Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS (BACHARELADO) - VESPERTINO - (1051)

Matriz: 000001 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 11661 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4752 DOMÍNIO CONEXO I 40 20 60 -
5230 DOMÍNIO CONEXO II 30 30 60 -
4753 ELETIVA 30 30 60 -
5556 ELETIVA (2 CRÉDITOS) 30 0 30 -
4815 ELETIVA II 40 20 60 -
5509 ELETIVA IV 60 0 60 -
6000 ELETIVA VI 60 0 60 -
5440 ESTUDOS DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO 40 20 60 -
4277 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISES DE GÊNEROS DE HUMOR 60 0 60 -
3932 INTRODUÇÃO À LIBRAS 60 15 75 -
3616 LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA 20 10 30 -
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 30 30 60 -
5203 LITERATURA DE TESTEMUNHO E CINEMA DOCUMENTÁRIO: REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DITATORIAL 40 20 60 -
4347 LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL 30 30 60 -
4980 O ROMANCE E A MODERNIDADE - DE DIDEROT AO SEC XX 60 0 60 -
4617 O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA 40 20 60 -
4614 POESIA DO SEISCENTOS IBÉRICO 60 0 60 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 60 0 60 -
4754 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II 60 0 60 -
2600 [CSO] ANTROPOLOGIA II 60 0 60 -
3322 [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL 30 30 60 -
2448 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 60 0 60 -
3075 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE 60 0 60 -
4442 [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM 30 30 60 -
5911 [CSO] FOUCALT E A LITERATURA 60 0 60 -
2344 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA 60 0 60 -
2345 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA 60 0 60 -
3324 [CSO] LEITURAS DO BRASIL 60 0 60 -
4594 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS - ESTUDO EM CIBERCULTURA 60 0 60 -
5403 [CSO] SOCIEDADES AFRICANAS: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DAS AFRICAS 60 0 60 -
2449 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
4595 [CSO] TEORIA POLÍTICA E FEMINISMO 60 0 60 -
5009 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: CINEMA E FILOSOFIA: AS BELAS TAMBÉM CHORAM 60 0 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
5736 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III: TEORIA CRITICA E LITERATURA 60 0 60 -
5348 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE IV: PENSAMENTO E IMAGEM 60 0 60 -
5747 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: FREUD E O LIVRO DOS SONHOS - UMA INCURSÃO 60 0 60 -
5091 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS V: FANTASIA, DESEJO E NEGATIVIDADE EM FREUD 40 20 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 60 0 60 -
2276 [FIL] FILOSOFIA GERAL I 60 0 60 -
2280 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSICOS I 60 0 60 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 90 0 90 -
4996 [HAR] ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO URBANA NO BRASIL: TÓPICOS DE ESTUDOS ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO 60 0 60 -
4603 [HAR] ARTE DA ÁFRICA 60 0 60 -
4243 [HAR] ARTE DA ÁSIA 60 0 60 -
3927 [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO 60 0 60 -
3929 [HAR] ARTE E FOTOGRAFIA 60 0 60 -
5722 [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX 60 0 60 -
2990 [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX 60 0 60 -
3282 [HAR] ARTE OCIDENTAL III: ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA 30 30 60 -
3589 [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 30 30 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 60 0 60 -
4600 [HAR] HISTÓRIA DA NOUVELLE VAGUE FRANCESA 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
3286 [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE 60 0 60 -
5116 [HAR] IMAGEM, MEMÓRIA E TESTEMUNHO (CINEMA, FOTOGRAFIA, ARTES PLÁSTICAS) 60 0 60 -
4995 [HAR] MOVIMENTO E ESPAÇO URBANO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
3285 [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO 40 20 60 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
2555 [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 0 60 -
2266 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I 60 0 60 -
4272 [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60 0 60 -
5310 [HIS] LEITORES E LEITURAS DO BRASIL: QUESTÕES DE CULTURA E EDUCAÇÃO (XIX - XX) 60 0 60 -
4251 [HIS] PATRIMONIALIZAÇÃO E ESCRITA 60 0 60 -
2901 [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I 60 0 60 -
4036 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XIX: HISTÓRIA E IMPRENSA 60 0 60 -
5728 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVIII: HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA NA IDADE MÉDIA 60 0 60 -
4032 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 60 0 60 -
5109 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXV: REVOLUÇÃO INGLESA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA 60 0 60 -
5719 [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA 60 0 60 -
4608 [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM 30 30 60 -
4981 [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS 30 30 60 -
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 30 30 60 -
4341 [LET] ASPECTOS DE LÍNGUA E LITERATURA GREGAS 30 30 60 -
5076 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 20 20 -
4620 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA I 0 95 95 -
4801 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA II 0 95 95 -
3617 [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS 30 30 60 -
5189 [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA 30 30 60 -
4979 [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS 30 30 60 -
3768 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA 60 0 60 -
3095 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA I 60 0 60 -
4441 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO 40 20 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 40 20 60 -
5981 [LET] DELEUZE E A LITERATURA 60 0 60 -
3615 [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO 30 30 60 -
3023 [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA 20 10 30 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 30 30 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 30 30 60 -
3766 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 48 12 60 -
5173 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA I 30 30 60 -
5268 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA II 20 10 30 -
4222 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS 30 0 30 -
4615 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 20 10 30 -
4842 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METÓDOLÓGICOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS III 20 10 30 -
5755 [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) 40 20 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 30 30 60 -
3025 [LET] INTRODUÇÃO À LITERATURA PORTUGUESA 30 0 30 -
3082 [LET] INTRODUÇÃO À PROSA LATINA 60 0 60 -
5194 [LET] INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA 60 0 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 40 20 60 -
2994 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 40 20 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 40 20 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 20 10 30 -
3938 [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇÕES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (DO SÉCULO XVI A 1945) 60 0 60 -
4844 [LET] LABORATÓRIO DE LÍNGUA - LÍNGUA FRANCESA 30 30 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 30 30 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 30 30 60 -
5450 [LET] LEITURA LITERÁRIA: SUBJETIVAÇÃO, ENSINO, MEDIAÇÃO 30 30 60 -
3909 [LET] LIBRAS 30 0 30 -
3624 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I 30 30 60 -
3879 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 30 30 60 -
3391 [LET] LÍNGUA FRANCESA II 30 30 60 -
3619 [LET] LÍNGUA FRANCESA III 40 20 60 -
3942 [LET] LÍNGUA FRANCESA IV 30 30 60 -
4230 [LET] LÍNGUA FRANCESA V 30 30 60 -
4610 [LET] LÍNGUA FRANCESA VI 30 30 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 40 20 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 40 20 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 30 30 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 40 20 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 20 10 30 -
4841 [LET] LINGUISTICA III 40 20 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 40 20 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 40 20 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 40 20 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 40 20 60 -
5768 [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA 30 0 30 -
3941 [LET] LITERATURA ESPANHOLA I 40 20 60 -
3943 [LET] LITERATURA FRANCESA I 40 20 60 -
4618 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XIX 40 20 60 -
4851 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX 40 20 60 -
4227 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULOS XVII E XVIII 40 20 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 40 20 60 -
3945 [LET] LITERATURA INGLESA I 40 20 60 -
4228 [LET] LITERATURA INGLESA II 40 20 60 -
4619 [LET] LITERATURA INGLESA III 40 20 60 -
4852 [LET] LITERATURA INGLESA IV 40 20 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 40 20 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
5979 [LET] LITERATURA: LEITURA, ENSINO, MEDIAÇÃO 40 20 60 -
4978 [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA 30 0 30 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 40 20 60 -
5443 [LET] O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL- LÍNGUA ESTRANGEIRA 30 0 30 -
5407 [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
4223 [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE 30 0 30 -
5723 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA 30 30 60 -
5184 [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS 6 0 6 -
5978 [LET] TEORIA E ANÁLISE DA NARRATIVA 40 20 60 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 40 20 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 40 20 60 -
5718 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II 40 20 60 -
5986 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III 40 20 60 -
5735 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III 40 20 60 -
4598 [LET] TÓPICOS DE POÉTICA LATINA 48 12 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 40 20 60 -
5467 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: O ÍON DE PLATÃO 20 10 30 -
5415 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA 25 5 30 -
5987 [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA 20 10 30 -
4239 [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS 30 30 60 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
3320 [PED] EDUCAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3037 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO 75 0 75 -
3933 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA 60 0 60 -
5756 [PED] ENTRE TEXTOS E LEITORES: A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR 75 0 75 -
4729 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I 40 35 75 -
4835 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 60 15 75 -
2885 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3317 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS I 75 0 75 -
3033 [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 75 0 75 -
5896 [PED] HISTÓRIA DAS CULTURAS E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2270 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA 75 0 75 -
5311 [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS 75 0 75 -
5313 [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
2302 [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
2300 [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
2575 [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 75 0 75 -
4271 [PED] PROJETOS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM INTEGRADOS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
4267 [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA 75 0 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
5758 [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS