MATRIZ CURRICULAR
Campus: SÃO PAULO
Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA OFTÁLMICA - INTEGRAL - (2061)
Matriz: 000002 - ATIVA
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 450 hora(s)
Carga horária extensão: 17 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
10273 | ANATOMIA | 27 | 27 | 54 | - | |
10274 | BIOÉTICA, BIOSEGURANÇA E SAÚDE DO PACIENTE | 18 | 18 | 36 | - | |
10275 | BIOFÍSICA APLICADA À TECNOLOGIA OFTÁLMICA | 45 | 0 | 45 | - | |
10276 | FISIOLOGIA | 54 | 0 | 54 | - | |
10277 | FUNDAMENTOS DE QUÍMICA E BIOQUÍMICA BÁSICA | 45 | 0 | 45 | 5 | |
10278 | GENÉTICA E EMBRIOLOGIA HUMANA | 36 | 0 | 36 | - | |
10279 | HISTOLOGIA E BIOLOGIA ESTRUTURAL | 20 | 16 | 36 | - | |
10280 | INFORMÁTICA APLICADA À SAÚDE | 36 | 0 | 36 | - | |
10281 | MICROBIOLOGIA, MICOLOGIA, PARASITOLOGIA E IMUNOLOGIA APLICADA À TECNOLOGIA OFTÁLMICA | 36 | 0 | 36 | - | |
10282 | PRÁTICA TECNOLÓGICA E ATENDIMENTO HUMANIZADO | 28 | 8 | 36 | 12 | |
10283 | SAÚDE COLETIVA E SOCIEDADE | 18 | 18 | 36 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 456 hora(s)
Carga horária extensão: 4 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9079 | BASES DA TECNOLOGIA OFTÁLMICA | 60 | 20 | 80 | - | |
10284 | BIOESTATÍSTICA | 36 | 0 | 36 | - | |
10285 | DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE | 20 | 16 | 36 | 4 | |
7158 | DOENÇAS OCULARES E NEUROFTALMOLÓGICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
10286 | FARMACOLOGIA APLICADA À TECNOLOGIA OFTÁLMICA | 36 | 0 | 36 | - | |
9076 | FISIOLOGIA ESPECIALIZADA | 46 | 4 | 50 | - | |
3101 | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 36 | 0 | 36 | - | |
10287 | MOTILIDADE EXTRÍNSECA OCULAR | 40 | 10 | 50 | - | |
3376 | ÓPTICA FISIOLÓGICA | 30 | 6 | 36 | - | |
10288 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM CENTRO CIRÚRGICO OFTALMOLÓGICO | 26 | 10 | 36 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 380 hora(s)
Carga horária extensão: 56 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
10289 | INTEGRAÇÃO NA EQUIPE DE ASSISTÊNCIA OFTALMOLÓGICA: PRÁTICA BÁSICA | 6 | 58 | 64 | - | |
10290 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM BAIXA VISÃO: PRÁTICA BÁSICA | 6 | 58 | 64 | 40 | |
10291 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM CENTRO CIRÚRGICO OFTALMOLÓGICO: PRÁTICA BÁSICA | 6 | 58 | 64 | - | |
10292 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM SEGMENTO ANTERIOR DO OLHO: PRÁTICA BÁSICA | 12 | 116 | 128 | 16 | |
10293 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: FUNDAMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO | 60 | 0 | 60 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 280 hora(s)
Carga horária extensão: 44 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
10294 | ADMINISTRAÇÃO E FUNDAMENTOS DE GESTÃO EM SAÚDE | 22 | 18 | 40 | 4 | |
10295 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM ELETROFISIOLOGIA VISUAL CLÍNICA: PRÁTICA BÁSICA | 5 | 43 | 48 | - | |
10296 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM MOTILIDADE EXTRÍNSECA OCULAR: PRÁTICA BÁSICA | 6 | 58 | 64 | 40 | |
10297 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM SEGMENTO POSTERIOR DO OLHO: PRÁTICA BÁSICA | 12 | 116 | 128 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 440 hora(s)
Carga horária extensão: 78 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
10299 | INTEGRAÇÃO NA EQUIPE DE ASSISTÊNCIA OFTALMOLÓGICA: PRÁTICA AVANÇADA | 8 | 72 | 80 | - | |
10298 | SEMINÁRIOS EM TECNOLOGIA OFTÁLMICA | 40 | 0 | 40 | 12 | |
10300 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM BAIXA VISÃO: PRÁTICA AVANÇADA | 8 | 72 | 80 | 50 | |
10301 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM CENTRO CIRÚRGICO OFTALMOLÓGICO: PRÁTICA AVANÇADA | 8 | 72 | 80 | - | |
10302 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM SEGMENTO ANTERIOR DO OLHO: PRÁTICA AVANÇADA | 16 | 144 | 160 | 16 |
6º Termo
Carga horária UC's: 348 hora(s)
Carga horária extensão: 50 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
10303 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM ELETROFISIOLOGIA VISUAL CLÍNICA: PRÁTICA AVANÇADA | 5 | 43 | 48 | - | |
10304 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM MOTILIDADE EXTRÍNSECA OCULAR: PRÁTICA AVANÇADA | 8 | 72 | 80 | 50 | |
10305 | TECNOLOGIA OFTÁLMICA EM SEGMENTO POSTERIOR DO OLHO: PRÁTICA AVANÇADA | 16 | 144 | 160 | - | |
10306 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: EXECUÇÃO E APRESENTAÇÃO | 30 | 30 | 60 | - |
Formação complementar
Carga horária UC's: 3580 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8353 | A FILOSOFIA VAI AO CINEMA: AS QUESTÕES DO HUMANO | 36 | 0 | 36 | - | |
8914 | ÁGUA: ESSENCIAL PARA A VIDA. | 36 | 0 | 36 | - | |
7779 | ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS | 18 | 18 | 36 | - | |
7781 | ANÁLISE DE DADOS USANDO O SOFTWARE R: UMA INTRODUÇÃO | 12 | 24 | 36 | - | |
7874 | ANATOMIA E PSICODRAMA, CRIATIVIDADE E ENSINO | 4 | 14 | 18 | - | |
6625 | APRENDENDO PSICOBIOLOGIA COM O CINEMA | 12 | 6 | 18 | - | |
9468 | ARTE, CULTURA E SAÚDE MENTAL | 18 | 0 | 18 | - | |
9317 | ARTE, CULTURA E SAÚDE MENTAL | 18 | 0 | 18 | - | |
9056 | ASPECTOS LINGUÍSTICOS DO INGLÊS COM BASE EM PEQUENOS VÍDEOS SOBRE PENSADORES COMO ÉMILE DURKHEIM,THEODOR ADORNO, MAX WEBER E ADAM SMITH. | 9 | 9 | 18 | - | |
8352 | ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA NOS PRIMEIROS 1000 DIAS DE VIDA | 18 | 0 | 18 | - | |
9655 | AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE | 18 | 0 | 18 | - | |
10178 | AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE | 18 | 0 | 18 | - | |
9746 | AVALIAÇÃO EM TECNOLOGIAS E ECONOMIA EM SAÚDE | 18 | 0 | 18 | - | |
9060 | BAP-I BIOESTATÍSTICA APLICADA A PESQUISA 1 | 36 | 0 | 36 | - | |
9469 | BASES MOLECULARES DE TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR E CELULAR | 14 | 4 | 18 | - | |
8952 | BIBLIOTECA VIRTUAL DE MANUAIS DE EQUIPAMENTOS OFTALMOLÓGICOS | 18 | 0 | 18 | - | |
8461 | BIOESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA | 36 | 0 | 36 | - | |
9739 | BIOESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA 1 (BAP-I) | 0 | 36 | 36 | - | |
9470 | CAFÉ COM TELESSAÚDE: TELEMEDICINA E SAÚDE DIGITAL NA TRANSFORMAÇÃO DA SAÚDE | 36 | 0 | 36 | - | |
4151 | CÁLCULO II | 56 | 0 | 56 | - | |
8918 | CEGUEIRA E DEFICIÊNCIA VISUAL: PERSPECTIVAS GLOBAIS | 18 | 0 | 18 | - | |
7910 | CENTRO DE RECUPERAÇÃO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE - I | 36 | 0 | 36 | - | |
10106 | CÉREBRO: DESVENDANDO O MANUAL DO PROPRIETÁRIO | 36 | 0 | 36 | - | |
8496 | COMO ELABORAR REVISÕES SISTEMÁTICAS E METANÁLISES | 15 | 3 | 18 | - | |
8698 | COMUNICAÇÃO ORAL CIENTÍFICA EM INGLÊS - SCIENTIFIC ORAL COMMUNICATION | 6 | 12 | 18 | - | |
8367 | CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVOS | 8 | 10 | 18 | - | |
8476 | CONCEITOS DE BIOIMPRESSÃO 3D | 9 | 9 | 18 | - | |
7871 | CONCEITOS DE BIOIMPRESSAO 3D | 9 | 9 | 18 | - | |
8335 | CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO DE ARDUINO | 8 | 10 | 18 | - | |
9320 | CONHECENDO E CUIDANDO DO CUIDADOR DE PESSOAS IDOSAS | 36 | 0 | 36 | - | |
8704 | CONHECENDO O CUIDADOR DE IDOSOS - IMPORTÂNCIA PARA ÁREA DE SAÚDE DO IDOSO | 18 | 0 | 18 | - | |
9661 | DESCOBERTAS CIENTÍFICAS QUE MUDARAM A BIOLOGIA E MEDICINA | 18 | 0 | 18 | - | |
9660 | DESCOBERTAS CIENTÍFICAS QUE MUDARAM A BIOLOGIA E MEDICINA | 18 | 0 | 18 | - | |
8332 | DESCOBERTAS CIENTÍFICAS QUE MUDARAM A HISTÓRIA DA BIOLOGIA E DA MEDICINA | 18 | 0 | 18 | - | |
10109 | DESCOMPLICANDO O SONO | 18 | 0 | 18 | - | |
7872 | DESENHO E IMPRESSÃO 3D | 10 | 26 | 36 | - | |
8699 | DESENVOLVENDO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL | 8 | 10 | 18 | - | |
10180 | DESMISTIFICANDO O SONO | 18 | 0 | 18 | - | |
9658 | DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS INFECÇÕES FÚNGICAS | 12 | 24 | 36 | - | |
2944 | DIREITO DO TRABALHO | 36 | 0 | 36 | - | |
7432 | DIREITO EM SAÚDE | 24 | 12 | 36 | - | |
10111 | DIREITO EM SAÚDE - ASPECTOS JURÍDICOS DA ÉTICA PROFISSIONAL | 16 | 2 | 18 | - | |
10181 | DIREITO EM SAÚDE - JUSTIÇA TERAPÊUTICA - INTERAÇÃO ENTRE O DIREITO E A SAÚDE NA ABORDAGEM DAS DROGAS ILÍCITAS | 2 | 16 | 18 | - | |
9070 | DOR E SOFRIMENTO COMPREENDIDOS POR DIFERENTES TRADIÇÕES RELIGIOSAS | 18 | 0 | 18 | - | |
8497 | DOR E SOFRIMENTO COMPREENDIDOS POR DIFERENTES TRADIÇÕES RELIGIOSAS | 18 | 0 | 18 | - | |
7426 | ECONOMIA E GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE | 36 | 0 | 36 | - | |
9062 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE TODO PROFISSIONAL DA SAÚDE PRECISA SABER | 18 | 0 | 18 | - | |
8916 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE TODO PROFISSIONAL DA SAÚDE PRECISA SABER | 18 | 0 | 18 | - | |
9471 | ELABORAÇÃO DE ESTUDOS E DOCUMENTOS CIENTÍFICOS | 36 | 0 | 36 | - | |
3100 | EMPREENDEDORISMO | 36 | 0 | 36 | - | |
7869 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EM SAÚDE | 12 | 24 | 36 | - | |
8351 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EM SAÚDE - DA IDEIA AO PRODUTO | 16 | 20 | 36 | - | |
7775 | ENTENDENDO A PESQUISA CLÍNICA | 18 | 0 | 18 | - | |
9740 | ENVELHECIMENTO CEREBRAL E DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO | 18 | 0 | 18 | - | |
9472 | ESCUTA, COMPAIXÃO E EMPATIA: REFLEXÕES NA ÁREA DA SAÚDE | 10 | 8 | 18 | - | |
7441 | FERRAMENTAS DE QUALIDADE PARA GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE | 18 | 0 | 18 | - | |
8723 | FERRAMENTAS DE QUALIDADE PARA GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE | 36 | 0 | 36 | - | |
9656 | FILOSOFIA DA SAÚDE EM 5 CONTOS DE MACHADO DE ASSIS | 18 | 0 | 18 | - | |
7433 | FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS: PRINCÍPIOS FISÍCOS E EQUIPAMENTOS | 32 | 4 | 36 | - | |
7434 | FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO DA IMAGEM POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA | 36 | 0 | 36 | - | |
8462 | GÊNERO, SAÚDE E MEDICINA | 36 | 0 | 36 | - | |
10112 | GERENCIAMENTO DE TECNOLOGIAS MÉDICAS EM OFTALMOLOGIA E CIÊNCIAS VISUAIS | 9 | 9 | 18 | - | |
8489 | GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE E O TRABALHO INTERPROFISSIONAL | 8 | 10 | 18 | - | |
8739 | GOVERNANÇA DE POLÍTICAS DE SAÚDE | 24 | 12 | 36 | - | |
9484 | HÁ VIDA SEM PROGNÓSTICO? QUANDO A FILOSOFIA DA SAÚDE, A BIOÉTICA E OS CUIDADOS PALIATIVOS SE ENCONTRAM | 18 | 0 | 18 | - | |
9055 | HÁ VIDA SEM PROGNÓSTICO? QUANDO A FILOSOFIA DA SAÚDE, A BIOÉTICA E OS CUIDADOS PALIATIVOS SE ENCONTRAM! | 36 | 0 | 36 | - | |
10186 | HÁ VIDA SEM PROGNÓSTICO? QUANDO A FILOSOFIA DA SAÚDE, A BIOÉTICA E OS CUIDADOS PALIATIVOS SE ENCONTRAM! | 36 | 0 | 36 | - | |
8745 | HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA E PSICOLOGIA HUMANISTA | 18 | 0 | 18 | - | |
2666 | HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA | 40 | 0 | 40 | - | |
7873 | HISTÓRIA DA SAÚDE, DA DOENÇA E DA MEDICINA | 12 | 6 | 18 | - | |
8435 | HISTÓRIA DA SAÚDE, DA DOENÇA E DA MEDICINA | 14 | 4 | 18 | - | |
2946 | IMAGEOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 40 | 0 | 40 | - | |
6891 | IMERSÃO EM TECNOLOGIA OFTÁLMICA: UM NOVO APPROACH PARA FUTUROS TECNÓLOGOS | 36 | 0 | 36 | - | |
7239 | INFORMÁTICA E TECNOLOGIAS MÓVEIS NA ERA DA SOCIEDADE DIGITAL | 2 | 34 | 36 | - | |
9061 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SAÚDE | 9 | 9 | 18 | - | |
10183 | LABDOC: INTERPROFISSIONALIDADE E ENGAJAMENTO ESTUDANTIL | 8 | 10 | 18 | - | |
7909 | LABORATÓRIO DE HUMANIDADES | 8 | 10 | 18 | - | |
7557 | LABORATÓRIO DE HUMANIDADES | 8 | 10 | 18 | - | |
7035 | LABORATÓRIO DE HUMANIDADES E TECNOLOGIA | 36 | 0 | 36 | - | |
7436 | LABORATÓRIO DE HUMANIDADES: O HUMANO E O ABSURDO DA DESUMANIZAÇÃO | 18 | 18 | 36 | - | |
7780 | LABORATÓRIO DO OLHAR (FOTOGRAFIA E MEDITAÇÃO) | 15 | 3 | 18 | - | |
7911 | LABORATÓRIO DO OLHAR (FOTOGRAFIA E MEDITAÇÃO) | 15 | 3 | 18 | - | |
7235 | LABORATÓRIO DO OLHAR: MEDITAÇÃO, FOTOGRAFIA E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE | 18 | 18 | 36 | - | |
9066 | MECANISMOS DE REPARO DO DNA - UMA INTRODUÇÃO | 14 | 4 | 18 | - | |
7437 | MEDICINA DO SONO: CASOS CLÍNICOS | 18 | 18 | 36 | - | |
9322 | MEDICINA NARRATIVA NA ATENÇÃO À SAÚDE | 36 | 0 | 36 | - | |
8336 | MEDINDO A ATIVIDADE CEREBRAL: DA CIÊNCIA BÁSICA AO DIAGNÓSTICO | 14 | 4 | 18 | - | |
8477 | MEDINDO A ATIVIDADE CEREBRAL: DA CIÊNCIA BÁSICA AO DIAGNÓSTICO | 18 | 0 | 18 | - | |
7550 | MÉTODOS ESTATÍSTICOS EXPERIMENTAIS | 12 | 24 | 36 | - | |
8354 | MINDFULNESS E FELICIDADE | 9 | 9 | 18 | - | |
8913 | MINDFULNESS E MOVIMENTOS DE INTEGRAÇÃO PARA O MANEJO DE CRISE EM TEMPOS DE COVID-19 | 18 | 0 | 18 | - | |
7897 | MITOS E VERDADES DO SONO | 18 | 0 | 18 | - | |
6431 | MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RISCOS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E SAÚDE | 24 | 12 | 36 | - | |
10105 | NANOTECNOLOGIA APLICADA À MEDICINA: COLÓIDES | 36 | 0 | 36 | - | |
9323 | NEUROCIÊNCIA DA MEMÓRIA | 18 | 0 | 18 | - | |
8355 | NEUROLOGIA CLÍNICA. INTRODUÇÃO À FORMAÇÃO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO EM NEUROLOGIA COM COMPLEMENTAÇÃO E EXPOSIÇÃO CINEMATOGRÁFICA | 9 | 9 | 18 | - | |
8726 | NOVAS TÉCNICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS | 18 | 0 | 18 | - | |
4475 | O SER HUMANO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO | 36 | 0 | 36 | - | |
9745 | O SONO MUDA COM A IDADE? | 18 | 0 | 18 | - | |
8083 | OBSERVAÇÃO DE TECNOLOGIAS APLICADAS EM SAÚDE | 8 | 10 | 18 | - | |
8901 | OFICINA DE DESENHO DE HUMOR, QUADRINHOS E CARICATURAS | 36 | 0 | 36 | - | |
7895 | PENSANDO NA MORTE PARA VIVER BEM - UMA FILOSOFIA PARA AS CIÊNCIAS DA SAÚDE | 18 | 0 | 18 | - | |
9475 | PESQUISA BÁSICA NO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO APLICADO À SAÚDE | 24 | 12 | 36 | - | |
8490 | PESQUISA CLÍNICA EM OFTALMOLOGIA E CIÊNCIAS VISUAIS | 18 | 0 | 18 | - | |
6992 | PLANEJAMENTO DE PROJETOS CIENTÍFICOS | 24 | 12 | 36 | - | |
7892 | PRÁTICAS DE ATENÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE INTEGRAL: BASE NA ESPIRITUALIDADE E NEUROCIÊNCIA | 10 | 26 | 36 | - | |
9476 | PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONECTANDO MENTE, CORPO E CORAÇÃO | 36 | 0 | 36 | - | |
7898 | PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE | 36 | 0 | 36 | - | |
8912 | PRINCÍPIOS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EM RADIODIAGNÓSTICO | 18 | 0 | 18 | - | |
8951 | PROFISSIONAIS DE APOIO À SAÚDE OCULAR E OS DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO: COMPETÊNCIAS DO TECNÓLOGO OFTÁLMICO DO FUTURO | 18 | 0 | 18 | - | |
9328 | PROTEÇÃO E CUIDADOS COM A CRIANÇA: CONQUISTAS E DESAFIOS | 18 | 0 | 18 | - | |
7553 | QUÍMICA EXPERIMENTAL | 12 | 24 | 36 | - | |
8911 | RECUPERAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS DE SAÚDE EM PYTHON | 18 | 0 | 18 | - | |
9747 | RESPOSTA IMUNE E INFLAMAÇÃO NA COVID-19 | 18 | 0 | 18 | - | |
9742 | SAÚDE DIGITAL: EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E TELESSAÚDE | 18 | 18 | 36 | - | |
8514 | SAÚDE DIGITAL: PRINCÍPIOS E CENÁRIOS | 18 | 0 | 18 | - | |
8470 | SAÚDE E ESPIRITUALIDADE | 18 | 0 | 18 | - | |
9478 | SAÚDE E ESPIRITUALIDADE | 36 | 0 | 36 | - | |
8333 | SAÚDE E ESPIRITUALIDADE - NUSE | 18 | 0 | 18 | - | |
9738 | SAÚDE E ESPIRITUALIDADE - NUSE | 18 | 0 | 18 | - | |
9741 | SAÚDE E ESPIRITUALIDADE: O SENTIDO DA VIDA QUANDO NÃO HÁ SENTIDO | 18 | 0 | 18 | - | |
8493 | SE NÃO PODE CONTROLAR O VENTO, AJUSTE AS VELAS: FALANDO SOBRE EMOÇÕES, INTELIGÊNCIA SOCIAL E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE | 24 | 12 | 36 | - | |
9479 | SE NÃO PODE CONTROLAR O VENTO, AJUSTE AS VELAS: FALANDO SOBRE EMOÇÕES, INTELIGÊNCIA SOCIAL E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE | 36 | 0 | 36 | - | |
7901 | SEXO, DROGAS E ROCK N ROLL | 24 | 12 | 36 | - | |
9332 | SEXUALIDADE E CIDADANIA | 36 | 0 | 36 | - | |
7238 | SEXUALIDADE E SAÚDE SEXUAL | 32 | 4 | 36 | - | |
9065 | SONO NO JOVEM ADULTO: FATORES BIOPSICOSSOCIAIS | 18 | 0 | 18 | - | |
10113 | TECNOLOGIA, ARTE E SAÚDE DIGITAL | 18 | 0 | 18 | - | |
10185 | TELEMEDICINA: INOVAÇÃO, GESTÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INTERCONECTIVIDADE | 35 | 1 | 36 | - | |
10115 | TÓPICOS DE INTEGRIDADE CIENTÍFICA E ACADÊMICA | 10 | 8 | 18 | - | |
8334 | TÓPICOS EM GENÔMICA APLICADOS À PARASITOLOGIA | 30 | 6 | 36 | - | |
8826 | TÓPICOS EM GENÔMICA APLICADOS À PARASITOLOGIA | 36 | 0 | 36 | - | |
9072 | TOXICOLOGIA FORENSE | 18 | 0 | 18 | - | |
7438 | TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR | 28 | 8 | 36 | - | |
7906 | USO DE DROGAS PSICOTRÓPICAS: FUNDAMENTOS SOBRE OS ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS | 18 | 0 | 18 | - | |
9725 | [MULTICAMPI] PESQUISA EM PÚBLICO: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS | 30 | 30 | 60 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |