Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS (BACHARELADO) - VESPERTINO - (1051)

Matriz: 000002 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 20190 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
6375 ASPECTOS DA FRANCOFONIA NO ESPAÇO AFRICANO E AFRO-ANTILHANO 60 0 60 -
4752 DOMÍNIO CONEXO I 60 0 60 -
5230 DOMÍNIO CONEXO II 60 0 60 -
6225 DOMÍNIO CONEXO III 60 0 60 -
6229 DOMÍNIO CONEXO IV 60 0 60 -
4753 ELETIVA 60 0 60 -
5556 ELETIVA (2 CRÉDITOS) 30 0 30 -
4815 ELETIVA II 60 0 60 -
5509 ELETIVA IV 60 0 60 -
6000 ELETIVA VI 60 0 60 -
6226 ELETIVA VII 60 0 60 -
6363 ESTRATÉGIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM 60 0 60 -
5440 ESTUDOS DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO 60 0 60 -
6364 GÊNEROS ACADÊMICOS 60 0 60 -
6365 GRAMÁTICA E DIDÁTICA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA 60 0 60 -
4277 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISES DE GÊNEROS DE HUMOR 60 0 60 -
3932 INTRODUÇÃO À LIBRAS 60 0 60 -
6366 JOGOS ESPECULARES: RELAÇÕES BRASIL - FRANÇA 60 0 60 -
3616 LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA 60 0 60 -
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 60 0 60 -
5203 LITERATURA DE TESTEMUNHO E CINEMA DOCUMENTÁRIO: REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DITATORIAL 60 0 60 -
4347 LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL 40 20 60 -
4980 O ROMANCE E A MODERNIDADE - DE DIDEROT AO SEC XX 60 0 60 -
4617 O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA 60 0 60 -
4614 POESIA DO SEISCENTOS IBÉRICO 60 0 60 -
6383 TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS 60 0 60 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 60 0 60 -
4754 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II 60 0 60 -
5909 [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA 60 0 60 -
2600 [CSO] ANTROPOLOGIA II 60 0 60 -
2911 [CSO] ANTROPOLOGIA POLÍTICA 60 0 60 -
3322 [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL 60 0 60 -
7042 [CSO] ANTROPOLOGIA, HISTÓRIA E LITERATURA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES 40 20 60 -
2448 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 60 0 60 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 90 0 90 -
3075 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE 60 0 60 -
4442 [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM 60 0 60 -
3733 [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA 60 0 60 -
5911 [CSO] FOUCALT E A LITERATURA 60 0 60 -
2344 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA 60 0 60 -
2345 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA 60 0 60 -
3324 [CSO] LEITURAS DO BRASIL 60 0 60 -
4999 [CSO] MOVIMENTOS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 60 0 60 -
3734 [CSO] POLÍTICA E DIREITOS HUMANOS 60 0 60 -
4594 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS - ESTUDO EM CIBERCULTURA 60 0 60 -
5403 [CSO] SOCIEDADES AFRICANAS: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DAS AFRICAS 60 0 60 -
7043 [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA E DO CONFLITO 60 0 60 -
2449 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
7547 [CSO] TEORIA CRÍTICA E FEMINISMO 60 0 60 -
4595 [CSO] TEORIA POLÍTICA E FEMINISMO 60 0 60 -
5473 [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO 60 0 60 -
4248 [CSO] TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS 60 0 60 -
7376 [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA 60 0 60 -
5009 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: CINEMA E FILOSOFIA: AS BELAS TAMBÉM CHORAM 60 0 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
5736 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III: TEORIA CRITICA E LITERATURA 60 0 60 -
4050 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE IV 60 0 60 -
5348 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE IV: PENSAMENTO E IMAGEM 60 0 60 -
3278 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA II 60 0 60 -
6622 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II: TEORIA CRÍTICA E DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO 0 60 60 -
5747 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: FREUD E O LIVRO DOS SONHOS - UMA INCURSÃO 60 0 60 -
5091 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS V: FANTASIA, DESEJO E NEGATIVIDADE EM FREUD 60 0 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 60 0 60 -
2276 [FIL] FILOSOFIA GERAL I 60 0 60 -
5092 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II: O EMPIRISMO TRANSCENDENTAL DE GILLES DELEUZE 60 0 60 -
6722 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III: MATÉRIA E MEMÓRIA DE HENRI BERGSON: INCURSÕES 60 0 60 -
2891 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II 90 0 90 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 60 0 60 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 90 0 90 -
3284 [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE 60 0 60 -
4996 [HAR] ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO URBANA NO BRASIL: TÓPICOS DE ESTUDOS ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO 60 0 60 -
4603 [HAR] ARTE DA ÁFRICA 60 0 60 -
4243 [HAR] ARTE DA ÁSIA 60 0 60 -
3927 [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO 60 0 60 -
3929 [HAR] ARTE E FOTOGRAFIA 60 0 60 -
5722 [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX 60 0 60 -
2990 [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX 60 0 60 -
3282 [HAR] ARTE OCIDENTAL III: ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA 60 0 60 -
3589 [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
4242 [HAR] DESIGN E PROPAGANDA 40 20 60 -
7482 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE GREGA ROMANA E ARQUEOLOGIA CLÁSSICA 40 20 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 60 0 60 -
6162 [HAR] HISTÓRIA DA MODA E DO FIGURINO 60 0 60 -
4600 [HAR] HISTÓRIA DA NOUVELLE VAGUE FRANCESA 60 0 60 -
7279 [HAR] HISTÓRIA DAS ARTES NO SÉCULO XVIII 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
3286 [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE 60 0 60 -
5116 [HAR] IMAGEM, MEMÓRIA E TESTEMUNHO (CINEMA, FOTOGRAFIA, ARTES PLÁSTICAS) 60 0 60 -
7485 [HAR] INTERCÂMBIO ARTÍSTICO ENTRE A FRANÇA E O BRASIL: SÉCULOS XIX E XX 60 0 60 -
4995 [HAR] MOVIMENTO E ESPAÇO URBANO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
3285 [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
2896 [HIS] HISTÓRIA ANTIGA 60 0 60 -
2555 [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 0 60 -
2266 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I 60 0 60 -
4272 [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
3595 [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL 40 20 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60 0 60 -
2268 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS 60 0 60 -
5310 [HIS] LEITORES E LEITURAS DO BRASIL: QUESTÕES DE CULTURA E EDUCAÇÃO (XIX - XX) 60 0 60 -
4251 [HIS] PATRIMONIALIZAÇÃO E ESCRITA 60 0 60 -
2901 [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I 60 0 60 -
4036 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XIX: HISTÓRIA E IMPRENSA 60 0 60 -
6143 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLV: HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA - DEBATES, HISTORIOGRAFIA E ENSINO 60 0 60 -
5728 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVIII: HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA NA IDADE MÉDIA 60 0 60 -
4032 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 60 0 60 -
4955 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXX: CURRÍCULO, HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA - POSSIBILIDADES E PRÁTICAS ESCOLARES 60 0 60 -
5109 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXV: REVOLUÇÃO INGLESA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA 60 0 60 -
5719 [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA 60 0 60 -
4608 [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM 60 0 60 -
4981 [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS 60 0 60 -
6534 [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE 60 0 60 -
6374 [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE 60 0 60 -
6339 [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 60 0 60 -
6340 [LET] ANÁLISE DO DISCURSO 60 0 60 -
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 60 0 60 -
4341 [LET] ASPECTOS DE LÍNGUA E LITERATURA GREGAS 30 0 30 -
6352 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
5076 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 40 40 -
6373 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA 0 200 200 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 60 0 60 -
3617 [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS 60 0 60 -
6321 [LET] CÂNONE E ESCOLA 60 0 60 -
5189 [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA 60 0 60 -
4979 [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS 60 0 60 -
3768 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA 60 0 60 -
3095 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA I 60 0 60 -
4441 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO 60 0 60 -
6315 [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA 60 0 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 60 0 60 -
6345 [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS 60 0 60 -
6353 [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 60 0 60 -
6298 [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
5981 [LET] DELEUZE E A LITERATURA 60 0 60 -
6354 [LET] DISCIPLINA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
6633 [LET] DO AUTOR AOS LEITORES: PERCURSOS DOS LIVROS NOS OITOCENTOS BRASILEIROS 60 0 60 -
3615 [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO 60 0 60 -
6376 [LET] ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS 60 0 60 -
3023 [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA 30 0 30 -
6325 [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 60 0 60 -
7576 [LET] ESTRATÉGIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM - DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM FLE 40 20 60 -
4238 [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA 60 0 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 60 0 60 -
6377 [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 60 0 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 60 0 60 -
7957 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 60 0 60 -
3766 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 60 0 60 -
6324 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA I 60 0 60 -
6442 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA II 40 20 60 -
5173 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA I 60 0 60 -
5268 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA II 30 0 30 -
4222 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS 30 0 30 -
4615 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 30 0 30 -
4842 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METÓDOLÓGICOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS III 30 0 30 -
5755 [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) 60 0 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 60 0 60 -
6355 [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 60 0 60 -
7213 [LET] INICIAÇÃO À PRÁTICA DA TRADUÇÃO FRANCÊS-PORTUGUÊS 60 0 60 -
3025 [LET] INTRODUÇÃO À LITERATURA PORTUGUESA 30 0 30 -
3082 [LET] INTRODUÇÃO À PROSA LATINA 60 0 60 -
5194 [LET] INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA 60 0 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 60 0 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 40 20 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 40 20 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 40 20 60 -
3938 [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇÕES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (DO SÉCULO XVI A 1945) 60 0 60 -
4844 [LET] LABORATÓRIO DE LÍNGUA - LÍNGUA FRANCESA 60 0 60 -
6367 [LET] LEITURA DE TEXTOS EM FRANCÊS 60 0 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 30 30 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 30 30 60 -
5980 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO 60 0 60 -
5450 [LET] LEITURA LITERÁRIA: SUBJETIVAÇÃO, ENSINO, MEDIAÇÃO 60 0 60 -
6378 [LET] LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS 60 0 60 -
6356 [LET] LETRAS NO ANTIGO ESTADO EM PORTUGAL 60 0 60 -
3909 [LET] LIBRAS 30 0 30 -
3624 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I 30 30 60 -
3879 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 60 0 60 -
3391 [LET] LÍNGUA FRANCESA II 30 30 60 -
3619 [LET] LÍNGUA FRANCESA III 30 30 60 -
3942 [LET] LÍNGUA FRANCESA IV 30 30 60 -
4230 [LET] LÍNGUA FRANCESA V 30 30 60 -
4610 [LET] LÍNGUA FRANCESA VI 60 0 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
6289 [LET] LÍNGUA GREGA II 60 0 60 -
6338 [LET] LÍNGUA GREGA III 60 0 60 -
6311 [LET] LÍNGUA GREGA IV 60 0 60 -
3880 [LET] LÍNGUA INGLESA I 30 30 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 60 0 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 60 0 60 -
6290 [LET] LÍNGUA LATINA III 60 0 60 -
6346 [LET] LÍNGUA LATINA IV 60 0 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 40 20 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
6384 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I 60 0 60 -
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 60 0 60 -
6341 [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO 60 0 60 -
6286 [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO 60 0 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 40 20 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 20 10 30 -
4841 [LET] LINGUISTICA III 40 20 60 -
6294 [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL 60 0 60 -
3024 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 20 10 30 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 40 20 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 60 0 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 40 20 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 40 20 60 -
5768 [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA 30 0 30 -
6329 [LET] LITERATURA E HISTÓRIA: A POÉTICA DOS LUGARES IDEAIS NA LITERATURA FRANCESA 60 0 60 -
3941 [LET] LITERATURA ESPANHOLA I 60 0 60 -
3943 [LET] LITERATURA FRANCESA I 40 20 60 -
6369 [LET] LITERATURA FRANCESA IV: SÉCULOS XX E XXI 60 0 60 -
4618 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XIX 40 20 60 -
4851 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX 40 20 60 -
4227 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULOS XVII E XVIII 40 20 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 60 0 60 -
3945 [LET] LITERATURA INGLESA I 60 0 60 -
4228 [LET] LITERATURA INGLESA II 60 0 60 -
4619 [LET] LITERATURA INGLESA III 60 0 60 -
4852 [LET] LITERATURA INGLESA IV 60 0 60 -
6317 [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE 60 0 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 60 0 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 60 0 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 60 0 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 60 0 60 -
5979 [LET] LITERATURA: LEITURA, ENSINO, MEDIAÇÃO 60 0 60 -
6379 [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE 60 0 60 -
6538 [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA 40 20 60 -
6357 [LET] MITOS FUNDADORES NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
4978 [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA 60 0 60 -
6342 [LET] MORFOLOGIA 60 0 60 -
6380 [LET] MULTIMODALIDADE E ENSINO 60 0 60 -
6539 [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO 40 20 60 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 60 0 60 -
5443 [LET] O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL- LÍNGUA ESTRANGEIRA 30 0 30 -
7020 [LET] PESQUISA MONOGRÁFICA EM LITERATURA PORTUGUESA 40 20 60 -
6343 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
6300 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 60 0 60 -
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 40 20 60 -
6381 [LET] POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
5407 [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
4223 [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE 30 0 30 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 60 0 60 -
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 60 0 60 -
6541 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - SÉCULO XX AO XXI 40 20 60 -
6358 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL 60 0 60 -
5723 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA 60 0 60 -
6348 [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO 60 0 60 -
5184 [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS 60 0 60 -
6295 [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 60 0 60 -
6349 [LET] SEMIÓTICA 60 0 60 -
6285 [LET] SINTAXE 60 0 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 60 0 60 -
6292 [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
5978 [LET] TEORIA E ANÁLISE DA NARRATIVA 30 0 30 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 40 20 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 60 0 60 -
6293 [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
6359 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
6542 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉCULO XIX AO XXI 40 20 60 -
6543 [LET] TÓPICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 40 20 60 -
5718 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II 60 0 60 -
5986 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III 60 0 60 -
5735 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III 60 0 60 -
6545 [LET] TÓPICOS DE LITERATURA GREGA (UCLE) 40 20 60 -
4598 [LET] TÓPICOS DE POÉTICA LATINA 60 0 60 -
6382 [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 60 0 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 60 0 60 -
7362 [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE 60 0 60 -
6350 [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE 60 0 60 -
6291 [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA 60 0 60 -
6288 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA 60 0 60 -
6297 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA 60 0 60 -
5467 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: O ÍON DE PLATÃO 60 0 60 -
5415 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA 60 0 60 -
7442 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA - CONTOS FANTÁSTICOS 60 0 60 -
7675 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA FRANCESA 40 20 60 -
6347 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA GREGA 60 0 60 -
6320 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA 60 0 60 -
6544 [LET] TÓPICOS EM LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA (UCLE) 40 20 60 -
6351 [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS 60 0 60 -
6546 [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS (UCLE) 40 20 60 -
6316 [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA 60 0 60 -
5987 [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA 30 0 30 -
4239 [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS 60 0 60 -
6219 [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE 75 0 75 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
6503 [PED] AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA INTRODUÇÃO 60 15 75 -
6217 [PED] BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
7039 [PED] COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
3320 [PED] EDUCAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
6233 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS 75 0 75 -
3037 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO 75 0 75 -
3933 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA 75 0 75 -
6224 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 75 0 75 -
5756 [PED] ENTRE TEXTOS E LEITORES: A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR 75 0 75 -
5897 [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL 75 0 75 -
2272 [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA 75 0 75 -
4729 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
4835 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 60 0 60 -
2885 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3317 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS I 75 0 75 -
3033 [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 75 0 75 -
5896 [PED] HISTÓRIA DAS CULTURAS E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2270 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA 75 0 75 -
5311 [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS 75 0 75 -
6223 [PED] LEITURA DE CLÁSSICOS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL 75 0 75 -
5313 [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
6755 [PED] O PROFESSOR E AS VULNERABILIDADES INFANTIS: PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS 75 0 75 -
2302 [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
2300 [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
2575 [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 75 0 75 -
6218 [PED] PRÁTICAS DE LETRAMENTO E INFÂNCIA 75 0 75 -
7038 [PED] PRECONCEITO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 45 30 75 -
4271 [PED] PROJETOS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM INTEGRADOS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
4267 [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA 75 0 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
3735 [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2303 [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO 75 0 75 -
6754 [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS: ENFOQUE SÓCIO-HISTÓRICO 75 0 75 -
5758 [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS