MATRIZ CURRICULAR
Campus: REITORIA
Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN EDUCACIONAL - (2047)
Matriz: 000001 - ATIVA
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 774 hora(s)
Carga horária extensão: 141 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7137 | DESIGN EDUCACIONAL EM CONTEXTOS ABERTOS E EM REDE | 145 | 269 | 414 | 141 | |
10596 | FUNDAMENTOS DO DESIGN EDUCACIONAL | 164 | 196 | 360 | 0 |
2º Termo
Carga horária UC's: 874 hora(s)
Carga horária extensão: 160 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7138 | DESIGN EDUCACIONAL EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS, CULTURAIS E INCLUSIVOS | 155 | 239 | 394 | 160 | |
8974 | DESIGN EDUCACIONAL ESPECULATIVO E COMPUTAÇÃO CRIATIVA AVANÇADA | 20 | 20 | 40 | - | |
10459 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA E LIBRAS | 20 | 20 | 40 | - | |
8973 | GESTÃO DE APRENDIZAGENS | 20 | 20 | 40 | - | |
9729 | IA, MÍDIA DIGITAL E DESIGN EDUCACIONAL | 20 | 20 | 40 | - | |
10472 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E PESQUISA CIENTÍFICA | 10 | 30 | 40 | - | |
7977 | INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS | 10 | 30 | 40 | - | |
6899 | JOGOS, GAMES E GAMIFICAÇÃO | 14 | 26 | 40 | - | |
7978 | LER, APRENDER E ARGUMENTAR: DE PLATÃO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS | 30 | 10 | 40 | - | |
8040 | LIBRAS | 20 | 20 | 40 | - | |
7548 | SISTEMAS COMPUTACIONAIS COLABORATIVOS | 20 | 20 | 40 | - | |
8972 | VISUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTO - MAPAS, GRÁFICOS, INFOGRÁFICOS | 30 | 10 | 40 | - | |
10463 | [MULTICAMPI] INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E PESQUISA CIENTÍFICA | 10 | 30 | 40 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 947 hora(s)
Carga horária extensão: 40 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9636 | COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E TECNOLOGIA | 30 | 10 | 40 | - | |
9075 | DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES DE REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL | 35 | 5 | 40 | - | |
7139 | DESIGN EDUCACIONAL EM CONTEXTOS ACADÊMICOS | 150 | 256 | 406 | 0 | |
10422 | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E ANTIRRACISTA | 20 | 20 | 40 | - | |
10598 | ELETIVA - AUTORIA, PROCESSOS DE CRIAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS | 15 | 30 | 45 | - | |
7615 | ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA CULTURA | 30 | 10 | 40 | - | |
9637 | INTRODUÇÃO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 10 | 30 | 40 | - | |
7614 | PROCESSO DE CRIAÇÃO E DESIGN EDUCACIONAL | 5 | 35 | 40 | - | |
10036 | REALIDADE VIRTUAL E METAVERSO NA EDUCAÇÃO | 15 | 25 | 40 | - | |
7713 | SEMINÁRIOS SOBRE TEORIAS DO DESIGN | 20 | 20 | 40 | - | |
10262 | [CSO] [MULTICAMPI] REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: TEORIA E HISTÓRIA | 30 | 30 | 60 | - | |
10389 | [LET] [MULTICAMPI] LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 20 | 20 | 40 | 40 | |
10030 | [MULTICAMPI] A QUÍMICA E A ARTE | 30 | 6 | 36 | - | |
10092 | [MULTICAMPI] SUJEITAS E SUJEITOS PERIFÉRICOS: PRODUÇÃO DE CIDADE, DE CULTURA E DE LUTAS A PARTIR DAS PERIFERIAS URBANAS | 20 | 20 | 40 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 414 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7140 | DESIGN EDUCACIONAL EM CONTEXTOS CORPORATIVOS | 165 | 249 | 414 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 908 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8671 | ÁUDIO-DESCRIÇÃO APLICADA A PROJETOS DE DESIGN EDUCACIONAL | 10 | 30 | 40 | - | |
10075 | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA | 20 | 20 | 40 | - | |
8225 | MIDIAS NO COTIDIANO | 20 | 20 | 40 | - | |
7141 | PROJETO DE DESIGN EDUCACIONAL | 80 | 294 | 374 | - | |
8226 | SISTEMAS COGNITIVOS ARTIFICIAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM | 30 | 10 | 40 | - | |
10035 | TRABALHO DE DESIGN EDUCACIONAL | 80 | 294 | 374 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
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Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |