MATRIZ CURRICULAR
Campus: GUARULHOS
Curso: CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO - NOTURNO - (939)
Matriz: 000005 - ATIVA
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 300 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9852 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA | 60 | 15 | 75 | - | |
9853 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: CIÊNCIA POLÍTICA | 60 | 15 | 75 | - | |
9854 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: SOCIOLOGIA | 60 | 15 | 75 | - | |
9855 | [CSO] PESQUISA I: EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 15 | 75 | - |
2º Termo
Carga horária UC's: 225 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9856 | [CSO] ANTROPOLOGIA I | 60 | 15 | 75 | - | |
9857 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA I | 60 | 15 | 75 | - | |
9858 | [CSO] SOCIOLOGIA I | 60 | 15 | 75 | - |
3º Termo
Carga horária UC's: 335 hora(s)
Carga horária extensão: 70 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9859 | [CSO] ANTROPOLOGIA II | 60 | 15 | 75 | - | |
9860 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA II | 60 | 15 | 75 | - | |
6752 | [CSO] PESQUISA II : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 40 | 70 | 110 | 70 | |
9861 | [CSO] SOCIOLOGIA II | 60 | 15 | 75 | - |
4º Termo
Carga horária UC's: 335 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9862 | [CSO] ANTROPOLOGIA III | 60 | 15 | 75 | - | |
9863 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA III | 60 | 15 | 75 | - | |
6988 | [CSO] PESQUISA III : MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 50 | 110 | - | |
9864 | [CSO] SOCIOLOGIA III | 60 | 15 | 75 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 225 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9865 | [CSO] ANTROPOLOGIA IV | 60 | 15 | 75 | - | |
9866 | [CSO] CIÊNCIA POLÍTICA IV | 60 | 15 | 75 | - | |
9867 | [CSO] SOCIOLOGIA IV | 60 | 15 | 75 | - |
6º Termo
Carga horária UC's: 120 hora(s)
Carga horária extensão: 60 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9869 | [CSO] PESQUISA IV: PROJETO DE PESQUISA | 30 | 30 | 60 | - | |
9868 | [CSO] PRÁTICAS DE EXTENSÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS | 0 | 60 | 60 | 60 |
7º Termo
Carga horária UC's: 120 hora(s)
Carga horária extensão: 70 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9870 | [CSO] PESQUISA V: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 0 | 120 | 120 | 70 |
8º Termo
Carga horária UC's: 120 hora(s)
Carga horária extensão: 70 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9871 | [CSO] PESQUISA VI: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 0 | 120 | 120 | 70 |
Formação complementar
Carga horária UC's: 19219 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7665 | ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
7857 | ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
7858 | ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
8903 | PANDEMIA DE CORONAVÍRUS: TRAGÉDIA ANUNCIADA DO CAPITALISMO? | 18 | 0 | 18 | - | |
7296 | PENSAMENTO SISTÊMICO | 60 | 0 | 60 | - | |
8409 | UNIDADE ZONA LESTE - CARTOGRAFIAS E REPRESENTAÇÕES DO MUNDO (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8405 | UNIDADE ZONA LESTE - CIDADE E SUBJETIVIDADE (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8400 | UNIDADE ZONA LESTE - DESIGUALDADE E PRIVATIZAÇÃO DA DEMOCRACIA (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8249 | UNIDADE ZONA LESTE - EMERGÊNCIA URBANA: DEBATES SOBRE AS CIDADES (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8401 | UNIDADE ZONA LESTE - ESPAÇO E RELAÇÕES SOCIAIS (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8404 | UNIDADE ZONA LESTE - ESTADO E POLÍTICAS MUNICIPAIS (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8406 | UNIDADE ZONA LESTE - FORMAS E MODOS DE VIVER E MORAR NAS CIDADES BRASILEIRAS (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8250 | UNIDADE ZONA LESTE - GESTÃO E PREVENÇÃO DE RISCOS URBANOS (AULAS PRESENCIAIS) | 30 | 0 | 30 | - | |
8402 | UNIDADE ZONA LESTE - LUTA DE CLASSES, POLÍTICA E UTOPIA (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8407 | UNIDADE ZONA LESTE - MEGACIDADES: URBANIZAÇÃO PRECÁRIA E CONEXÕES GLOBAIS (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8251 | UNIDADE ZONA LESTE - MOBILIDADE URBANA (AULAS PRESENCIAIS) | 60 | 0 | 60 | - | |
8408 | UNIDADE ZONA LESTE - POLÍTICAS NACIONAIS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E DE SANEAMENTO BÁSICO E SUA IMPLANTAÇÃO (AULAS PRESENCIAIS) | 30 | 0 | 30 | - | |
8252 | UNIDADE ZONA LESTE - REALIDADE BRASILEIRA: FORMAÇÃO SOCIAL, GEOGRÁFICA E ECONÔMICA | 60 | 0 | 60 | - | |
7375 | [CSO] A EXPERIÊNCIA DO PÚBLICO: INTERFACES ENTRE ANTROPOLOGIA E TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 50 | 10 | 60 | - | |
8503 | [CSO] A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA NA PERSPECTIVA MARXISTA | 50 | 10 | 60 | - | |
9304 | [CSO] A INDÚSTRIA CULTURAL BRASILEIRA - SÉC. XX | 50 | 10 | 60 | - | |
7046 | [CSO] ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
6527 | [CSO] ANTROPOLOGIA DA NATUREZA | 60 | 0 | 60 | - | |
7109 | [CSO] ANTROPOLOGIA DO CORPO | 50 | 10 | 60 | - | |
8615 | [CSO] ANTROPOLOGIA E CINEMA INDÍGENA | 50 | 10 | 60 | - | |
2912 | [CSO] ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA: UM DIÁLOGO NO CAMPO DAS PRÁTICAS SOCIAIS E SIMBÓLICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
5909 | [CSO] ANTROPOLOGIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
3919 | [CSO] ANTROPOLOGIA E RELIGIÃO | 50 | 10 | 60 | - | |
8047 | [CSO] ANTROPOLOGIA PÓS-HUMANA E ECOLOGIAS COMPARADAS | 50 | 10 | 60 | - | |
2913 | [CSO] ANTROPOLOGIA URBANA | 60 | 0 | 60 | - | |
3322 | [CSO] ANTROPOLOGIA VISUAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7042 | [CSO] ANTROPOLOGIA, HISTÓRIA E LITERATURA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES | 50 | 10 | 60 | - | |
9411 | [CSO] AS LÓGICAS SOCIAIS DA ARQUITETURA DOMÉSTICA | 50 | 10 | 60 | - | |
4677 | [CSO] ATIVIDADES COMPLEMENTARES - CIÊNCIAS SOCIAIS | 0 | 200 | 200 | - | |
9541 | [CSO] CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO, FINANCEIRIZAÇÃO E POLÍTICA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
3923 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 90 | 0 | 90 | - | |
3075 | [CSO] CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 60 | 0 | 60 | - | |
7998 | [CSO] CLÁSSICOS DO MARXISMO BRASILEIRO | 50 | 10 | 60 | - | |
8126 | [CSO] COMUNICAÇÃO E DISPUTAS DE PODER NO BRASIL | 50 | 10 | 60 | - | |
8439 | [CSO] COMUNICAÇÃO E MÍDIA EM PESQUISAS SOCIOLÓGICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
10527 | [CSO] CONCEITOS SOCIOLÓGICOS FUNDAMENTAIS EM THEODOR ADORNO E NORBERT ELIAS | 50 | 10 | 60 | - | |
9540 | [CSO] CRISES DA DEMOCRACIA | 60 | 0 | 60 | - | |
4253 | [CSO] CULTURA AFRO-BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
10445 | [CSO] CULTURA E SOCIEDADE: A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (1980-2010) | 48 | 12 | 60 | - | |
10447 | [CSO] CULTURA E SOCIEDADE: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E CIENTÍFICAS | 48 | 12 | 60 | - | |
9041 | [CSO] CULTURAS E MUSICALIDADES AFRO-DIASPÓRICAS NO BRASIL | 50 | 10 | 60 | - | |
8125 | [CSO] DEBATES DE TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA | 50 | 10 | 60 | - | |
7678 | [CSO] DIREITO, GÊNERO E SEXUALIDADE | 50 | 10 | 60 | - | |
10135 | [CSO] ECOLOGIAS AFROINDÍGENAS | 48 | 12 | 60 | - | |
7997 | [CSO] ECONOMIA POLÍTICA: ESTADO, MERCADO, IDEOLOGIAS | 50 | 10 | 60 | - | |
9356 | [CSO] ELETIVA I | 60 | 0 | 60 | - | |
9357 | [CSO] ELETIVA II | 60 | 0 | 60 | - | |
9358 | [CSO] ELETIVA III | 60 | 0 | 60 | - | |
9359 | [CSO] ELETIVA IV | 60 | 0 | 60 | - | |
9666 | [CSO] ELETIVA IX | 60 | 0 | 60 | - | |
9360 | [CSO] ELETIVA V | 60 | 0 | 60 | - | |
9361 | [CSO] ELETIVA VI | 60 | 0 | 60 | - | |
9362 | [CSO] ELETIVA VII | 60 | 0 | 60 | - | |
9363 | [CSO] ELETIVA VIII | 60 | 0 | 60 | - | |
10116 | [CSO] ELETIVA X | 60 | 0 | 60 | - | |
10117 | [CSO] ELETIVA XI | 60 | 0 | 60 | - | |
9373 | [CSO] ELETIVA/UCFP I | 60 | 0 | 60 | - | |
9376 | [CSO] ELETIVA/UCFP II | 60 | 0 | 60 | - | |
9999 | [CSO] ESCRITA COMO MÉTODO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 48 | 12 | 60 | - | |
4250 | [CSO] ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROTEÇÃO SOCIAL NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9410 | [CSO] ESTRUTURALISMO E PÓS ESTRUTURALISMO EM CIÊNCIAS HUMANAS | 50 | 10 | 60 | - | |
2906 | [CSO] ESTUDOS LEGISLATIVOS | 60 | 0 | 60 | - | |
9714 | [CSO] ESTUDOS PÓS/DECOLONIAIS E RESISTÊNCIA | 50 | 10 | 60 | - | |
9412 | [CSO] ETNOGRAFIAS, LETRAS E SONS: ESCUTAS E NARRATIVAS PAULISTANAS | 50 | 10 | 60 | - | |
3733 | [CSO] ETNOLOGIA AMERÍNDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3073 | [CSO] FORMAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
8504 | [CSO] FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO | 50 | 10 | 60 | - | |
8049 | [CSO] FRONTEIRAS E MOBILIDADES | 50 | 10 | 60 | - | |
10134 | [CSO] FUTEBOL, POLÍTICA E SOCIEDADE NO BRASIL | 48 | 12 | 60 | - | |
10446 | [CSO] GÊNERO E FEMINISMO NA ANTROPOLOGIA | 48 | 12 | 60 | - | |
8122 | [CSO] HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO | 50 | 10 | 60 | - | |
6178 | [CSO] IMAGEM, SUBJETIVIDADE E TEORIA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
7679 | [CSO] INSTITUIÇÕES JURÍDICAS EM SÃO PAULO | 50 | 10 | 60 | - | |
9487 | [CSO] INTRODUÇÃO À ECONOMIA | 50 | 10 | 60 | - | |
9040 | [CSO] INTRODUÇÃO AO DIREITO PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS | 50 | 10 | 60 | - | |
9295 | [CSO] INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE DELEUZE | 50 | 10 | 60 | - | |
3930 | [CSO] INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA (O MARXISMO OCIDENTAL) | 60 | 0 | 60 | - | |
9296 | [CSO] INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS PÓS E DECOLONIAIS | 50 | 10 | 60 | - | |
8123 | [CSO] LABORATÓRIOS DO COMUM: TECNOPOLÍTICA E MODOS DE CONHECER | 50 | 10 | 60 | - | |
7044 | [CSO] LAICIDADE, TOLERÂNCIA E RAZÃO PÚBLICA NO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
9416 | [CSO] LIBERALISMO E ANTILIBERALISMO NA TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA: 50 ANOS DE "UMA TEORIA DA JUSTIÇA" | 50 | 10 | 60 | - | |
8441 | [CSO] LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DEMOCRACIA | 50 | 10 | 60 | - | |
7686 | [CSO] LUTAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO | 50 | 10 | 60 | - | |
8127 | [CSO] LUTAS SOCIAIS E O DIREITO À CIDADE | 50 | 10 | 60 | - | |
3326 | [CSO] MARKETING ELEITORAL | 60 | 0 | 60 | - | |
5733 | [CSO] MEIO AMBIENTE, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA | 60 | 0 | 60 | - | |
8120 | [CSO] METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES E EPISTEMOLÓGICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
5198 | [CSO] MODERNIDADE, RELIGIÃO E ESPAÇO PÚBLICO | 60 | 0 | 60 | - | |
4999 | [CSO] MOVIMENTOS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 | 60 | 0 | 60 | - | |
6532 | [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
8121 | [CSO] MOVIMENTOS SOCIAIS E PROTESTOS NA SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA | 50 | 10 | 60 | - | |
6533 | [CSO] MUDANÇA E PODER NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA | 60 | 0 | 60 | - | |
8616 | [CSO] MÚSICA E DISCO, CULTURA E SOCIEDADE | 50 | 10 | 60 | - | |
7045 | [CSO] NAÇÃO, MIGRAÇÃO E FRONTEIRA | 50 | 10 | 60 | - | |
9042 | [CSO] NEOLIBERALISMO E CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO | 50 | 10 | 60 | - | |
8048 | [CSO] NEOLIBERALISMO, POBREZA E POLÍTICAS PÚBLICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
9737 | [CSO] O FEMINISMO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA | 50 | 10 | 60 | - | |
2908 | [CSO] O INDIVÍDUO NA TEORIA SOCIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
8614 | [CSO] O PENSAMENTO ARQUEOLÓGICO DE FOUCAULT: PARA UMA EPISTEMOLOGIA MENOR | 50 | 10 | 60 | - | |
9997 | [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE ESPINOSA | 48 | 12 | 60 | - | |
9710 | [CSO] O PENSAMENTO POLÍTICO DE KARL MARX | 50 | 10 | 60 | - | |
9537 | [CSO] O PODER DOMÉSTICO NA ÓTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
10133 | [CSO] O SUPREMO NO SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO | 48 | 12 | 60 | - | |
9711 | [CSO] OFICINA ETNOGRÁFICA: O RELIGIOSO COMO UMA EXPERIÊNCIA COMUNICATIVA | 50 | 10 | 60 | - | |
8833 | [CSO] OP - ÁLBUNS FONOGRÁFICOS NA CULTURA BRASILEIRA - OS ANOS 1960 | 20 | 0 | 20 | - | |
9713 | [CSO] OS MILITARES E A POLÍTICA BRASILEIRA | 50 | 10 | 60 | - | |
6695 | [CSO] PENSAMENTO MÍTICO E A PRODUÇÃO DA DIFERENÇA | 60 | 0 | 60 | - | |
2914 | [CSO] PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO | 60 | 0 | 60 | - | |
3728 | [CSO] PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORANEO NA OBRA DE MICHEL FOUCAULT | 50 | 10 | 60 | - | |
7283 | [CSO] POLÍTICA E COMUNICAÇÃO | 50 | 10 | 60 | - | |
3734 | [CSO] POLÍTICA E DIREITOS HUMANOS | 60 | 0 | 60 | - | |
5000 | [CSO] POLÍTICA E TEORIA CRÍTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
9414 | [CSO] POLÍTICA INDIGENISTA E INDIGENISMO: DA DITADURA MILITAR AO GOVERNO BOLSONARO | 50 | 10 | 60 | - | |
7999 | [CSO] POLÍTICA, SOCIEDADE E DIREITO EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO | 50 | 10 | 60 | - | |
5200 | [CSO] POLÍTICA, SOCIEDADE E DIREITO NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
9043 | [CSO] POPULISMO, AUTORITARISMO E CRISE DEMOCRÁTICA POLÍTICA | 50 | 10 | 60 | - | |
7676 | [CSO] POVOS INDÍGENAS E A CONDIÇÃO COLONIAL | 50 | 10 | 60 | - | |
9538 | [CSO] RAÇA, POVOS INDÍGENAS E MISCIGENAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
10261 | [CSO] RELAÇÕES EXECUTIVO-LEGISLATIVO | 50 | 10 | 60 | - | |
9539 | [CSO] RELIGIÃO E ESPAÇO PÚBLICO: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS | 60 | 0 | 60 | - | |
8463 | [CSO] SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA:LEITURAS DE PIERRE BOURDIEU | 50 | 10 | 60 | - | |
3072 | [CSO] SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E DOS MEDIA | 60 | 0 | 60 | - | |
8124 | [CSO] SOCIOLOGIA DA CULTURA E DAS DISTINÇÕES SOCIAIS | 50 | 10 | 60 | - | |
7685 | [CSO] SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 50 | 10 | 60 | - | |
7043 | [CSO] SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA E DO CONFLITO | 50 | 10 | 60 | - | |
7680 | [CSO] SOCIOLOGIA DO CAMPO CIENTÍFICO E DOS INTELECTUAIS | 50 | 10 | 60 | - | |
9415 | [CSO] SOCIOLOGIA DO CINEMA: MÉTODOS E TÉCNICAS | 50 | 10 | 60 | - | |
8000 | [CSO] SOCIOLOGIA DO DIREITO | 50 | 10 | 60 | - | |
6529 | [CSO] SOCIOLOGIA DO GOSTO | 40 | 20 | 60 | - | |
3921 | [CSO] SOCIOLOGIA DO TRABALHO | 60 | 0 | 60 | - | |
7282 | [CSO] SOCIOLOGIA E CINEMA | 50 | 10 | 60 | - | |
9413 | [CSO] SOCIOLOGIA FIGURACIONAL DE NORBERT ELIAS | 50 | 10 | 60 | - | |
9712 | [CSO] TECNOPOLÍTICAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE | 50 | 10 | 60 | - | |
7547 | [CSO] TEORIA CRÍTICA E FEMINISMO | 50 | 10 | 60 | - | |
8505 | [CSO] TEORIA CRÍTICA, PSICANÁLISE E RECONHECIMENTO | 50 | 10 | 60 | - | |
6688 | [CSO] TEORIA DAS CONSTITUIÇÕES | 60 | 0 | 60 | - | |
4248 | [CSO] TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
7376 | [CSO] TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA LITERATURA | 50 | 10 | 60 | - | |
7677 | [CSO] TOLERÂNCIA, LIBERDADE E RECONHECIMENTO NO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO | 50 | 10 | 60 | - | |
9998 | [CSO] TÓPICOS EM ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS | 48 | 12 | 60 | - | |
6694 | [CSO] VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 60 | 0 | 60 | - | |
7719 | [CSO] VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 50 | 10 | 60 | - | |
10444 | [CSO] VIOLÊNCIA SEXUAL, MERCADO DO SEXO, IDADE: DEBATES CONTEMPORÂNEOS E PESQUISA | 48 | 12 | 60 | - | |
10262 | [CSO] [MULTICAMPI] REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: TEORIA E HISTÓRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
5009 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: CINEMA E FILOSOFIA: AS BELAS TAMBÉM CHORAM | 90 | 0 | 90 | - | |
2552 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE I | 90 | 0 | 90 | - | |
9908 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: 1506: O LAOCOONTE E A INVENÇÃO DA ARTE MODERNA | 90 | 0 | 90 | - | |
9707 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: 18 TESES, 82 PAINÉIS: WARBURG EM BENJAMIN | 90 | 0 | 90 | - | |
10140 | [FIL] ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE: NIETZSCHE, WAGNER, PRIMO LEVI E O LEGADO DE BAYREUTH | 90 | 0 | 90 | - | |
2692 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
9028 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: "O SIGNIFICADO DA REVOLUÇÃO NO SÉC. XX" | 90 | 0 | 90 | - | |
10143 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: 20 ANOS DO CONCEITO DE "NECROPOLÍTICA", DE ACHILLE MBEMBE | 90 | 0 | 90 | - | |
9700 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: HEGEL, MORALIDADE MODERNA E FIGURAS DO CINISMO CONTEMPORÂNEO | 90 | 0 | 90 | - | |
8594 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: NATUREZA E CULTURA: OS FENÔMENOS DA ALIENAÇÃO E A SOCIEDADE TECNOLÓGICA | 90 | 0 | 90 | - | |
9910 | [FIL] ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: UMA INTRODUÇÃO À LEITURA DE O CAPITAL, DE KARL MARX | 90 | 0 | 90 | - | |
2890 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 90 | 0 | 90 | - | |
9911 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIAS E GOVERNANÇA | 90 | 0 | 90 | - | |
9515 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DIREITOS HUMANOS E GOVERNANÇA | 90 | 0 | 90 | - | |
10149 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: NEUROÉTICA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, GOVERNANÇA E DIREITOS HUMANOS | 90 | 0 | 90 | - | |
9906 | [FIL] FILOSOFIA DA CIÊNCIA: O CONCEITO DE ESPAÇO AO LONGO DA HISTÓRIA | 90 | 0 | 90 | - | |
2694 | [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA I | 90 | 0 | 90 | - | |
3278 | [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA II | 60 | 0 | 60 | - | |
9511 | [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: COMO A MATEMÁTICA DESCREVE O MUNDO: O DIFÍCIL CAMINHO DA REGRA AO EMPÍRICO | 90 | 0 | 90 | - | |
10138 | [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, UMA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA | 90 | 0 | 90 | - | |
9907 | [FIL] FILOSOFIA DA LÓGICA: INTRODUÇÃO À TEORIA DE CONJUNTOS | 90 | 0 | 90 | - | |
9516 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: A HISTÓRIA DA HISTERIA E O NASCIMENTO DA PSICANÁLISE | 90 | 0 | 90 | - | |
9905 | [FIL] FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: TEORIA CRÍTICA E PSICANÁLISE | 90 | 0 | 90 | - | |
2462 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2464 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2299 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2441 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2446 | [FIL] FILOSOFIA GERAL | 60 | 0 | 60 | - | |
2688 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA A | 60 | 0 | 60 | - | |
2689 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA B | 60 | 0 | 60 | - | |
2690 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA C | 60 | 0 | 60 | - | |
2691 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA D | 60 | 0 | 60 | - | |
3039 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA E | 60 | 0 | 60 | - | |
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3776 | [FIL] FILOSOFIA GERAL - TURMA G | 60 | 0 | 60 | - | |
2276 | [FIL] FILOSOFIA GERAL I | 90 | 0 | 90 | - | |
2551 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I | 90 | 0 | 90 | - | |
5166 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA III: INTRODUÇÃO AO NEOPLATONISMO - DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO | 60 | 0 | 60 | - | |
8430 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA: HILEMORFISMO E TELEOLOGIA EM ARISTÓTELES | 60 | 0 | 60 | - | |
3043 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I | 90 | 0 | 90 | - | |
9698 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FEMINISMOS DECOLONIAIS DO SUL GLOBAL | 90 | 0 | 90 | - | |
9518 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: FILOSOFIA BERGSONIANA: INCURSÕES | 90 | 0 | 90 | - | |
9913 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: LEITURAS DA MEMÓRIA EM BERGSON E FREUD | 90 | 0 | 90 | - | |
9403 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: LIBERDADE E ALTERIDADE EM SIMONE DE BEAUVOIR | 90 | 0 | 90 | - | |
2889 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA I | 90 | 0 | 90 | - | |
3771 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL | 90 | 0 | 90 | - | |
8420 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL ÁRABE: A RECEPÇÃO ÁRABE DO DE ANIMA DE ARISTÓTELES: O CASO DE AL- F¿R¿B¿ | 90 | 0 | 90 | - | |
4233 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL LATINA IV | 90 | 0 | 90 | - | |
2891 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II | 90 | 0 | 90 | - | |
9706 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: ESPINOSA | 90 | 0 | 90 | - | |
9517 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA: MÚSICA E LINGUAGEM EM J.-J. ROUSSEAU | 90 | 0 | 90 | - | |
9398 | [FIL] HISTÓRIA DA FILOSOFIA. MODERNA: KANT E A DEDUÇÃO B | 90 | 0 | 90 | - | |
8550 | [FIL] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 90 | 0 | 90 | - | |
2311 | [FIL] LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CLASSÍCOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
2275 | [FIL] TEORIA DO CONHECIMENTO I | 90 | 0 | 90 | - | |
3284 | [HAR] ANTROPOLOGIA E ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
7707 | [HAR] ARTE DO ISLÃ | 60 | 0 | 60 | - | |
8415 | [HAR] ARTE E MITOLOGIA CLÁSSICA: DO MUNDO ANTIGO AO MODERNO | 60 | 0 | 60 | - | |
7695 | [HAR] ARTE MODERNA II: VANGUARDAS | 60 | 0 | 60 | - | |
2990 | [HAR] ARTE OCIDENTAL I : SÉCULOS XVIII E XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
3589 | [HAR] ARTE OCIDENTAL IV: RENASCIMENTO E BARROCO | 60 | 0 | 60 | - | |
7700 | [HAR] ARTES AMERÍNDIAS | 60 | 0 | 60 | - | |
7706 | [HAR] ARTES DAS ÁFRICAS | 60 | 0 | 60 | - | |
9536 | [HAR] ARTES INDÍGENAS | 60 | 0 | 60 | - | |
4261 | [HAR] BARROCO GLOBAL | 60 | 0 | 60 | - | |
4241 | [HAR] CINEMA CONTEMPORÂNEO | 60 | 0 | 60 | - | |
10455 | [HAR] CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA ARTE GREGA | 60 | 0 | 60 | - | |
5925 | [HAR] CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ARTES DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
9807 | [HAR] DECOLONIALIDADE, ECOLOGIA, ESTÉTICA E A ANIMALIZAÇÃO DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
4242 | [HAR] DESIGN E PROPAGANDA | 60 | 0 | 60 | - | |
7703 | [HAR] ESTUDO DAS EXPOSIÇÕES | 60 | 0 | 60 | - | |
3587 | [HAR] HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 60 | 0 | 60 | - | |
3020 | [HAR] HISTÓRIA DO CINEMA | 60 | 0 | 60 | - | |
10130 | [HAR] IMAGENS DA MODA E DO VESTIR NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
2989 | [HAR] INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3018 | [HAR] LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE I | 60 | 0 | 60 | - | |
9688 | [HAR] METAMORFOSES DO MODERNO NA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3285 | [HAR] MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO | 60 | 0 | 60 | - | |
10545 | [HAR] OLHAR ESTRANGEIRO: CINEMA JAPONÊS E CHINÊS | 50 | 10 | 60 | - | |
8860 | [HAR] OP - ETNOGRAFIAS PERFORMATIVAS EM ISOLAMENTO: INVESTIGAÇÕES MUSICAIS SOBRE O MUNDO TÃO DESIGUAL | 36 | 0 | 36 | - | |
7698 | [HAR] PATRIMÔNIO E MUSEUS: PRESERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
3590 | [HAR] SOCIOLOGIA DA ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
9507 | [HAR] VANGUARDAS E CRÍTICA DE ARTE | 60 | 0 | 60 | - | |
3256 | [HIS] ARQUEOLOGIA HISTÓRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
9262 | [HIS] ARQUEOLOGIA PRÉ-COLONIAL BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
2895 | [HIS] HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III | 60 | 0 | 60 | - | |
2555 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | 0 | 60 | - | |
2269 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA I | 60 | 0 | 60 | - | |
2442 | [HIS] HISTÓRIA DA AMÉRICA II | 60 | 0 | 60 | - | |
3258 | [HIS] HISTÓRIA DA ÁSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
9436 | [HIS] HISTÓRIA DA RÚSSIA - URSS - RÚSSIA | 60 | 0 | 60 | - | |
10428 | [HIS] HISTÓRIA DAS FAVELAS NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
2713 | [HIS] HISTÓRIA DO BRASIL IV | 60 | 0 | 60 | - | |
9988 | [HIS] HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA: DEBATES, HISTORIOGRAFIA E ENSINO | 60 | 0 | 60 | - | |
3253 | [HIS] HISTÓRIA E ARQUIVOS | 60 | 0 | 60 | - | |
3252 | [HIS] HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9498 | [HIS] HISTÓRIA, ARTE E CULTURA AFRO-AMERICANA, INDÍGENA E CARIBENHA | 60 | 0 | 60 | - | |
4272 | [HIS] HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO | 60 | 0 | 60 | - | |
3595 | [HIS] HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9440 | [HIS] MEDIEVISMO | 60 | 0 | 60 | - | |
9494 | [HIS] MEMÓRIA E HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO TERRITÓRIO PAULISTA | 60 | 0 | 60 | - | |
9496 | [HIS] O IMPÉRIO DO CONFLITO | 60 | 0 | 60 | - | |
9992 | [HIS] O PENSAMENTO DE EDWARD SAID E O DEBATES PÓS-COLONIAIS | 60 | 0 | 60 | - | |
9260 | [HIS] PAN AFRICANISMO, NEGRITUDE E PAN ARABISMO: A DIMENSÃO LOCAL | 60 | 0 | 60 | - | |
9989 | [HIS] RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES AFRICANAS NO SÉCULO XX | 60 | 0 | 60 | - | |
2901 | [HIS] TEORIA DA HISTÓRIA I | 60 | 0 | 60 | - | |
9010 | [HIS] TÓPICOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL | 60 | 0 | 60 | - | |
10153 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS: GUERRA CIVIL ESPANHOLA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA E HISTORIOGRÁFICA | 60 | 0 | 60 | - | |
10164 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS: HISTÓRIA E IMPRENSA | 60 | 0 | 60 | - | |
9684 | [HIS] TÓPICOS ESPECIAIS: HISTÓRIA E LITERATURA | 60 | 0 | 60 | - | |
6339 | [LET] ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
6340 | [LET] ANÁLISE DO DISCURSO | 60 | 0 | 60 | - | |
5202 | [LET] CONTOS FANTÁSTICOS EM PERSPECTIVA | 60 | 0 | 60 | - | |
3005 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS I | 60 | 0 | 60 | - | |
7957 | [LET] FRANCÊS PARA LEITURA DE TEXTOS II | 60 | 0 | 60 | - | |
3004 | [LET] INGLÊS PARA LEITURA DE TEXTOS | 60 | 0 | 60 | - | |
8368 | [LET] LIBRAS | 60 | 0 | 60 | - | |
3909 | [LET] LIBRAS | 30 | 0 | 30 | - | |
3353 | [LET] LINGUA LATINA I | 60 | 0 | 60 | - | |
6341 | [LET] LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 60 | 0 | 60 | - | |
9386 | [LET] LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | 0 | 60 | - | |
6361 | [LET] LITERATURAS CONTEMPORÂNEAS EM CASTELHANO | 60 | 0 | 60 | - | |
6287 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XVIII AO XIX | 60 | 0 | 60 | - | |
6344 | [LET] PROSA DE FICÇÃO NO BRASIL - DO SÉC. XX AO XXI | 60 | 0 | 60 | - | |
6349 | [LET] SEMIÓTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
3946 | [LET] SOCIOLINGUÍSTICA | 60 | 0 | 60 | - | |
6288 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA BRASILEIRA | 60 | 0 | 60 | - | |
6297 | [LET] TÓPICOS EM LITERATURA CLÁSSICA | 60 | 0 | 60 | - | |
9621 | [MULTICAMPI] ARQUIVOS URBANOS: DO ACERVO À HISTÓRIA PÚBLICA | 30 | 30 | 60 | - | |
8403 | [MULTICAMPI] AUTOGESTÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
10092 | [MULTICAMPI] SUJEITAS E SUJEITOS PERIFÉRICOS: PRODUÇÃO DE CIDADE, DE CULTURA E DE LUTAS A PARTIR DAS PERIFERIAS URBANAS | 60 | 0 | 60 | - | |
6219 | [PED] A PSICOGÊNESE DA FORMAÇÃO HUMANA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
7659 | [PED] DESIGUALDADE DE RAÇA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 75 | 0 | 75 | - | |
8580 | [PED] EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | 75 | 0 | 75 | - | |
6233 | [PED] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS | 75 | 0 | 75 | - | |
8633 | [PED] EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | - | |
7291 | [PED] FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 75 | 0 | 75 | - | |
9977 | [PED] FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO ENSINO DA ARTE - MÚSICA | 75 | 0 | 75 | - | |
2301 | [PED] HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA | 75 | 0 | 75 | - | |
9501 | [PED] LEITURAS DE POLÍTICA EDUCACIONAL | 75 | 0 | 75 | - | |
7935 | [PED] LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA | 75 | 0 | 75 | - | |
9283 | [PED] MOVIMENTO NEGRO E EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2302 | [PED] PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - | |
2273 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I | 75 | 0 | 75 | - | |
3314 | [PED] PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II | 75 | 0 | 75 | - | |
5149 | [PED] REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CORPO E ENVELHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE | 75 | 0 | 75 | - | |
8581 | [PED] SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: AÇÃO DA ESCOLA NO BRASIL | 75 | 0 | 75 | - | |
9445 | [PED] THEODOR ADORNO E A EDUCAÇÃO | 75 | 0 | 75 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
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Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
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