Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: DIADEMA

Curso: CIÊNCIAS - VESPERTINO - (1225)

Matriz: 000011 - ATIVA

Estrutura Curricular
1º Termo

Carga horária UC's: 360 hora(s)

Carga horária extensão: 92 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8158 ÁTOMOS E MOLÉCULAS 64 8 72 -
8160 FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR 56 16 72 8
8159 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA I 72 0 72 -
8211 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: O ENSINO DAS CIÊNCIAS 36 0 36 12
3482 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO 36 0 36 36
3565 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR 36 0 36 36
3441 TEORIA DO CONHECIMENTO 36 0 36 -
2º Termo

Carga horária UC's: 360 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8162 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I 72 0 72 -
8163 CORPO HUMANO: ESTRUTURA E FUNÇÃO 72 0 72 -
8166 ECOLOGIA, AMBIENTE E SOCIEDADE 29 7 36 -
8165 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E CULTURA ESCOLAR 36 0 36 -
8164 MISTURAS, SOLUÇÕES E REAÇÕES 56 16 72 -
8161 MOVIMENTOS E INTERAÇÕES 54 18 72 -
3º Termo

Carga horária UC's: 360 hora(s)

Carga horária extensão: 54 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8168 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 72 0 72 -
4286 DIDÁTICA 18 18 36 8
8167 ENERGIA 54 18 72 -
8170 ESPONTANEIDADE E CINÉTICA 56 16 72 -
8169 EVOLUÇÃO, SISTEMÁTICA E BIODIVERSIDADE 50 22 72 10
8171 INTRODUÇÃO À LIBRAS 10 26 36 36
4º Termo

Carga horária UC's: 400 hora(s)

Carga horária extensão: 108 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8172 ELETRICIDADE, MAGNETISMO E NATUREZA DA LUZ 54 18 72 -
4666 ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I 0 100 100 -
8175 LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS 16 20 36 36
8193 PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS CIÊNCIAS - B, F, M, Q 36 36 72 72
8212 PRINCÍPIOS DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA 30 10 40 -
8173 PROJETOS INTEGRADORES I - AS TEORIAS DE CURRÍCULO E O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA 40 0 40 -
8174 PROJETOS INTEGRADORES II - CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS 30 10 40 -
8º Termo

Carga horária UC's: 144 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
6907 DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS 72 0 72 -
4440 ESTATÍSTICA APLICADA À ANÁLISE AMBIENTAL 72 0 72 -
Critérios de integralização

Não há critérios de integralização configurados para a matriz.

Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS