MATRIZ CURRICULAR
Campus: ZONA LESTE
Curso: ABI GEOGRAFIA - MATUTINO - (2249)
Matriz: 000001 - EM EXTINÇÃO
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 30 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8659 | ANÁLISE GEOGRÁFICA | 30 | 30 | 60 | - | |
8664 | CARTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES DO MUNDO | 15 | 15 | 30 | - | |
8663 | CIDADES VIVIDAS, CIDADES IMAGINADAS | 30 | 30 | 60 | - | |
8665 | CULTURAS DA CIDADE | 0 | 30 | 30 | - | |
8662 | EMERGÊNCIA URBANA: DEBATES SOBRE AS CIDADES | 30 | 0 | 30 | - | |
8660 | PRÁTICAS GEOGRÁFICAS PEDAGÓGICAS E PROFISSIONAIS PROGRAMADAS I | 0 | 60 | 60 | 30 | |
8661 | RECONHECIMENTO DA GEOGRAFIA DA CIDADE | 15 | 15 | 30 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 498 hora(s)
Carga horária extensão: 40 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
8673 | A CARACTERIZAÇÃO DO RURAL E DO URBANO: A RELAÇÃO CIDADE/CAMPO | 30 | 0 | 30 | - | |
8675 | DINÂMICA DO RELEVO E REDE DE DRENAGEM PARA ESTUDOS DE GEOGRAFIA | 30 | 30 | 60 | 20 | |
8676 | ELEMENTOS BÁSICOS DA CARTOGRAFIA PARA GEOGRAFIA | 30 | 30 | 60 | - | |
8642 | ELETIVA - CIDADES: LINGUAGENS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS URBANAS | 30 | 30 | 60 | - | |
9430 | ELETIVA - EDUCAÇÃO E CULTURA: IDENTIDADE E PODER POPULAR | 30 | 30 | 60 | - | |
9315 | ELETIVA - NEOLIBERALISMO NA QUEBRADA: NEGOCIAÇÃO, TRADUÇÃO E RESISTÊNCIA | 30 | 30 | 60 | - | |
9314 | ELETIVA - RESISTÊNCIA E INSURGÊNCIA NA URBANIZAÇÃO CAPITALISTA BRASILEIRA | 30 | 30 | 60 | - | |
8678 | EXPO E FÓRUM DE DEBATES ANUAL - 1° ANO | 0 | 18 | 18 | - | |
8677 | PRÁTICAS GEOGRÁFICAS PEDAGÓGICAS E PROFISSIONAIS PROGRAMADAS II | 20 | 40 | 60 | 20 | |
8674 | TERRITÓRIOS HÍBRIDOS: QUESTÕES AGRÁRIAS E URBANAS CONTEMPORÂNEAS | 0 | 30 | 30 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |