Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS (BACHARELADO) - NOTURNO - (1054)

Matriz: 000004 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 6870 hora(s)

Carga horária extensão: 146 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 45 15 60 -
8439 [CSO] COMUNICAÇÃO E MÍDIA EM PESQUISAS SOCIOLÓGICAS 45 15 60 -
8504 [CSO] FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO 60 0 60 -
6533 [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA 40 20 60 -
8525 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: LÓGICA DE PRIMEIRA-ORDEM 45 15 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 45 15 60 -
3771 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL 90 0 90 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 45 15 60 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 90 0 90 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 45 15 60 -
7933 [HAR] CULTURAS VISUAIS DO CORPO: DO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO 40 20 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 45 15 60 -
3017 [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL 45 15 60 -
4608 [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM 45 15 60 -
6374 [LET] ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E MULTIMODALIDADE 45 15 60 -
6339 [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 45 15 60 -
6340 [LET] ANÁLISE DO DISCURSO 45 15 60 -
6352 [LET] ASPECTOS DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 45 15 60 -
8258 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES (LETRAS) 0 100 100 -
6373 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA 0 200 200 -
6299 [LET] AUTORES, TEMAS E OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL 45 15 60 -
6315 [LET] CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 45 15 60 -
6345 [LET] CORRENTES TEÓRICAS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS 45 15 60 -
6353 [LET] CULTURA LETRADA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 -
6325 [LET] ENSINO / APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 45 15 60 -
4238 [LET] FONÉTICA E FONOLOGIA 45 15 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 45 15 60 -
6377 [LET] FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 45 15 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 30 30 60 -
6323 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA I 40 20 60 -
6458 [LET] FUNDAMENTOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA II 40 20 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 45 15 60 -
6355 [LET] HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA NO BRASIL 45 15 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 30 30 60 60
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 45 15 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 45 15 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 45 15 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 45 15 60 -
4845 [LET] LABORATÓRIO DE LÍNGUA - LÍNGUA INGLESA 40 20 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 45 15 60 16
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 45 15 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
6289 [LET] LÍNGUA GREGA II 30 30 60 -
6338 [LET] LÍNGUA GREGA III 30 30 60 -
3880 [LET] LÍNGUA INGLESA I 30 30 60 60
3392 [LET] LÍNGUA INGLESA II 30 30 60 10
3620 [LET] LÍNGUA INGLESA III 30 30 60 -
3944 [LET] LÍNGUA INGLESA IV 30 30 60 -
4231 [LET] LÍNGUA INGLESA V 30 30 60 -
4611 [LET] LÍNGUA INGLESA VI 30 30 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 30 30 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 30 30 60 -
6290 [LET] LÍNGUA LATINA III 30 30 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 45 15 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 45 15 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 45 15 60 -
6384 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS I 40 20 60 -
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 40 20 60 -
6341 [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO 45 15 60 -
6286 [LET] LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO 45 15 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 45 15 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 45 15 60 -
6294 [LET] LINGUÍSTICA TEXTUAL 45 15 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 45 15 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 45 15 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 45 15 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 45 15 60 -
6317 [LET] LITERATURA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE MODERNIDADE 45 15 60 -
6379 [LET] LITERATURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE 45 15 60 -
6370 [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA IV 45 15 60 -
6538 [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
6342 [LET] MORFOLOGIA 45 15 60 -
6539 [LET] MULTIMODALIDADES E ENSINO 45 15 60 -
8115 [LET] NARRATIVAS EM PROSA DE LÍNGUA INGLESA 45 15 60 -
8116 [LET] NARRATIVAS PÓS-COLONIAIS DE LÍNGUA INGLESA 45 15 60 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 45 15 60 -
8107 [LET] OFICINA DE TRADUÇÃO DE LATIM 30 30 60 -
8114 [LET] PANORAMA DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA 45 15 60 -
8257 [LET] POESIA E POÉTICA DE LÍNGUA INGLESA 45 15 60 -
6300 [LET] POESIA NO BRASIL - DO SÉC. XVI AO XIX 45 15 60 -
6540 [LET] POESIA NO BRASIL - SÉCULO XIX AO XXI 45 15 60 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 45 15 60 -
6344 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI 45 15 60 -
6358 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL 45 15 60 -
6348 [LET] RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO 45 15 60 -
6295 [LET] SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 45 15 60 -
6285 [LET] SINTAXE 45 15 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 45 15 60 -
6292 [LET] SUBJETIVIDADE, VOZ E AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
6293 [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
6359 [LET] TEXTO DRAMÁTICO NO BRASIL DO SÉC. XIX AO XXI 45 15 60 -
8573 [LET] TÓPICOS EM CULTURA ANTIGA 45 15 60 -
6382 [LET] TÓPICOS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA 45 15 60 -
7362 [LET] TÓPICOS EM LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE 45 15 60 -
6350 [LET] TÓPICOS EM LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE 45 15 60 -
6291 [LET] TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA 30 30 60 -
6288 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA 45 15 60 -
6297 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA 45 15 60 -
7442 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA - CONTOS FANTÁSTICOS 45 15 60 -
6320 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA LATINA 45 15 60 -
6351 [LET] TÓPICOS EM TEORIAS GRAMATICAIS 45 15 60 -
6316 [LET] TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA LITERÁRIA 45 15 60 -
7039 [PED] COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 75 0 75 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 75 0 75 -
3033 [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 75 0 75 -
6223 [PED] LEITURA DE CLÁSSICOS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS