MATRIZ CURRICULAR
Campus: SÃO PAULO
Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA EM SAÚDE - MATUTINO - (1228)
Matriz: 000002 - EM EXTINÇÃO
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 490 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9090 | ANATOMIA | 40 | 40 | 80 | - | |
3102 | BIOÉTICA | 36 | 0 | 36 | - | |
2657 | BIOFÍSICA | 40 | 0 | 40 | - | |
9089 | BIOQUÍMICA | 48 | 0 | 48 | - | |
7148 | FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA E CÁLCULO | 60 | 0 | 60 | - | |
2665 | HISTOLOGIA E BIOLOGIA ESTRUTURAL | 50 | 0 | 50 | - | |
9088 | INFORMÁTICA APLICADA À SAÚDE | 40 | 0 | 40 | - | |
7149 | OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA TECNOLÓGICA | 40 | 0 | 40 | - | |
2948 | PSICOLOGIA E RELACIONAMENTO HUMANO | 25 | 11 | 36 | - | |
7150 | QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA | 60 | 0 | 60 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 530 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2658 | BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 40 | 0 | 40 | - | |
7201 | CÁLCULO APLICADO A INFORMÁTICA | 40 | 0 | 40 | - | |
7152 | DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE | 50 | 0 | 50 | - | |
7153 | ESTATÍSTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2660 | FARMACOLOGIA | 54 | 0 | 54 | - | |
2662 | FISIOLOGIA | 90 | 0 | 90 | - | |
7155 | FUNDAMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA | 36 | 0 | 36 | - | |
2664 | GENÉTICA | 31 | 13 | 44 | - | |
2669 | MICROBIOLOGIA, MICOLOGIA, PARASITOLOGIA E IMUNOLOGIA | 52 | 4 | 56 | - | |
7202 | PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I | 60 | 0 | 60 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 396 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
4806 | BANCO DE DADOS | 40 | 20 | 60 | - | |
4159 | CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS À SAÚDE | 40 | 0 | 40 | - | |
7194 | EPIDEMIOLOGIA E INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE | 40 | 0 | 40 | - | |
7203 | PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II | 80 | 0 | 80 | - | |
3107 | SAÚDE OCUPACIONAL E BIOSSEGURANÇA | 30 | 6 | 36 | - | |
4699 | SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE | 50 | 10 | 60 | - | |
7195 | SISTEMAS OPERACIONAIS E REDES | 80 | 0 | 80 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 336 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
4808 | BIOINFORMÁTICA | 30 | 10 | 40 | - | |
4811 | ENGENHARIA DE SOFTWARE | 20 | 20 | 40 | - | |
7196 | EPIDEMIOLOGIA E INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE | 60 | 0 | 60 | - | |
3101 | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 23 | 13 | 36 | - | |
4700 | PADRÕES EM INFORMÁTICA EM SAÚDE | 40 | 0 | 40 | - | |
4807 | PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS E IMAGENS | 40 | 0 | 40 | - | |
4809 | TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO EM WEB | 20 | 60 | 80 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 280 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7198 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS | 40 | 0 | 40 | - | |
4802 | GESTÃO DE PROJETOS DE TI | 40 | 20 | 60 | - | |
7199 | INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS | 80 | 0 | 80 | - | |
7197 | PROIBIÇÕES E CONTROLES DE TECNOLOGIAS SENSÍVEIS E BENS DE USO DUPLO | 60 | 0 | 60 | - | |
7200 | TELEMEDICINA E TELESSAÚDE | 40 | 0 | 40 | - |
6º Termo
Carga horária UC's: 800 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7776 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO CSTIS | 0 | 400 | 400 | - | |
7464 | TRABALHO DE PRODUÇÃO INTELECTUAL | 400 | 0 | 400 | - |
Formação complementar
Carga horária UC's: 946 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2940 | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS - FUNDAMENTOS DE GESTÃO EM SAÚDE | 36 | 0 | 36 | - | |
6625 | APRENDENDO PSICOBIOLOGIA COM O CINEMA | 12 | 6 | 18 | - | |
9056 | ASPECTOS LINGUÍSTICOS DO INGLÊS COM BASE EM PEQUENOS VÍDEOS SOBRE PENSADORES COMO ÉMILE DURKHEIM,THEODOR ADORNO, MAX WEBER E ADAM SMITH. | 9 | 9 | 18 | - | |
7210 | ATIVIDADE COMPLEMENTAR | 60 | 0 | 60 | - | |
9060 | BAP-I BIOESTATÍSTICA APLICADA A PESQUISA 1 | 36 | 0 | 36 | - | |
8461 | BIOESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA | 36 | 0 | 36 | - | |
8968 | BIOFÍSICA CELULAR | 18 | 0 | 18 | - | |
9320 | CONHECENDO E CUIDANDO DO CUIDADOR DE PESSOAS IDOSAS | 36 | 0 | 36 | - | |
2944 | DIREITO DO TRABALHO | 36 | 0 | 36 | - | |
8497 | DOR E SOFRIMENTO COMPREENDIDOS POR DIFERENTES TRADIÇÕES RELIGIOSAS | 18 | 0 | 18 | - | |
9070 | DOR E SOFRIMENTO COMPREENDIDOS POR DIFERENTES TRADIÇÕES RELIGIOSAS | 18 | 0 | 18 | - | |
9062 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE TODO PROFISSIONAL DA SAÚDE PRECISA SABER | 18 | 0 | 18 | - | |
3100 | EMPREENDEDORISMO | 36 | 0 | 36 | - | |
4124 | FÍSICA BÁSICA I (MECÂNICA) | 72 | 0 | 72 | - | |
4125 | FÍSICA EXPERIMENTAL I | 40 | 0 | 40 | - | |
4155 | FÍSICA EXPERIMENTAL II | 40 | 0 | 40 | - | |
3099 | GESTÃO DA MANUTENÇÃO | 56 | 0 | 56 | - | |
9484 | HÁ VIDA SEM PROGNÓSTICO? QUANDO A FILOSOFIA DA SAÚDE, A BIOÉTICA E OS CUIDADOS PALIATIVOS SE ENCONTRAM | 18 | 0 | 18 | - | |
9055 | HÁ VIDA SEM PROGNÓSTICO? QUANDO A FILOSOFIA DA SAÚDE, A BIOÉTICA E OS CUIDADOS PALIATIVOS SE ENCONTRAM! | 36 | 0 | 36 | - | |
2666 | HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA | 40 | 0 | 40 | - | |
2946 | IMAGEOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 16 | 24 | 40 | - | |
8969 | INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE | 36 | 0 | 36 | - | |
9061 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SAÚDE | 9 | 9 | 18 | - | |
9322 | MEDICINA NARRATIVA NA ATENÇÃO À SAÚDE | 36 | 0 | 36 | - | |
9323 | NEUROCIÊNCIA DA MEMÓRIA | 18 | 0 | 18 | - | |
2947 | OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA TECNOLÓGICA II | 40 | 0 | 40 | - | |
9328 | PROTEÇÃO E CUIDADOS COM A CRIANÇA: CONQUISTAS E DESAFIOS | 18 | 0 | 18 | - | |
9332 | SEXUALIDADE E CIDADANIA | 36 | 0 | 36 | - | |
9065 | SONO NO JOVEM ADULTO: FATORES BIOPSICOSSOCIAIS | 18 | 0 | 18 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
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Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |