MATRIZ CURRICULAR
Campus: BAIXADA SANTISTA
Curso: PSICOLOGIA - INTEGRAL - (783)
Matriz: 000004 - INATIVA
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 500 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2135 | CONSTITUIÇÃO E EMERGÊNCIA DO PSICOLÓGICO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | 44 | 16 | 60 | - | |
2110 | DO ÁTOMO À CÉLULA | 180 | 60 | 240 | - | |
2112 | INDIVÍDUO, CULTURA E SOCIEDADE | 45 | 15 | 60 | - | |
2375 | SAÚDE COMO PROCESSO: CONTEXTOS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS I | 16 | 64 | 80 | - | |
2134 | TENDÊNCIAS ATUAIS EM PSICOLOGIA: UM PANORAMA DA PROFISSÃO HOJE | 44 | 16 | 60 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 424 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2373 | CONSTITUIÇÃO E EMERGÊNCIA DO PSICOLÓGICO: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E CONTEMPORANEIDADE | 30 | 30 | 60 | - | |
4796 | EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - INGRESSANTE | 0 | 4 | 4 | - | |
2470 | MÓDULO DOS TECIDOS AOS SISTEMAS I | 100 | 60 | 160 | - | |
2237 | PSICOLOGIA E SAÚDE | 30 | 30 | 60 | - | |
2376 | SAÚDE COMO PROCESSO: CONTEXTOS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS II | 32 | 48 | 80 | - | |
2483 | TRABALHO, CORPO E SIGNIFICADO | 40 | 20 | 60 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 580 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2326 | CONSTITUIÇÃO DO HUMANO E SUAS TEMPORALIDADES | 30 | 10 | 40 | - | |
2469 | MÓDULO DOS TECIDOS AOS SISTEMAS II | 145 | 55 | 200 | - | |
2218 | NEUROCIÊNCIAS I | 48 | 12 | 60 | - | |
2327 | PRÁTICA CLÍNICA INTEGRADA: ANÁLISE DE DEMANDAS E NECESSIDADES EM SAÚDE | 16 | 64 | 80 | - | |
2361 | PRÁTICAS SUPERVISIONADAS EM PSICOLOGIA E SAÚDE I | 8 | 32 | 40 | - | |
2186 | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | 80 | - | |
2369 | PSICOLOGIA, IDEOLOGIA E CULTURA | 30 | 10 | 40 | - | |
2189 | TEORIA FREUDIANA SOBRE NEUROSE E SEXUALIDADE | 32 | 8 | 40 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 500 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2368 | CLÍNICA INTEGRADA: ATUAÇÃO EM GRUPOS POPULACIONAIS | 16 | 64 | 80 | - | |
2820 | ESTIGMA, PRECONCEITO E DIREITOS | 25 | 15 | 40 | - | |
2185 | FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO ADOECIMENTO HUMANO | 68 | 12 | 80 | - | |
2264 | NEUROCIÊNCIAS II | 64 | 16 | 80 | - | |
2814 | PRÁTICAS SUPERVISIONADAS EM PSICOLOGIA E SAÚDE II | 10 | 30 | 40 | - | |
2812 | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: MOTIVAÇÃO E PERCEPÇÃO | 54 | 6 | 60 | - | |
2544 | PSICOLOGIA SOCIAL E DO TRABALHO | 24 | 16 | 40 | - | |
2188 | PSICOLOGIA, IDEOLOGIA E CULTURA II | 24 | 16 | 40 | - | |
2330 | TEORIA FREUDIANA: NARCISISMO, CASTRAÇÃO, FEMINILIDADE E CULTURA | 24 | 16 | 40 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 360 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2547 | ESCOLAS DA PSICANÁLISE | 32 | 8 | 40 | - | |
2813 | ÉTICA | 40 | 0 | 40 | - | |
2630 | METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA | 30 | 10 | 40 | - | |
2545 | PSICODIAGNÓSTICO I | 40 | 20 | 60 | - | |
2924 | PSICOLOGIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL I | 40 | 0 | 40 | - | |
2370 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I | 50 | 30 | 80 | - | |
2540 | PSICOLOGIA E HUMANISMO I | 60 | 0 | 60 | - |
6º Termo
Carga horária UC's: 460 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2811 | CLINICA INTEGRADA: PRODUÇÃO DE CUIDADO | 8 | 72 | 80 | - | |
2536 | GRUPOS E INSTITUIÇÕES I | 45 | 15 | 60 | - | |
3402 | PRÁTICAS SUPERVISIONADAS EM PSICOLOGIA E SAÚDE III | 10 | 30 | 40 | - | |
2810 | PSICODIAGNÓSTICO II | 30 | 30 | 60 | - | |
3370 | PSICOLOGIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL II | 60 | 0 | 60 | - | |
2542 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II | 25 | 15 | 40 | - | |
2546 | PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 60 | 0 | 60 | - | |
2816 | PSICOLOGIA E HUMANISMO II | 60 | 0 | 60 | - |
7º Termo
Carga horária UC's: 500 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2937 | ESTÁGIO BÁSICO INTERDISCIPLINAR I | 40 | 80 | 120 | - | |
2818 | GRUPOS E INSTITUIÇÕES II | 45 | 15 | 60 | - | |
2926 | PESQUISA E ESTATÍSTICA EM PSICOLOGIA I | 40 | 0 | 40 | - | |
2927 | PSICODINÂMICA | 48 | 12 | 60 | - | |
2928 | PSICOLOGIA E COMUNIDADE I | 30 | 10 | 40 | - | |
2817 | PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II | 40 | 20 | 60 | - | |
3396 | PSICOPATOLOGIA | 20 | 20 | 40 | - | |
2925 | PSICOTERAPIA CORPORAL | 40 | 20 | 60 | - | |
3420 | SEMINÁRIO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DE TCC I | 10 | 10 | 20 | - |
8º Termo
Carga horária UC's: 380 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
3418 | ESTÁGIO BÁSICO INTERDISCIPLINAR II | 40 | 80 | 120 | - | |
3794 | PESQUISA E ESTATÍSTICA EM PSICOLOGIA II | 40 | 0 | 40 | - | |
3077 | PSICOLOGIA E COMUNIDADE II | 30 | 10 | 40 | - | |
3423 | PSICOLOGIA HOSPITALAR E PSICOSSOMÁTICA | 72 | 8 | 80 | - | |
3079 | SAÚDE MENTAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3388 | SEMINÁRIO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DE TCC II | 40 | 0 | 40 | - |
9º Termo
Carga horária UC's: 660 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
3419 | ESTÁGIO ÊNFASE SAÚDE (SUB-ÁREAS ELETIVAS) I | 80 | 460 | 540 | - | |
2922 | PSICOLOGIA E POLÍTICA I | 40 | 0 | 40 | - | |
3078 | PSICOLOGIA E POLÍTICA II | 40 | 0 | 40 | - | |
3422 | SEMINÁRIO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DE TCC III | 10 | 30 | 40 | - |
10º Termo
Carga horária UC's: 421 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Critérios de integralização
Não há critérios de integralização configurados para a matriz.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |