MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: PEDAGOGIA - NOTURNO - (951)
Matriz: 000004 - INATIVA
Estrutura Curricular
Formação complementar
Carga horária UC's: 22510 hora(s)
Carga horária extensão: 244 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7863 | DOMÍNIO CONEXO I | 60 | 0 | 60 | - | |
7864 | DOMÍNIO CONEXO II | 60 | 0 | 60 | - | |
7857 | ELETIVA I | 75 | 0 | 75 | - | |
7858 | ELETIVA II | 75 | 0 | 75 | - | |
7859 | ELETIVA III | 75 | 0 | 75 | - | |
7860 | ELETIVA IV | 75 | 0 | 75 | - | |
7861 | ELETIVA V | 75 | 0 | 75 | - | |
7862 | ELETIVA VI | 75 | 0 | 75 | - | |
7615 | ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA CULTURA | 60 | 0 | 60 | - | |
4982 | LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS | 60 | 0 | 60 | - | |
5203 | LITERATURA DE TESTEMUNHO E CINEMA DOCUMENTÁRIO: REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DITATORIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7296 | PENSAMENTO SISTÊMICO | 60 | 0 | 60 | - | |
5909 | [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
2447 | [CSO] ANTROPOLOGIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2911 | [CSO] ANTROPOLOGIA POLÍTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
8047 | [CSO] ANTROPOLOGIA PÓS-HUMANA E ECOLOGIAS COMPARADAS | 60 | 0 | 60 | - | |
3322 | [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2448 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2601 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II : TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
3923 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 90 | 0 | 90 | - | |
3075 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 60 | 0 | 60 | - | |
4253 | [CSO] CULTURA AFRO-BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
4442 | [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM | 60 | 0 | 60 | - | |
5195 | [CSO] DIFERENÇA, DESIGUALDADE E DISTINÇÃO: USOS SOCIAIS DA CULTURA E FORMAÇÃO DE BARREIRAS SIMBÓLICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
5404 | [CSO] DIREITOS HUMANOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3733 | [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3323 | [CSO] HEGEMONIA E COERÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
5405 | [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA | 60 | 0 | 60 | - | |
8122 | [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
6178 | [CSO] IMAGEM, SUBJETIVIDADE E TEORIA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2598 | [CSO] INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
2350 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2344 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2343 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2345 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3731 | [CSO] JUVENTUDE E PRÁTICAS CULTURAIS NA METRÓPOLE | 60 | 0 | 60 | - | |
3324 | [CSO] LEITURAS DO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
7686 | [CSO] LUTAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3326 | [CSO] MARKETING ELEITORAL | 60 | 0 | 60 | - | |
5733 | [CSO] MEIO AMBIENTE, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA | 60 | 0 | 60 | - | |
5198 | [CSO] MODERNIDADE, RELIGIÃO E ESPAÇO PÚBLICO | 60 | 0 | 60 | - | |
5196 | [CSO] MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
4999 | [CSO] MOVIMENTOS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 | 60 | 0 | 60 | - | |
4578 | [CSO] NOÇÃO DE PESSOA E CORPO NAS SOCIEDADES INDÍGENAS | 60 | 0 | 60 | - | |
2908 | [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2914 | [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
2603 | [CSO] PESQUISA I : EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
2728 | [CSO] PESQUISA II : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
2909 | [CSO] PESQUISA III : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
7999 | [CSO] POLÍTICA, SOCIEDADE E DIREITO EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
5913 | [CSO] POVOS INDÍGENAS E POLÍTICAS DA DIFERENÇA | 60 | 0 | 60 | - | |
4592 | [CSO] RELIGIÕES EM FOCO | 60 | 0 | 60 | - | |
4593 | [CSO] REPRESENTAÇÃO EM PARTIDOS POLÍTICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
4185 | [CSO] SEMINÁRIOS DE LEITURA DIRIGIDA | 60 | 0 | 60 | - | |
4252 | [CSO] SOCIOLOGIA DA CULTURA: TEORIAS CONTEMPORÂNEAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7685 | [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
2739 | [CSO] SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE | 60 | 0 | 60 | - | |
5199 | [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA | 60 | 0 | 60 | - | |
7043 | [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA E DO CONFLITO | 60 | 0 | 60 | - | |
3921 | [CSO] SOCIOLOGIA DO TRABALHO | 60 | 0 | 60 | - | |
6547 | [CSO] SOCIOLOGIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2449 | [CSO] SOCIOLOGIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2602 | [CSO] SOCIOLOGIA II | 60 | 0 | 60 | - | |
2726 | [CSO] SOCIOLOGIA III | 60 | 0 | 60 | - | |
2907 | [CSO] SOCIOLOGIA NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
4595 | [CSO] TEORIA POLÍTICA E FEMINISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
5473 | [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO | 60 | 0 | 60 | - | |
4248 | [CSO] TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
2692 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
2890 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 90 | 0 | 90 | - | |
8139 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: DO HOMEM-MÁQUINA AO TRANSHUMANISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
2694 | [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
3040 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS | 90 | 0 | 90 | - | |
4589 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III | 60 | 0 | 60 | - | |
5747 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: FREUD E O LIVRO DOS SONHOS - UMA INCURSÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3774 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS IV | 60 | 0 | 60 | - | |
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2276 | [FIL] FILOSOFIA GERAL I | 67 | 23 | 90 | - | |
6141 | [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO I | 60 | 0 | 60 | - | |
2551 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I | 90 | 0 | 90 | - | |
5743 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA II: DESTINO E AÇÃO SEGUNDO O ANTIGO ESTOICISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
2760 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA III | 60 | 0 | 60 | - | |
3275 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
3043 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I | 90 | 0 | 90 | - | |
2894 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III | 60 | 0 | 60 | - | |
8030 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: RECEPÇÃO FILOSÓFICA DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
2889 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I | 90 | 0 | 90 | - | |
3045 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA II | 60 | 0 | 60 | - | |
4235 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE I | 60 | 0 | 60 | - | |
3046 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE II | 60 | 0 | 60 | - | |
3522 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE III | 60 | 0 | 60 | - | |
3775 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4958 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA II: NEOPLATONISMO MEDIEVAL E RENASCENTISTA I | 60 | 0 | 60 | - | |
4236 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA III | 60 | 0 | 60 | - | |
2761 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL LATINA II | 60 | 0 | 60 | - | |
2312 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I | 90 | 0 | 90 | - | |
2891 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II | 90 | 0 | 90 | - | |
7021 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA III: INTRODUÇÃO À FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL | 60 | 0 | 60 | - | |
3350 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA V | 60 | 0 | 60 | - | |
2279 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
2311 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSÍCOS II | 67 | 23 | 90 | - | |
4879 | [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: LEITURAS DO FORA | 60 | 0 | 60 | - | |
5094 | [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
2275 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I | 90 | 0 | 90 | - | |
3284 | [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3928 | [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
3927 | [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
5112 | [HAR] ARTE NO BRASIL: TEMAS E ABORDAGENS | 60 | 0 | 60 | - | |
3019 | [HAR] ARTE OCIDENTAL II: SÉCULO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
3282 | [HAR] ARTE OCIDENTAL III: ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3589 | [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO | 60 | 0 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
4242 | [HAR] DESIGN E PROPAGANDA | 60 | 0 | 60 | - | |
5375 | [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
2988 | [HAR] FILOSOFIA DA ARTE E ESTÉTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
4182 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
6531 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE NA AMÉRICA DO SUL | 60 | 0 | 60 | - | |
4599 | [HAR] HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
3587 | [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3020 | [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
3926 | [HAR] IMAGEM E CIÊNCIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2989 | [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3018 | [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE I | 150 | 0 | 150 | - | |
5729 | [HAR] MEMÓRIA VISUAL DE SÃO PAULO | 60 | 0 | 60 | - | |
3285 | [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO | 60 | 0 | 60 | - | |
3590 | [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
5376 | [HAR] UMA BREVE HISTÓRIA DO RETRATO: DO MUNDO ANTIGO AO SÉCULO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
3256 | [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2896 | [HIS] HISTÓRIA ANTIGA | 60 | 0 | 60 | - | |
2557 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2706 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II | 60 | 0 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2269 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2442 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II | 60 | 0 | 60 | - | |
3258 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
2266 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I | 60 | 0 | 60 | - | |
2443 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II | 60 | 0 | 60 | - | |
2556 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL III | 60 | 0 | 60 | - | |
2713 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV | 60 | 0 | 60 | - | |
3594 | [HIS] HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7276 | [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE | 60 | 0 | 60 | - | |
3252 | [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3017 | [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2271 | [HIS] HISTÓRIA MODERNA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2444 | [HIS] HISTÓRIA MODERNA II | 60 | 0 | 60 | - | |
4272 | [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO | 60 | 0 | 60 | - | |
3595 | [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4237 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2268 | [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
2445 | [HIS] LABORATORIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2558 | [HIS] LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA II | 60 | 0 | 60 | - | |
5310 | [HIS] LEITORES E LEITURAS DO BRASIL: QUESTÕES DE CULTURA E EDUCAÇÃO (XIX - XX) | 60 | 0 | 60 | - | |
4251 | [HIS] PATRIMONIALIZAÇÃO E ESCRITA | 60 | 0 | 60 | - | |
3381 | [HIS] REPRESENTAÇÕES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA: DIÁLOGOS ENTRE ÉTICAS E ESTÉTICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
2901 | [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I | 75 | 0 | 75 | - | |
7014 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LIII: O CONTEMPORÂNEO NO ENSINO DE HISTÓRIA - PRESSUPOSTOS E LINGUAGENS | 60 | 0 | 60 | - | |
3592 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XIV: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5906 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLI: PRATICAS DE ESPAÇO E LUGARES DE PODER: HISTÓRIA, ESCOLA E CIDADE | 60 | 0 | 60 | - | |
4276 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIV: HISTORIOGRAFIA DOS PROCESSOS DE DESCOLONIZAÇÃO EM ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
4954 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIX: HISTÓRIA AMBIENTAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4572 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVI: ENSINO E PESQUISA DA HISTÓRIA DA ÁFRICA - DIRETRIZES TEMÁTICAS E CURRICULARES | 60 | 0 | 60 | - | |
4575 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVIII: CULTURAS AFRO-AMERICANAS E CARIBENHAS | 60 | 0 | 60 | - | |
5382 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXVII: RELIGIÕES AFRICANAS NO SÉCULO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
5719 | [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA | 60 | 0 | 60 | - | |
6339 | [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
5197 | [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3617 | [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
3095 | [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA I | 60 | 0 | 60 | - | |
5202 | [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
6298 | [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
3023 | [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA | 30 | 0 | 30 | - | |
4597 | [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
3083 | [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 60 | 0 | 60 | - | |
2992 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
6284 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 60 | 0 | 60 | - | |
2994 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 60 | 0 | 60 | - | |
2993 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
3725 | [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
2991 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | 60 | 0 | 60 | - | |
3021 | [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II | 60 | 0 | 60 | - | |
3909 | [LET] LIBRAS | 0 | 30 | 30 | - | |
3880 | [LET] LÍNGUA INGLESA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3620 | [LET] LÍNGUA INGLESA III | 60 | 0 | 60 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3354 | [LET] LINGUA PORTUGUESA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3623 | [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II | 60 | 0 | 60 | - | |
6314 | [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
3352 | [LET] LINGUISTICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3614 | [LET] LINGUÍSTICA II | 30 | 0 | 30 | - | |
4841 | [LET] LINGUISTICA III | 60 | 0 | 60 | - | |
3876 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA I | 60 | 0 | 60 | - | |
3622 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA III | 60 | 0 | 60 | - | |
3936 | [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
4616 | [LET] LITERATURA ESPANHOLA III | 60 | 0 | 60 | - | |
3355 | [LET] LITERATURA PORTUGUESA I | 60 | 0 | 60 | - | |
6370 | [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
6537 | [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: POESIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3603 | [LET] MITO E LITERATURA CLÁSSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6342 | [LET] MORFOLOGIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5407 | [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
4223 | [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE | 30 | 0 | 30 | - | |
5184 | [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS | 60 | 0 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6293 | [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
5985 | [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
5415 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
4239 | [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
5151 | [PED] A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 75 | 0 | 75 | - | |
3931 | [PED] A CRIANÇA NA METRÓPOLE: SOCIALIZAÇÕES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES | 75 | 0 | 75 | - | |
6222 | [PED] A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA PLANETÁRIA. | 75 | 0 | 75 | - | |
4577 | [PED] A FORMAÇÃO HUMANA SEGUNDO A TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
6219 | [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
5150 | [PED] AÇÕES AFIRMATIVAS E DIREITOS HUMANOS | 75 | 0 | 75 | - | |
7356 | [PED] ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: MUSEUS DE CIÊNCIA E TRABALHO DE CAMPO | 75 | 0 | 75 | - | |
2717 | [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 75 | 0 | 75 | - | |
6503 | [PED] AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA INTRODUÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
5314 | [PED] ASPECTOS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO GEORGE STEINER E EDWARD SAID | 75 | 0 | 75 | - | |
4693 | [PED] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PEDAGOGIA | 0 | 105 | 105 | - | |
6753 | [PED] BRINCAR E EDUCAÇÃO: TEORIAS, EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS | 75 | 0 | 75 | - | |
6217 | [PED] BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 75 | 0 | 75 | - | |
4833 | [PED] BRINQUEDOTECA, BRINQUEDO E CULTURA: AS POSSIBILIDADES DA BRINCADEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
7656 | [PED] CAPITALISMO, ESQUIZOFRENIA E EDUCAÇÃO: O PENSAMENTO DE FELIX GUATTARI | 75 | 0 | 75 | - | |
7039 | [PED] COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 75 | 0 | 75 | - | |
4834 | [PED] CRIANÇAS E INFÂNCIAS: O LUGAR E AS PERSPECTIVAS DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM AMBIENTES INSTITUCIONAIS | 75 | 0 | 75 | - | |
3548 | [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
4265 | [PED] DESENVOLVIMENTO MORAL: DA REGULAÇÃO EXTERNA À AUTORREGULAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | 20 | |
2715 | [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
3778 | [PED] DIDÁTICA E QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS DA ATIVIDADE DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
2897 | [PED] DIDÁTICA GERAL | 75 | 0 | 75 | - | |
3320 | [PED] EDUCAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA | 75 | 0 | 75 | 20 | |
3394 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 75 | 0 | 75 | - | |
6233 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS | 75 | 0 | 75 | 7 | |
7357 | [PED] EDUCAÇÃO E TRABALHO | 75 | 0 | 75 | - | |
3738 | [PED] EDUCAÇÃO ESCOLAR E CULTURA | 75 | 0 | 75 | - | |
7543 | [PED] EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
3037 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3933 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA | 75 | 0 | 75 | - | |
6224 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | 20 | |
8453 | [PED] EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIAS E ARTE | 75 | 0 | 75 | - | |
7569 | [PED] EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTEXTOS E PRÁTICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
7936 | [PED] EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | 75 | 0 | 75 | 20 | |
3030 | [PED] EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
7292 | [PED] EDUCAÇÃO, CULTURA E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA | 75 | 0 | 75 | - | |
4266 | [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA | 75 | 0 | 75 | - | |
5765 | [PED] ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 75 | 0 | 75 | - | |
5757 | [PED] ENSINO E VULNERABILIDADES INFANTIS: PERSPECTIVAS SÓCIO ANTROPOLÓGICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
5756 | [PED] ENTRE TEXTOS E LEITORES: A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR | 75 | 0 | 75 | - | |
5897 | [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL | 75 | 0 | 75 | - | |
2272 | [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
3726 | [PED] ESTUDOS DO LETRAMENTO E ENSINO | 75 | 0 | 75 | - | |
5898 | [PED] ESTUDOS SOBRE MAKARENKO E O POEMA PEDAGÓGICO | 75 | 0 | 75 | - | |
3395 | [PED] EXCLUSÃO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA SOCIO-HISTORICA | 75 | 0 | 75 | - | |
4268 | [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES PLÁSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
4269 | [PED] EXPRESSÃO MUSICAL: RÍTMICA E RITMOS - ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EJA | 75 | 0 | 75 | - | |
4729 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
4835 | [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
7291 | [PED] FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | 20 | |
2741 | [PED] FUNDAMENTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DO DISCURSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | - | |
3319 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE | 37 | 38 | 75 | - | |
3318 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA | 53 | 22 | 75 | 7 | |
2885 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA | 75 | 0 | 75 | - | |
2886 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA I | 75 | 0 | 75 | 10 | |
3034 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA II | 75 | 0 | 75 | - | |
3317 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS I | 75 | 0 | 75 | 20 | |
3546 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS II | 75 | 0 | 75 | 20 | |
2646 | [PED] FUNDAMENTOS TEORICO-PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA | 75 | 0 | 75 | - | |
2899 | [PED] GENEALOGIA DOS SUJEITOS (A)NORMAIS EM FOUCAULT | 75 | 0 | 75 | - | |
3033 | [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES | 75 | 0 | 75 | - | |
6221 | [PED] GESTÃO EDUCACIONAL: ENTRE PRESCRIÇÕES, FORMAÇÃO DE QUADROS E COTIDIANO ESCOLAR | 75 | 0 | 75 | - | |
7360 | [PED] HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS NO BRASIL | 75 | 0 | 75 | - | |
5896 | [PED] HISTÓRIA DAS CULTURAS E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
8119 | [PED] HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA | 75 | 0 | 75 | - | |
2270 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2301 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | 20 | |
2740 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA PROFISSÃO DOCENTE | 75 | 0 | 75 | - | |
5311 | [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS | 75 | 0 | 75 | - | |
7359 | [PED] INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
2267 | [PED] INTRODUÇÃO AO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
8452 | [PED] JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR | 75 | 0 | 75 | - | |
6220 | [PED] JOGOS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS | 75 | 0 | 75 | - | |
3316 | [PED] LABORATÓRIO DE PESQUISA EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
6223 | [PED] LEITURA DE CLÁSSICOS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
3393 | [PED] LEITURAS E LEITORES DE MICHEL FOUCAULT | 75 | 0 | 75 | - | |
7935 | [PED] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
3736 | [PED] LITERATURA, INFÂNCIA E ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2884 | [PED] METODOLOGIA DA PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
5894 | [PED] MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 75 | 0 | 75 | - | |
5313 | [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL | 75 | 0 | 75 | - | |
6504 | [PED] NEGROS, INDÍGENAS E CONFLITOS: NARRATIVAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA | 75 | 0 | 75 | - | |
7544 | [PED] O CURRÍCULO DA CIDADE E A ESCOLA PÚBLICA: PAISAGEM E TERRITÓRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 75 | 0 | 75 | - | |
6755 | [PED] O PROFESSOR E AS VULNERABILIDADES INFANTIS: PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
6230 | [PED] ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 67 | 8 | 75 | 20 | |
7660 | [PED] PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO CIDADÃ NA ESCOLA PÚBLICA | 75 | 0 | 75 | - | |
2302 | [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3032 | [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
7937 | [PED] PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE SONORO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS - PESQUISA, ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS | 75 | 0 | 75 | - | |
6232 | [PED] POLITICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 67 | 8 | 75 | - | |
7938 | [PED] POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA | 75 | 0 | 75 | - | |
2300 | [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
3036 | [PED] POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TRABALHO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR | 75 | 0 | 75 | - | |
2575 | [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
8118 | [PED] PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
6218 | [PED] PRÁTICAS DE LETRAMENTO E INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - | |
2295 | [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS I | 16 | 24 | 40 | - | |
2304 | [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS II | 20 | 30 | 50 | - | |
2577 | [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS III | 24 | 36 | 60 | - | |
2729 | [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS IV | 24 | 36 | 60 | 20 | |
7038 | [PED] PRECONCEITO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | - | |
4271 | [PED] PROJETOS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM INTEGRADOS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2574 | [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3737 | [PED] PSICANÁLISE, INFÂNCIA E MAL-ESTAR NA ATUALIDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
2273 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
3314 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
4267 | [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
2898 | [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2900 | [PED] RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
4264 | [PED] RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
5312 | [PED] REPRESENTAÇÕES IDEOLÓGICAS EM ANIMAÇÕES DE LONGA-METRAGEM | 75 | 0 | 75 | 20 | |
5895 | [PED] REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS DA ESCOLA | 75 | 0 | 75 | - | |
5149 | [PED] REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E ENVELHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
2887 | [PED] RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA I - EDUCAÇÃO INFANTIL | 0 | 105 | 105 | - | |
3006 | [PED] RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA II - ENSINO FUNDAMENTAL | 0 | 105 | 105 | - | |
3315 | [PED] RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA III - EJA | 0 | 45 | 45 | - | |
3035 | [PED] RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA IV - GESTÃO EDUCACIONAL | 0 | 45 | 45 | - | |
4270 | [PED] SABER HISTÓRICO E SABER HISTÓRICO ESCOLAR: SUJEITOS E PRÁTICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
7358 | [PED] SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE CULTURA CORPORAL E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 75 | 0 | 75 | - | |
5315 | [PED] SUJEITO, SABER E EXPERIÊNCIA: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
3735 | [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2303 | [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO | 75 | 0 | 75 | - | |
6754 | [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS: ENFOQUE SÓCIO-HISTÓRICO | 75 | 0 | 75 | - | |
6231 | [PED] TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) | 100 | 0 | 100 | - | |
5758 | [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Não há critérios de integralização configurados para a matriz.
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |