Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS (BACHARELADO) - NOTURNO - (1054)

Matriz: 000001 - INATIVA

Estrutura Curricular
Formação complementar

Carga horária UC's: 15810 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4752 DOMÍNIO CONEXO I 30 30 60 -
5230 DOMÍNIO CONEXO II 30 30 60 -
4753 ELETIVA 30 30 60 -
5556 ELETIVA (2 CRÉDITOS) 30 0 30 -
4815 ELETIVA II 30 30 60 -
5509 ELETIVA IV 60 0 60 -
6000 ELETIVA VI 40 20 60 -
4607 ÉPICA QUINHENTISTA E POESIA NARRATIVA: DOIS POEMAS, DUAS ÍNDIAS 15 15 30 -
5440 ESTUDOS DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO 30 30 60 -
4277 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISES DE GÊNEROS DE HUMOR 30 30 60 -
3932 INTRODUÇÃO À LIBRAS 60 15 75 -
3616 LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA 30 30 60 -
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 30 30 60 -
5721 LETRAS PORTUGUESAS NO ANTIGO REGIME 40 20 60 -
5470 LIBRAS - EAD 60 0 60 -
4347 LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL 30 30 60 -
3606 LITERATURA E IDEIAS: PHILOSOPHES FRANCESES NO SÉCULO XVIII E ESCRITORES BRASILEIROS NO SÉCULO XIX 30 30 60 -
4980 O ROMANCE E A MODERNIDADE - DE DIDEROT AO SEC XX 30 30 60 -
4617 O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA 40 20 60 -
4614 POESIA DO SEISCENTOS IBÉRICO 60 0 60 -
4751 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I 60 0 60 -
4754 UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II 60 0 60 -
3070 [CSO] ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL : HISTÓRIA, POLÍTICA E TEORIA 60 0 60 -
5909 [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA 40 20 60 -
2447 [CSO] ANTROPOLOGIA I 30 30 60 -
2600 [CSO] ANTROPOLOGIA II 40 20 60 -
2913 [CSO] ANTROPOLOGIA URBANA 40 20 60 -
2448 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 30 30 60 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 90 0 90 -
3075 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE 60 0 60 -
8439 [CSO] COMUNICAÇÃO E MÍDIA EM PESQUISAS SOCIOLÓGICAS 45 15 60 -
4253 [CSO] CULTURA AFRO-BRASILEIRA 40 20 60 -
4442 [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM 30 30 60 -
5404 [CSO] DIREITOS HUMANOS 60 0 60 -
3073 [CSO] FORMAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL 40 20 60 -
5405 [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA 60 0 60 -
3930 [CSO] INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA (O MARXISMO OCIDENTAL) 60 0 60 -
2344 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA 30 30 60 -
2343 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA 60 0 60 -
2345 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA 30 30 60 -
5912 [CSO] LEITURAS DE PIERRE BOURDIEU: OS CAMPOS DE PRODUÇÃO SIMBÓLICA 40 20 60 -
5733 [CSO] MEIO AMBIENTE, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA 40 20 60 -
4999 [CSO] MOVIMENTOS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 60 0 60 -
2908 [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL 40 20 60 -
5927 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS 40 20 60 -
4594 [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS - ESTUDO EM CIBERCULTURA 30 30 60 -
5403 [CSO] SOCIEDADES AFRICANAS: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DAS AFRICAS 60 0 60 -
2449 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
5736 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III: TEORIA CRITICA E LITERATURA 40 20 60 -
5348 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE IV: PENSAMENTO E IMAGEM 60 0 60 -
4581 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V 40 20 60 -
2692 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I 90 0 90 -
3040 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 90 0 90 -
5167 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II: PSICANÁLISE COMO CIÊNCIA 60 0 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 30 30 60 -
2551 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I 90 0 90 -
2894 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III 40 20 60 -
5100 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III: A FILOSOFIA E O AVESSO DAS PALAVRAS 60 0 60 -
5097 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORANEA IV: FILOSOFIA E POLÍTICA EM NIETZSCHE 60 0 60 -
2312 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I 90 0 90 -
3277 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA IV 40 20 60 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 30 30 60 -
4879 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: LEITURAS DO FORA 30 30 60 -
5094 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA 30 30 60 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 90 0 90 -
5147 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO III: QUESTÕES METODOLÓGICAS EM HISTÓRIA DA FILOSOFIA 30 30 60 -
3284 [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE 40 20 60 -
4996 [HAR] ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO URBANA NO BRASIL: TÓPICOS DE ESTUDOS ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO 60 0 60 -
3927 [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO 60 0 60 -
5722 [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX 40 20 60 -
5923 [HAR] ARTE E TRANSGRESSÃO 40 20 60 -
3589 [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO 60 0 60 -
5924 [HAR] ARTES NA AMÉRICA LATINA: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E MÉXICO - DO BARROCO AO SÉCULO XX 40 20 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 30 30 60 -
5925 [HAR] CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ARTES DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA 40 20 60 -
4242 [HAR] DESIGN E PROPAGANDA 30 30 60 -
4182 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA 60 0 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 30 30 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 30 30 60 -
3286 [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE 60 0 60 -
3926 [HAR] IMAGEM E CIÊNCIA 40 20 60 -
5729 [HAR] MEMÓRIA VISUAL DE SÃO PAULO 40 20 60 -
3285 [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO 40 20 60 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
5376 [HAR] UMA BREVE HISTÓRIA DO RETRATO: DO MUNDO ANTIGO AO SÉCULO XX 60 0 60 -
3256 [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA 60 0 60 -
2896 [HIS] HISTÓRIA ANTIGA 40 20 60 -
2557 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I 60 0 60 -
2555 [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 0 60 -
2442 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II 60 0 60 -
3016 [HIS] HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
2443 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II 60 0 60 -
2713 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV 40 20 60 -
3017 [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL 60 0 60 -
4272 [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO 40 20 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 30 30 60 -
3381 [HIS] REPRESENTAÇÕES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA: DIÁLOGOS ENTRE ÉTICAS E ESTÉTICAS 60 0 60 -
2901 [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I 60 0 60 -
5728 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVIII: HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA NA IDADE MÉDIA 40 20 60 -
4032 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 60 0 60 -
4954 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIX: HISTÓRIA AMBIENTAL 60 0 60 -
4574 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVII: AS EXPEDIÇÕES GUERREIRAS E A CRISTANDADE LATINA NO MEDITERRÂNEO ORIENTAL (SÉCS XI A XV) 60 0 60 -
5107 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXIII: MOMENTOS E MOVIMENTOS DA HISTÓRIA DO LIVRO E DA EDIÇÃO NA AMÉRICA LATINA DO SÉCULO XX 30 30 60 -
5109 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXV: REVOLUÇÃO INGLESA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA 60 0 60 -
5719 [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA 40 20 60 -
4608 [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM 30 30 60 -
4981 [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS 15 15 30 -
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 30 30 60 -
4341 [LET] ASPECTOS DE LÍNGUA E LITERATURA GREGAS 5 25 30 -
5076 [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS 0 20 20 -
4620 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA I 0 95 95 -
4801 [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA II 0 95 95 -
3617 [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS 30 30 60 -
5189 [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA 30 30 60 -
4979 [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS 15 15 30 -
3768 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA 30 30 60 -
4441 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO 30 30 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 30 30 60 -
5981 [LET] DELEUZE E A LITERATURA 40 20 60 -
3615 [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO 15 15 30 -
3023 [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA 20 10 30 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 30 30 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 30 30 60 -
5174 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA I 20 10 30 -
5272 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA II 20 10 30 -
4222 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS 30 0 30 -
4615 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II 20 10 30 -
4842 [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METÓDOLÓGICOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS III 15 15 30 -
5755 [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) 40 20 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 30 30 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 30 30 60 -
3025 [LET] INTRODUÇÃO À LITERATURA PORTUGUESA 15 15 30 -
3082 [LET] INTRODUÇÃO À PROSA LATINA 30 30 60 -
5194 [LET] INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA 30 30 60 -
5406 [LET] INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO GÊNERO SERMÃO (SÉCULO XVII): LEITURA E INTERPRETAÇÃO 60 0 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 40 20 60 -
2994 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 40 20 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 40 20 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 20 10 30 -
3938 [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇÕES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (DO SÉCULO XVI A 1945) 60 0 60 -
4845 [LET] LABORATÓRIO DE LÍNGUA - LÍNGUA INGLESA 40 20 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 30 30 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 30 30 60 -
5980 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO 40 20 60 -
5450 [LET] LEITURA LITERÁRIA: SUBJETIVAÇÃO, ENSINO, MEDIAÇÃO 60 0 60 -
3909 [LET] LIBRAS 15 15 30 -
3624 [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I 30 30 60 -
3879 [LET] LÍNGUA FRANCESA I 30 30 60 -
3391 [LET] LÍNGUA FRANCESA II 30 30 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 30 30 60 -
3880 [LET] LÍNGUA INGLESA I 30 30 60 -
3392 [LET] LÍNGUA INGLESA II 30 30 60 -
3620 [LET] LÍNGUA INGLESA III 30 30 60 -
3944 [LET] LÍNGUA INGLESA IV 30 30 60 -
4231 [LET] LÍNGUA INGLESA V 30 30 60 -
4611 [LET] LÍNGUA INGLESA VI 30 30 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 40 20 60 -
3639 [LET] LÍNGUA LATINA II 40 20 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 30 30 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3935 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4224 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 40 20 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 20 10 30 -
4841 [LET] LINGUISTICA III 40 20 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 40 20 60 -
3351 [LET] LITERATURA BRASILEIRA II 40 20 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 40 20 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 40 20 60 -
5768 [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA 30 0 30 -
3941 [LET] LITERATURA ESPANHOLA I 40 20 60 -
4226 [LET] LITERATURA ESPANHOLA II 40 20 60 -
3943 [LET] LITERATURA FRANCESA I 40 20 60 -
5754 [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 40 20 60 -
3945 [LET] LITERATURA INGLESA I 40 20 60 -
4228 [LET] LITERATURA INGLESA II 40 20 60 -
4619 [LET] LITERATURA INGLESA III 40 20 60 -
4852 [LET] LITERATURA INGLESA IV 40 20 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 40 20 60 -
3682 [LET] LITERATURA PORTUGUESA II 40 20 60 -
3937 [LET] LITERATURA PORTUGUESA III 40 20 60 -
4225 [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV 40 20 60 -
5979 [LET] LITERATURA: LEITURA, ENSINO, MEDIAÇÃO 40 20 60 -
3603 [LET] MITO E LITERATURA CLÁSSICA 30 30 60 -
6538 [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
4978 [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA 30 30 60 -
5973 [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA 40 20 60 -
5443 [LET] O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL- LÍNGUA ESTRANGEIRA 20 10 30 -
5407 [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
4223 [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE 30 0 30 -
6287 [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX 45 15 60 -
5723 [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA 40 20 60 -
3380 [LET] RETRATOS LITERÁRIOS DA DITADURA ARGENTINA E BRASILEIRA NOS ANOS DE 1960 E 1970 60 0 60 -
5184 [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS 30 30 60 -
3939 [LET] ROMANCE DE FORMAÇÃO E BIOGRAFISMO - DO SÉCULO XVIII EUROPEU AO BRASIL DO XX 60 0 60 -
5978 [LET] TEORIA E ANÁLISE DA NARRATIVA 40 20 60 -
4605 [LET] TEORIA LITERÁRIA 40 20 60 -
4840 [LET] TEORIA LITERARIA II 40 20 60 -
6293 [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA 45 15 60 -
5718 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II 40 20 60 -
5986 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III 40 20 60 -
5735 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III 40 20 60 -
5976 [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA IV 40 20 60 -
5974 [LET] TÓPICOS DE LITERATURA LATINA- INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ODE HORACIANA EM PORTUGAL: DO CLASSICISMO AO NEOCLASSICISMO 40 20 60 -
4598 [LET] TÓPICOS DE POÉTICA LATINA 30 30 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 40 20 60 -
5467 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: O ÍON DE PLATÃO 30 30 60 -
5415 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA 30 30 60 -
5987 [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA 20 10 30 -
4239 [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS 30 30 60 -
3727 [LET] TRÊS POETAS PORTUGUESAS: SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN, LUIZA NETO JORGE, ADÍLIA LOPES 60 0 60 -
5150 [PED] AÇÕES AFIRMATIVAS E DIREITOS HUMANOS 75 0 75 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
5314 [PED] ASPECTOS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO GEORGE STEINER E EDWARD SAID 75 0 75 -
4833 [PED] BRINQUEDOTECA, BRINQUEDO E CULTURA: AS POSSIBILIDADES DA BRINCADEIRA 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
4265 [PED] DESENVOLVIMENTO MORAL: DA REGULAÇÃO EXTERNA À AUTORREGULAÇÃO 75 0 75 -
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
3320 [PED] EDUCAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3037 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO 75 0 75 -
3933 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA 40 35 75 -
4266 [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA 75 0 75 -
5756 [PED] ENTRE TEXTOS E LEITORES: A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR 75 0 75 -
5897 [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL 75 0 75 -
2272 [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA 75 0 75 -
3726 [PED] ESTUDOS DO LETRAMENTO E ENSINO 75 0 75 -
4268 [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES PLÁSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO 75 0 75 -
4729 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I 45 30 75 -
4835 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
2883 [PED] FUNDAMENTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL I 45 30 75 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 40 20 60 -
2885 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
3033 [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 75 0 75 -
2270 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA 75 0 75 -
2301 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA 75 0 75 -
5311 [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS 75 0 75 -
2267 [PED] INTRODUÇÃO AO CAMPO DA EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3736 [PED] LITERATURA, INFÂNCIA E ESCOLA 75 0 75 -
5894 [PED] MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 45 30 75 -
5313 [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
2302 [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
2300 [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
2575 [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 75 0 75 -
2295 [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS I 60 15 75 -
2304 [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS II 60 15 75 -
4271 [PED] PROJETOS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM INTEGRADOS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
3314 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
4267 [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA 75 0 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
5312 [PED] REPRESENTAÇÕES IDEOLÓGICAS EM ANIMAÇÕES DE LONGA-METRAGEM 75 0 75 -
5315 [PED] SUJEITO, SABER E EXPERIÊNCIA: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3735 [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2303 [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO 75 0 75 -
5758 [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES 75 0 75 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS