Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS (BACHARELADO) - NOTURNO - (1052)

Matriz: 000001 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 12525 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4752 DOMÍNIO CONEXO I 30 30 60 -
5230 DOMÍNIO CONEXO II 30 30 60 -
4753 ELETIVA 30 30 60 -
5556 ELETIVA (2 CRÉDITOS) 30 0 30 -
4815 ELETIVA II 30 30 60 -
5509 ELETIVA IV 60 0 60 -
6000 ELETIVA VI 60 0 60 -
4607 ÉPICA QUINHENTISTA E POESIA NARRATIVA: DOIS POEMAS, DUAS ÍNDIAS 15 15 30 -
5440 ESTUDOS DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO 30 30 60 -
4277 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISES DE GÊNEROS DE HUMOR 30 30 60 -
3932 INTRODUÇÃO À LIBRAS 45 30 75 -
3616 LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA 30 30 60 -
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 30 30 60 -
5721 LETRAS PORTUGUESAS NO ANTIGO REGIME 60 0 60 -
5470 LIBRAS - EAD 60 0 60 -
4347 LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL 30 30 60 -
3606 LITERATURA E IDEIAS: PHILOSOPHES FRANCESES NO SÉCULO XVIII E ESCRITORES BRASILEIROS NO SÉCULO XIX 30 30 60 -
4980 O ROMANCE E A MODERNIDADE - DE DIDEROT AO SEC XX 30 30 60 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 60 0 60 -
4754 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II 60 0 60 -
5909 [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA 60 0 60 -
2447 [CSO] ANTROPOLOGIA I 30 30 60 -
2600 [CSO] ANTROPOLOGIA II 60 0 60 -
2448 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 60 0 60 -
4442 [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM 30 30 60 -
5911 [CSO] FOUCALT E A LITERATURA 60 0 60 -
5405 [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA 60 0 60 -
2344 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA 30 30 60 -
2343 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA 60 0 60 -
5912 [CSO] LEITURAS DE PIERRE BOURDIEU: OS CAMPOS DE PRODUÇÃO SIMBÓLICA 60 0 60 -
3324 [CSO] LEITURAS DO BRASIL 60 0 60 -
5732 [CSO] POBREZA, CLASSES, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS 60 0 60 -
4594 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS - ESTUDO EM CIBERCULTURA 30 30 60 -
5403 [CSO] SOCIEDADES AFRICANAS: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DAS AFRICAS 60 0 60 -
2449 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
5009 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: CINEMA E FILOSOFIA: AS BELAS TAMBÉM CHORAM 60 0 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
3773 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE II 60 0 60 -
5736 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III: TEORIA CRITICA E LITERATURA 60 0 60 -
5753 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V: A CONSTELAÇÃO BARTLEBY: O OUTRO DA ESCRITA 60 0 60 -
2692 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I 90 0 90 -
4589 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III 60 0 60 -
5345 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: MELANCOLIA E EXÍLIO - EM BUSCA DO ESPAÇO PERDIDO 60 0 60 -
3774 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS IV 60 0 60 -
5091 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS V: FANTASIA, DESEJO E NEGATIVIDADE EM FREUD 60 0 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 30 30 60 -
2276 [FIL] FILOSOFIA GERAL I 30 30 60 -
2551 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I 90 0 90 -
5347 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA III: A DIVERSÃO DE MONTAIGNE A PASCAL - RETÓRICA, SUBJETIVIDADE E A FORMAÇÃO DO MUNDO MODERNO 60 0 60 -
3771 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL 90 0 90 -
2312 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I 90 0 90 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 30 30 60 -
4879 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: LEITURAS DO FORA 30 30 60 -
5094 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA 30 30 60 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 90 0 90 -
5147 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO III: QUESTÕES METODOLÓGICAS EM HISTÓRIA DA FILOSOFIA 30 30 60 -
3284 [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE 60 0 60 -
3928 [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
3927 [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO 60 0 60 -
5722 [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX 60 0 60 -
5926 [HAR] ARTE EM PORTUGAL 60 0 60 -
2990 [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX 60 0 60 -
3019 [HAR] ARTE OCIDENTAL II: SÉCULO XX 30 30 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 30 30 60 -
4242 [HAR] DESIGN E PROPAGANDA 30 30 60 -
5375 [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
4182 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA 60 0 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 30 30 60 -
3926 [HAR] IMAGEM E CIÊNCIA 60 0 60 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
5376 [HAR] UMA BREVE HISTÓRIA DO RETRATO: DO MUNDO ANTIGO AO SÉCULO XX 60 0 60 -
2557 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I 60 0 60 -
2269 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I 30 30 60 -
2713 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV 60 0 60 -
3252 [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL 60 0 60 -
3017 [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL 60 0 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60 0 60 -
5728 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVIII: HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA NA IDADE MÉDIA 60 0 60 -
5719 [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA 60 0 60 -
4608 [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM 30 30 60 -
4981 [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS 15 15 30 -
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 30 30 60 -
4341 [LET] ASPECTOS DE LÍNGUA E LITERATURA GREGAS 5 25 30 -
5076 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 20 20 -
4620 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA I 0 95 95 -
4801 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA II 0 95 95 -
3617 [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS 30 30 60 -
5189 [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA 30 30 60 -
4979 [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS 15 15 30 -
3768 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA 30 30 60 -
4441 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO 30 30 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 30 30 60 -
5981 [LET] DELEUZE E A LITERATURA 60 0 60 -
3615 [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO 15 15 30 -
3023 [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA 20 10 30 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 30 30 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 30 30 60 -
3766 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II 40 20 60 -
5173 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA I 60 0 60 -
5268 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA II 30 0 30 -
4222 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS 30 0 30 -
4615 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 20 10 30 -
4842 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METÓDOLÓGICOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS III 15 15 30 -
5755 [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) 60 0 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 30 30 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 30 30 60 -
3025 [LET] INTRODUÇÃO À LITERATURA PORTUGUESA 15 15 30 -
5194 [LET] INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA 30 30 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 40 20 60 -
2994 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 40 20 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 40 20 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 20 10 30 -
3938 [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇÕES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (DO SÉCULO XVI A 1945) 30 30 60 -
4844 [LET] LABORATÓRIO DE LÍNGUA - LÍNGUA FRANCESA 30 30 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 30 30 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 30 30 60 -
5980 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO 60 0 60 -
5450 [LET] LEITURA LITERÁRIA: SUBJETIVAÇÃO, ENSINO, MEDIAÇÃO 60 0 60 -
3909 [LET] LIBRAS 15 15 30 -
3624 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I 30 30 60 -
3879 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 30 30 60 -
3391 [LET] LÍNGUA FRANCESA II 30 30 60 -
3619 [LET] LÍNGUA FRANCESA III 30 30 60 -
3942 [LET] LÍNGUA FRANCESA IV 30 30 60 -
4230 [LET] LÍNGUA FRANCESA V 30 30 60 -
4610 [LET] LÍNGUA FRANCESA VI 30 30 60 -
3880 [LET] LÍNGUA INGLESA I 30 30 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 40 20 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 40 20 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 30 30 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 40 20 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 20 10 30 -
4841 [LET] LINGUISTICA III 40 20 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 40 20 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 40 20 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 40 20 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 40 20 60 -
5768 [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA 30 0 30 -
3943 [LET] LITERATURA FRANCESA I 40 20 60 -
4618 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XIX 40 20 60 -
4851 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULO XX 40 20 60 -
4227 [LET] LITERATURA FRANCESA SÉCULOS XVII E XVIII 40 20 60 -
3945 [LET] LITERATURA INGLESA I 40 20 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 40 20 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
5979 [LET] LITERATURA: LEITURA, ENSINO, MEDIAÇÃO 60 0 60 -
3603 [LET] MITO E LITERATURA CLÁSSICA 30 30 60 -
4978 [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA 30 30 60 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 60 0 60 -
5443 [LET] O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL- LÍNGUA ESTRANGEIRA 20 10 30 -
5407 [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA 30 30 60 -
4223 [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE 30 0 30 -
5723 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA 60 0 60 -
5184 [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS 30 30 60 -
3939 [LET] ROMANCE DE FORMAÇÃO E BIOGRAFISMO - DO SÉCULO XVIII EUROPEU AO BRASIL DO XX 30 30 60 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 40 20 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 40 20 60 -
5718 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II 60 0 60 -
5986 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III 60 0 60 -
5735 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III 60 0 60 -
5976 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA IV 60 0 60 -
5974 [LET] TÓPICOS DE LITERATURA LATINA- INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ODE HORACIANA EM PORTUGAL: DO CLASSICISMO AO NEOCLASSICISMO 60 0 60 -
4598 [LET] TÓPICOS DE POÉTICA LATINA 30 30 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 60 0 60 -
5467 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: O ÍON DE PLATÃO 30 30 60 -
5415 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA 30 30 60 -
5987 [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA 30 0 30 -
4239 [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS 30 30 60 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
5314 [PED] ASPECTOS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO GEORGE STEINER E EDWARD SAID 75 0 75 -
4833 [PED] BRINQUEDOTECA, BRINQUEDO E CULTURA: AS POSSIBILIDADES DA BRINCADEIRA 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
3933 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA 45 30 75 -
4266 [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA 75 0 75 -
5757 [PED] ENSINO E VULNERABILIDADES INFANTIS: PERSPECTIVAS SÓCIO ANTROPOLÓGICAS 75 0 75 -
5756 [PED] ENTRE TEXTOS E LEITORES: A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR 75 0 75 -
2272 [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA 75 0 75 -
4268 [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES PLÁSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO 75 0 75 -
4729 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I 45 30 75 -
2576 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA 30 30 60 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 60 0 60 -
3318 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA 60 0 60 -
2885 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
2646 [PED] FUNDAMENTOS TEORICO-PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 75 0 75 -
3033 [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 75 0 75 -
2270 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA 75 0 75 -
3736 [PED] LITERATURA, INFÂNCIA E ESCOLA 75 0 75 -
5313 [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
2300 [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
2575 [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
3314 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
4264 [PED] RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO 75 0 75 -
5312 [PED] REPRESENTAÇÕES IDEOLÓGICAS EM ANIMAÇÕES DE LONGA-METRAGEM 75 0 75 -
3735 [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2303 [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO 75 0 75 -
5758 [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS