Cursos e Matrizes Curriculares

MATRIZ CURRICULAR

Campus: GUARULHOS

Curso: PEDAGOGIA - NOTURNO - (951)

Matriz: 000005 - INATIVA

Estrutura Curricular
9º Termo

Carga horária UC's: 60 hora(s)

Carga horária extensão: 0 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
2682 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I - TURMA D 60 0 60 -
Formação complementar

Carga horária UC's: 22630 hora(s)

Carga horária extensão: 180 hora(s)

Código Matéria Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Extensão Ações
7863 DOMÍNIO CONEXO I 60 0 60 -
7864 DOMÍNIO CONEXO II 60 0 60 -
8246 ELETIVA - CIDADANIA, ESPAÇO E CORPOREIDADE 60 0 60 -
7857 ELETIVA I 75 0 75 -
7858 ELETIVA II 75 0 75 -
7859 ELETIVA III 75 0 75 -
7860 ELETIVA IV 75 0 75 -
7861 ELETIVA V 75 0 75 -
7862 ELETIVA VI 75 0 75 -
4982 LEITURAS CRÍTICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 60 0 60 -
5203 LITERATURA DE TESTEMUNHO E CINEMA DOCUMENTÁRIO: REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DITATORIAL 60 0 60 -
8247 MEMORIAL DE PERCURSO FORMATIVO I PARA BACHARELADO 60 0 60 -
7296 PENSAMENTO SISTÊMICO 60 0 60 -
8248 UNIDADE ZONA LESTE - ECONOMIA POLÍTICA E GEOGRAFIA DA URBANIZAÇÃO E DAS CIDADES (AULAS PRESENCIAIS) 60 0 60 -
8249 UNIDADE ZONA LESTE - EMERGÊNCIA URBANA: DEBATES SOBRE AS CIDADES (AULAS PRESENCIAIS) 60 0 60 -
8250 UNIDADE ZONA LESTE - GESTÃO E PREVENÇÃO DE RISCOS URBANOS (AULAS PRESENCIAIS) 30 0 30 -
8251 UNIDADE ZONA LESTE - MOBILIDADE URBANA (AULAS PRESENCIAIS) 60 0 60 -
8252 UNIDADE ZONA LESTE - REALIDADE BRASILEIRA: FORMAÇÃO SOCIAL, GEOGRÁFICA E ECONÔMICA 60 0 60 -
5909 [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA 60 0 60 -
2447 [CSO] ANTROPOLOGIA I 60 0 60 -
2911 [CSO] ANTROPOLOGIA POLÍTICA 60 0 60 -
8047 [CSO] ANTROPOLOGIA PÓS-HUMANA E ECOLOGIAS COMPARADAS 60 0 60 -
3322 [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL 60 0 60 -
2448 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I 60 0 60 -
2601 [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II : TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
3923 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 90 0 90 -
3075 [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE 60 0 60 -
4253 [CSO] CULTURA AFRO-BRASILEIRA 60 0 60 -
4442 [CSO] CULTURA, CORPO E LINGUAGEM 60 0 60 -
5195 [CSO] DIFERENÇA, DESIGUALDADE E DISTINÇÃO: USOS SOCIAIS DA CULTURA E FORMAÇÃO DE BARREIRAS SIMBÓLICAS 60 0 60 -
5404 [CSO] DIREITOS HUMANOS 60 0 60 -
3733 [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA 60 0 60 -
3323 [CSO] HEGEMONIA E COERÇÃO 60 0 60 -
5405 [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA 60 0 60 -
8122 [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO 60 0 60 -
6178 [CSO] IMAGEM, SUBJETIVIDADE E TEORIA SOCIAL 60 0 60 -
2598 [CSO] INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 60 0 60 -
2350 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA 60 0 60 -
2344 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : ANTROPOLOGIA 60 0 60 -
2343 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : CIÊNCIA POLÍTICA 60 0 60 -
2345 [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS : SOCIOLOGIA 60 0 60 -
3731 [CSO] JUVENTUDE E PRÁTICAS CULTURAIS NA METRÓPOLE 60 0 60 -
3324 [CSO] LEITURAS DO BRASIL 60 0 60 -
7686 [CSO] LUTAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 60 0 60 -
3326 [CSO] MARKETING ELEITORAL 60 0 60 -
5733 [CSO] MEIO AMBIENTE, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA 60 0 60 -
5198 [CSO] MODERNIDADE, RELIGIÃO E ESPAÇO PÚBLICO 60 0 60 -
5196 [CSO] MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL 60 0 60 -
4999 [CSO] MOVIMENTOS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 60 0 60 -
4578 [CSO] NOÇÃO DE PESSOA E CORPO NAS SOCIEDADES INDÍGENAS 60 0 60 -
2908 [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL 60 0 60 -
2914 [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO 60 0 60 -
2603 [CSO] PESQUISA I : EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 60 0 60 -
2728 [CSO] PESQUISA II : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS 60 0 60 -
2909 [CSO] PESQUISA III : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS 60 0 60 -
7999 [CSO] POLÍTICA, SOCIEDADE E DIREITO EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO 60 0 60 -
5913 [CSO] POVOS INDÍGENAS E POLÍTICAS DA DIFERENÇA 60 0 60 -
4592 [CSO] RELIGIÕES EM FOCO 60 0 60 -
4593 [CSO] REPRESENTAÇÃO EM PARTIDOS POLÍTICOS 60 0 60 -
4185 [CSO] SEMINÁRIOS DE LEITURA DIRIGIDA 60 0 60 -
4252 [CSO] SOCIOLOGIA DA CULTURA: TEORIAS CONTEMPORÂNEAS 60 0 60 -
7685 [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60 0 60 -
2739 [CSO] SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE 60 0 60 -
5199 [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA 60 0 60 -
7043 [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA E DO CONFLITO 60 0 60 -
3921 [CSO] SOCIOLOGIA DO TRABALHO 60 0 60 -
2449 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
6547 [CSO] SOCIOLOGIA I 60 0 60 -
2602 [CSO] SOCIOLOGIA II 60 0 60 -
2726 [CSO] SOCIOLOGIA III 60 0 60 -
2907 [CSO] SOCIOLOGIA NO BRASIL 60 0 60 -
4595 [CSO] TEORIA POLÍTICA E FEMINISMO 60 0 60 -
5473 [CSO] TEORIA POLÍTICA FEMINISTA NO DEBATE PÚBLICO 60 0 60 -
4248 [CSO] TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS 60 0 60 -
2552 [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I 90 0 90 -
2692 [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I 90 0 90 -
2890 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA 90 0 90 -
8139 [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: DO HOMEM-MÁQUINA AO TRANSHUMANISMO 60 0 60 -
2694 [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA I 90 0 90 -
3040 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 90 0 90 -
4589 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III 60 0 60 -
5747 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS III: FREUD E O LIVRO DOS SONHOS - UMA INCURSÃO 60 0 60 -
3774 [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS IV 60 0 60 -
2462 [FIL] FILOSOFIA GERAL 60 0 60 -
2305 [FIL] FILOSOFIA GERAL I 60 0 60 -
2276 [FIL] FILOSOFIA GERAL I 60 0 60 -
6141 [FIL] FILOSOFIA, ENSINO E FORMAÇÃO I 60 0 60 -
2551 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I 90 0 90 -
5743 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA II: DESTINO E AÇÃO SEGUNDO O ANTIGO ESTOICISMO 60 0 60 -
2760 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA III 60 0 60 -
3275 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA IV 60 0 60 -
3043 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 90 0 90 -
2894 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III 60 0 60 -
8030 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: RECEPÇÃO FILOSÓFICA DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE NO BRASIL 60 0 60 -
2889 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I 90 0 90 -
3045 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA II 60 0 60 -
4235 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE I 60 0 60 -
3046 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE II 60 0 60 -
3522 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE III 60 0 60 -
3775 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA I 60 0 60 -
4958 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA II: NEOPLATONISMO MEDIEVAL E RENASCENTISTA I 60 0 60 -
4236 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL JUDAICA III 60 0 60 -
2761 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL LATINA II 60 0 60 -
2312 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I 90 0 90 -
2891 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II 90 0 90 -
7021 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA III: INTRODUÇÃO À FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL 60 0 60 -
3350 [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA V 60 0 60 -
2279 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLÁSSICOS I 60 0 60 -
2311 [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSÍCOS II 60 0 60 -
4879 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES I: LEITURAS DO FORA 60 0 60 -
5094 [FIL] LEITURAS INTERDISCIPLINARES II: MEMÓRIA, POLÍTICA E CINEMA 60 0 60 -
2275 [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I 90 0 90 -
3284 [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE 60 0 60 -
3928 [HAR] ARTE CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
3927 [HAR] ARTE E EDUCAÇÃO 60 0 60 -
5112 [HAR] ARTE NO BRASIL: TEMAS E ABORDAGENS 60 0 60 -
3019 [HAR] ARTE OCIDENTAL II: SÉCULO XX 60 0 60 -
3282 [HAR] ARTE OCIDENTAL III: ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA 60 0 60 -
3589 [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO 60 0 60 -
4241 [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO 60 0 60 -
4242 [HAR] DESIGN E PROPAGANDA 60 0 60 -
5375 [HAR] ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DAS LÍNGUAS DAS ÁFRICAS 60 0 60 -
2988 [HAR] FILOSOFIA DA ARTE E ESTÉTICA 60 0 60 -
4182 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE AMERÍNDIA 60 0 60 -
6531 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE NA AMÉRICA DO SUL 60 0 60 -
4599 [HAR] HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL 60 0 60 -
3587 [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 60 0 60 -
3020 [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA 60 0 60 -
3926 [HAR] IMAGEM E CIÊNCIA 60 0 60 -
2989 [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE 60 0 60 -
3018 [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE I 150 0 150 -
5729 [HAR] MEMÓRIA VISUAL DE SÃO PAULO 60 0 60 -
3285 [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
3590 [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE 60 0 60 -
5376 [HAR] UMA BREVE HISTÓRIA DO RETRATO: DO MUNDO ANTIGO AO SÉCULO XX 60 0 60 -
3256 [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA 60 0 60 -
2896 [HIS] HISTÓRIA ANTIGA 60 0 60 -
2557 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I 60 0 60 -
2706 [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II 60 0 60 -
2555 [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 0 60 -
2269 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I 60 0 60 -
2442 [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II 60 0 60 -
3258 [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA 60 0 60 -
2266 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL I 60 0 60 -
2443 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL II 60 0 60 -
2556 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL III 60 0 60 -
2713 [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV 60 0 60 -
3594 [HIS] HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 60 0 60 -
7276 [HIS] HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE 60 0 60 -
3252 [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL 60 0 60 -
3017 [HIS] HISTÓRIA MEDIEVAL 60 0 60 -
2271 [HIS] HISTÓRIA MODERNA I 60 0 60 -
2444 [HIS] HISTÓRIA MODERNA II 60 0 60 -
4272 [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO 60 0 60 -
3595 [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL 60 0 60 -
4237 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60 0 60 -
2268 [HIS] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS 60 0 60 -
5310 [HIS] LEITORES E LEITURAS DO BRASIL: QUESTÕES DE CULTURA E EDUCAÇÃO (XIX - XX) 75 0 75 -
4251 [HIS] PATRIMONIALIZAÇÃO E ESCRITA 60 0 60 -
3381 [HIS] REPRESENTAÇÕES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA: DIÁLOGOS ENTRE ÉTICAS E ESTÉTICAS 60 0 60 -
2901 [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I 60 0 60 -
7014 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS LIII: O CONTEMPORÂNEO NO ENSINO DE HISTÓRIA - PRESSUPOSTOS E LINGUAGENS 60 0 60 -
3592 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XIV: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA 60 0 60 -
5906 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XLI: PRATICAS DE ESPAÇO E LUGARES DE PODER: HISTÓRIA, ESCOLA E CIDADE 60 0 60 -
4276 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIV: HISTORIOGRAFIA DOS PROCESSOS DE DESCOLONIZAÇÃO EM ÁFRICA 60 0 60 -
4954 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXIX: HISTÓRIA AMBIENTAL 60 0 60 -
4572 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVI: ENSINO E PESQUISA DA HISTÓRIA DA ÁFRICA - DIRETRIZES TEMÁTICAS E CURRICULARES 60 0 60 -
4575 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXVIII: CULTURAS AFRO-AMERICANAS E CARIBENHAS 60 0 60 -
5382 [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS XXXVII: RELIGIÕES AFRICANAS NO SÉCULO XX 60 0 60 -
5719 [LET] A FIGURA DO DITADOR NA LITERATURA E NO CINEMA DE AMÉRICA LATINA 60 0 60 -
6339 [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 60 0 60 -
5197 [LET] AS INTERFACES ENTRE DISCURSO, MÍDIA E ENSINO 60 0 60 -
3617 [LET] CANÇÃO: EFICÁCIA COMUNICATIVA NO (EN)CANTO DAS PALAVRAS 60 0 60 -
3095 [LET] CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA I 60 0 60 -
5202 [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA 60 0 60 -
6298 [LET] CULTURA LITERÁRIA NO BRASIL - DO SÉC. XIX AO XXI 60 0 60 -
3023 [LET] ELEMENTOS DA LÍNGUA GREGA 60 0 60 -
4597 [LET] FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 60 0 60 -
3005 [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I 60 0 60 -
3083 [LET] HISTÓRIA EM QUADRINHOS: GÊNEROS, LINGUAGEM E ENSINO 60 0 60 -
3004 [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS 60 0 60 -
2992 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 60 0 60 -
6284 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM 60 0 60 -
2994 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 60 0 60 -
2993 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I 60 0 60 -
3725 [LET] INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II 60 0 60 -
2991 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I 60 0 60 -
3021 [LET] LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II 60 0 60 -
3353 [LET] LINGUA LATINA I 60 0 60 -
3354 [LET] LINGUA PORTUGUESA I 60 0 60 -
3623 [LET] LÍNGUA PORTUGUESA II 60 0 60 -
6314 [LET] LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - FUNDAMENTOS II 60 0 60 -
3352 [LET] LINGUISTICA I 60 0 60 -
3614 [LET] LINGUÍSTICA II 60 0 60 -
4841 [LET] LINGUISTICA III 60 0 60 -
3876 [LET] LITERATURA BRASILEIRA I 60 0 60 -
3622 [LET] LITERATURA BRASILEIRA III 60 0 60 -
3936 [LET] LITERATURA BRASILEIRA IV 60 0 60 -
4616 [LET] LITERATURA ESPANHOLA III 60 0 60 -
3355 [LET] LITERATURA PORTUGUESA I 60 0 60 -
6370 [LET] LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA IV 60 0 60 -
6537 [LET] LITERATURAS EM CASTELHANO: POESIA 60 0 60 -
3603 [LET] MITO E LITERATURA CLÁSSICA 60 0 60 -
6342 [LET] MORFOLOGIA 60 0 60 -
5407 [LET] POR QUE VIAJAR? DESLOCAMENTO E PERTENCIMENTO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA 60 0 60 -
4223 [LET] PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE 30 0 30 -
5184 [LET] ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS 60 0 60 -
3946 [LET] SOCIOLINGUÍSTICA 60 0 60 -
6293 [LET] TERRITÓRIOS E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA PORTUGUESA 60 0 60 -
5985 [LET] TÓPICOS EM HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGENS AFROBRASILEIRAS 60 0 60 -
5415 [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA: POESIA HOMÉRICA 60 0 60 -
4239 [LET] TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: NOÇÕES GERAIS 60 0 60 -
5151 [PED] A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 75 0 75 -
3931 [PED] A CRIANÇA NA METRÓPOLE: SOCIALIZAÇÕES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES 75 0 75 -
6222 [PED] A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA PLANETÁRIA. 75 0 75 -
4577 [PED] A FORMAÇÃO HUMANA SEGUNDO A TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA 75 0 75 -
6219 [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE 75 0 75 -
5150 [PED] AÇÕES AFIRMATIVAS E DIREITOS HUMANOS 75 0 75 -
7356 [PED] ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: MUSEUS DE CIÊNCIA E TRABALHO DE CAMPO 75 0 75 -
2717 [PED] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 75 0 75 -
6503 [PED] AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA INTRODUÇÃO 75 0 75 -
5314 [PED] ASPECTOS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO GEORGE STEINER E EDWARD SAID 75 0 75 -
8259 [PED] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PEDAGOGIA 0 200 200 -
6753 [PED] BRINCAR E EDUCAÇÃO: TEORIAS, EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS 75 0 75 -
6217 [PED] BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
4833 [PED] BRINQUEDOTECA, BRINQUEDO E CULTURA: AS POSSIBILIDADES DA BRINCADEIRA 75 0 75 -
7656 [PED] CAPITALISMO, ESQUIZOFRENIA E EDUCAÇÃO: O PENSAMENTO DE FELIX GUATTARI 75 0 75 -
7039 [PED] COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 75 0 75 -
4834 [PED] CRIANÇAS E INFÂNCIAS: O LUGAR E AS PERSPECTIVAS DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM AMBIENTES INSTITUCIONAIS 75 0 75 -
3548 [PED] CULTURA CORPORAL NA ESCOLA 75 0 75 -
4265 [PED] DESENVOLVIMENTO MORAL: DA REGULAÇÃO EXTERNA À AUTORREGULAÇÃO 75 0 75 -
7659 [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS 75 0 75 20
2715 [PED] DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 75 0 75 -
3778 [PED] DIDÁTICA E QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS DA ATIVIDADE DOCENTE 75 0 75 -
2897 [PED] DIDÁTICA GERAL 75 0 75 -
3320 [PED] EDUCAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA 75 0 75 20
3394 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 75 0 75 -
6233 [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS 75 0 75 -
7357 [PED] EDUCAÇÃO E TRABALHO 75 0 75 -
3738 [PED] EDUCAÇÃO ESCOLAR E CULTURA 75 0 75 -
7543 [PED] EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE 75 0 75 -
3037 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO 75 0 75 -
3933 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA 75 0 75 -
6224 [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 75 0 75 20
8453 [PED] EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIAS E ARTE 75 0 75 -
7569 [PED] EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTEXTOS E PRÁTICAS 75 0 75 -
7936 [PED] EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 75 0 75 20
3030 [PED] EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE 75 0 75 -
7292 [PED] EDUCAÇÃO, CULTURA E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA 75 0 75 -
4266 [PED] EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA 75 0 75 -
5765 [PED] ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 75 0 75 -
5757 [PED] ENSINO E VULNERABILIDADES INFANTIS: PERSPECTIVAS SÓCIO ANTROPOLÓGICAS 75 0 75 -
5756 [PED] ENTRE TEXTOS E LEITORES: A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR 75 0 75 -
5897 [PED] ENUNCIAÇÃO E ENSINO GRAMATICAL 75 0 75 -
2272 [PED] ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA 75 0 75 -
3726 [PED] ESTUDOS DO LETRAMENTO E ENSINO 75 0 75 -
5898 [PED] ESTUDOS SOBRE MAKARENKO E O POEMA PEDAGÓGICO 75 0 75 -
3395 [PED] EXCLUSÃO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA SOCIO-HISTORICA 75 0 75 -
4268 [PED] EXPERIMENTOS NAS ARTES PLÁSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO 75 0 75 -
4269 [PED] EXPRESSÃO MUSICAL: RÍTMICA E RITMOS - ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EJA 75 0 75 -
4729 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
4835 [PED] FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
7291 [PED] FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 75 0 75 20
2741 [PED] FUNDAMENTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DO DISCURSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA 75 0 75 -
3319 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE 37 38 75 -
3318 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA 52 23 75 -
2885 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA 75 0 75 -
2886 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA I 75 0 75 -
3034 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA II 75 0 75 -
3317 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS I 75 0 75 20
7946 [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS II E MEIO AMBIENTE 50 25 75 -
2646 [PED] FUNDAMENTOS TEORICO-PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 75 0 75 -
2899 [PED] GENEALOGIA DOS SUJEITOS (A)NORMAIS EM FOUCAULT 75 0 75 -
3033 [PED] GESTÃO E GOVERNO DOS SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 75 0 75 -
6221 [PED] GESTÃO EDUCACIONAL: ENTRE PRESCRIÇÕES, FORMAÇÃO DE QUADROS E COTIDIANO ESCOLAR 75 0 75 -
7360 [PED] HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS NO BRASIL 75 0 75 -
5896 [PED] HISTÓRIA DAS CULTURAS E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO 75 0 75 -
8119 [PED] HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA 75 0 75 -
2270 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA ESCOLA 75 0 75 -
2301 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA 75 0 75 20
2740 [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA PROFISSÃO DOCENTE 75 0 75 -
5311 [PED] HISTÓRIAS DE DITADURAS E LUTAS DE RESISTÊNCIA CONTADAS PARA CRIANÇAS 75 0 75 -
7359 [PED] INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
6220 [PED] JOGOS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS 75 0 75 -
6223 [PED] LEITURA DE CLÁSSICOS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL 75 0 75 -
3393 [PED] LEITURAS E LEITORES DE MICHEL FOUCAULT 75 0 75 -
7935 [PED] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA 75 0 75 -
3736 [PED] LITERATURA, INFÂNCIA E ESCOLA 75 0 75 -
2884 [PED] METODOLOGIA DA PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO 75 0 75 -
5894 [PED] MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 75 0 75 -
5313 [PED] MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL 75 0 75 -
6504 [PED] NEGROS, INDÍGENAS E CONFLITOS: NARRATIVAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA 75 0 75 -
7544 [PED] O CURRÍCULO DA CIDADE E A ESCOLA PÚBLICA: PAISAGEM E TERRITÓRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 75 0 75 -
6755 [PED] O PROFESSOR E AS VULNERABILIDADES INFANTIS: PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS 75 0 75 -
6230 [PED] ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 67 8 75 20
7660 [PED] PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO CIDADÃ NA ESCOLA PÚBLICA 75 0 75 -
2302 [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3032 [PED] PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 75 0 75 -
7937 [PED] PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE SONORO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS - PESQUISA, ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS 75 0 75 -
6232 [PED] POLITICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL 67 8 75 -
7938 [PED] POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA 75 0 75 -
2300 [PED] POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 75 0 75 -
3036 [PED] POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TRABALHO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR 75 0 75 -
2575 [PED] POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 75 0 75 -
8118 [PED] PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
6218 [PED] PRÁTICAS DE LETRAMENTO E INFÂNCIA 75 0 75 -
7939 [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS I 24 36 60 20
7940 [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS II 24 36 60 -
2577 [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS III 24 36 60 -
2729 [PED] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS IV 24 36 60 -
7038 [PED] PRECONCEITO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 75 0 75 -
4271 [PED] PROJETOS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM INTEGRADOS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 75 0 75 -
2574 [PED] PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3737 [PED] PSICANÁLISE, INFÂNCIA E MAL-ESTAR NA ATUALIDADE 75 0 75 -
2273 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I 75 0 75 -
3314 [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II 75 0 75 -
4267 [PED] RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA 75 0 75 -
2898 [PED] RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA: CONCEITOS LINGUÍSTICOS APLICADOS A ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 75 0 75 -
2900 [PED] RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO 75 0 75 -
4264 [PED] RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO 75 0 75 -
5312 [PED] REPRESENTAÇÕES IDEOLÓGICAS EM ANIMAÇÕES DE LONGA-METRAGEM 75 0 75 -
5895 [PED] REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS DA ESCOLA 75 0 75 -
5149 [PED] REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E ENVELHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE 75 0 75 -
7941 [PED] RESIDENCIA PEDAGOGICA - EDUCAÇÃO INFANTIL 0 135 135 -
7943 [PED] RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - EJA 0 65 65 -
7942 [PED] RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - ENSINO FUNDAMENTAL 0 135 135 -
7944 [PED] RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - GESTÃO EDUCACIONAL 0 65 65 -
4270 [PED] SABER HISTÓRICO E SABER HISTÓRICO ESCOLAR: SUJEITOS E PRÁTICAS 75 0 75 -
7358 [PED] SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE CULTURA CORPORAL E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 75 0 75 -
5315 [PED] SUJEITO, SABER E EXPERIÊNCIA: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO 75 0 75 -
3735 [PED] TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO 75 0 75 -
2303 [PED] TEORIAS DO CURRÍCULO 75 0 75 -
6754 [PED] TEORIAS PEDAGÓGICAS: ENFOQUE SÓCIO-HISTÓRICO 75 0 75 -
6231 [PED] TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 100 0 100 -
5758 [PED] VER E LER: TEMAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE FILMES 75 0 75 -
Critérios de integralização

Não há critérios de integralização configurados para a matriz.

Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade
Definição

Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.

Atividade Complementar
Definição

É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Atividade de Extensão
Definição

É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Disciplina
Definição

Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.

Estágio
Definição

É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Monografia
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Módulo
Definição

Não cadastrado

Produto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Projeto
Definição

Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Trabalho de Conclusão de Curso
Definição

TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.

Categorias
Categoria
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ELETIVAS
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES
ENADE
FIXAS
FIXAS/OBRIGATÓRIAS
OPTATIVAS