Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: FILOSOFIA BACHARELADO - NOTURNO - (940)

Matriz: 000005 - INATIVA

Estrutura Curricular
1º Termo

Carga horária UC's: 360 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
8550 [FIL] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA 73 17 90 -
8551 [FIL] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS E PRÁTICAS ACADÊMICAS I 73 17 90 -
8553 [FIL] LEITURA FILOSÓFICA DE TEXTOS CLÁSSICOS 73 17 90 -
8554 [FIL] TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA I 73 17 90 -
2º Termo

Carga horária UC's: 270 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2312 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I 90 0 90 -
8552 [FIL] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS E PRÁTICAS ACADÊMICAS II 73 17 90 -
8555 [FIL] TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA II 73 17 90 -
3º Termo

Carga horária UC's: 270 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
2551 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I 90 0 90 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 90 0 90 -
4º Termo

Carga horária UC's: 270 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2692 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I 90 0 90 -
2694 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA I 90 0 90 -
3771 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL 90 0 90 -
5º Termo

Carga horária UC's: 270 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2890 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA 90 0 90 -
2889 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I 90 0 90 -
2891 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II 90 0 90 -
6º Termo

Carga horária UC's: 180 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
3040 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 90 0 90 -
3043 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 90 0 90 -
8º Termo

Carga horária UC's: 200 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
4692 [FIL] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - FILOSOFIA 0 200 200 -
Formação complementar

Carga horária UC's: 9911 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2447 [CSO] ANTROPOLOGIA I 60 0 60 -
9541 [CSO] CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO, FINANCEIRIZAÇÃO E POLÍTICA SOCIAL 60 0 60 -
2448 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 60 0 60 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 90 0 90 -
3075 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE 60 0 60 -
4250 [CSO] ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROTEÇÃO SOCIAL NO BRASIL 60 0 60 -
3073 [CSO] FORMAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL 60 0 60 -
9487 [CSO] INTRODUÇÃO À ECONOMIA 60 0 60 -
2343 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA 60 0 60 -
8832 [CSO] OP - A ESPERA DO FIM DO MUNDO: LEITURAS SOBRE APOCALIPSE E SALVAÇÃO 24 0 24 -
8833 [CSO] OP - ÁLBUNS FONOGRÁFICOS NA CULTURA BRASILEIRA - OS ANOS 1960 20 0 20 -
8834 [CSO] OP - CIÊNCIAS SOCIAIS E LITERATURA 30 0 30 -
8835 [CSO] OP - FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES 30 0 30 -
8836 [CSO] OP - GRANDES MOMENTOS DA POLÍTICA INDIGENISTA E INDÍGENA NO PERÍODO REPUBLICANO 18 0 18 -
8837 [CSO] OP - INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA: UM PANORAMA HISTÓRICO 24 0 24 -
8838 [CSO] OP - INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE: ATÉ ONDE VÃO AS CONVERSAÇÕES E OS DIÁLOGOS? 24 0 24 -
8844 [CSO] OP - PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 36 0 36 -
8839 [CSO] OP - PSICANÁLISE E POLÍTICA: SUBJETIVAÇÃO E CRÍTICA EM SIGMUND FREUD 36 0 36 -
8840 [CSO] OP - PUNIÇÃO E SOCIEDADE: LEITURAS DO ATLÂNTICO NORTE 30 0 30 -
8841 [CSO] OP - SEMINÁRIOS MAX WEBER 18 0 18 -
8842 [CSO] OP - SOCIOLOGIA DAS DISTINÇÕES SOCIAIS: PROBLEMAS DE PESQUISA & COLETA/TRATAMENTO DE DADOS 36 0 36 -
8843 [CSO] OP - UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA - DOWNS E A TEORIA DEMOCRÁTICA 20 0 20 -
9539 [CSO] RELIGIÃO E ESPAÇO PÚBLICO: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS 60 0 60 -
6547 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
7004 [CSO] SOCIOLOGIA IV 60 0 60 -
9377 [FIL] DOMÍNIO CONEXO I 60 0 60 -
9378 [FIL] DOMÍNIO CONEXO II 60 0 60 -
9379 [FIL] DOMÍNIO CONEXO III 60 0 60 -
9380 [FIL] DOMÍNIO CONEXO IV 60 0 60 -
9297 [FIL] ELETIVA FILOSOFIA I (CH 90) 73 17 90 -
9298 [FIL] ELETIVA FILOSOFIA II (CH 90) 73 17 90 -
9299 [FIL] ELETIVA FILOSOFIA III (CH 90) 73 17 90 -
9300 [FIL] ELETIVA FILOSOFIA IV (CH 90) 73 17 90 -
9301 [FIL] ELETIVA FILOSOFIA V (CH 90) 73 17 90 -
9707 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: 18 TESES, 82 PAINÉIS: WARBURG EM BENJAMIN 73 17 90 -
9030 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: A FILOSOFIA DO ROMANCE: HEGEL, LUKÁCS, RANCIÈRE 73 17 90 -
8593 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: ARTE E MODERNIDADE EM WALTER BENJAMIN 73 17 90 -
7628 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: DESEMPACOTANDO MINHA BIBLIOTECA: FIGURAS DO COLECIONADOR NA FILOSOFIA, NA ARTE ENA LITERATURA CONTEMPORÂNEAS 60 0 60 -
9281 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: ESPELHO MUSICAL DO MUNDO, UMA TEORIA DA CANÇÃO. 73 17 90 -
9034 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: FISIOGNOMIA DAS RUÍNAS, W. BENJAMIN E W.G. SEBALD 73 17 90 -
9032 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: FISIOGNOMIA, RETRATO E CARICATURA: ARTE E PSICOLOGIA NA ARTE 73 17 90 -
9278 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: LEITURAS DE KAFKA E BECKETT NA TEORIA CRÍTICA. 73 17 90 -
9510 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: LITERATURA E FOTOGRAFIA EM WALTER BENJAMIN E W. G. SEBALD 73 17 90 -
9701 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: O FUROR: UM MITO PLATÔNICO NA POESIA E NA ARTE QUINHENTISTA 73 17 90 -
9405 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: TEORIA CRÍTICA DA CULTURA E PSICANÁLISE 73 17 90 -
9028 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: "O SIGNIFICADO DA REVOLUÇÃO NO SÉC. XX" 73 17 90 -
9399 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 73 17 90 -
9272 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: GENEALOGIA DO CONCEITO DE NECROPOLÍTICA: ARENDT, FOUCAULT E AGAMBEN LIDOS POR ACHILLE MBEMBE. 73 17 90 -
9700 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: HEGEL, MORALIDADE MODERNA E FIGURAS DO CINISMO CONTEMPORÂNEO 73 17 90 -
8594 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: NATUREZA E CULTURA: OS FENÔMENOS DA ALIENAÇÃO E A SOCIEDADE TECNOLÓGICA 73 17 90 -
9512 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DO CAPÍTULO I DE O CAPITAL, DE KARL MARX 73 17 90 -
9696 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES 73 17 90 -
8597 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, NEUROTECNOLOGIAS E TRANSHUMANISMO: DESAFIOS ÉTICOS E GOVERNANÇA 73 17 90 -
9036 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, NEUROTECNOLOGIAS E TRANSHUMANISMO: DESAFIOS ÉTICOS E GOVERNANÇA. 73 17 90 -
9702 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DIREITOS HUMANOS E GOVERNANÇA 73 17 90 -
9515 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DIREITOS HUMANOS E GOVERNANÇA 73 17 90 -
9401 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: NEUROÉTICA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GOVERNANÇA 73 17 90 -
9275 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: PÓS-HUMANISMO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ÉTICA E GOVERNANÇA 73 17 90 -
8591 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA II: FILOSOFIA DA MATEMÁTICA, UMA ABORDAGEM AVANÇADA PARA PRINCIPIANTES 73 17 90 -
9511 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: COMO A MATEMÁTICA DESCREVE O MUNDO: O DIFÍCIL CAMINHO DA REGRA AO EMPÍRICO 73 17 90 -
9273 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: MODALIDADE E METAFÍSICA. 73 17 90 -
9516 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: A HISTÓRIA DA HISTERIA E O NASCIMENTO DA PSICANÁLISE 73 17 90 -
9704 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: FREUD E A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS 73 17 90 -
9406 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIEDADE E POLÍTICA NA FILOSOFIA DA VIDA 73 17 90 -
9279 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: TEORIA CRÍTICA E PSICANÁLISE. 73 17 90 -
6522 [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO III 75 0 75 -
9402 [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO III: NATUREZA E CULTURA: RELIGIÃO E SOCIEDADE EM TEXTOS FILOSÓFICOS E NA LITERATURA DE DIDEROT E FLAUBERT 73 17 90 -
9519 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: ANÁLISE DE FALÁCIAS E A NOÇÃO DE INFERÊNCIA EM ARISTÓTELES 73 17 90 -
8595 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: CONCEPÇÕES DA FELICIDADE NO MUNDO GRECO-ROMANO 73 17 90 -
9037 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: FIGURAÇÕES DA MORTE NO MITO, NA POESIA E NA FILOSOFIA GREGA ANTIGA 73 17 90 -
8430 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: HILEMORFISMO E TELEOLOGIA EM ARISTÓTELES 60 0 60 -
9697 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: O AMOR E A RETÓRICA NO FEDRO DE PLATÃO 73 17 90 -
9699 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: AS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS DE WITTGENSTEIN, EM CONTRAPOSIÇÃO A PLATÃO, DESCARTES E KANT 73 17 90 -
9031 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FEMINISMO E FILOSOFIA 73 17 90 -
9698 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FEMINISMOS DECOLONIAIS DO SUL GLOBAL 73 17 90 -
9518 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FILOSOFIA BERGSONIANA: INCURSÕES 73 17 90 -
9404 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FILOSOFIA DAS FORMAS SIMBÓLICAS 73 17 90 -
8590 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: HUMANO, DEMASIADO HUMANO E PARA ALÉM DE BEM E MAL DE NIETZSCHE 90 0 90 -
9403 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: LIBERDADE E ALTERIDADE EM SIMONE DE BEAUVOIR 73 17 90 -
7565 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA II: TEMAS ÉTICOS EM MONTAIGNE 60 0 60 -
9276 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA: COPÉRNICO E A NOVA RAZÃO DO MUNDO. 73 17 90 -
8596 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA: DOS DEVERES DE CÍCERO E DA INCOMODIDADE DA GRANDEZA DE MONTAIGNE 73 17 90 -
9703 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA: GALILEU GALILEI, FILOSOFIA E CIÊNCIA 73 17 90 -
9302 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL (ELETIVA) 73 17 90 -
9274 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE: AVERRÓIS E SUA OBRA ¿DISCURSO DECISIVO¿. 73 17 90 -
9277 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA: "IBN PAQUDA E A NECESSIDADE DA RAZÃO E DA FILOSOFIA" 73 17 90 -
9513 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL: A QUESTÃO DA MATÉRIA NO PENSAMENTO JUDAICO MEDIEVAL 73 17 90 -
9400 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL: AVERRÓIS E SUA OBRA ¿DISCURSO DECISIVO¿ 73 17 90 -
9705 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL: IBN GABIROL E A MEDICINA DA ALMA 73 17 90 -
9520 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL: O PENSAMENTO DE DUNS ESCOTO 73 17 90 -
9706 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: ESPINOSA 73 17 90 -
9033 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: KANT E O MÉTODO DA FILOSOFIA 73 17 90 -
9517 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: MÚSICA E LINGUAGEM EM J.-J. ROUSSEAU 73 17 90 -
9280 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: MÚSICA E LINGUAGEM EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU. 73 17 90 -
9514 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: O DISCURSO MONARCÔMACO ANTIABSOLUTISTA DOS ENSAIOS: MONTAIGNE X JEAN BODIN 73 17 90 -
8592 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: SEMINÁRIO DE LEITURA DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT 73 17 90 -
9398 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA. MODERNA: KANT E A DEDUÇÃO B 73 17 90 -
8846 [FIL] OP - ELEMENTOS DE PSICANÁLISE E POLÍTICA 24 0 24 -
8805 [FIL] OP - FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA - "WITTGENSTEIN E A REVISÃO DO CONCEITO DE `OBJETIVIDADE`". 24 0 24 -
8847 [FIL] OP - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 18 0 18 -
8848 [FIL] OP - FILÓSOFOS E SEUS ESCRITOS VISIONÁRIOS 30 0 30 -
8850 [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA 36 0 36 -
8851 [FIL] OP - HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA (NIETZSCHE: TEORIA DO CONHECIMENTO E MORAL) 36 0 36 -
8806 [FIL] OP - HISTÓRIA DO CETICISMO ANTIGO 36 0 36 -
8852 [FIL] OP - INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA RAZÃO PURA, DE KANT 18 0 18 -
8804 [FIL] OP - JUSTIÇA E PSICOLOGIA NA REPÚBLICA DE PLATÃO 20 0 20 -
8853 [FIL] OP - MATEMÁTICA E FILOSOFIA: UMA INTRODUÇÃO 36 0 36 -
8854 [FIL] OP - MICHELANGELO E A ESTÉTICA DO RENASCIMENTO 20 0 20 -
8855 [FIL] OP - POESIA E JUSTIÇA NA REPÚBLICA DE PLATÃO 20 0 20 -
9029 [FIL] TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA: CAPITALISMO APOCALÍPTICO 73 17 90 -
9695 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO: ANÁLISE CONCEITUAL DO CONHECIMENTO 73 17 90 -
9035 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO À "CRÍTICA DA RAZÃO PURA" DE IMMANUEL KANT 73 17 90 -
3284 [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE 60 0 60 -
8415 [HAR] ARTE E MITOLOGIA CLÁSSICA: DO MUNDO ANTIGO AO MODERNO 60 0 60 -
3019 [HAR] ARTE OCIDENTAL II: SÉCULO XX 60 0 60 -
3282 [HAR] ARTE OCIDENTAL III: ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA 60 0 60 -
2988 [HAR] FILOSOFIA DA ARTE E ESTÉTICA 60 0 60 -
3926 [HAR] IMAGEM E CIÊNCIA 60 0 60 -
2989 [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
3285 [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
8856 [HAR] OP - ANTROPOLOGIA DAS COISAS: MERCADORIAS, OBRAS DE ARTE E OUTROS OBJETOS 18 0 18 -
8857 [HAR] OP - ARTE, VIOLÊNCIA, AUTORITARISMO E TOTALITARISMO 24 0 24 -
8859 [HAR] OP - CINEMA JAPONÊS EM DIÁLOGO 20 0 20 -
8808 [HAR] OP - CONSTRUINDO PONTES: DA ACADEMIA PARA O INSTAGRAM 36 0 36 -
8865 [HAR] OP - CURADORIA DIGITAL: LIMITES, POSSIBILIDADES, DESAFIOS. 36 0 36 -
8860 [HAR] OP - ETNOGRAFIAS PERFORMATIVAS EM ISOLAMENTO: INVESTIGAÇÕES MUSICAIS SOBRE O MUNDO TÃO DESIGUAL 36 0 36 -
8861 [HAR] OP - FOTOGRAFIA NO MÉXICO ¿ INSTITUIÇÕES, DISCURSOS E ALTERIDADES 20 0 20 -
8809 [HAR] OP - GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE NA CULTURA DE MASSAS 36 0 36 -
8810 [HAR] OP - HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES - LEITURAS E DEBATES 24 0 24 -
8866 [HAR] OP - O CLAUSTRO E OUTROS TEMAS ATUAIS A PARTIR DA DRAMATURGIA BRASILEIRA 36 0 36 -
8862 [HAR] OP - OLHAR, DESCREVER, ANALISAR ¿ ESTUDO DIRIGIDO SOBRE OS GÊNEROS ARTÍSTICOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX 36 0 36 -
8863 [HAR] OP - PATRIMÔNIO E RESISTÊNCIA: ENTRE DISCURSOS E POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO 36 0 36 -
8864 [HAR] OP - REPRESENTAÇÕES GENÉRICO-SEXUAIS NOS VIDEOCLIPES: HISTÓRIA, CONTEXTO PRODUTIVO E ANÁLISE 20 0 20 -
8811 [HAR] OP - RISO, POLÍTICA E AFETOS 20 0 20 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
2556 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL III 60 0 60 -
3017 [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL 60 0 60 -
9261 [HIS] MUNDOS DO TRABALHO NO BRASIL DO SÉC. XX 60 0 60 -
8867 [HIS] OP - ÁFRICAS EM MOVIMENTO: SONS, TEXTOS E IMAGENS 36 0 36 -
8868 [HIS] OP - HISTÓRIA DO IMPÉRIO ÁRABE-ISLÂMICO: OS SÉCULOS INICIAIS (VII-VIII) 36 0 36 -
8869 [HIS] OP - INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA DA ÉPOCA MODERNA 24 0 24 -
8807 [HIS] OP - PROBLEMAS DE HISTÓRIA MODERNA 36 0 36 -
8870 [HIS] OP - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MODERNA 20 0 20 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 60 0 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 60 0 60 -
5442 [LET] LÍNGUA GREGA I 60 0 60 -
6289 [LET] LÍNGUA GREGA II 60 0 60 -
8112 [LET] LITERATURA FRANCESA I - PANORAMA 45 15 60 -
8845 [LET] OP - DISCURSO E TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL 30 0 30 -
8812 [LET] OP - EDUCAÇÃO DE SURDOS: O FAZER PEDAGÓGICO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO BILINGUE 20 0 20 -
8871 [LET] OP - LETRAS À MESA: AS DIMENSÕES DO ATO DE COMER NA LITERATURA 36 0 36 -
8872 [LET] OP - VOZ NEGRA NA LITERATURA E NA POLÍTICA : LUIZ GAMA (1830-1882), DE EX-ESCRAVO A ¿AUTOR¿ 20 0 20 -
8873 [PED] OP - ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: DESAFIO, LIMITES E PERSPECTIVAS 36 0 36 -
8874 [PED] OP - ARQUITETURA ESCOLAR E A DIMENSÃO EDUCATIVA DO ESPAÇO 20 0 20 -
8813 [PED] OP - DESENVOLVIMENTO MORAL: SEGUNDO A PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET (PRIMEIROS ESTUDOS) 20 0 20 -
8875 [PED] OP - ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DAS ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL 32 0 32 -
8876 [PED] OP - FEMINISMOS CONTRA-HEGEMÔNICOS: RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES NUMA NAÇÃO PRETENSAMENTE EMBRANQUECIDA 32 0 32 -
8815 [PED] OP - INTRODUÇÃO À TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON 20 0 20 -
8814 [PED] OP - O PROCESSO DE REESCRITA COMO ESTÍMULO PARA REFLEXÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE DE LINGUAGEM 20 0 20 -
8877 [PED] OP - QUESTÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO CULTURAL PARA CRIANÇAS 36 0 36 -
8878 [PED] OP - TEMAS CLÁSSICOS E EMERGENTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO 20 0 20 -
Critérios de integralização
Critério Tipo UC Expressão Carga Horária Mínima Carga Horária Máxima Carga Horária p/ Total
Nenhum registro encontrado.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS