Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: DIADEMA

Curso: CIÊNCIAS - VESPERTINO - (1225)

Matriz: 000001 - INATIVA

Estrutura Curricular
1º Termo

Carga horária UC's: 376 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
3484 BIOLOGIA I PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
3440 FÍSICA I PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
3566 INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS I 8 8 16 -
3482 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO 36 0 36 -
3483 MATEMÁTICA I PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
3485 QUÍMICA I PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
3441 TEORIA DO CONHECIMENTO 36 0 36 -
2º Termo

Carga horária UC's: 376 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4428 BIOLOGIA II PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
3575 COMPUTAÇÃO I 7 29 36 -
4426 FÍSICA II PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
4421 INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS II 8 8 16 -
4425 MATEMÁTICA II PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
3565 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR 36 0 36 -
4427 QUÍMICA II PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
3º Termo

Carga horária UC's: 376 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
3989 BIOLOGIA III PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
4040 COMPUTAÇÃO II 7 29 36 -
3984 FÍSICA III PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
3995 INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS III 8 8 16 -
3982 MATEMÁTICA III PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
3993 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 36 0 36 -
3987 QUÍMICA III PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
4º Termo

Carga horária UC's: 376 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4290 BIOLOGIA IV PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
4286 DIDÁTICA 18 18 36 -
3564 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE 36 0 36 -
4287 FÍSICA IV PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
4291 INTEGRACAO DAS CIÊNCIAS IV 8 8 16 -
4293 MATEMÁTICA IV PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
4292 QUÍMICA IV PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
Critérios de integralização

Não há critérios de integralização configurados para a matriz.

Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS