MATRIZ CURRICULAR
Campus: BAIXADA SANTISTA
Curso: NUTRIÇÃO - INTEGRAL - (782)
Matriz: 000007 - ATIVA
Estrutura Curricular
1º Termo
Carga horária UC's: 460 hora(s)
Carga horária extensão: 36 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
2190 | CIÊNCIA DOS ALIMENTOS I | 57 | 23 | 80 | 21 | |
9784 | COMIDA E SOCIEDADE | 60 | 0 | 60 | 3 | |
6713 | CONDIÇÕES DE VIDA E PRODUÇÃO SOCIAL DE SAÚDE | 32 | 8 | 40 | - | |
6774 | CONTROLE DE QUALIDADE BIOLÓGICA DE ALIMENTOS | 50 | 30 | 80 | - | |
6710 | MÓDULO DO ÁTOMO A CÉLULA I | 120 | 40 | 160 | - | |
6751 | NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE | 30 | 10 | 40 | 12 |
2º Termo
Carga horária UC's: 480 hora(s)
Carga horária extensão: 77 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
6924 | CAPITALISMO, TRABALHO E DIREITOS | 60 | 20 | 80 | 12 | |
7023 | CIÊNCIA DE ALIMENTOS II | 36 | 24 | 60 | 9 | |
6837 | DESIGUALDADES SOCIAIS E POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL | 68 | 12 | 80 | - | |
6920 | MÓDULO DO ÁTOMO À CÉLULA II | 60 | 20 | 80 | 16 | |
6923 | MÓDULO INTRODUÇÃO AOS TECIDOS E SISTEMAS | 26 | 14 | 40 | - | |
6948 | NUTRIÇÃO E PREPARO DOS ALIMENTOS I | 60 | 40 | 100 | - | |
9785 | SISTEMAS ALIMENTARES I | 20 | 20 | 40 | 40 |
3º Termo
Carga horária UC's: 520 hora(s)
Carga horária extensão: 175 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7025 | CIÊNCIA DE ALIMENTOS III | 27 | 33 | 60 | 18 | |
6840 | ENCONTROS E PRODUÇÃO DE NARRATIVAS | 32 | 48 | 80 | 80 | |
7367 | METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 30 | 10 | 40 | - | |
7005 | MÓDULO DOS TECIDOS AOS SISTEMAS I | 100 | 60 | 160 | 15 | |
7024 | NUTRIÇÃO E PREPARO DOS ALIMENTOS II | 60 | 40 | 100 | 10 | |
9786 | SISTEMAS ALIMENTARES II | 20 | 20 | 40 | 40 | |
6985 | SUBJETIVIDADE, CORPO E ESTIGMA | 30 | 10 | 40 | 12 |
4º Termo
Carga horária UC's: 420 hora(s)
Carga horária extensão: 107 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
6842 | CONSTITUIÇÃO DO HUMANO, POLÍTICAS E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA | 30 | 10 | 40 | 12 | |
7486 | ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS DA SAÚDE E SOCIAIS | 30 | 10 | 40 | - | |
7027 | GESTÃO DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA I | 54 | 6 | 60 | - | |
9764 | GRUPOS E PROMOÇÃO DA SAÚDE | 64 | 16 | 80 | 80 | |
7006 | MÓDULO DOS TECIDOS AOS SISTEMAS II | 110 | 30 | 140 | 15 | |
7026 | RECOMENDAÇÕES ALIMENTARES E AVALIAÇÃO NUTRICIONAL | 36 | 24 | 60 | - |
5º Termo
Carga horária UC's: 440 hora(s)
Carga horária extensão: 60 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7030 | CUIDADO NUTRICIONAL DO ADULTO E DO IDOSO I | 100 | 20 | 120 | 12 | |
2185 | FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO ADOECIMENTO HUMANO | 68 | 12 | 80 | - | |
7028 | GESTÃO DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA II | 96 | 24 | 120 | 18 | |
7029 | NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL | 100 | 20 | 120 | 30 |
6º Termo
Carga horária UC's: 480 hora(s)
Carga horária extensão: 158 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9884 | CLÍNICA COMUM: PRODUÇÃO DO CUIDADO | 8 | 72 | 80 | 80 | |
7033 | CUIDADO NUTRICIONAL DO ADULTO E DO IDOSO II | 100 | 20 | 120 | - | |
7031 | GESTÃO DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA III | 51 | 9 | 60 | - | |
7032 | NUTRIÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 100 | 20 | 120 | 53 | |
7034 | NUTRIÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA | 54 | 6 | 60 | 25 | |
9787 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: NUTRIÇÃO | 10 | 30 | 40 | - |
7º Termo
Carga horária UC's: 960 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9924 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA | 64 | 256 | 320 | - | |
7113 | ESTÁGIO EM GESTÃO DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA | 20 | 300 | 320 | - | |
7114 | ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO SOCIAL | 20 | 300 | 320 | - |
8º Termo
Carga horária UC's: 320 hora(s)
Carga horária extensão: 0 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
9463 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 240 | 0 | 240 | - | |
9788 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: NUTRIÇÃO | 0 | 80 | 80 | - |
Formação complementar
Carga horária UC's: 1012 hora(s)
Carga horária extensão: 65 hora(s)
Código | Matéria | Carga Horária Teórica | Carga Horária Prática | Carga Horária Total | Carga Horária Extensão | Ações |
---|---|---|---|---|---|---|
7067 | CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO FÍSICO IV - SOCORROS DE URGÊNCIA | 30 | 10 | 40 | - | |
8890 | CONHECENDO A BIOLOGIA DO CORONA VÍRUS | 18 | 0 | 18 | - | |
6969 | FUNDAMENTOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS VI - AQUÁTICOS | 20 | 20 | 40 | - | |
9045 | INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA - ABORDAGEM CENTRADA NA FAMÍLIA | 20 | 20 | 40 | - | |
8449 | INTRODUÇÃO À OBRA DE D.W.WINNICOTT | 40 | 0 | 40 | - | |
9312 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS SOBRE COLONIALISMO | 40 | 0 | 40 | - | |
6899 | JOGOS, GAMES E GAMIFICAÇÃO | 40 | 0 | 40 | - | |
9708 | MEDITAÇÃO E ARTES DA PRESENÇA | 16 | 24 | 40 | 40 | |
9466 | MÚSICA, POLÍTICA E COLONIALIDADE: INTRODUÇÃO ÀS MATRIZES MUSICAIS DA AMÉRICA LATINA | 40 | 0 | 40 | 10 | |
7072 | PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE III - BIOESTATÍSTICA | 20 | 20 | 40 | - | |
2815 | PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E CONTEMPORANEIDADE | 40 | 0 | 40 | - | |
2237 | PSICOLOGIA E SAÚDE | 35 | 5 | 40 | - | |
2369 | PSICOLOGIA, IDEOLOGIA E CULTURA | 48 | 12 | 60 | - | |
5675 | SAÚDE MENTAL E INFÂNCIA | 40 | 0 | 40 | - | |
10101 | TEORIA E PRÁTICA DO SURFE | 20 | 20 | 40 | - | |
8669 | TERAPIA OCUPACIONAL E AS ETAPAS DA VIDA: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 20 | 20 | 40 | - | |
8499 | TÓPICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: DOPING ESPORTIVO | 36 | 4 | 40 | - | |
8221 | TÓPICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: ESPORTES COM RAQUETE | 15 | 25 | 40 | - | |
10030 | [MULTICAMPI] A QUÍMICA E A ARTE | 36 | 0 | 36 | - | |
9621 | [MULTICAMPI] ARQUIVOS URBANOS: DO ACERVO À HISTÓRIA PÚBLICA | 30 | 30 | 60 | 15 | |
10176 | [MULTICAMPI] ASPECTOS GLOBAIS DA CRIANÇA NO PÓS-PANDEMIA | 18 | 0 | 18 | - | |
9723 | [MULTICAMPI] FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA E LUTAS POPULARES: LITERATURA, ORALIDADE E MEMÓRIA | 60 | 0 | 60 | - | |
9725 | [MULTICAMPI] PESQUISA EM PÚBLICO: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS | 30 | 30 | 60 | - | |
10092 | [MULTICAMPI] SUJEITAS E SUJEITOS PERIFÉRICOS: PRODUÇÃO DE CIDADE, DE CULTURA E DE LUTAS A PARTIR DAS PERIFERIAS URBANAS | 60 | 0 | 60 | - |
Critérios de integralização
Critério | Tipo UC | Expressão | Carga Horária Mínima | Carga Horária Máxima | Carga Horária p/ Total |
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado.
|
Tipos de Unidade Curricular
Artigo
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade
Definição
Atividade é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por não apresentar conteúdo prévio a ser explorado pelo estudante e em geral desenvolvida fora de sala de aula.
Atividade Complementar
Definição
É um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por ser um conjunto de ações extraclasse realizadas pelo estudante paralelamente às atividades acadêmicas, porém vinculadas à sua formação. Têm por objetivo enriquecer o processo de formação do estudante e reconhecer as habilidades, conhecimentos e competências adquiridas por ele inclusive fora do ambiente acadêmico. Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Atividade de Extensão
Definição
É um tipo de unidade curricular similar a atividades complementares, porém distinta daquela por caracterizar-se como extensão segundo a definição do CNE (Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018). Em geral há uma única unidade curricular deste tipo na estrutura curricular, mas também pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Disciplina
Definição
Disciplina é um tipo de unidade curricular que caracteriza-se por apresentar conjunto definido e delimitado de conhecimentos, procedimentos ou técnicas a serem desenvolvidos ou explorados pelos estudantes ao longo de um período letivo com acompanhamento constante de docente, conforme plano de ensino (ou plano de aula) previamente elaborado. Em geral pressupõe oferta e matrícula prévia dos estudantes, com avaliação somativa progressiva ao longo do período letivo e atribuição de nota ou conceito ao final do período.
Estágio
Definição
É uma atividade que caracteriza-se por ser um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho sob supervisão de algum profissional. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Monografia
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Módulo
Definição
Não cadastrado
Produto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Projeto
Definição
Caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Trabalho de Conclusão de Curso
Definição
TCC (Trabalho Conclusão de Curso ou Projeto de Final de Curso) caracteriza-se por ser uma atividade desenvolvida pelo estudante sob orientação de um docente, a qual aborda e desenvolve um tema específico. Normalmente o TCC é desenvolvido ao longo de um período letivo, mas pode estender-se por mais de um. Em geral ele é apresentado no formato de monografia, artigo, vídeo, produto ou projeto, pressupondo avaliação por uma banca examinadora. Pode ser representado na estrutura curricular por meio de uma ou mais unidades curriculares.
Categorias
Categoria |
---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ELETIVAS |
ELETIVAS INTERDISCIPLINARES |
ENADE |
FIXAS |
FIXAS/OBRIGATÓRIAS |
OPTATIVAS |