MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS (BACHARELADO) - VESPERTINO - (1051)
Matriz: 000001 - INATIVA
Estrutura Curricular
Formação complementar
Carga horária UC's: 11661 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
4752 | DOMÍNIO CONEXO I | 40 | 20 | 60 | - | |
5230 | DOMÍNIO CONEXO II | 30 | 30 | 60 | - | |
4753 | ELETIVA | 30 | 30 | 60 | - | |
5556 | ELETIVA (2 CRÉDITOS) | 30 | 0 | 30 | - | |
4815 | ELETIVA II | 40 | 20 | 60 | - | |
5509 | ELETIVA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
6000 | ELETIVA VI | 60 | 0 | 60 | - | |
5440 | ESTUDOS DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 40 | 20 | 60 | - | |
4277 | HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISES DE GÊNEROS DE HUMOR | 60 | 0 | 60 | - | |
3932 | INTRODUÇÃO À LIBRAS | 60 | 15 | 75 | - | |
3616 | LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA | 20 | 10 | 30 | - | |
4982 | LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS | 30 | 30 | 60 | - | |
5203 | LITERATURA DE TESTEMUNHO E CINEMA DOCUMENTÁRIO: REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DITATORIAL | 40 | 20 | 60 | - | |
4347 | LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL | 30 | 30 | 60 | - | |
4980 | O ROMANCE E A MODERNIDADE - DE DIDEROT AO SEC XX | 60 | 0 | 60 | - | |
4617 | O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA | 40 | 20 | 60 | - | |
4614 | POESIA DO SEISCENTOS IBÉRICO | 60 | 0 | 60 | - | |
4751 | UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I | 60 | 0 | 60 | - | |
4754 | UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II | 60 | 0 | 60 | - | |
2600 | [CSO] ANTROPOLOGIA II | 60 | 0 | 60 | - | |
3322 | [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL | 30 | 30 | 60 | - | |
2448 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3075 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 60 | 0 | 60 | - | |
4442 | [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM | 30 | 30 | 60 | - | |
5911 | [CSO] FOUCALT E A LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
2344 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2345 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3324 | [CSO] LEITURAS DO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
4594 | [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS - ESTUDO EM CIBERCULTURA | 60 | 0 | 60 | - | |
5403 | [CSO] SOCIEDADES AFRICANAS: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DAS AFRICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
2449 | [CSO] SOCIOLOGIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4595 | [CSO] TEORIA POLÍTICA E FEMINISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
5009 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: CINEMA E FILOSOFIA: AS BELAS TAMBÉM CHORAM | 60 | 0 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
5736 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III: TEORIA CRITICA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
5348 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE IV: PENSAMENTO E IMAGEM | 60 | 0 | 60 | - | |
5747 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: FREUD E O LIVRO DOS SONHOS - UMA INCURSÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
5091 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS V: FANTASIA, DESEJO E NEGATIVIDADE EM FREUD | 40 | 20 | 60 | - | |
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2276 | [FIL] FILOSOFIA GERAL I | 60 | 0 | 60 | - | |
2280 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSICOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
2275 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I | 90 | 0 | 90 | - | |
4996 | [HAR] ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO URBANA NO BRASIL: TÓPICOS DE ESTUDOS ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
4603 | [HAR] ARTE DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
4243 | [HAR] ARTE DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3927 | [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3929 | [HAR] ARTE E FOTOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5722 | [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX | 60 | 0 | 60 | - | |
2990 | [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
3282 | [HAR] ARTE OCIDENTAL III: ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA | 30 | 30 | 60 | - | |
3589 | [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO | 60 | 0 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 30 | 30 | 60 | - | |
3587 | [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4600 | [HAR] HISTÓRIA DA NOUVELLE VAGUE FRANCESA | 60 | 0 | 60 | - | |
3020 | [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
3286 | [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
5116 | [HAR] IMAGEM, MEMÓRIA E TESTEMUNHO (CINEMA, FOTOGRAFIA, ARTES PLÁSTICAS) | 60 | 0 | 60 | - | |
4995 | [HAR] MOVIMENTO E ESPAÇO URBANO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
3285 | [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO | 40 | 20 | 60 | - | |
3590 | [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2266 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I | 60 | 0 | 60 | - | |
4272 | [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO | 60 | 0 | 60 | - | |
4237 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
5310 | [HIS] LEITORES E LEITURAS DO BRASIL: QUESTÕES DE CULTURA E EDUCAÇÃO (XIX - XX) | 60 | 0 | 60 | - | |
4251 | [HIS] PATRIMONIALIZAÇÃO E ESCRITA | 60 | 0 | 60 | - | |
2901 | [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4036 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XIX: HISTÓRIA E IMPRENSA | 60 | 0 | 60 | - | |
5728 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVIII: HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA NA IDADE MÉDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4032 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
5109 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXV: REVOLUÇÃO INGLESA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5719 | [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
4608 | [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM | 30 | 30 | 60 | - | |
4981 | [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS | 30 | 30 | 60 | - | |
5197 | [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO | 30 | 30 | 60 | - | |
4341 | [LET] ASPECTOS DE LÍNGUA E LITERATURA GREGAS | 30 | 30 | 60 | - | |
5076 | [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS | 0 | 20 | 20 | - | |
4620 | [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA I | 0 | 95 | 95 | - | |
4801 | [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA II | 0 | 95 | 95 | - | |
3617 | [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS | 30 | 30 | 60 | - | |
5189 | [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA | 30 | 30 | 60 | - | |
4979 | [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS | 30 | 30 | 60 | - | |
3768 | [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA | 60 | 0 | 60 | - | |
3095 | [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4441 | [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO | 40 | 20 | 60 | - | |
5202 | [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA | 40 | 20 | 60 | - | |
5981 | [LET] DELEUZE E A LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
3615 | [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO | 30 | 30 | 60 | - | |
3023 | [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA | 20 | 10 | 30 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 30 | 30 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 30 | 30 | 60 | - | |
3766 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II | 48 | 12 | 60 | - | |
5173 | [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA I | 30 | 30 | 60 | - | |
5268 | [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA II | 20 | 10 | 30 | - | |
4222 | [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS | 30 | 0 | 30 | - | |
4615 | [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II | 20 | 10 | 30 | - | |
4842 | [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METÓDOLÓGICOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS III | 20 | 10 | 30 | - | |
5755 | [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) | 40 | 20 | 60 | - | |
3083 | [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 30 | 30 | 60 | - | |
3025 | [LET] INTRODUÇÃO À LITERATURA PORTUGUESA | 30 | 0 | 30 | - | |
3082 | [LET] INTRODUÇÃO À PROSA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
5194 | [LET] INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 40 | 20 | 60 | - | |
2994 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 40 | 20 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 40 | 20 | 60 | - | |
3725 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II | 20 | 10 | 30 | - | |
3938 | [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇÕES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (DO SÉCULO XVI A 1945) | 60 | 0 | 60 | - | |
4844 | [LET] LABORATÓRIO DE LÍNGUA - LÍNGUA FRANCESA | 30 | 30 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 30 | 30 | 60 | - | |
3021 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II | 30 | 30 | 60 | - | |
5450 | [LET] LEITURA LITERÁRIA: SUBJETIVAÇÃO, ENSINO, MEDIAÇÃO | 30 | 30 | 60 | - | |
3909 | [LET] LIBRAS | 30 | 0 | 30 | - | |
3624 | [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3879 | [LET] LÍNGUA FRANCESA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3391 | [LET] LÍNGUA FRANCESA II | 30 | 30 | 60 | - | |
3619 | [LET] LÍNGUA FRANCESA III | 40 | 20 | 60 | - | |
3942 | [LET] LÍNGUA FRANCESA IV | 30 | 30 | 60 | - | |
4230 | [LET] LÍNGUA FRANCESA V | 30 | 30 | 60 | - | |
4610 | [LET] LÍNGUA FRANCESA VI | 30 | 30 | 60 | - | |
5442 | [LET] LÍNGUA GREGA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3354 | [LET] LINGUA PORTUGUESA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3623 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3935 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III | 40 | 20 | 60 | - | |
4224 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
3352 | [LET] LINGUISTICA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3614 | [LET] LINGUÍSTICA II | 20 | 10 | 30 | - | |
4841 | [LET] LINGUISTICA III | 40 | 20 | 60 | - | |
3876 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3351 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3622 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA III | 40 | 20 | 60 | - | |
3936 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
5768 | [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA | 30 | 0 | 30 | - | |
3941 | [LET] LITERATURA ESPANHOLA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3943 | [LET] LITERATURA FRANCESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
4618 | [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XIX | 40 | 20 | 60 | - | |
4851 | [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX | 40 | 20 | 60 | - | |
4227 | [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULOS XVII E XVIII | 40 | 20 | 60 | - | |
5754 | [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL | 40 | 20 | 60 | - | |
3945 | [LET] LITERATURA INGLESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
4228 | [LET] LITERATURA INGLESA II | 40 | 20 | 60 | - | |
4619 | [LET] LITERATURA INGLESA III | 40 | 20 | 60 | - | |
4852 | [LET] LITERATURA INGLESA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
3355 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3682 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3937 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA III | 40 | 20 | 60 | - | |
4225 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
5979 | [LET] LITERATURA: LEITURA, ENSINO, MEDIAÇÃO | 40 | 20 | 60 | - | |
4978 | [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA | 30 | 0 | 30 | - | |
5973 | [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA | 40 | 20 | 60 | - | |
5443 | [LET] O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL- LÍNGUA ESTRANGEIRA | 30 | 0 | 30 | - | |
5407 | [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
4223 | [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE | 30 | 0 | 30 | - | |
5723 | [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA | 30 | 30 | 60 | - | |
5184 | [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS | 6 | 0 | 6 | - | |
5978 | [LET] TEORIA E ANÁLISE DA NARRATIVA | 40 | 20 | 60 | - | |
4605 | [LET] TEORIA LITERÁRIA | 40 | 20 | 60 | - | |
4840 | [LET] TEORIA LITERARIA II | 40 | 20 | 60 | - | |
5718 | [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II | 40 | 20 | 60 | - | |
5986 | [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III | 40 | 20 | 60 | - | |
5735 | [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III | 40 | 20 | 60 | - | |
4598 | [LET] TÓPICOS DE POÉTICA LATINA | 48 | 12 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 40 | 20 | 60 | - | |
5467 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: O ÍON DE PLATÃO | 20 | 10 | 30 | - | |
5415 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA | 25 | 5 | 30 | - | |
5987 | [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA | 20 | 10 | 30 | - | |
4239 | [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS | 30 | 30 | 60 | - | |
2717 | [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 75 | 0 | 75 | - | |
3548 | [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2715 | [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
3320 | [PED] EDUCAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA | 75 | 0 | 75 | - | |
3037 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3933 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA | 60 | 0 | 60 | - | |
5756 | [PED] ENTRE TEXTOS E LEITORES: A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR | 75 | 0 | 75 | - | |
4729 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I | 40 | 35 | 75 | - | |
4835 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
3319 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE | 60 | 15 | 75 | - | |
2885 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA | 75 | 0 | 75 | - | |
3317 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS I | 75 | 0 | 75 | - | |
3033 | [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES | 75 | 0 | 75 | - | |
5896 | [PED] HISTÓRIA DAS CULTURAS E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2270 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
5311 | [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS | 75 | 0 | 75 | - | |
5313 | [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL | 75 | 0 | 75 | - | |
2302 | [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
2300 | [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
2575 | [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
4271 | [PED] PROJETOS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM INTEGRADOS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2574 | [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2273 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
4267 | [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2898 | [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
5758 | [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |