MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS (BACHARELADO) - NOTURNO - (1054)
Matriz: 000001 - INATIVA
Estrutura Curricular
Formação complementar
Carga horária UC's: 15810 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
4752 | DOMÍNIO CONEXO I | 30 | 30 | 60 | - | |
5230 | DOMÍNIO CONEXO II | 30 | 30 | 60 | - | |
4753 | ELETIVA | 30 | 30 | 60 | - | |
5556 | ELETIVA (2 CRÉDITOS) | 30 | 0 | 30 | - | |
4815 | ELETIVA II | 30 | 30 | 60 | - | |
5509 | ELETIVA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
6000 | ELETIVA VI | 40 | 20 | 60 | - | |
4607 | ÉPICA QUINHENTISTA E POESIA NARRATIVA: DOIS POEMAS, DUAS ÍNDIAS | 15 | 15 | 30 | - | |
5440 | ESTUDOS DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 30 | 30 | 60 | - | |
4277 | HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ANÁLISES DE GÊNEROS DE HUMOR | 30 | 30 | 60 | - | |
3932 | INTRODUÇÃO À LIBRAS | 60 | 15 | 75 | - | |
3616 | LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA | 30 | 30 | 60 | - | |
4982 | LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS | 30 | 30 | 60 | - | |
5721 | LETRAS PORTUGUESAS NO ANTIGO REGIME | 40 | 20 | 60 | - | |
5470 | LIBRAS - EAD | 60 | 0 | 60 | - | |
4347 | LITERATURA E HISTÓRIAS DE PORTUGAL | 30 | 30 | 60 | - | |
3606 | LITERATURA E IDEIAS: PHILOSOPHES FRANCESES NO SÉCULO XVIII E ESCRITORES BRASILEIROS NO SÉCULO XIX | 30 | 30 | 60 | - | |
4980 | O ROMANCE E A MODERNIDADE - DE DIDEROT AO SEC XX | 30 | 30 | 60 | - | |
4617 | O TEATRO EM LÍNGUA ESPANHOLA | 40 | 20 | 60 | - | |
4614 | POESIA DO SEISCENTOS IBÉRICO | 60 | 0 | 60 | - | |
4751 | UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I | 60 | 0 | 60 | - | |
4754 | UNIDADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II | 60 | 0 | 60 | - | |
3070 | [CSO] ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL : HISTÓRIA, POLÍTICA E TEORIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5909 | [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA | 40 | 20 | 60 | - | |
2447 | [CSO] ANTROPOLOGIA I | 30 | 30 | 60 | - | |
2600 | [CSO] ANTROPOLOGIA II | 40 | 20 | 60 | - | |
2913 | [CSO] ANTROPOLOGIA URBANA | 40 | 20 | 60 | - | |
2448 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3923 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 90 | 0 | 90 | - | |
3075 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 60 | 0 | 60 | - | |
8439 | [CSO] COMUNICAÇÃO E MÍDIA EM PESQUISAS SOCIOLÓGICAS | 45 | 15 | 60 | - | |
4253 | [CSO] CULTURA AFRO-BRASILEIRA | 40 | 20 | 60 | - | |
4442 | [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM | 30 | 30 | 60 | - | |
5404 | [CSO] DIREITOS HUMANOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3073 | [CSO] FORMAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL | 40 | 20 | 60 | - | |
5405 | [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA | 60 | 0 | 60 | - | |
3930 | [CSO] INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA (O MARXISMO OCIDENTAL) | 60 | 0 | 60 | - | |
2344 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA | 30 | 30 | 60 | - | |
2343 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2345 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA | 30 | 30 | 60 | - | |
5912 | [CSO] LEITURAS DE PIERRE BOURDIEU: OS CAMPOS DE PRODUÇÃO SIMBÓLICA | 40 | 20 | 60 | - | |
5733 | [CSO] MEIO AMBIENTE, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA | 40 | 20 | 60 | - | |
4999 | [CSO] MOVIMENTOS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 | 60 | 0 | 60 | - | |
2908 | [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL | 40 | 20 | 60 | - | |
5927 | [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS | 40 | 20 | 60 | - | |
4594 | [CSO] SOCIEDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS - ESTUDO EM CIBERCULTURA | 30 | 30 | 60 | - | |
5403 | [CSO] SOCIEDADES AFRICANAS: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA DAS AFRICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
2449 | [CSO] SOCIOLOGIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
5736 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE III: TEORIA CRITICA E LITERATURA | 40 | 20 | 60 | - | |
5348 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE IV: PENSAMENTO E IMAGEM | 60 | 0 | 60 | - | |
4581 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE V | 40 | 20 | 60 | - | |
2692 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
3040 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS | 90 | 0 | 90 | - | |
5167 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II: PSICANÁLISE COMO CIÊNCIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 30 | 30 | 60 | - | |
2551 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I | 90 | 0 | 90 | - | |
2894 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III | 40 | 20 | 60 | - | |
5100 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III: A FILOSOFIA E O AVESSO DAS PALAVRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
5097 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORANEA IV: FILOSOFIA E POLÍTICA EM NIETZSCHE | 60 | 0 | 60 | - | |
2312 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I | 90 | 0 | 90 | - | |
3277 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
2279 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I | 30 | 30 | 60 | - | |
4879 | [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: LEITURAS DO FORA | 30 | 30 | 60 | - | |
5094 | [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA | 30 | 30 | 60 | - | |
2275 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I | 90 | 0 | 90 | - | |
5147 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO III: QUESTÕES METODOLÓGICAS EM HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 30 | 30 | 60 | - | |
3284 | [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE | 40 | 20 | 60 | - | |
4996 | [HAR] ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO URBANA NO BRASIL: TÓPICOS DE ESTUDOS ARQUITETURA E TRANSFORMAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3927 | [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
5722 | [HAR] ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE- SÉC. XX | 40 | 20 | 60 | - | |
5923 | [HAR] ARTE E TRANSGRESSÃO | 40 | 20 | 60 | - | |
3589 | [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO | 60 | 0 | 60 | - | |
5924 | [HAR] ARTES NA AMÉRICA LATINA: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E MÉXICO - DO BARROCO AO SÉCULO XX | 40 | 20 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 30 | 30 | 60 | - | |
5925 | [HAR] CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ARTES DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA | 40 | 20 | 60 | - | |
4242 | [HAR] DESIGN E PROPAGANDA | 30 | 30 | 60 | - | |
4182 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3587 | [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 30 | 30 | 60 | - | |
3020 | [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA | 30 | 30 | 60 | - | |
3286 | [HAR] HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3926 | [HAR] IMAGEM E CIÊNCIA | 40 | 20 | 60 | - | |
5729 | [HAR] MEMÓRIA VISUAL DE SÃO PAULO | 40 | 20 | 60 | - | |
3285 | [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO | 40 | 20 | 60 | - | |
3590 | [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
5376 | [HAR] UMA BREVE HISTÓRIA DO RETRATO: DO MUNDO ANTIGO AO SÉCULO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
3256 | [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2896 | [HIS] HISTÓRIA ANTIGA | 40 | 20 | 60 | - | |
2557 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2442 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II | 60 | 0 | 60 | - | |
3016 | [HIS] HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
2443 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II | 60 | 0 | 60 | - | |
2713 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV | 40 | 20 | 60 | - | |
3017 | [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4272 | [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO | 40 | 20 | 60 | - | |
4237 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 30 | 30 | 60 | - | |
3381 | [HIS] REPRESENTAÇÕES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA: DIÁLOGOS ENTRE ÉTICAS E ESTÉTICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
2901 | [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
5728 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLVIII: HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA NA IDADE MÉDIA | 40 | 20 | 60 | - | |
4032 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XVIII: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
4954 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIX: HISTÓRIA AMBIENTAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4574 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVII: AS EXPEDIÇÕES GUERREIRAS E A CRISTANDADE LATINA NO MEDITERRÂNEO ORIENTAL (SÉCS XI A XV) | 60 | 0 | 60 | - | |
5107 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXIII: MOMENTOS E MOVIMENTOS DA HISTÓRIA DO LIVRO E DA EDIÇÃO NA AMÉRICA LATINA DO SÉCULO XX | 30 | 30 | 60 | - | |
5109 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXV: REVOLUÇÃO INGLESA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5719 | [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA | 40 | 20 | 60 | - | |
4608 | [LET] ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM | 30 | 30 | 60 | - | |
4981 | [LET] ADAPTAÇÕES E LEITURAS MODERNAS DOS MITOS GREGOS | 15 | 15 | 30 | - | |
5197 | [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO | 30 | 30 | 60 | - | |
4341 | [LET] ASPECTOS DE LÍNGUA E LITERATURA GREGAS | 5 | 25 | 30 | - | |
5076 | [LET] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LETRAS | 0 | 20 | 20 | - | |
4620 | [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA I | 0 | 95 | 95 | - | |
4801 | [LET] ATIVIDADES PROGRAMADAS DE PESQUISA II | 0 | 95 | 95 | - | |
3617 | [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS | 30 | 30 | 60 | - | |
5189 | [LET] CARTAS E CRÔNICAS NA LITERATURA BRASILEIRA | 30 | 30 | 60 | - | |
4979 | [LET] CINEMA AO PÉ DAS LETRAS? A REFORMULAÇÃO NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS HISPÂNICOS | 15 | 15 | 30 | - | |
3768 | [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA | 30 | 30 | 60 | - | |
4441 | [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO | 30 | 30 | 60 | - | |
5202 | [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA | 30 | 30 | 60 | - | |
5981 | [LET] DELEUZE E A LITERATURA | 40 | 20 | 60 | - | |
3615 | [LET] EDGAR ALLAN POE- A OPÇÃO PELO CONTO | 15 | 15 | 30 | - | |
3023 | [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA | 20 | 10 | 30 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 30 | 30 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 30 | 30 | 60 | - | |
5174 | [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA I | 20 | 10 | 30 | - | |
5272 | [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA II | 20 | 10 | 30 | - | |
4222 | [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS | 30 | 0 | 30 | - | |
4615 | [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS II | 20 | 10 | 30 | - | |
4842 | [LET] FUNDAMENTOS TEÓRICO-METÓDOLÓGICOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS III | 15 | 15 | 30 | - | |
5755 | [LET] GÊNEROS DA PROSA: O CONTO, A NOVELA, O ROMANCE E A LUTA CULTURAL (FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1950) | 40 | 20 | 60 | - | |
3083 | [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO | 30 | 30 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 30 | 30 | 60 | - | |
3025 | [LET] INTRODUÇÃO À LITERATURA PORTUGUESA | 15 | 15 | 30 | - | |
3082 | [LET] INTRODUÇÃO À PROSA LATINA | 30 | 30 | 60 | - | |
5194 | [LET] INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA | 30 | 30 | 60 | - | |
5406 | [LET] INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO GÊNERO SERMÃO (SÉCULO XVII): LEITURA E INTERPRETAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 40 | 20 | 60 | - | |
2994 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 40 | 20 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 40 | 20 | 60 | - | |
3725 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II | 20 | 10 | 30 | - | |
3938 | [LET] JOGOS ESPECULARES: PANORAMA DAS RELAÇÕES CULTURAIS BRASIL-FRANÇA (DO SÉCULO XVI A 1945) | 60 | 0 | 60 | - | |
4845 | [LET] LABORATÓRIO DE LÍNGUA - LÍNGUA INGLESA | 40 | 20 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 30 | 30 | 60 | - | |
3021 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II | 30 | 30 | 60 | - | |
5980 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO | 40 | 20 | 60 | - | |
5450 | [LET] LEITURA LITERÁRIA: SUBJETIVAÇÃO, ENSINO, MEDIAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3909 | [LET] LIBRAS | 15 | 15 | 30 | - | |
3624 | [LET] LÍNGUA ESPANHOLA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3879 | [LET] LÍNGUA FRANCESA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3391 | [LET] LÍNGUA FRANCESA II | 30 | 30 | 60 | - | |
5442 | [LET] LÍNGUA GREGA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3880 | [LET] LÍNGUA INGLESA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3392 | [LET] LÍNGUA INGLESA II | 30 | 30 | 60 | - | |
3620 | [LET] LÍNGUA INGLESA III | 30 | 30 | 60 | - | |
3944 | [LET] LÍNGUA INGLESA IV | 30 | 30 | 60 | - | |
4231 | [LET] LÍNGUA INGLESA V | 30 | 30 | 60 | - | |
4611 | [LET] LÍNGUA INGLESA VI | 30 | 30 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3639 | [LET] LÍNGUA LATINA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3354 | [LET] LINGUA PORTUGUESA I | 30 | 30 | 60 | - | |
3623 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3935 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA III | 40 | 20 | 60 | - | |
4224 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
3352 | [LET] LINGUISTICA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3614 | [LET] LINGUÍSTICA II | 20 | 10 | 30 | - | |
4841 | [LET] LINGUISTICA III | 40 | 20 | 60 | - | |
3876 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3351 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3622 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA III | 40 | 20 | 60 | - | |
3936 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
5768 | [LET] LITERATURA E CINEMA: TEORIA E PRÁTICA DA ANÁLISE COMPARATIVA | 30 | 0 | 30 | - | |
3941 | [LET] LITERATURA ESPANHOLA I | 40 | 20 | 60 | - | |
4226 | [LET] LITERATURA ESPANHOLA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3943 | [LET] LITERATURA FRANCESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
5754 | [LET] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL | 40 | 20 | 60 | - | |
3945 | [LET] LITERATURA INGLESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
4228 | [LET] LITERATURA INGLESA II | 40 | 20 | 60 | - | |
4619 | [LET] LITERATURA INGLESA III | 40 | 20 | 60 | - | |
4852 | [LET] LITERATURA INGLESA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
3355 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA I | 40 | 20 | 60 | - | |
3682 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA II | 40 | 20 | 60 | - | |
3937 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA III | 40 | 20 | 60 | - | |
4225 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
5979 | [LET] LITERATURA: LEITURA, ENSINO, MEDIAÇÃO | 40 | 20 | 60 | - | |
3603 | [LET] MITO E LITERATURA CLÁSSICA | 30 | 30 | 60 | - | |
6538 | [LET] MITOS FUNDADORES DA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
4978 | [LET] MODERNISMO EM SÁ CARNEIRO E PESSOA | 30 | 30 | 60 | - | |
5973 | [LET] O CRONISTA GABRIEL GARCÍA MÁRQUES: LITERATURA E JORNALISMO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA | 40 | 20 | 60 | - | |
5443 | [LET] O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL- LÍNGUA ESTRANGEIRA | 20 | 10 | 30 | - | |
5407 | [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
4223 | [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE | 30 | 0 | 30 | - | |
6287 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX | 45 | 15 | 60 | - | |
5723 | [LET] QUESTÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS EM PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE A MODERNIDADE EM SÁ-CARNEIRO E PESSOA | 40 | 20 | 60 | - | |
3380 | [LET] RETRATOS LITERÁRIOS DA DITADURA ARGENTINA E BRASILEIRA NOS ANOS DE 1960 E 1970 | 60 | 0 | 60 | - | |
5184 | [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS | 30 | 30 | 60 | - | |
3939 | [LET] ROMANCE DE FORMAÇÃO E BIOGRAFISMO - DO SÉCULO XVIII EUROPEU AO BRASIL DO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
5978 | [LET] TEORIA E ANÁLISE DA NARRATIVA | 40 | 20 | 60 | - | |
4605 | [LET] TEORIA LITERÁRIA | 40 | 20 | 60 | - | |
4840 | [LET] TEORIA LITERARIA II | 40 | 20 | 60 | - | |
6293 | [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA | 45 | 15 | 60 | - | |
5718 | [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA II | 40 | 20 | 60 | - | |
5986 | [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA GREGA: LÍNGUA GREGA III | 40 | 20 | 60 | - | |
5735 | [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA III | 40 | 20 | 60 | - | |
5976 | [LET] TÓPICOS DE LÍNGUA LATINA: LÍNGUA LATINA IV | 40 | 20 | 60 | - | |
5974 | [LET] TÓPICOS DE LITERATURA LATINA- INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ODE HORACIANA EM PORTUGAL: DO CLASSICISMO AO NEOCLASSICISMO | 40 | 20 | 60 | - | |
4598 | [LET] TÓPICOS DE POÉTICA LATINA | 30 | 30 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 40 | 20 | 60 | - | |
5467 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: O ÍON DE PLATÃO | 30 | 30 | 60 | - | |
5415 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA | 30 | 30 | 60 | - | |
5987 | [LET] TÓPICOS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA | 20 | 10 | 30 | - | |
4239 | [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS | 30 | 30 | 60 | - | |
3727 | [LET] TRÊS POETAS PORTUGUESAS: SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN, LUIZA NETO JORGE, ADÍLIA LOPES | 60 | 0 | 60 | - | |
5150 | [PED] AÇÕES AFIRMATIVAS E DIREITOS HUMANOS | 75 | 0 | 75 | - | |
2717 | [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 75 | 0 | 75 | - | |
5314 | [PED] ASPECTOS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO GEORGE STEINER E EDWARD SAID | 75 | 0 | 75 | - | |
4833 | [PED] BRINQUEDOTECA, BRINQUEDO E CULTURA: AS POSSIBILIDADES DA BRINCADEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
3548 | [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
4265 | [PED] DESENVOLVIMENTO MORAL: DA REGULAÇÃO EXTERNA À AUTORREGULAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2715 | [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
3320 | [PED] EDUCAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA | 75 | 0 | 75 | - | |
3037 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3933 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA | 40 | 35 | 75 | - | |
4266 | [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA | 75 | 0 | 75 | - | |
5756 | [PED] ENTRE TEXTOS E LEITORES: A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR | 75 | 0 | 75 | - | |
5897 | [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL | 75 | 0 | 75 | - | |
2272 | [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
3726 | [PED] ESTUDOS DO LETRAMENTO E ENSINO | 75 | 0 | 75 | - | |
4268 | [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES PLÁSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
4729 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I | 45 | 30 | 75 | - | |
4835 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
2883 | [PED] FUNDAMENTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL I | 45 | 30 | 75 | - | |
3319 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE | 40 | 20 | 60 | - | |
2885 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA | 75 | 0 | 75 | - | |
3033 | [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES | 75 | 0 | 75 | - | |
2270 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2301 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - | |
5311 | [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS | 75 | 0 | 75 | - | |
2267 | [PED] INTRODUÇÃO AO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3736 | [PED] LITERATURA, INFÂNCIA E ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
5894 | [PED] MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 45 | 30 | 75 | - | |
5313 | [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL | 75 | 0 | 75 | - | |
2302 | [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
2300 | [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
2575 | [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
2295 | [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS I | 60 | 15 | 75 | - | |
2304 | [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS II | 60 | 15 | 75 | - | |
4271 | [PED] PROJETOS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM INTEGRADOS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2574 | [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2273 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
3314 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
4267 | [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2898 | [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
5312 | [PED] REPRESENTAÇÕES IDEOLÓGICAS EM ANIMAÇÕES DE LONGA-METRAGEM | 75 | 0 | 75 | - | |
5315 | [PED] SUJEITO, SABER E EXPERIÊNCIA: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3735 | [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2303 | [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO | 75 | 0 | 75 | - | |
5758 | [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |