MATRIZ CURRICULAR
Campus: DIADEMA
Curso: CIÊNCIAS - VESPERTINO - (1225)
Matriz: 000014 - EM EXTINÇÃO
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 360 hora(s)
Carga horária extensão: 92 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8158 | ÁTOMOS E MOLÉCULAS | 64 | 8 | 72 | - | |
8160 | FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR | 56 | 16 | 72 | 8 | |
8159 | FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA I | 72 | 0 | 72 | - | |
8211 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: O ENSINO DAS CIÊNCIAS | 36 | 0 | 36 | 12 | |
3482 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO | 36 | 0 | 36 | 36 | |
3565 | POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR | 36 | 0 | 36 | 36 | |
3441 | TEORIA DO CONHECIMENTO | 36 | 0 | 36 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 360 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8162 | CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 72 | 0 | 72 | - | |
8163 | CORPO HUMANO: ESTRUTURA E FUNÇÃO | 72 | 0 | 72 | - | |
8166 | ECOLOGIA, AMBIENTE E SOCIEDADE | 29 | 7 | 36 | - | |
8165 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E CULTURA ESCOLAR | 36 | 0 | 36 | - | |
8164 | MISTURAS, SOLUÇÕES E REAÇÕES | 56 | 16 | 72 | - | |
8161 | MOVIMENTOS E INTERAÇÕES | 54 | 18 | 72 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 360 hora(s)
Carga horária extensão: 54 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8168 | CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 72 | 0 | 72 | - | |
4286 | DIDÁTICA | 18 | 18 | 36 | 8 | |
8167 | ENERGIA | 54 | 18 | 72 | - | |
8170 | ESPONTANEIDADE E CINÉTICA | 56 | 16 | 72 | - | |
8169 | EVOLUÇÃO, SISTEMÁTICA E BIODIVERSIDADE | 50 | 22 | 72 | 10 | |
8171 | INTRODUÇÃO À LIBRAS | 10 | 26 | 36 | 36 |
4º Termo
Carga horária UC's: 400 hora(s)
Carga horária extensão: 108 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8172 | ELETRICIDADE, MAGNETISMO E NATUREZA DA LUZ | 54 | 18 | 72 | - | |
4666 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I | 0 | 100 | 100 | - | |
8175 | LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS | 16 | 20 | 36 | 36 | |
8193 | PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS CIÊNCIAS - B, F, M, Q | 36 | 36 | 72 | 72 | |
8212 | PRINCÍPIOS DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA | 30 | 10 | 40 | - | |
8173 | PROJETOS INTEGRADORES I - AS TEORIAS DE CURRÍCULO E O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA | 40 | 0 | 40 | - | |
8174 | PROJETOS INTEGRADORES II - CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS | 30 | 10 | 40 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 424 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8195 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II - B, F, M, Q | 0 | 100 | 100 | - | |
8201 | FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA II - M | 72 | 0 | 72 | - | |
4672 | GEOMETRIA E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS - M | 72 | 0 | 72 | - | |
4939 | PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA I | 54 | 18 | 72 | - | |
8194 | PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - B, F, M, Q | 72 | 0 | 72 | - | |
5209 | TCC I | 36 | 0 | 36 | - |
6º Termo
Carga horária UC's: 388 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
4932 | ELEMENTOS DA TEORIA DOS CONJUNTOS - M | 72 | 0 | 72 | - | |
5219 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO III - MATEMÁTICA | 0 | 100 | 100 | - | |
8180 | FILOSOFIA DA CIÊNCIA - B, F, M, Q | 36 | 0 | 36 | - | |
4933 | INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA LINEAR - M | 72 | 0 | 72 | - | |
8179 | INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA - B, F, M, Q | 36 | 0 | 36 | - | |
5463 | PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA II | 54 | 18 | 72 | - |
7º Termo
Carga horária UC's: 496 hora(s)
Carga horária extensão: 114 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8213 | EDUCAÇÃO AMBIENTAL - B, F, M, Q | 20 | 16 | 36 | 16 | |
8241 | EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | 36 | 0 | 36 | - | |
5464 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO IV - MATEMÁTICA | 0 | 100 | 100 | - | |
8651 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS | 36 | 0 | 36 | 6 | |
5452 | TCC II | 36 | 0 | 36 | - | |
8183 | TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - B, F, M, Q | 36 | 36 | 72 | - | |
8202 | TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - M | 72 | 0 | 72 | 20 | |
5220 | TEORIA DOS NÚMEROS - M | 72 | 0 | 72 | 72 | |
9291 | TÓPICOS DE ÁLGEBRA LINEAR | 36 | 0 | 36 | - |
8º Termo
Carga horária UC's: 3708 hora(s)
Carga horária extensão: 36 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8881 | ACIDEZ E BASICIDADE EM COMPOSTOS ORGÂNICOS (ESTRUTURA E RELATIVIDADE) | 20 | 0 | 20 | - | |
8964 | ALFABETIZAÇÃO NUTRICIONAL: LENDO RÓTULOS DE ALIMENTOS | 36 | 0 | 36 | - | |
5218 | ANÁLISE REAL - M | 72 | 0 | 72 | - | |
8998 | ANATOMIA DE MADEIRAS | 36 | 0 | 36 | - | |
3567 | ANTROPOLOGIA | 72 | 0 | 72 | - | |
9290 | ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E HISTÓRICOS DA FÍSICA NO BRASIL | 36 | 0 | 36 | - | |
5457 | ASTRONOMIA E COSMOLOGIA | 72 | 0 | 72 | - | |
5799 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 200 | 0 | 200 | - | |
4290 | BIOLOGIA IV PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 54 | 18 | 72 | - | |
7663 | COMPORTAMENTO ANIMAL | 32 | 4 | 36 | - | |
3575 | COMPUTAÇÃO I | 36 | 0 | 36 | - | |
4040 | COMPUTAÇÃO II | 36 | 0 | 36 | - | |
5726 | DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - M | 72 | 0 | 72 | - | |
10161 | DISCUSSÃO E CRIAÇÃO DE ATIVIDADES MULTIDISPLINARES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO | 36 | 0 | 36 | - | |
8075 | EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 36 | 0 | 36 | - | |
6568 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 72 | 0 | 72 | - | |
8562 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA - ELETIVA GERAL | 36 | 0 | 36 | - | |
6390 | ELETIVA DE 36H PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 36 | 0 | 36 | - | |
7458 | ELETIVA DE 90H PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 40 | 0 | 40 | - | |
8187 | ENSINO DE ASTRONOMIA - B, F, M, Q | 26 | 10 | 36 | - | |
5798 | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E SUAS APLICAÇÕES NAS CIÊNCIAS - M | 72 | 0 | 72 | - | |
10070 | ESCOLA PÚBLICA | 18 | 18 | 36 | 36 | |
7290 | ESTATÍSTICA | 72 | 0 | 72 | - | |
8186 | ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO - B, F, M, Q | 36 | 0 | 36 | - | |
8958 | ETNOFARMACOLOGIA | 36 | 0 | 36 | - | |
5221 | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - M | 36 | 0 | 36 | - | |
3440 | FÍSICA I PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 72 | 0 | 72 | - | |
4426 | FÍSICA II PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 72 | 0 | 72 | - | |
3984 | FÍSICA III PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 54 | 18 | 72 | - | |
6670 | FUNÇÕES DE VARIÁVEIS COMPLEXAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8067 | GÊNERO E SEXUALIDADE | 36 | 0 | 36 | - | |
8214 | GÊNERO E SEXUALIDADE - B, F, M, Q | 40 | 0 | 40 | - | |
8052 | GEOMETRIA PLANA | 72 | 0 | 72 | - | |
5444 | GESTÃO AMBIENTAL - B, Q | 54 | 18 | 72 | - | |
6686 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: O ENSINO DAS CIÊNCIAS | 72 | 0 | 72 | - | |
10462 | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - TÓPICOS DE ARITMÉTICA E ÁLGEBRA - M | 36 | 0 | 36 | - | |
4288 | HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8996 | HISTÓRIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL - Q | 36 | 0 | 36 | - | |
3566 | INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS I | 16 | 0 | 16 | - | |
4421 | INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS II | 16 | 0 | 16 | - | |
4291 | INTEGRACAO DAS CIÊNCIAS IV | 16 | 0 | 16 | - | |
4665 | INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS V | 16 | 0 | 16 | - | |
4935 | INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS VI | 16 | 0 | 16 | - | |
8997 | INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA | 36 | 0 | 36 | - | |
8898 | INTRODUÇÃO À TEORIA DE CONJUNTOS FUZZY E APLICAÇÕES | 20 | 0 | 20 | - | |
10159 | INTRODUCAO AO ENSINO DE QUIMICA: PESQUISA E FORMACAO DO PROFESSOR | 36 | 0 | 36 | - | |
8908 | INTRODUÇÃO AO SOFTWARE R | 20 | 0 | 20 | - | |
5276 | INTRODUÇÃO ÀS ESTRUTURAS ALGÉBRICAS - M | 72 | 0 | 72 | - | |
8955 | LEITURA E ESCRITA PARA SURDOS EM DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO | 36 | 0 | 36 | - | |
9292 | LEITURA E ESCRITA PARA SURDOS EM DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO | 36 | 0 | 36 | - | |
4425 | MATEMÁTICA II PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 72 | 0 | 72 | - | |
3982 | MATEMÁTICA III PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 72 | 0 | 72 | - | |
4293 | MATEMÁTICA IV PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 72 | 0 | 72 | - | |
9203 | MATEMÁTICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I | 72 | 0 | 72 | - | |
8189 | MECÂNICA GERAL - F | 72 | 0 | 72 | - | |
8181 | METODOLOGIA CIENTÍFICA - B | 36 | 0 | 36 | - | |
10461 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA E CIÊNCIA/FÍSICA - F | 30 | 6 | 36 | - | |
5449 | MUSEU DAS CIÊNCIAS | 52 | 0 | 52 | - | |
8901 | OFICINA DE DESENHO DE HUMOR, QUADRINHOS E CARICATURAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8995 | ÓPTICA | 36 | 0 | 36 | - | |
7296 | PENSAMENTO SISTÊMICO | 60 | 0 | 60 | - | |
8188 | PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA À DISTÂNCIA - B, F, M, Q | 18 | 54 | 72 | - | |
9419 | PRÁTICAS EM INVESTIGAÇÃO CELULAR - B | 6 | 30 | 36 | - | |
9293 | PRINCÍPIOS DE FISIOLOGIA COMPARATIVA: INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA | 27 | 9 | 36 | - | |
8068 | PRINCÍPIOS DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA | 36 | 0 | 36 | - | |
8994 | PROJETOS INTEGRADORES I - ORIGENS | 40 | 0 | 40 | - | |
6204 | QUÍMICA DAS TRANSFORMAÇÕES I | 72 | 0 | 72 | - | |
10460 | QUÍMICA EXPERIMENTAL E VIVÊNCIAS EM QUÍMICA - Q | 0 | 36 | 36 | - | |
7260 | QUÍMICA GERAL | 72 | 0 | 72 | - | |
4292 | QUÍMICA IV PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS | 54 | 18 | 72 | - | |
9418 | REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DISCENTES E DOCENTES | 36 | 0 | 36 | - | |
8469 | RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR | 36 | 0 | 36 | - | |
8069 | SCIENTIFIC COMMUNICATION FOR SCIENCE EDUCATORS | 36 | 0 | 36 | - | |
7548 | SISTEMAS COMPUTACIONAIS COLABORATIVOS | 40 | 0 | 40 | - | |
5214 | TERMODINÂMICA - F | 72 | 0 | 72 | - | |
9417 | TÓPICOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | 36 | 0 | 36 | - |
Critérios de integralização
Não há critérios de integralização configurados para a matriz.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |