60 -
2692 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I 90 0 90 -
7562 [FIL] ETICA E FILOSOFIA POLÍTICA II: DA GUERRA DAS RAÇAS (FOUCAULT) AO QUILOMBISMO (NASCIMENTO) 40 20 60 -
9511 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: COMO A MATEMÁTICA DESCREVE O MUNDO: O DIFÍCIL CAMINHO DA REGRA AO EMPÍRICO 90 0 90 -
2688 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA A 60 0 60 -
2690 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA C 40 20 60 -
3039 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA E 60 0 60 -
3048 [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA F 60 0 60 -
2276 [FIL] FILOSOFIA GERAL I 90 0 90 -
6714 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA A 60 0 60 -
6715 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA B 60 0 60 -
2622 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA C 60 0 60 -
2624 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA E 60 0 60 -
8846 [FIL] OP - ELEMENTOS DE PSICANÁLISE E POLÍTICA 24 0 24 -
8805 [FIL] OP - FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA - "WITTGENSTEIN E A REVISÃO DO CONCEITO DE `OBJETIVIDADE`". 24 0 24 -
8847 [FIL] OP - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 18 0 18 -
8848 [FIL] OP - FILÓSOFOS E SEUS ESCRITOS VISIONÁRIOS 30 0 30 -
8850 [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA 36 0 36 -
8851 [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA (NIETZSCHE: TEORIA DO CONHECIMENTO E MORAL) 36 0 36 -
8806 [FIL] OP - HISTÓRIA DO CETICISMO ANTIGO 36 0 36 -
8852 [FIL] OP - INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA RAZÃO PURA, DE KANT 18 0 18 -
8804 [FIL] OP - JUSTIÇA E PSICOLOGIA NA REPÚBLICA DE PLATÃO 20 0 20 -
8853 [FIL] OP - MATEMÁTICA E FILOSOFIA: UMA INTRODUÇÃO 36 0 36 -
8854 [FIL] OP - MICHELANGELO E A ESTÉTICA DO RENASCIMENTO 20 0 20 -
8855 [FIL] OP - POESIA E JUSTIÇA NA REPÚBLICA DE PLATÃO 20 0 20 -
2990 [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 40 20 60 -
7589 [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS V 40 20 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 40 20 60 -
6162 [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO 40 20 60 -
7705 [HAR] HISTÓRIA DO DESIGN 45 15 60 -
8856 [HAR] OP - ANTROPOLOGIA DAS COISAS: MERCADORIAS, OBRAS DE ARTE E OUTROS OBJETOS 18 0 18 -
8857 [HAR] OP - ARTE, VIOLÊNCIA, AUTORITARISMO E TOTALITARISMO 24 0 24 -
8859 [HAR] OP - CINEMA JAPONÊS EM DIÁLOGO 20 0 20 -
8808 [HAR] OP - CONSTRUINDO PONTES: DA ACADEMIA PARA O INSTAGRAM 36 0 36 -
8865 [HAR] OP - CURADORIA DIGITAL: LIMITES, POSSIBILIDADES, DESAFIOS. 36 0 36 -
8860 [HAR] OP - ETNOGRAFIAS PERFORMATIVAS EM ISOLAMENTO: INVESTIGAÇÕES MUSICAIS SOBRE O MUNDO TÃO DESIGUAL 36 0 36 -
8861 [HAR] OP - FOTOGRAFIA NO MÉXICO ¿ INSTITUIÇÕES, DISCURSOS E ALTERIDADES 20 0 20 -
8809 [HAR] OP - GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE NA CULTURA DE MASSAS 36 0 36 -
8810 [HAR] OP - HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES - LEITURAS E DEBATES 24 0 24 -
8866 [HAR] OP - O CLAUSTRO E OUTROS TEMAS ATUAIS A PARTIR DA DRAMATURGIA BRASILEIRA 36 0 36 -
8862 [HAR] OP - OLHAR, DESCREVER, ANALISAR ¿ ESTUDO DIRIGIDO SOBRE OS GÊNEROS ARTÍSTICOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX 36 0 36 -
8863 [HAR] OP - PATRIMÔNIO E RESISTÊNCIA: ENTRE DISCURSOS E POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO 36 0 36 -
8864 [HAR] OP - REPRESENTAÇÕES GENÉRICO-SEXUAIS NOS VIDEOCLIPES: HISTÓRIA, CONTEXTO PRODUTIVO E ANÁLISE 20 0 20 -
8811 [HAR] OP - RISO, POLÍTICA E AFETOS 20 0 20 -
2557 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I 40 20 60 -
9011 [HIS] HISTÓRIA DAS ARTES POÉTICAS NO ISLÃ MEDIEVAL 45 15 60 -
3017 [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL 45 15 60 -
9498 [HIS] HISTÓRIA, ARTE E CULTURA AFRO-AMERICANA, INDÍGENA E CARIBENHA 40 20 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60 0 60 -
8867 [HIS] OP - ÁFRICAS EM MOVIMENTO: SONS, TEXTOS E IMAGENS 36 0 36 -
8868 [HIS] OP - HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE-ISLÂMICO: OS SÉCULOS INICIAIS (VII-VIII) 36 0 36 -
8869 [HIS] OP - INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA DA ÉPOCA MODERNA 24 0 24 -
8807 [HIS] OP - PROBLEMAS DE HISTÓRIA MODERNA 36 0 36 -
8870 [HIS] OP - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MODERNA 20 0 20 -
6525 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS L: HISTÓRIA E LITERATURA 40 20 60 -
6524 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLIX: HISTÓRIA DAS ESQUERDAS NO BRASIL 40 20 60 -
4955 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXX: CURRÍCULO, HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA - POSSIBILIDADES E PRÁTICAS ESCOLARES 40 20 60 -
4608 [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM 45 15 60 -
8110 [LET] ABORDAGENS TEÓRICAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA 45 15 60 -
6534 [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE 45 15 60 -
6339 [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 45 15 60 -
6340 [LET] ANÁLISE DO DISCURSO 45 15 60 -
9720 [LET] ASPECTOS DA FRANCOFONIA NO ESPAÇO AFRICANO E AFRO-ANTILHANO 40 20 60 -
6352 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
9309 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 200 200 -
9310 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA (APP) 0 100 100 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 45 15 60 -
9721 [LET] BILINGUISMO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM 40 20 60 -
6321 [LET] CÂNONE E ESCOLA 45 15 60 -
3768 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA 45 15 60 -
6315 [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 60 0 60 -
6345 [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS 45 15 60 15
6353 [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 60
6298 [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 45 15 60 -
6325 [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 45 15 60 -
7576 [LET] ESTRATÉGIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM - DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM FLE 45 15 60 -
4238 [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA 45 15 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 45 15 60 60
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 45 15 60 -
7957 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 45 15 60 -
6324 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA I 40 20 60 -
6442 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA II 45 15 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 40 20 60 -
6355 [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL 45 15 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 30 30 60 60
7213 [LET] INICIAÇÃO À PRÁTICA DA TRADUÇÃO FRANCÊS-PORTUGUÊS 45 15 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 45 15 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 45 15 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 45 15 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 45 15 60 -
8566 [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇOES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (HISTÓRIA, LITERATURA, ARTES VISUAIS) 40 20 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 45 15 60 60
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 45 15 60 -
6378 [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS 45 15 60 -
3879 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 30 30 60 -
3391 [LET] LÍNGUA FRANCESA II 30 30 60 -
3619 [LET] LÍNGUA FRANCESA III 30 30 60 -
3942 [LET] LÍNGUA FRANCESA IV 30 30 60 -
4230 [LET] LÍNGUA FRANCESA V 30 30 60 -
4610 [LET] LÍNGUA FRANCESA VI 30 30 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
6289 [LET] LÍNGUA GREGA II 30 30 60 -
6338 [LET] LÍNGUA GREGA III 30 30 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 30 30 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 30 30 60 -
6290 [LET] LÍNGUA LATINA III 30 30 60 -
6346 [LET] LÍNGUA LATINA IV 30 30 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 45 15 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 45 15 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 45 15 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 45 15 60 -
6384 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I 45 15 60 -
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 45 15 60 60
6341 [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO 45 15 60 -
6286 [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO 45 15 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 45 15 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 45 15 60 -
4841 [LET] LINGUISTICA III 45 15 60 -
6294 [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL 45 15 60 -
3024 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 45 15 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 45 15 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 45 15 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 45 15 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 45 15 60 -
6329 [LET] LITERATURA E HISTÓRIA: A POÉTICA DOS LUGARES IDEAIS NA LITERATURA FRANCESA 45 15 60 -
8112 [LET] LITERATURA FRANCESA I - PANORAMA 45 15 60 -
8264 [LET] LITERATURA FRANCESA II: SÉCULOS XVII E XVIII 45 15 60 -
8113 [LET] LITERATURA FRANCESA III - SÉCULO XIX 45 15 60 -
6369 [LET] LITERATURA FRANCESA IV: SÉCULOS XX E XXI 45 15 60 -
4851 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX 45 15 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 45 15 60 -
6317 [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE 45 15 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 45 15 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 45 15 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 45 15 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 45 15 60 -
6379 [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE 45 15 60 -
9386 [LET] LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA 40 20 60 -
6537 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: POESIA 45 15 60 -
6538 [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
6342 [LET] MORFOLOGIA 45 15 60 -
6539 [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO 45 15 60 -
8116 [LET] NARRATIVAS PÓS-COLONIAIS DE LÍNGUA INGLESA 60 0 60 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 45 15 60 -
9397 [LET] O UNIVERSO FANTÁSTICO PELO OLHAR FRANCÊS 45 15 60 -
8106 [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE GREGO 60 0 60 -
8107 [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE LATIM 30 30 60 -
8845 [LET] OP - DISCURSO E TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL 30 0 30 -
8812 [LET] OP - EDUCAÇÃO DE SURDOS: O FAZER PEDAGÓGICO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO BILINGUE 20 0 20 -
8871 [LET] OP - LETRAS À MESA: AS DIMENSÕES DO ATO DE COMER NA LITERATURA 36 0 36 -
8872 [LET] OP - VOZ NEGRA NA LITERATURA E NA POLÍTICA : LUIZ GAMA (1830-1882), DE EX-ESCRAVO A ¿AUTOR¿ 20 0 20 -
6300 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 60
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 45 15 60 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 45 15 60 -
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 45 15 60 -
6358 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL 45 15 60 -
6348 [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO 45 15 60 -
6295 [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 45 15 60 -
6349 [LET] SEMIÓTICA 45 15 60 -
6285 [LET] SINTAXE 45 15 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 45 15 60 -
6292 [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 45 15 60 -
6293 [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA 40 20 60 -
6542 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉCULO XIX AO XXI 45 15 60 12
6543 [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 45 15 60 -
8573 [LET] TÓPICOS EM CULTURA ANTIGA 45 15 60 -
8108 [LET] TÓPICOS EM EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA 45 15 60 60
6382 [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 45 15 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 45 15 60 -
7362 [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE 45 15 60 -
6350 [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE 40 20 60 -
6291 [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA 30 30 60 -
6288 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA 45 15 60 -
6297 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA 45 15 60 -
7442 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA - CONTOS FANTÁSTICOS 45 15 60 -
7675 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA FRANCESA 45 15 60 -
6320 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA 45 15 60 -
6351 [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS 40 20 60 -
6316 [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
4239 [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS 45 15 60 -
9723 [MULTICAMPI] FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA E LUTAS POPULARES: LITERATURA, ORALIDADE E MEMÓRIA 40 20 60 -
9725 [MULTICAMPI] PESQUISA EM PÚBLICO: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS 40 20 60 -
9724 [MULTICAMPI] PRODUÇÃO NEOLIBERAL DAS PERIFERIAS E DAS QUEBRADAS CONTEMPORÂNEAS 40 20 60 -
6219 [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE 75 0 75 -
7039 [PED] COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 60 15 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 75 0 75 -
6233 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS 75 0 75 -
7357 [PED] EDUCAÇÃO E TRABALHO 75 0 75 -
6224 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 75 0 75 -
5897 [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL 75 0 75 -
5896 [PED] HISTÓRIA DAS CULTURAS E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2301 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA 75 0 75 -
8873 [PED] OP - ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: DESAFIO, LIMITES E PERSPECTIVAS 36 0 36 -
8874 [PED] OP - ARQUITETURA ESCOLAR E A DIMENSÃO EDUCATIVA DO ESPAÇO 20 0 20 -
8813 [PED] OP - DESENVOLVIMENTO MORAL: SEGUNDO A PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET (PRIMEIROS ESTUDOS) 20 0 20 -
8875 [PED] OP - ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DAS ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL 32 0 32 -
8876 [PED] OP - FEMINISMOS CONTRA-HEGEMÔNICOS: RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES NUMA NAÇÃO PRETENSAMENTE EMBRANQUECIDA 32 0 32 -
8815 [PED] OP - INTRODUÇÃO À TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON 20 0 20 -
8814 [PED] OP - O PROCESSO DE REESCRITA COMO ESTÍMULO PARA REFLEXÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE DE LINGUAGEM 20 0 20 -
8877 [PED] OP - QUESTÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO CULTURAL PARA CRIANÇAS 36 0 36 -
8878 [PED] OP - TEMAS CLÁSSICOS E EMERGENTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO 20 0 20 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 60 15 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS