Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: DIADEMA

Curso: CIÊNCIAS - VESPERTINO - (1225)

Matriz: 000014 - EM EXTINÇÃO

Estrutura Curricular
1º Termo

Carga horária UC's: 360 hora(s)

Carga horária extensão: 92 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8158 ÁTOMOS E MOLÉCULAS 64 8 72 -
8160 FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR 56 16 72 8
8159 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA I 72 0 72 -
8211 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: O ENSINO DAS CIÊNCIAS 36 0 36 12
3482 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO 36 0 36 36
3565 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR 36 0 36 36
3441 TEORIA DO CONHECIMENTO 36 0 36 -
2º Termo

Carga horária UC's: 360 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8162 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I 72 0 72 -
8163 CORPO HUMANO: ESTRUTURA E FUNÇÃO 72 0 72 -
8166 ECOLOGIA, AMBIENTE E SOCIEDADE 29 7 36 -
8165 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E CULTURA ESCOLAR 36 0 36 -
8164 MISTURAS, SOLUÇÕES E REAÇÕES 56 16 72 -
8161 MOVIMENTOS E INTERAÇÕES 54 18 72 -
3º Termo

Carga horária UC's: 360 hora(s)

Carga horária extensão: 54 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8168 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 72 0 72 -
4286 DIDÁTICA 18 18 36 8
8167 ENERGIA 54 18 72 -
8170 ESPONTANEIDADE E CINÉTICA 56 16 72 -
8169 EVOLUÇÃO, SISTEMÁTICA E BIODIVERSIDADE 50 22 72 10
8171 INTRODUÇÃO À LIBRAS 10 26 36 36
4º Termo

Carga horária UC's: 400 hora(s)

Carga horária extensão: 108 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8172 ELETRICIDADE, MAGNETISMO E NATUREZA DA LUZ 54 18 72 -
4666 ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I 0 100 100 -
8175 LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS 16 20 36 36
8193 PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS CIÊNCIAS - B, F, M, Q 36 36 72 72
8212 PRINCÍPIOS DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA 30 10 40 -
8173 PROJETOS INTEGRADORES I - AS TEORIAS DE CURRÍCULO E O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA 40 0 40 -
8174 PROJETOS INTEGRADORES II - CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS 30 10 40 -
5º Termo

Carga horária UC's: 424 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8195 ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II - B, F, M, Q 0 100 100 -
8201 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA II - M 72 0 72 -
4672 GEOMETRIA E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS - M 72 0 72 -
4939 PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA I 54 18 72 -
8194 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - B, F, M, Q 72 0 72 -
5209 TCC I 36 0 36 -
6º Termo

Carga horária UC's: 388 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4932 ELEMENTOS DA TEORIA DOS CONJUNTOS - M 72 0 72 -
5219 ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO III - MATEMÁTICA 0 100 100 -
8180 FILOSOFIA DA CIÊNCIA - B, F, M, Q 36 0 36 -
4933 INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA LINEAR - M 72 0 72 -
8179 INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA - B, F, M, Q 36 0 36 -
5463 PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA II 54 18 72 -
7º Termo

Carga horária UC's: 496 hora(s)

Carga horária extensão: 114 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8213 EDUCAÇÃO AMBIENTAL - B, F, M, Q 20 16 36 16
8241 EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 36 0 36 -
5464 ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO IV - MATEMÁTICA 0 100 100 -
8651 METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS 36 0 36 6
5452 TCC II 36 0 36 -
8183 TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - B, F, M, Q 36 36 72 -
8202 TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - M 72 0 72 20
5220 TEORIA DOS NÚMEROS - M 72 0 72 72
9291 TÓPICOS DE ÁLGEBRA LINEAR 36 0 36 -
8º Termo

Carga horária UC's: 3708 hora(s)

Carga horária extensão: 36 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8881 ACIDEZ E BASICIDADE EM COMPOSTOS ORGÂNICOS (ESTRUTURA E RELATIVIDADE) 20 0 20 -
8964 ALFABETIZAÇÃO NUTRICIONAL: LENDO RÓTULOS DE ALIMENTOS 36 0 36 -
5218 ANÁLISE REAL - M 72 0 72 -
8998 ANATOMIA DE MADEIRAS 36 0 36 -
3567 ANTROPOLOGIA 72 0 72 -
9290 ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E HISTÓRICOS DA FÍSICA NO BRASIL 36 0 36 -
5457 ASTRONOMIA E COSMOLOGIA 72 0 72 -
5799 ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 200 0 200 -
4290 BIOLOGIA IV PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
7663 COMPORTAMENTO ANIMAL 32 4 36 -
3575 COMPUTAÇÃO I 36 0 36 -
4040 COMPUTAÇÃO II 36 0 36 -
5726 DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - M 72 0 72 -
10161 DISCUSSÃO E CRIAÇÃO DE ATIVIDADES MULTIDISPLINARES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO 36 0 36 -
8075 EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 36 0 36 -
6568 EDUCAÇÃO INCLUSIVA 72 0 72 -
8562 EDUCAÇÃO INCLUSIVA - ELETIVA GERAL 36 0 36 -
6390 ELETIVA DE 36H PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 36 0 36 -
7458 ELETIVA DE 90H PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 40 0 40 -
8187 ENSINO DE ASTRONOMIA - B, F, M, Q 26 10 36 -
5798 EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E SUAS APLICAÇÕES NAS CIÊNCIAS - M 72 0 72 -
10070 ESCOLA PÚBLICA 18 18 36 36
7290 ESTATÍSTICA 72 0 72 -
8186 ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO - B, F, M, Q 36 0 36 -
8958 ETNOFARMACOLOGIA 36 0 36 -
5221 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - M 36 0 36 -
3440 FÍSICA I PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 72 0 72 -
4426 FÍSICA II PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 72 0 72 -
3984 FÍSICA III PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
6670 FUNÇÕES DE VARIÁVEIS COMPLEXAS 36 0 36 -
8067 GÊNERO E SEXUALIDADE 36 0 36 -
8214 GÊNERO E SEXUALIDADE - B, F, M, Q 40 0 40 -
8052 GEOMETRIA PLANA 72 0 72 -
5444 GESTÃO AMBIENTAL - B, Q 54 18 72 -
6686 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: O ENSINO DAS CIÊNCIAS 72 0 72 -
10462 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - TÓPICOS DE ARITMÉTICA E ÁLGEBRA - M 36 0 36 -
4288 HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS 36 0 36 -
8996 HISTÓRIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL - Q 36 0 36 -
3566 INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS I 16 0 16 -
4421 INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS II 16 0 16 -
4291 INTEGRACAO DAS CIÊNCIAS IV 16 0 16 -
4665 INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS V 16 0 16 -
4935 INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS VI 16 0 16 -
8997 INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 36 0 36 -
8898 INTRODUÇÃO À TEORIA DE CONJUNTOS FUZZY E APLICAÇÕES 20 0 20 -
10159 INTRODUCAO AO ENSINO DE QUIMICA: PESQUISA E FORMACAO DO PROFESSOR 36 0 36 -
8908 INTRODUÇÃO AO SOFTWARE R 20 0 20 -
5276 INTRODUÇÃO ÀS ESTRUTURAS ALGÉBRICAS - M 72 0 72 -
8955 LEITURA E ESCRITA PARA SURDOS EM DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO 36 0 36 -
9292 LEITURA E ESCRITA PARA SURDOS EM DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO 36 0 36 -
4425 MATEMÁTICA II PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 72 0 72 -
3982 MATEMÁTICA III PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 72 0 72 -
4293 MATEMÁTICA IV PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 72 0 72 -
9203 MATEMÁTICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I 72 0 72 -
8189 MECÂNICA GERAL - F 72 0 72 -
8181 METODOLOGIA CIENTÍFICA - B 36 0 36 -
10461 METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA E CIÊNCIA/FÍSICA - F 30 6 36 -
5449 MUSEU DAS CIÊNCIAS 52 0 52 -
8901 OFICINA DE DESENHO DE HUMOR, QUADRINHOS E CARICATURAS 36 0 36 -
8995 ÓPTICA 36 0 36 -
7296 PENSAMENTO SISTÊMICO 60 0 60 -
8188 PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA À DISTÂNCIA - B, F, M, Q 18 54 72 -
9419 PRÁTICAS EM INVESTIGAÇÃO CELULAR - B 6 30 36 -
9293 PRINCÍPIOS DE FISIOLOGIA COMPARATIVA: INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA 27 9 36 -
8068 PRINCÍPIOS DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA 36 0 36 -
8994 PROJETOS INTEGRADORES I - ORIGENS 40 0 40 -
6204 QUÍMICA DAS TRANSFORMAÇÕES I 72 0 72 -
10460 QUÍMICA EXPERIMENTAL E VIVÊNCIAS EM QUÍMICA - Q 0 36 36 -
7260 QUÍMICA GERAL 72 0 72 -
4292 QUÍMICA IV PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 54 18 72 -
9418 REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DISCENTES E DOCENTES 36 0 36 -
8469 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR 36 0 36 -
8069 SCIENTIFIC COMMUNICATION FOR SCIENCE EDUCATORS 36 0 36 -
7548 SISTEMAS COMPUTACIONAIS COLABORATIVOS 40 0 40 -
5214 TERMODINÂMICA - F 72 0 72 -
9417 TÓPICOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 36 0 36 -
Critérios de integralização

Não há critérios de integralização configurados para a matriz.

Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS